A motivação e desmotivação no processo de aprendizagem do Ensino de Física / The motivation and demotivation in the learning process of Physics Teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frota, Joseany da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Xerez, Leonardo Mendes Pereira, Parente, Nórlia Nabuco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15700
Resumo: O presente artigo aborda uma pesquisa realizada através da disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Sobral, na qual teve como principal objetivo analisar os fatores que implicam na motivação e desmotivação no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de física. O estudo foi realizado em uma escola de ensino médio localizada na cidade de Coreaú, no estado do Ceará, e teve como público-alvo, 28 alunos da 2ª série e o professor de Física da turma. A análise foi realizada a partir da investigação das metodologias utilizadas pelo professor em sala de aula e a relação do mesmo com os discentes. É de suma importância acentuar que a motivação dos alunos é uma variável relevante no processo de ensino, na medida em que o rendimento escolar não pode ser explicado unicamente por conceitos como contexto familiar, condição socioeconômica e inteligência. Diante dessa problematização, este estudo pretendeu contribuir para um maior esclarecimento no campo educativo para compreensão de como as diversas estratégias de ensino poderiam melhorar a relação dos alunos no processo de aprendizagem no ensino de Física.
id VERACRUZ-0_1747d969c36460c4fecc0b196808c727
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15700
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A motivação e desmotivação no processo de aprendizagem do Ensino de Física / The motivation and demotivation in the learning process of Physics TeachingMotivaçãoAprendizagemEnsino de Física.O presente artigo aborda uma pesquisa realizada através da disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Sobral, na qual teve como principal objetivo analisar os fatores que implicam na motivação e desmotivação no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de física. O estudo foi realizado em uma escola de ensino médio localizada na cidade de Coreaú, no estado do Ceará, e teve como público-alvo, 28 alunos da 2ª série e o professor de Física da turma. A análise foi realizada a partir da investigação das metodologias utilizadas pelo professor em sala de aula e a relação do mesmo com os discentes. É de suma importância acentuar que a motivação dos alunos é uma variável relevante no processo de ensino, na medida em que o rendimento escolar não pode ser explicado unicamente por conceitos como contexto familiar, condição socioeconômica e inteligência. Diante dessa problematização, este estudo pretendeu contribuir para um maior esclarecimento no campo educativo para compreensão de como as diversas estratégias de ensino poderiam melhorar a relação dos alunos no processo de aprendizagem no ensino de Física.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1570010.34117/bjdv6n8-640Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 62802-62816Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 62802-62816Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 62802-628162525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15700/12911Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrota, Joseany da SilvaXerez, Leonardo Mendes PereiraParente, Nórlia Nabuco2021-02-18T19:52:29Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15700Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:16.369318Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A motivação e desmotivação no processo de aprendizagem do Ensino de Física / The motivation and demotivation in the learning process of Physics Teaching
title A motivação e desmotivação no processo de aprendizagem do Ensino de Física / The motivation and demotivation in the learning process of Physics Teaching
spellingShingle A motivação e desmotivação no processo de aprendizagem do Ensino de Física / The motivation and demotivation in the learning process of Physics Teaching
Frota, Joseany da Silva
Motivação
Aprendizagem
Ensino de Física.
title_short A motivação e desmotivação no processo de aprendizagem do Ensino de Física / The motivation and demotivation in the learning process of Physics Teaching
title_full A motivação e desmotivação no processo de aprendizagem do Ensino de Física / The motivation and demotivation in the learning process of Physics Teaching
title_fullStr A motivação e desmotivação no processo de aprendizagem do Ensino de Física / The motivation and demotivation in the learning process of Physics Teaching
title_full_unstemmed A motivação e desmotivação no processo de aprendizagem do Ensino de Física / The motivation and demotivation in the learning process of Physics Teaching
title_sort A motivação e desmotivação no processo de aprendizagem do Ensino de Física / The motivation and demotivation in the learning process of Physics Teaching
author Frota, Joseany da Silva
author_facet Frota, Joseany da Silva
Xerez, Leonardo Mendes Pereira
Parente, Nórlia Nabuco
author_role author
author2 Xerez, Leonardo Mendes Pereira
Parente, Nórlia Nabuco
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frota, Joseany da Silva
Xerez, Leonardo Mendes Pereira
Parente, Nórlia Nabuco
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Aprendizagem
Ensino de Física.
topic Motivação
Aprendizagem
Ensino de Física.
description O presente artigo aborda uma pesquisa realizada através da disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Sobral, na qual teve como principal objetivo analisar os fatores que implicam na motivação e desmotivação no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de física. O estudo foi realizado em uma escola de ensino médio localizada na cidade de Coreaú, no estado do Ceará, e teve como público-alvo, 28 alunos da 2ª série e o professor de Física da turma. A análise foi realizada a partir da investigação das metodologias utilizadas pelo professor em sala de aula e a relação do mesmo com os discentes. É de suma importância acentuar que a motivação dos alunos é uma variável relevante no processo de ensino, na medida em que o rendimento escolar não pode ser explicado unicamente por conceitos como contexto familiar, condição socioeconômica e inteligência. Diante dessa problematização, este estudo pretendeu contribuir para um maior esclarecimento no campo educativo para compreensão de como as diversas estratégias de ensino poderiam melhorar a relação dos alunos no processo de aprendizagem no ensino de Física.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15700
10.34117/bjdv6n8-640
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15700
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n8-640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15700/12911
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 62802-62816
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 62802-62816
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 62802-62816
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645475173105664