Incentivo à cultura maker no curso de Engenharia elétrica por meio de atividades extracurriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Leticia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lolis, Luis Henrique Assumpção
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv9n1-004
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55869
Resumo: O conhecimento técnico sobre as tecnologias emergentes está se tornando cada vez mais necessário para a entrada dos estudantes de graduação em Engenharia no mercado de trabalho. Entretanto, não só o conhecimento técnico é requisitado, mas habilidades como criatividade para solução de problemas, conhecimentos interdisciplinares e adaptabilidade são importantes diferenciais. A cultura ou movimento maker, definido como a premissa de que os indivíduos podem realizar projetos e fabricações para uma finalidade específica em um ambiente de compartilhamento de conhecimento e ideias, surge como um facilitador para o estudante aprender a desenvolver essas habilidades. O conhecimento sobre softwares, novos equipamentos ou processos de fabricação não necessariamente estão presentes nas grades curriculares de ensino superior das universidades, desse modo, cria-se a necessidade de atividades extracurriculares que podem ser oferecidas pelos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET), como forma de complementar a formação do futuro engenheiro e prepará-lo para os desafios do mercado de trabalho. Tendo isso em vista, o grupo PET Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná buscou formas de incentivar a cultura maker nos discentes e na comunidade externa. Foram realizadas formações técnicas para os membros do grupo, oferecidos cursos de modelagem em CAD e impressão 3D, além da prestação de serviços, como a impressão de arcos para as Face Shields que foram entregues para os profissionais da saúde no período da pandemia de COVID-19.
id VERACRUZ-0_19acbcec6d622c1f3d0b6cafd072777e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/55869
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Incentivo à cultura maker no curso de Engenharia elétrica por meio de atividades extracurricularesatividades extracurricularescultura makercursosimpressão 3DO conhecimento técnico sobre as tecnologias emergentes está se tornando cada vez mais necessário para a entrada dos estudantes de graduação em Engenharia no mercado de trabalho. Entretanto, não só o conhecimento técnico é requisitado, mas habilidades como criatividade para solução de problemas, conhecimentos interdisciplinares e adaptabilidade são importantes diferenciais. A cultura ou movimento maker, definido como a premissa de que os indivíduos podem realizar projetos e fabricações para uma finalidade específica em um ambiente de compartilhamento de conhecimento e ideias, surge como um facilitador para o estudante aprender a desenvolver essas habilidades. O conhecimento sobre softwares, novos equipamentos ou processos de fabricação não necessariamente estão presentes nas grades curriculares de ensino superior das universidades, desse modo, cria-se a necessidade de atividades extracurriculares que podem ser oferecidas pelos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET), como forma de complementar a formação do futuro engenheiro e prepará-lo para os desafios do mercado de trabalho. Tendo isso em vista, o grupo PET Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná buscou formas de incentivar a cultura maker nos discentes e na comunidade externa. Foram realizadas formações técnicas para os membros do grupo, oferecidos cursos de modelagem em CAD e impressão 3D, além da prestação de serviços, como a impressão de arcos para as Face Shields que foram entregues para os profissionais da saúde no período da pandemia de COVID-19.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5586910.34117/bjdv9n1-004Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 1 (2023); 45-56Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 45-56Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 1 (2023); 45-562525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55869/41054Cordeiro, LeticiaLolis, Luis Henrique Assumpçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-02T13:30:13Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/55869Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:51.077952Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Incentivo à cultura maker no curso de Engenharia elétrica por meio de atividades extracurriculares
title Incentivo à cultura maker no curso de Engenharia elétrica por meio de atividades extracurriculares
spellingShingle Incentivo à cultura maker no curso de Engenharia elétrica por meio de atividades extracurriculares
Incentivo à cultura maker no curso de Engenharia elétrica por meio de atividades extracurriculares
Cordeiro, Leticia
atividades extracurriculares
cultura maker
cursos
impressão 3D
Cordeiro, Leticia
atividades extracurriculares
cultura maker
cursos
impressão 3D
title_short Incentivo à cultura maker no curso de Engenharia elétrica por meio de atividades extracurriculares
title_full Incentivo à cultura maker no curso de Engenharia elétrica por meio de atividades extracurriculares
title_fullStr Incentivo à cultura maker no curso de Engenharia elétrica por meio de atividades extracurriculares
Incentivo à cultura maker no curso de Engenharia elétrica por meio de atividades extracurriculares
title_full_unstemmed Incentivo à cultura maker no curso de Engenharia elétrica por meio de atividades extracurriculares
Incentivo à cultura maker no curso de Engenharia elétrica por meio de atividades extracurriculares
title_sort Incentivo à cultura maker no curso de Engenharia elétrica por meio de atividades extracurriculares
author Cordeiro, Leticia
author_facet Cordeiro, Leticia
Cordeiro, Leticia
Lolis, Luis Henrique Assumpção
Lolis, Luis Henrique Assumpção
author_role author
author2 Lolis, Luis Henrique Assumpção
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Leticia
Lolis, Luis Henrique Assumpção
dc.subject.por.fl_str_mv atividades extracurriculares
cultura maker
cursos
impressão 3D
topic atividades extracurriculares
cultura maker
cursos
impressão 3D
description O conhecimento técnico sobre as tecnologias emergentes está se tornando cada vez mais necessário para a entrada dos estudantes de graduação em Engenharia no mercado de trabalho. Entretanto, não só o conhecimento técnico é requisitado, mas habilidades como criatividade para solução de problemas, conhecimentos interdisciplinares e adaptabilidade são importantes diferenciais. A cultura ou movimento maker, definido como a premissa de que os indivíduos podem realizar projetos e fabricações para uma finalidade específica em um ambiente de compartilhamento de conhecimento e ideias, surge como um facilitador para o estudante aprender a desenvolver essas habilidades. O conhecimento sobre softwares, novos equipamentos ou processos de fabricação não necessariamente estão presentes nas grades curriculares de ensino superior das universidades, desse modo, cria-se a necessidade de atividades extracurriculares que podem ser oferecidas pelos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET), como forma de complementar a formação do futuro engenheiro e prepará-lo para os desafios do mercado de trabalho. Tendo isso em vista, o grupo PET Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná buscou formas de incentivar a cultura maker nos discentes e na comunidade externa. Foram realizadas formações técnicas para os membros do grupo, oferecidos cursos de modelagem em CAD e impressão 3D, além da prestação de serviços, como a impressão de arcos para as Face Shields que foram entregues para os profissionais da saúde no período da pandemia de COVID-19.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55869
10.34117/bjdv9n1-004
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55869
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n1-004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55869/41054
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 1 (2023); 45-56
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 45-56
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 1 (2023); 45-56
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183704983764992
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv9n1-004