Educação e a formação humana: Um estudo sobre a concepção de emancipação nos espaços educacionais / Education and human development: A study on the concept of emancipation on educational spaces

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Rosimeiry Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Arlete Ramos dos, Fernandes, Rosilda Costa, Castro, Ricardo Alexandre, Ramos, Rosenaide Pereira dos Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12482
Resumo: O trabalho, intitulado Educação e a formação humana: Um estudo sobre a concepção de emancipação no contexto educacional, tem entre suas  finalidades  discutir, a educação, enquanto um processo de formação, na perspectiva do desenvolvimento do conhecimento do sujeito, que culmina, na libertação do homem e da mulher, no contexto da sociedade de classe. Utilizamos a revisão bibliográfica como metodologia para esta discussão, que estará sempre pautada no contexto das políticas educacionais, e utilizaremos como exemplo de instituição que trabalha na perspectiva da emancipação humana, a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), para promover as cabíveis discussões, relacionadas à essa temática de grande relevância social. As reflexões sobre a educação enquanto processo de formação humana, no contexto libertador, trazem à tona a concepção   de que a educação é uma ferramenta que deve possibilitar   uma leitura de realidade, e das questões sociais, em sua coletividade. Os estudos permitiram compreender que o processo educacional tratado nessa discussão, está para além da aquisição de habilidades profissionais, quando pensada como uma educação como processo que corrobora para um pensamento crítico.
id VERACRUZ-0_19f114e03a5f83aa99b3f6fb4ff96f0d
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12482
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Educação e a formação humana: Um estudo sobre a concepção de emancipação nos espaços educacionais / Education and human development: A study on the concept of emancipation on educational spacesEducaçãoFormação HumanaEmancipaçãoO trabalho, intitulado Educação e a formação humana: Um estudo sobre a concepção de emancipação no contexto educacional, tem entre suas  finalidades  discutir, a educação, enquanto um processo de formação, na perspectiva do desenvolvimento do conhecimento do sujeito, que culmina, na libertação do homem e da mulher, no contexto da sociedade de classe. Utilizamos a revisão bibliográfica como metodologia para esta discussão, que estará sempre pautada no contexto das políticas educacionais, e utilizaremos como exemplo de instituição que trabalha na perspectiva da emancipação humana, a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), para promover as cabíveis discussões, relacionadas à essa temática de grande relevância social. As reflexões sobre a educação enquanto processo de formação humana, no contexto libertador, trazem à tona a concepção   de que a educação é uma ferramenta que deve possibilitar   uma leitura de realidade, e das questões sociais, em sua coletividade. Os estudos permitiram compreender que o processo educacional tratado nessa discussão, está para além da aquisição de habilidades profissionais, quando pensada como uma educação como processo que corrobora para um pensamento crítico.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1248210.34117/bjdv6n7-006Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 42282-42299Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 42282-42299Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 42282-422992525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12482/10475Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Rosimeiry SouzaSantos, Arlete Ramos dosFernandes, Rosilda CostaCastro, Ricardo AlexandreRamos, Rosenaide Pereira dos Reis2020-08-11T15:17:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12482Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:39.445586Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e a formação humana: Um estudo sobre a concepção de emancipação nos espaços educacionais / Education and human development: A study on the concept of emancipation on educational spaces
title Educação e a formação humana: Um estudo sobre a concepção de emancipação nos espaços educacionais / Education and human development: A study on the concept of emancipation on educational spaces
spellingShingle Educação e a formação humana: Um estudo sobre a concepção de emancipação nos espaços educacionais / Education and human development: A study on the concept of emancipation on educational spaces
Santana, Rosimeiry Souza
Educação
Formação Humana
Emancipação
title_short Educação e a formação humana: Um estudo sobre a concepção de emancipação nos espaços educacionais / Education and human development: A study on the concept of emancipation on educational spaces
title_full Educação e a formação humana: Um estudo sobre a concepção de emancipação nos espaços educacionais / Education and human development: A study on the concept of emancipation on educational spaces
title_fullStr Educação e a formação humana: Um estudo sobre a concepção de emancipação nos espaços educacionais / Education and human development: A study on the concept of emancipation on educational spaces
title_full_unstemmed Educação e a formação humana: Um estudo sobre a concepção de emancipação nos espaços educacionais / Education and human development: A study on the concept of emancipation on educational spaces
title_sort Educação e a formação humana: Um estudo sobre a concepção de emancipação nos espaços educacionais / Education and human development: A study on the concept of emancipation on educational spaces
author Santana, Rosimeiry Souza
author_facet Santana, Rosimeiry Souza
Santos, Arlete Ramos dos
Fernandes, Rosilda Costa
Castro, Ricardo Alexandre
Ramos, Rosenaide Pereira dos Reis
author_role author
author2 Santos, Arlete Ramos dos
Fernandes, Rosilda Costa
Castro, Ricardo Alexandre
Ramos, Rosenaide Pereira dos Reis
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Rosimeiry Souza
Santos, Arlete Ramos dos
Fernandes, Rosilda Costa
Castro, Ricardo Alexandre
Ramos, Rosenaide Pereira dos Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação Humana
Emancipação
topic Educação
Formação Humana
Emancipação
description O trabalho, intitulado Educação e a formação humana: Um estudo sobre a concepção de emancipação no contexto educacional, tem entre suas  finalidades  discutir, a educação, enquanto um processo de formação, na perspectiva do desenvolvimento do conhecimento do sujeito, que culmina, na libertação do homem e da mulher, no contexto da sociedade de classe. Utilizamos a revisão bibliográfica como metodologia para esta discussão, que estará sempre pautada no contexto das políticas educacionais, e utilizaremos como exemplo de instituição que trabalha na perspectiva da emancipação humana, a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), para promover as cabíveis discussões, relacionadas à essa temática de grande relevância social. As reflexões sobre a educação enquanto processo de formação humana, no contexto libertador, trazem à tona a concepção   de que a educação é uma ferramenta que deve possibilitar   uma leitura de realidade, e das questões sociais, em sua coletividade. Os estudos permitiram compreender que o processo educacional tratado nessa discussão, está para além da aquisição de habilidades profissionais, quando pensada como uma educação como processo que corrobora para um pensamento crítico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12482
10.34117/bjdv6n7-006
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12482
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n7-006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12482/10475
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 42282-42299
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 42282-42299
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 42282-42299
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645461580414976