Educação e a formação humana: Um estudo sobre a concepção de emancipação nos espaços educacionais / Education and human development: A study on the concept of emancipation on educational spaces
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12482 |
Resumo: | O trabalho, intitulado Educação e a formação humana: Um estudo sobre a concepção de emancipação no contexto educacional, tem entre suas finalidades discutir, a educação, enquanto um processo de formação, na perspectiva do desenvolvimento do conhecimento do sujeito, que culmina, na libertação do homem e da mulher, no contexto da sociedade de classe. Utilizamos a revisão bibliográfica como metodologia para esta discussão, que estará sempre pautada no contexto das políticas educacionais, e utilizaremos como exemplo de instituição que trabalha na perspectiva da emancipação humana, a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), para promover as cabíveis discussões, relacionadas à essa temática de grande relevância social. As reflexões sobre a educação enquanto processo de formação humana, no contexto libertador, trazem à tona a concepção de que a educação é uma ferramenta que deve possibilitar uma leitura de realidade, e das questões sociais, em sua coletividade. Os estudos permitiram compreender que o processo educacional tratado nessa discussão, está para além da aquisição de habilidades profissionais, quando pensada como uma educação como processo que corrobora para um pensamento crítico. |
id |
VERACRUZ-0_19f114e03a5f83aa99b3f6fb4ff96f0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12482 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e a formação humana: Um estudo sobre a concepção de emancipação nos espaços educacionais / Education and human development: A study on the concept of emancipation on educational spacesEducaçãoFormação HumanaEmancipaçãoO trabalho, intitulado Educação e a formação humana: Um estudo sobre a concepção de emancipação no contexto educacional, tem entre suas finalidades discutir, a educação, enquanto um processo de formação, na perspectiva do desenvolvimento do conhecimento do sujeito, que culmina, na libertação do homem e da mulher, no contexto da sociedade de classe. Utilizamos a revisão bibliográfica como metodologia para esta discussão, que estará sempre pautada no contexto das políticas educacionais, e utilizaremos como exemplo de instituição que trabalha na perspectiva da emancipação humana, a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), para promover as cabíveis discussões, relacionadas à essa temática de grande relevância social. As reflexões sobre a educação enquanto processo de formação humana, no contexto libertador, trazem à tona a concepção de que a educação é uma ferramenta que deve possibilitar uma leitura de realidade, e das questões sociais, em sua coletividade. Os estudos permitiram compreender que o processo educacional tratado nessa discussão, está para além da aquisição de habilidades profissionais, quando pensada como uma educação como processo que corrobora para um pensamento crítico.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1248210.34117/bjdv6n7-006Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 42282-42299Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 42282-42299Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 42282-422992525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12482/10475Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Rosimeiry SouzaSantos, Arlete Ramos dosFernandes, Rosilda CostaCastro, Ricardo AlexandreRamos, Rosenaide Pereira dos Reis2020-08-11T15:17:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12482Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:39.445586Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e a formação humana: Um estudo sobre a concepção de emancipação nos espaços educacionais / Education and human development: A study on the concept of emancipation on educational spaces |
title |
Educação e a formação humana: Um estudo sobre a concepção de emancipação nos espaços educacionais / Education and human development: A study on the concept of emancipation on educational spaces |
spellingShingle |
Educação e a formação humana: Um estudo sobre a concepção de emancipação nos espaços educacionais / Education and human development: A study on the concept of emancipation on educational spaces Santana, Rosimeiry Souza Educação Formação Humana Emancipação |
title_short |
Educação e a formação humana: Um estudo sobre a concepção de emancipação nos espaços educacionais / Education and human development: A study on the concept of emancipation on educational spaces |
title_full |
Educação e a formação humana: Um estudo sobre a concepção de emancipação nos espaços educacionais / Education and human development: A study on the concept of emancipation on educational spaces |
title_fullStr |
Educação e a formação humana: Um estudo sobre a concepção de emancipação nos espaços educacionais / Education and human development: A study on the concept of emancipation on educational spaces |
title_full_unstemmed |
Educação e a formação humana: Um estudo sobre a concepção de emancipação nos espaços educacionais / Education and human development: A study on the concept of emancipation on educational spaces |
title_sort |
Educação e a formação humana: Um estudo sobre a concepção de emancipação nos espaços educacionais / Education and human development: A study on the concept of emancipation on educational spaces |
author |
Santana, Rosimeiry Souza |
author_facet |
Santana, Rosimeiry Souza Santos, Arlete Ramos dos Fernandes, Rosilda Costa Castro, Ricardo Alexandre Ramos, Rosenaide Pereira dos Reis |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Arlete Ramos dos Fernandes, Rosilda Costa Castro, Ricardo Alexandre Ramos, Rosenaide Pereira dos Reis |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Rosimeiry Souza Santos, Arlete Ramos dos Fernandes, Rosilda Costa Castro, Ricardo Alexandre Ramos, Rosenaide Pereira dos Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Formação Humana Emancipação |
topic |
Educação Formação Humana Emancipação |
description |
O trabalho, intitulado Educação e a formação humana: Um estudo sobre a concepção de emancipação no contexto educacional, tem entre suas finalidades discutir, a educação, enquanto um processo de formação, na perspectiva do desenvolvimento do conhecimento do sujeito, que culmina, na libertação do homem e da mulher, no contexto da sociedade de classe. Utilizamos a revisão bibliográfica como metodologia para esta discussão, que estará sempre pautada no contexto das políticas educacionais, e utilizaremos como exemplo de instituição que trabalha na perspectiva da emancipação humana, a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), para promover as cabíveis discussões, relacionadas à essa temática de grande relevância social. As reflexões sobre a educação enquanto processo de formação humana, no contexto libertador, trazem à tona a concepção de que a educação é uma ferramenta que deve possibilitar uma leitura de realidade, e das questões sociais, em sua coletividade. Os estudos permitiram compreender que o processo educacional tratado nessa discussão, está para além da aquisição de habilidades profissionais, quando pensada como uma educação como processo que corrobora para um pensamento crítico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12482 10.34117/bjdv6n7-006 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12482 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n7-006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12482/10475 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 42282-42299 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 42282-42299 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 42282-42299 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645461580414976 |