Caminhos para construção de estratégias de resolução de problemas com estudantes de uma escola do campo / Pathways for construction of troubleshooting strategies with students at a field school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreira, Jonas Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Manfredo, Elizabeth Cardoso Gerhardt, Bicho, José Sávio, Ubagai, Rute Baia da Silva, Ferreira, Eliani Galvão, Marques, Youry Souza, Espinosa, Ana Carolina Enríquez, Araújo, Marcelo Marques de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11381
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar de que maneira a prática do professor contribui para que alunos do 5º ano de uma escola do campo construam estratégias para resolver problemas aditivos. Trata-se de uma pesquisa da própria prática enquanto metodologia de investigação qualitativa em educação matemática. Utilizo como instrumentos para produção dos dados o diário de campo, os cadernos dos alunos e as transcrições dos áudios gravados das aulas. A pesquisa está em andamento em uma escola do campo localizada em uma comunidade rural, no município Marabá, na região sudeste do Pará. O material construído por meio dos dados da pesquisa será organizado na forma de um guia de orientações pedagógicas para auxílio nas formações de professores do campo. Espero oferecer aos professores que ensinam matemática no campo possibilidades para desenvolver práticas pedagógicas com resolução de problemas, e que o professor seja autônomo para explorar esse material, capaz de perceber a importância desse apoio para a sua autoformação.
id VERACRUZ-0_1851ff02cd3088a9adeb844b9465d540
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11381
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Caminhos para construção de estratégias de resolução de problemas com estudantes de uma escola do campo / Pathways for construction of troubleshooting strategies with students at a field schoolEducação Matemática. Resolução de Problemas. Pesquisa da Própria Prática. Educação Básica no Campo.Este estudo tem como objetivo investigar de que maneira a prática do professor contribui para que alunos do 5º ano de uma escola do campo construam estratégias para resolver problemas aditivos. Trata-se de uma pesquisa da própria prática enquanto metodologia de investigação qualitativa em educação matemática. Utilizo como instrumentos para produção dos dados o diário de campo, os cadernos dos alunos e as transcrições dos áudios gravados das aulas. A pesquisa está em andamento em uma escola do campo localizada em uma comunidade rural, no município Marabá, na região sudeste do Pará. O material construído por meio dos dados da pesquisa será organizado na forma de um guia de orientações pedagógicas para auxílio nas formações de professores do campo. Espero oferecer aos professores que ensinam matemática no campo possibilidades para desenvolver práticas pedagógicas com resolução de problemas, e que o professor seja autônomo para explorar esse material, capaz de perceber a importância desse apoio para a sua autoformação.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1138110.34117/bjdv6n6-208Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 35808-35819Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 35808-35819Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 35808-358192525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11381/9498Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarreira, Jonas SouzaManfredo, Elizabeth Cardoso GerhardtBicho, José SávioUbagai, Rute Baia da SilvaFerreira, Eliani GalvãoMarques, Youry SouzaEspinosa, Ana Carolina EnríquezAraújo, Marcelo Marques de2020-07-21T19:01:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11381Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:09.928937Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Caminhos para construção de estratégias de resolução de problemas com estudantes de uma escola do campo / Pathways for construction of troubleshooting strategies with students at a field school
title Caminhos para construção de estratégias de resolução de problemas com estudantes de uma escola do campo / Pathways for construction of troubleshooting strategies with students at a field school
spellingShingle Caminhos para construção de estratégias de resolução de problemas com estudantes de uma escola do campo / Pathways for construction of troubleshooting strategies with students at a field school
Barreira, Jonas Souza
Educação Matemática. Resolução de Problemas. Pesquisa da Própria Prática. Educação Básica no Campo.
title_short Caminhos para construção de estratégias de resolução de problemas com estudantes de uma escola do campo / Pathways for construction of troubleshooting strategies with students at a field school
title_full Caminhos para construção de estratégias de resolução de problemas com estudantes de uma escola do campo / Pathways for construction of troubleshooting strategies with students at a field school
title_fullStr Caminhos para construção de estratégias de resolução de problemas com estudantes de uma escola do campo / Pathways for construction of troubleshooting strategies with students at a field school
title_full_unstemmed Caminhos para construção de estratégias de resolução de problemas com estudantes de uma escola do campo / Pathways for construction of troubleshooting strategies with students at a field school
title_sort Caminhos para construção de estratégias de resolução de problemas com estudantes de uma escola do campo / Pathways for construction of troubleshooting strategies with students at a field school
author Barreira, Jonas Souza
author_facet Barreira, Jonas Souza
Manfredo, Elizabeth Cardoso Gerhardt
Bicho, José Sávio
Ubagai, Rute Baia da Silva
Ferreira, Eliani Galvão
Marques, Youry Souza
Espinosa, Ana Carolina Enríquez
Araújo, Marcelo Marques de
author_role author
author2 Manfredo, Elizabeth Cardoso Gerhardt
Bicho, José Sávio
Ubagai, Rute Baia da Silva
Ferreira, Eliani Galvão
Marques, Youry Souza
Espinosa, Ana Carolina Enríquez
Araújo, Marcelo Marques de
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreira, Jonas Souza
Manfredo, Elizabeth Cardoso Gerhardt
Bicho, José Sávio
Ubagai, Rute Baia da Silva
Ferreira, Eliani Galvão
Marques, Youry Souza
Espinosa, Ana Carolina Enríquez
Araújo, Marcelo Marques de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática. Resolução de Problemas. Pesquisa da Própria Prática. Educação Básica no Campo.
topic Educação Matemática. Resolução de Problemas. Pesquisa da Própria Prática. Educação Básica no Campo.
description Este estudo tem como objetivo investigar de que maneira a prática do professor contribui para que alunos do 5º ano de uma escola do campo construam estratégias para resolver problemas aditivos. Trata-se de uma pesquisa da própria prática enquanto metodologia de investigação qualitativa em educação matemática. Utilizo como instrumentos para produção dos dados o diário de campo, os cadernos dos alunos e as transcrições dos áudios gravados das aulas. A pesquisa está em andamento em uma escola do campo localizada em uma comunidade rural, no município Marabá, na região sudeste do Pará. O material construído por meio dos dados da pesquisa será organizado na forma de um guia de orientações pedagógicas para auxílio nas formações de professores do campo. Espero oferecer aos professores que ensinam matemática no campo possibilidades para desenvolver práticas pedagógicas com resolução de problemas, e que o professor seja autônomo para explorar esse material, capaz de perceber a importância desse apoio para a sua autoformação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11381
10.34117/bjdv6n6-208
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11381
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n6-208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11381/9498
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 35808-35819
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 35808-35819
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 35808-35819
2525-8761
10.34117/bjd.v6i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645456921591808