Financiamento do 13º. salário – faltaram recursos em caixa? / Financing of the 13th. salary – lack of cash resources?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Megliorini, Evandir
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bueno, Ary Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/236
Resumo: Ao longo do ano civil, as empresas, em obediência ao princípio contábil da competência, apropriam como custos, despesas administrativas e comerciais, o décimo terceiro salário devido aos funcionários, mais os encargos correspondentes, como as contribuições sociais e o FGTS. Como o décimo terceiro salário mais os encargos são pagos em determinadas épocas, normalmente nos últimos dois meses do ano, tem-se, como regra, que estes custos e despesas não representam desembolsos nos demais meses, devendo, portanto, sobrar, no caixa das empresas nestes meses. Uma boa gestão do caixa indica que tais valores incorporados aos custos e despesas,na formação dos preços de produtos, mercadorias e serviços, devem ser acumulados em um fundo de reserva desde o início do ano, para que se tenham recursos suficientes para quitação de tais obrigações nas datas oportunas. Entretanto, parcela importante de empresas não procede desta forma, necessitando captar recursos, utilizar as vendas do último trimestre do ano, eventuais antecipações de recebíveis etc., para saldar estes compromissos. Tem-se, então, para estas empresas, um custo financeiro relativo a esses recursos não incluído na formação do preço de venda dos produtos, mercadorias e serviços, consequentemente, afetando negativamente o lucro das mesmas. Assim, o objetivo do presente artigo é discutir a constituição de reservas relativas a estes custos e despesas, ou seja, o décimo terceiro salário, as contribuições sociais e ao FGTS. Para desenvolver o trabalho, foi empreendido um estudo exploratório sob a forma de pesquisa bibliográfica.
id VERACRUZ-0_157e83bc4c375b7d6fe46c6e34bec50e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/236
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Financiamento do 13º. salário – faltaram recursos em caixa? / Financing of the 13th. salary – lack of cash resources?décimo terceiro saláriocontribuições sociais e FGTSfundo de reservaAo longo do ano civil, as empresas, em obediência ao princípio contábil da competência, apropriam como custos, despesas administrativas e comerciais, o décimo terceiro salário devido aos funcionários, mais os encargos correspondentes, como as contribuições sociais e o FGTS. Como o décimo terceiro salário mais os encargos são pagos em determinadas épocas, normalmente nos últimos dois meses do ano, tem-se, como regra, que estes custos e despesas não representam desembolsos nos demais meses, devendo, portanto, sobrar, no caixa das empresas nestes meses. Uma boa gestão do caixa indica que tais valores incorporados aos custos e despesas,na formação dos preços de produtos, mercadorias e serviços, devem ser acumulados em um fundo de reserva desde o início do ano, para que se tenham recursos suficientes para quitação de tais obrigações nas datas oportunas. Entretanto, parcela importante de empresas não procede desta forma, necessitando captar recursos, utilizar as vendas do último trimestre do ano, eventuais antecipações de recebíveis etc., para saldar estes compromissos. Tem-se, então, para estas empresas, um custo financeiro relativo a esses recursos não incluído na formação do preço de venda dos produtos, mercadorias e serviços, consequentemente, afetando negativamente o lucro das mesmas. Assim, o objetivo do presente artigo é discutir a constituição de reservas relativas a estes custos e despesas, ou seja, o décimo terceiro salário, as contribuições sociais e ao FGTS. Para desenvolver o trabalho, foi empreendido um estudo exploratório sob a forma de pesquisa bibliográfica.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23610.34117/bjdv4n5-236Brazilian Journal of Development; Vol. 4 No. 5 (2018); 2044-2058Brazilian Journal of Development; Vol. 4 Núm. 5 (2018); 2044-2058Brazilian Journal of Development; v. 4 n. 5 (2018); 2044-20582525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/236/197Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMegliorini, EvandirBueno, Ary Silveira2018-08-15T23:59:49Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/236Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:01:59.369941Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Financiamento do 13º. salário – faltaram recursos em caixa? / Financing of the 13th. salary – lack of cash resources?
title Financiamento do 13º. salário – faltaram recursos em caixa? / Financing of the 13th. salary – lack of cash resources?
spellingShingle Financiamento do 13º. salário – faltaram recursos em caixa? / Financing of the 13th. salary – lack of cash resources?
Megliorini, Evandir
décimo terceiro salário
contribuições sociais e FGTS
fundo de reserva
title_short Financiamento do 13º. salário – faltaram recursos em caixa? / Financing of the 13th. salary – lack of cash resources?
title_full Financiamento do 13º. salário – faltaram recursos em caixa? / Financing of the 13th. salary – lack of cash resources?
title_fullStr Financiamento do 13º. salário – faltaram recursos em caixa? / Financing of the 13th. salary – lack of cash resources?
title_full_unstemmed Financiamento do 13º. salário – faltaram recursos em caixa? / Financing of the 13th. salary – lack of cash resources?
title_sort Financiamento do 13º. salário – faltaram recursos em caixa? / Financing of the 13th. salary – lack of cash resources?
author Megliorini, Evandir
author_facet Megliorini, Evandir
Bueno, Ary Silveira
author_role author
author2 Bueno, Ary Silveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Megliorini, Evandir
Bueno, Ary Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv décimo terceiro salário
contribuições sociais e FGTS
fundo de reserva
topic décimo terceiro salário
contribuições sociais e FGTS
fundo de reserva
description Ao longo do ano civil, as empresas, em obediência ao princípio contábil da competência, apropriam como custos, despesas administrativas e comerciais, o décimo terceiro salário devido aos funcionários, mais os encargos correspondentes, como as contribuições sociais e o FGTS. Como o décimo terceiro salário mais os encargos são pagos em determinadas épocas, normalmente nos últimos dois meses do ano, tem-se, como regra, que estes custos e despesas não representam desembolsos nos demais meses, devendo, portanto, sobrar, no caixa das empresas nestes meses. Uma boa gestão do caixa indica que tais valores incorporados aos custos e despesas,na formação dos preços de produtos, mercadorias e serviços, devem ser acumulados em um fundo de reserva desde o início do ano, para que se tenham recursos suficientes para quitação de tais obrigações nas datas oportunas. Entretanto, parcela importante de empresas não procede desta forma, necessitando captar recursos, utilizar as vendas do último trimestre do ano, eventuais antecipações de recebíveis etc., para saldar estes compromissos. Tem-se, então, para estas empresas, um custo financeiro relativo a esses recursos não incluído na formação do preço de venda dos produtos, mercadorias e serviços, consequentemente, afetando negativamente o lucro das mesmas. Assim, o objetivo do presente artigo é discutir a constituição de reservas relativas a estes custos e despesas, ou seja, o décimo terceiro salário, as contribuições sociais e ao FGTS. Para desenvolver o trabalho, foi empreendido um estudo exploratório sob a forma de pesquisa bibliográfica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/236
10.34117/bjdv4n5-236
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/236
identifier_str_mv 10.34117/bjdv4n5-236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/236/197
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 4 No. 5 (2018); 2044-2058
Brazilian Journal of Development; Vol. 4 Núm. 5 (2018); 2044-2058
Brazilian Journal of Development; v. 4 n. 5 (2018); 2044-2058
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645412901322752