Afetos e Afecções: Vivência de corpos / Affections and Affections: Experience of bodies
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23427 |
Resumo: | Temos por objetivo neste artigo explicitar as ações realizadas por um corpo docente que afetou e foi afetado criando elos de relações com outros corpos em prol da Educação. Fundamentamos em Marx e Engels (2002), Spinoza (2014), Vigotski (2009, 2007, 1999), Freire (1996), Ibiapina (2008) e Silva (2016), dentre outros. Para responder a pergunta quais as ações realizadas por um corpo que afetou e foi afetado criando elos de relações com outros corpos em prol da Educação? Organizamos o texto, além da introdução e das referências bibliográficas, em quatro seções principais: 1) Encontro Feliz: Corpos de relações; 2) Atividades: indícios de prática ético-afetiva; 3) Reflexões sobre a potência dos corpos; e conclui com 4) Desafios e alguns caminhos. Apontamos algumas possibilidades vislumbradas por um corpo docente que se baseia no ensino de Artes Visuais por meio de um projeto criado com os corpos discentes, agregando o que é possível ser realizado com afeto e rigor ou com firmeza e generosidade nas atividades em contexto de uma escola Estadual em Teresina, Piauí. O resultado dessa vivência indica que existe a possibilidade e indícios de prática ético-afetiva em que os estudantes consigam sistematizar os conhecimentos com objetividade em colaboração. |
id |
VERACRUZ-0_1fc8ad2c69bd678f4160c4b65806fa01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23427 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Afetos e Afecções: Vivência de corpos / Affections and Affections: Experience of bodiesEnsino de Artes Visuaisprática ético-afetivapotência dos corpos.Temos por objetivo neste artigo explicitar as ações realizadas por um corpo docente que afetou e foi afetado criando elos de relações com outros corpos em prol da Educação. Fundamentamos em Marx e Engels (2002), Spinoza (2014), Vigotski (2009, 2007, 1999), Freire (1996), Ibiapina (2008) e Silva (2016), dentre outros. Para responder a pergunta quais as ações realizadas por um corpo que afetou e foi afetado criando elos de relações com outros corpos em prol da Educação? Organizamos o texto, além da introdução e das referências bibliográficas, em quatro seções principais: 1) Encontro Feliz: Corpos de relações; 2) Atividades: indícios de prática ético-afetiva; 3) Reflexões sobre a potência dos corpos; e conclui com 4) Desafios e alguns caminhos. Apontamos algumas possibilidades vislumbradas por um corpo docente que se baseia no ensino de Artes Visuais por meio de um projeto criado com os corpos discentes, agregando o que é possível ser realizado com afeto e rigor ou com firmeza e generosidade nas atividades em contexto de uma escola Estadual em Teresina, Piauí. O resultado dessa vivência indica que existe a possibilidade e indícios de prática ético-afetiva em que os estudantes consigam sistematizar os conhecimentos com objetividade em colaboração.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2342710.34117/bjdv7n1-485Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 7166-7178Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 7166-7178Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 7166-71782525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23427/18812Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rosalina de Souza Rocha daSilva, Eliete de Sousa2021-09-21T10:44:53Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23427Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:57.176637Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Afetos e Afecções: Vivência de corpos / Affections and Affections: Experience of bodies |
title |
Afetos e Afecções: Vivência de corpos / Affections and Affections: Experience of bodies |
spellingShingle |
Afetos e Afecções: Vivência de corpos / Affections and Affections: Experience of bodies Silva, Rosalina de Souza Rocha da Ensino de Artes Visuais prática ético-afetiva potência dos corpos. |
title_short |
Afetos e Afecções: Vivência de corpos / Affections and Affections: Experience of bodies |
title_full |
Afetos e Afecções: Vivência de corpos / Affections and Affections: Experience of bodies |
title_fullStr |
Afetos e Afecções: Vivência de corpos / Affections and Affections: Experience of bodies |
title_full_unstemmed |
Afetos e Afecções: Vivência de corpos / Affections and Affections: Experience of bodies |
title_sort |
Afetos e Afecções: Vivência de corpos / Affections and Affections: Experience of bodies |
author |
Silva, Rosalina de Souza Rocha da |
author_facet |
Silva, Rosalina de Souza Rocha da Silva, Eliete de Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Eliete de Sousa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rosalina de Souza Rocha da Silva, Eliete de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Artes Visuais prática ético-afetiva potência dos corpos. |
topic |
Ensino de Artes Visuais prática ético-afetiva potência dos corpos. |
description |
Temos por objetivo neste artigo explicitar as ações realizadas por um corpo docente que afetou e foi afetado criando elos de relações com outros corpos em prol da Educação. Fundamentamos em Marx e Engels (2002), Spinoza (2014), Vigotski (2009, 2007, 1999), Freire (1996), Ibiapina (2008) e Silva (2016), dentre outros. Para responder a pergunta quais as ações realizadas por um corpo que afetou e foi afetado criando elos de relações com outros corpos em prol da Educação? Organizamos o texto, além da introdução e das referências bibliográficas, em quatro seções principais: 1) Encontro Feliz: Corpos de relações; 2) Atividades: indícios de prática ético-afetiva; 3) Reflexões sobre a potência dos corpos; e conclui com 4) Desafios e alguns caminhos. Apontamos algumas possibilidades vislumbradas por um corpo docente que se baseia no ensino de Artes Visuais por meio de um projeto criado com os corpos discentes, agregando o que é possível ser realizado com afeto e rigor ou com firmeza e generosidade nas atividades em contexto de uma escola Estadual em Teresina, Piauí. O resultado dessa vivência indica que existe a possibilidade e indícios de prática ético-afetiva em que os estudantes consigam sistematizar os conhecimentos com objetividade em colaboração. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23427 10.34117/bjdv7n1-485 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23427 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23427/18812 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 7166-7178 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 7166-7178 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 7166-7178 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645506811789312 |