A motivação e desmotivação no processo de aprendizagem do Ensino de Física / The motivation and demotivation in the learning process of Physics Teaching
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15700 |
Resumo: | O presente artigo aborda uma pesquisa realizada através da disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Sobral, na qual teve como principal objetivo analisar os fatores que implicam na motivação e desmotivação no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de física. O estudo foi realizado em uma escola de ensino médio localizada na cidade de Coreaú, no estado do Ceará, e teve como público-alvo, 28 alunos da 2ª série e o professor de Física da turma. A análise foi realizada a partir da investigação das metodologias utilizadas pelo professor em sala de aula e a relação do mesmo com os discentes. É de suma importância acentuar que a motivação dos alunos é uma variável relevante no processo de ensino, na medida em que o rendimento escolar não pode ser explicado unicamente por conceitos como contexto familiar, condição socioeconômica e inteligência. Diante dessa problematização, este estudo pretendeu contribuir para um maior esclarecimento no campo educativo para compreensão de como as diversas estratégias de ensino poderiam melhorar a relação dos alunos no processo de aprendizagem no ensino de Física. |
id |
VERACRUZ-0_1747d969c36460c4fecc0b196808c727 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15700 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A motivação e desmotivação no processo de aprendizagem do Ensino de Física / The motivation and demotivation in the learning process of Physics TeachingMotivaçãoAprendizagemEnsino de Física.O presente artigo aborda uma pesquisa realizada através da disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Sobral, na qual teve como principal objetivo analisar os fatores que implicam na motivação e desmotivação no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de física. O estudo foi realizado em uma escola de ensino médio localizada na cidade de Coreaú, no estado do Ceará, e teve como público-alvo, 28 alunos da 2ª série e o professor de Física da turma. A análise foi realizada a partir da investigação das metodologias utilizadas pelo professor em sala de aula e a relação do mesmo com os discentes. É de suma importância acentuar que a motivação dos alunos é uma variável relevante no processo de ensino, na medida em que o rendimento escolar não pode ser explicado unicamente por conceitos como contexto familiar, condição socioeconômica e inteligência. Diante dessa problematização, este estudo pretendeu contribuir para um maior esclarecimento no campo educativo para compreensão de como as diversas estratégias de ensino poderiam melhorar a relação dos alunos no processo de aprendizagem no ensino de Física.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1570010.34117/bjdv6n8-640Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 62802-62816Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 62802-62816Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 62802-628162525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15700/12911Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrota, Joseany da SilvaXerez, Leonardo Mendes PereiraParente, Nórlia Nabuco2021-02-18T19:52:29Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15700Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:16.369318Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A motivação e desmotivação no processo de aprendizagem do Ensino de Física / The motivation and demotivation in the learning process of Physics Teaching |
title |
A motivação e desmotivação no processo de aprendizagem do Ensino de Física / The motivation and demotivation in the learning process of Physics Teaching |
spellingShingle |
A motivação e desmotivação no processo de aprendizagem do Ensino de Física / The motivation and demotivation in the learning process of Physics Teaching Frota, Joseany da Silva Motivação Aprendizagem Ensino de Física. |
title_short |
A motivação e desmotivação no processo de aprendizagem do Ensino de Física / The motivation and demotivation in the learning process of Physics Teaching |
title_full |
A motivação e desmotivação no processo de aprendizagem do Ensino de Física / The motivation and demotivation in the learning process of Physics Teaching |
title_fullStr |
A motivação e desmotivação no processo de aprendizagem do Ensino de Física / The motivation and demotivation in the learning process of Physics Teaching |
title_full_unstemmed |
A motivação e desmotivação no processo de aprendizagem do Ensino de Física / The motivation and demotivation in the learning process of Physics Teaching |
title_sort |
A motivação e desmotivação no processo de aprendizagem do Ensino de Física / The motivation and demotivation in the learning process of Physics Teaching |
author |
Frota, Joseany da Silva |
author_facet |
Frota, Joseany da Silva Xerez, Leonardo Mendes Pereira Parente, Nórlia Nabuco |
author_role |
author |
author2 |
Xerez, Leonardo Mendes Pereira Parente, Nórlia Nabuco |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frota, Joseany da Silva Xerez, Leonardo Mendes Pereira Parente, Nórlia Nabuco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação Aprendizagem Ensino de Física. |
topic |
Motivação Aprendizagem Ensino de Física. |
description |
O presente artigo aborda uma pesquisa realizada através da disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Sobral, na qual teve como principal objetivo analisar os fatores que implicam na motivação e desmotivação no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de física. O estudo foi realizado em uma escola de ensino médio localizada na cidade de Coreaú, no estado do Ceará, e teve como público-alvo, 28 alunos da 2ª série e o professor de Física da turma. A análise foi realizada a partir da investigação das metodologias utilizadas pelo professor em sala de aula e a relação do mesmo com os discentes. É de suma importância acentuar que a motivação dos alunos é uma variável relevante no processo de ensino, na medida em que o rendimento escolar não pode ser explicado unicamente por conceitos como contexto familiar, condição socioeconômica e inteligência. Diante dessa problematização, este estudo pretendeu contribuir para um maior esclarecimento no campo educativo para compreensão de como as diversas estratégias de ensino poderiam melhorar a relação dos alunos no processo de aprendizagem no ensino de Física. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15700 10.34117/bjdv6n8-640 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15700 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n8-640 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15700/12911 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 62802-62816 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 62802-62816 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 62802-62816 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645475173105664 |