Caminhos para construção de estratégias de resolução de problemas com estudantes de uma escola do campo / Pathways for construction of troubleshooting strategies with students at a field school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11381 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo investigar de que maneira a prática do professor contribui para que alunos do 5º ano de uma escola do campo construam estratégias para resolver problemas aditivos. Trata-se de uma pesquisa da própria prática enquanto metodologia de investigação qualitativa em educação matemática. Utilizo como instrumentos para produção dos dados o diário de campo, os cadernos dos alunos e as transcrições dos áudios gravados das aulas. A pesquisa está em andamento em uma escola do campo localizada em uma comunidade rural, no município Marabá, na região sudeste do Pará. O material construído por meio dos dados da pesquisa será organizado na forma de um guia de orientações pedagógicas para auxílio nas formações de professores do campo. Espero oferecer aos professores que ensinam matemática no campo possibilidades para desenvolver práticas pedagógicas com resolução de problemas, e que o professor seja autônomo para explorar esse material, capaz de perceber a importância desse apoio para a sua autoformação. |
id |
VERACRUZ-0_1851ff02cd3088a9adeb844b9465d540 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11381 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Caminhos para construção de estratégias de resolução de problemas com estudantes de uma escola do campo / Pathways for construction of troubleshooting strategies with students at a field schoolEducação Matemática. Resolução de Problemas. Pesquisa da Própria Prática. Educação Básica no Campo.Este estudo tem como objetivo investigar de que maneira a prática do professor contribui para que alunos do 5º ano de uma escola do campo construam estratégias para resolver problemas aditivos. Trata-se de uma pesquisa da própria prática enquanto metodologia de investigação qualitativa em educação matemática. Utilizo como instrumentos para produção dos dados o diário de campo, os cadernos dos alunos e as transcrições dos áudios gravados das aulas. A pesquisa está em andamento em uma escola do campo localizada em uma comunidade rural, no município Marabá, na região sudeste do Pará. O material construído por meio dos dados da pesquisa será organizado na forma de um guia de orientações pedagógicas para auxílio nas formações de professores do campo. Espero oferecer aos professores que ensinam matemática no campo possibilidades para desenvolver práticas pedagógicas com resolução de problemas, e que o professor seja autônomo para explorar esse material, capaz de perceber a importância desse apoio para a sua autoformação.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1138110.34117/bjdv6n6-208Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 35808-35819Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 35808-35819Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 35808-358192525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11381/9498Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarreira, Jonas SouzaManfredo, Elizabeth Cardoso GerhardtBicho, José SávioUbagai, Rute Baia da SilvaFerreira, Eliani GalvãoMarques, Youry SouzaEspinosa, Ana Carolina EnríquezAraújo, Marcelo Marques de2020-07-21T19:01:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11381Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:09.928937Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caminhos para construção de estratégias de resolução de problemas com estudantes de uma escola do campo / Pathways for construction of troubleshooting strategies with students at a field school |
title |
Caminhos para construção de estratégias de resolução de problemas com estudantes de uma escola do campo / Pathways for construction of troubleshooting strategies with students at a field school |
spellingShingle |
Caminhos para construção de estratégias de resolução de problemas com estudantes de uma escola do campo / Pathways for construction of troubleshooting strategies with students at a field school Barreira, Jonas Souza Educação Matemática. Resolução de Problemas. Pesquisa da Própria Prática. Educação Básica no Campo. |
title_short |
Caminhos para construção de estratégias de resolução de problemas com estudantes de uma escola do campo / Pathways for construction of troubleshooting strategies with students at a field school |
title_full |
Caminhos para construção de estratégias de resolução de problemas com estudantes de uma escola do campo / Pathways for construction of troubleshooting strategies with students at a field school |
title_fullStr |
Caminhos para construção de estratégias de resolução de problemas com estudantes de uma escola do campo / Pathways for construction of troubleshooting strategies with students at a field school |
title_full_unstemmed |
Caminhos para construção de estratégias de resolução de problemas com estudantes de uma escola do campo / Pathways for construction of troubleshooting strategies with students at a field school |
title_sort |
Caminhos para construção de estratégias de resolução de problemas com estudantes de uma escola do campo / Pathways for construction of troubleshooting strategies with students at a field school |
author |
Barreira, Jonas Souza |
author_facet |
Barreira, Jonas Souza Manfredo, Elizabeth Cardoso Gerhardt Bicho, José Sávio Ubagai, Rute Baia da Silva Ferreira, Eliani Galvão Marques, Youry Souza Espinosa, Ana Carolina Enríquez Araújo, Marcelo Marques de |
author_role |
author |
author2 |
Manfredo, Elizabeth Cardoso Gerhardt Bicho, José Sávio Ubagai, Rute Baia da Silva Ferreira, Eliani Galvão Marques, Youry Souza Espinosa, Ana Carolina Enríquez Araújo, Marcelo Marques de |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreira, Jonas Souza Manfredo, Elizabeth Cardoso Gerhardt Bicho, José Sávio Ubagai, Rute Baia da Silva Ferreira, Eliani Galvão Marques, Youry Souza Espinosa, Ana Carolina Enríquez Araújo, Marcelo Marques de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática. Resolução de Problemas. Pesquisa da Própria Prática. Educação Básica no Campo. |
topic |
Educação Matemática. Resolução de Problemas. Pesquisa da Própria Prática. Educação Básica no Campo. |
description |
Este estudo tem como objetivo investigar de que maneira a prática do professor contribui para que alunos do 5º ano de uma escola do campo construam estratégias para resolver problemas aditivos. Trata-se de uma pesquisa da própria prática enquanto metodologia de investigação qualitativa em educação matemática. Utilizo como instrumentos para produção dos dados o diário de campo, os cadernos dos alunos e as transcrições dos áudios gravados das aulas. A pesquisa está em andamento em uma escola do campo localizada em uma comunidade rural, no município Marabá, na região sudeste do Pará. O material construído por meio dos dados da pesquisa será organizado na forma de um guia de orientações pedagógicas para auxílio nas formações de professores do campo. Espero oferecer aos professores que ensinam matemática no campo possibilidades para desenvolver práticas pedagógicas com resolução de problemas, e que o professor seja autônomo para explorar esse material, capaz de perceber a importância desse apoio para a sua autoformação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11381 10.34117/bjdv6n6-208 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11381 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11381/9498 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 35808-35819 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 35808-35819 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 35808-35819 2525-8761 10.34117/bjd.v6i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645456921591808 |