A importância do lúdico no processo ensino prendizagem / The importance of lúdico in the learning teaching process

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Karla Andréa de Lima Silva do
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Coutinho, Diogenes Jose Gusmão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6529
Resumo: Este estudo objetivou coletar dados que demonstrassem a importância do lúdico para as crianças durante seu período escolar. O trabalho estruturou- se a partir de uma abordagem qualitativa, com uma investigação subsidiada por uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo realizada com professores e gestores de duas escolas do município de Barreiros. Através de leituras e releituras bibliográficas é que se reconstituiu os encaminhamentos da proposta de trabalho que permitem afirmar que a existência de jogos e brincadeiras infantis, se bem aplicados, certamente ajudarão no desenvolvimento e no processo ensino-aprendizagem. Visitando Santos, Antunes, Friedmann e Almeida, que enfatizam o jogo como uma forma de provocar uma aprendizagem mais prazerosa e significativa, estimulando a construção de um novo conhecimento contribuindo, assim, para o desenvolvimento da criança. É através das atividades lúdicas que a criança se prepara para a vida, assimilando a cultura do meio em que vive, a ela se integrando, adaptando-se ás condições que o mundo lhe oferece e aprendendo a competir, a cooperar com seus semelhantes, e a conviver com um ser social.
id VERACRUZ-0_1d172cd80ae5a9a332bf24355f564c6c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6529
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A importância do lúdico no processo ensino prendizagem / The importance of lúdico in the learning teaching processLúdico-Processo Ensino- Aprendizagem-DesenvolvimentoEste estudo objetivou coletar dados que demonstrassem a importância do lúdico para as crianças durante seu período escolar. O trabalho estruturou- se a partir de uma abordagem qualitativa, com uma investigação subsidiada por uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo realizada com professores e gestores de duas escolas do município de Barreiros. Através de leituras e releituras bibliográficas é que se reconstituiu os encaminhamentos da proposta de trabalho que permitem afirmar que a existência de jogos e brincadeiras infantis, se bem aplicados, certamente ajudarão no desenvolvimento e no processo ensino-aprendizagem. Visitando Santos, Antunes, Friedmann e Almeida, que enfatizam o jogo como uma forma de provocar uma aprendizagem mais prazerosa e significativa, estimulando a construção de um novo conhecimento contribuindo, assim, para o desenvolvimento da criança. É através das atividades lúdicas que a criança se prepara para a vida, assimilando a cultura do meio em que vive, a ela se integrando, adaptando-se ás condições que o mundo lhe oferece e aprendendo a competir, a cooperar com seus semelhantes, e a conviver com um ser social.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/652910.34117/bjdv6n1-364Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 5056-5065Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 5056-5065Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 5056-50652525-876110.34117/bjdv.v6i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6529/5762Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Karla Andréa de Lima Silva doCoutinho, Diogenes Jose Gusmão2020-03-19T17:44:04Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6529Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:54.699470Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do lúdico no processo ensino prendizagem / The importance of lúdico in the learning teaching process
title A importância do lúdico no processo ensino prendizagem / The importance of lúdico in the learning teaching process
spellingShingle A importância do lúdico no processo ensino prendizagem / The importance of lúdico in the learning teaching process
Nascimento, Karla Andréa de Lima Silva do
Lúdico-Processo Ensino- Aprendizagem-Desenvolvimento
title_short A importância do lúdico no processo ensino prendizagem / The importance of lúdico in the learning teaching process
title_full A importância do lúdico no processo ensino prendizagem / The importance of lúdico in the learning teaching process
title_fullStr A importância do lúdico no processo ensino prendizagem / The importance of lúdico in the learning teaching process
title_full_unstemmed A importância do lúdico no processo ensino prendizagem / The importance of lúdico in the learning teaching process
title_sort A importância do lúdico no processo ensino prendizagem / The importance of lúdico in the learning teaching process
author Nascimento, Karla Andréa de Lima Silva do
author_facet Nascimento, Karla Andréa de Lima Silva do
Coutinho, Diogenes Jose Gusmão
author_role author
author2 Coutinho, Diogenes Jose Gusmão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Karla Andréa de Lima Silva do
Coutinho, Diogenes Jose Gusmão
dc.subject.por.fl_str_mv Lúdico-Processo Ensino- Aprendizagem-Desenvolvimento
topic Lúdico-Processo Ensino- Aprendizagem-Desenvolvimento
description Este estudo objetivou coletar dados que demonstrassem a importância do lúdico para as crianças durante seu período escolar. O trabalho estruturou- se a partir de uma abordagem qualitativa, com uma investigação subsidiada por uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo realizada com professores e gestores de duas escolas do município de Barreiros. Através de leituras e releituras bibliográficas é que se reconstituiu os encaminhamentos da proposta de trabalho que permitem afirmar que a existência de jogos e brincadeiras infantis, se bem aplicados, certamente ajudarão no desenvolvimento e no processo ensino-aprendizagem. Visitando Santos, Antunes, Friedmann e Almeida, que enfatizam o jogo como uma forma de provocar uma aprendizagem mais prazerosa e significativa, estimulando a construção de um novo conhecimento contribuindo, assim, para o desenvolvimento da criança. É através das atividades lúdicas que a criança se prepara para a vida, assimilando a cultura do meio em que vive, a ela se integrando, adaptando-se ás condições que o mundo lhe oferece e aprendendo a competir, a cooperar com seus semelhantes, e a conviver com um ser social.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6529
10.34117/bjdv6n1-364
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6529
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n1-364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6529/5762
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 5056-5065
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 5056-5065
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 5056-5065
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645438561026048