Incentivo à cultura maker no curso de Engenharia elétrica por meio de atividades extracurriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Leticia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lolis, Luis Henrique Assumpção
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55869
Resumo: O conhecimento técnico sobre as tecnologias emergentes está se tornando cada vez mais necessário para a entrada dos estudantes de graduação em Engenharia no mercado de trabalho. Entretanto, não só o conhecimento técnico é requisitado, mas habilidades como criatividade para solução de problemas, conhecimentos interdisciplinares e adaptabilidade são importantes diferenciais. A cultura ou movimento maker, definido como a premissa de que os indivíduos podem realizar projetos e fabricações para uma finalidade específica em um ambiente de compartilhamento de conhecimento e ideias, surge como um facilitador para o estudante aprender a desenvolver essas habilidades. O conhecimento sobre softwares, novos equipamentos ou processos de fabricação não necessariamente estão presentes nas grades curriculares de ensino superior das universidades, desse modo, cria-se a necessidade de atividades extracurriculares que podem ser oferecidas pelos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET), como forma de complementar a formação do futuro engenheiro e prepará-lo para os desafios do mercado de trabalho. Tendo isso em vista, o grupo PET Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná buscou formas de incentivar a cultura maker nos discentes e na comunidade externa. Foram realizadas formações técnicas para os membros do grupo, oferecidos cursos de modelagem em CAD e impressão 3D, além da prestação de serviços, como a impressão de arcos para as Face Shields que foram entregues para os profissionais da saúde no período da pandemia de COVID-19.
id VERACRUZ-0_19acbcec6d622c1f3d0b6cafd072777e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/55869
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Incentivo à cultura maker no curso de Engenharia elétrica por meio de atividades extracurricularesatividades extracurricularescultura makercursosimpressão 3DO conhecimento técnico sobre as tecnologias emergentes está se tornando cada vez mais necessário para a entrada dos estudantes de graduação em Engenharia no mercado de trabalho. Entretanto, não só o conhecimento técnico é requisitado, mas habilidades como criatividade para solução de problemas, conhecimentos interdisciplinares e adaptabilidade são importantes diferenciais. A cultura ou movimento maker, definido como a premissa de que os indivíduos podem realizar projetos e fabricações para uma finalidade específica em um ambiente de compartilhamento de conhecimento e ideias, surge como um facilitador para o estudante aprender a desenvolver essas habilidades. O conhecimento sobre softwares, novos equipamentos ou processos de fabricação não necessariamente estão presentes nas grades curriculares de ensino superior das universidades, desse modo, cria-se a necessidade de atividades extracurriculares que podem ser oferecidas pelos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET), como forma de complementar a formação do futuro engenheiro e prepará-lo para os desafios do mercado de trabalho. Tendo isso em vista, o grupo PET Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná buscou formas de incentivar a cultura maker nos discentes e na comunidade externa. Foram realizadas formações técnicas para os membros do grupo, oferecidos cursos de modelagem em CAD e impressão 3D, além da prestação de serviços, como a impressão de arcos para as Face Shields que foram entregues para os profissionais da saúde no período da pandemia de COVID-19.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5586910.34117/bjdv9n1-004Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 1 (2023); 45-56Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 45-56Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 1 (2023); 45-562525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55869/41054Cordeiro, LeticiaLolis, Luis Henrique Assumpçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-02T13:30:13Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/55869Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:51.077952Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Incentivo à cultura maker no curso de Engenharia elétrica por meio de atividades extracurriculares
title Incentivo à cultura maker no curso de Engenharia elétrica por meio de atividades extracurriculares
spellingShingle Incentivo à cultura maker no curso de Engenharia elétrica por meio de atividades extracurriculares
Cordeiro, Leticia
atividades extracurriculares
cultura maker
cursos
impressão 3D
title_short Incentivo à cultura maker no curso de Engenharia elétrica por meio de atividades extracurriculares
title_full Incentivo à cultura maker no curso de Engenharia elétrica por meio de atividades extracurriculares
title_fullStr Incentivo à cultura maker no curso de Engenharia elétrica por meio de atividades extracurriculares
title_full_unstemmed Incentivo à cultura maker no curso de Engenharia elétrica por meio de atividades extracurriculares
title_sort Incentivo à cultura maker no curso de Engenharia elétrica por meio de atividades extracurriculares
author Cordeiro, Leticia
author_facet Cordeiro, Leticia
Lolis, Luis Henrique Assumpção
author_role author
author2 Lolis, Luis Henrique Assumpção
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Leticia
Lolis, Luis Henrique Assumpção
dc.subject.por.fl_str_mv atividades extracurriculares
cultura maker
cursos
impressão 3D
topic atividades extracurriculares
cultura maker
cursos
impressão 3D
description O conhecimento técnico sobre as tecnologias emergentes está se tornando cada vez mais necessário para a entrada dos estudantes de graduação em Engenharia no mercado de trabalho. Entretanto, não só o conhecimento técnico é requisitado, mas habilidades como criatividade para solução de problemas, conhecimentos interdisciplinares e adaptabilidade são importantes diferenciais. A cultura ou movimento maker, definido como a premissa de que os indivíduos podem realizar projetos e fabricações para uma finalidade específica em um ambiente de compartilhamento de conhecimento e ideias, surge como um facilitador para o estudante aprender a desenvolver essas habilidades. O conhecimento sobre softwares, novos equipamentos ou processos de fabricação não necessariamente estão presentes nas grades curriculares de ensino superior das universidades, desse modo, cria-se a necessidade de atividades extracurriculares que podem ser oferecidas pelos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET), como forma de complementar a formação do futuro engenheiro e prepará-lo para os desafios do mercado de trabalho. Tendo isso em vista, o grupo PET Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná buscou formas de incentivar a cultura maker nos discentes e na comunidade externa. Foram realizadas formações técnicas para os membros do grupo, oferecidos cursos de modelagem em CAD e impressão 3D, além da prestação de serviços, como a impressão de arcos para as Face Shields que foram entregues para os profissionais da saúde no período da pandemia de COVID-19.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55869
10.34117/bjdv9n1-004
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55869
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n1-004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55869/41054
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 1 (2023); 45-56
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 45-56
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 1 (2023); 45-56
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645624085577728