Afetos e Afecções: Vivência de corpos / Affections and Affections: Experience of bodies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rosalina de Souza Rocha da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Eliete de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23427
Resumo: Temos por objetivo neste artigo explicitar as ações realizadas por um corpo docente que afetou e foi afetado criando elos de relações com outros corpos em prol da Educação. Fundamentamos em Marx e Engels (2002), Spinoza (2014), Vigotski (2009, 2007, 1999), Freire (1996), Ibiapina (2008) e Silva (2016), dentre outros. Para responder a pergunta quais as ações realizadas por um corpo que afetou e foi afetado criando elos de relações com outros corpos em prol da Educação? Organizamos o texto, além da introdução e das referências bibliográficas, em quatro seções principais: 1) Encontro Feliz: Corpos de relações; 2) Atividades: indícios de prática ético-afetiva; 3) Reflexões sobre a potência dos corpos; e conclui com 4) Desafios e alguns caminhos. Apontamos algumas possibilidades vislumbradas por um corpo docente que se baseia no ensino de Artes Visuais por meio de um projeto criado com os corpos discentes, agregando o que é possível ser realizado com afeto e rigor ou com firmeza e generosidade nas atividades em contexto de uma escola Estadual em Teresina, Piauí. O resultado dessa vivência indica que existe a possibilidade e indícios de prática ético-afetiva em que os estudantes consigam sistematizar os conhecimentos com objetividade em colaboração.
id VERACRUZ-0_1fc8ad2c69bd678f4160c4b65806fa01
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23427
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Afetos e Afecções: Vivência de corpos / Affections and Affections: Experience of bodiesEnsino de Artes Visuaisprática ético-afetivapotência dos corpos.Temos por objetivo neste artigo explicitar as ações realizadas por um corpo docente que afetou e foi afetado criando elos de relações com outros corpos em prol da Educação. Fundamentamos em Marx e Engels (2002), Spinoza (2014), Vigotski (2009, 2007, 1999), Freire (1996), Ibiapina (2008) e Silva (2016), dentre outros. Para responder a pergunta quais as ações realizadas por um corpo que afetou e foi afetado criando elos de relações com outros corpos em prol da Educação? Organizamos o texto, além da introdução e das referências bibliográficas, em quatro seções principais: 1) Encontro Feliz: Corpos de relações; 2) Atividades: indícios de prática ético-afetiva; 3) Reflexões sobre a potência dos corpos; e conclui com 4) Desafios e alguns caminhos. Apontamos algumas possibilidades vislumbradas por um corpo docente que se baseia no ensino de Artes Visuais por meio de um projeto criado com os corpos discentes, agregando o que é possível ser realizado com afeto e rigor ou com firmeza e generosidade nas atividades em contexto de uma escola Estadual em Teresina, Piauí. O resultado dessa vivência indica que existe a possibilidade e indícios de prática ético-afetiva em que os estudantes consigam sistematizar os conhecimentos com objetividade em colaboração.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2342710.34117/bjdv7n1-485Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 7166-7178Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 7166-7178Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 7166-71782525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23427/18812Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rosalina de Souza Rocha daSilva, Eliete de Sousa2021-09-21T10:44:53Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23427Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:57.176637Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Afetos e Afecções: Vivência de corpos / Affections and Affections: Experience of bodies
title Afetos e Afecções: Vivência de corpos / Affections and Affections: Experience of bodies
spellingShingle Afetos e Afecções: Vivência de corpos / Affections and Affections: Experience of bodies
Silva, Rosalina de Souza Rocha da
Ensino de Artes Visuais
prática ético-afetiva
potência dos corpos.
title_short Afetos e Afecções: Vivência de corpos / Affections and Affections: Experience of bodies
title_full Afetos e Afecções: Vivência de corpos / Affections and Affections: Experience of bodies
title_fullStr Afetos e Afecções: Vivência de corpos / Affections and Affections: Experience of bodies
title_full_unstemmed Afetos e Afecções: Vivência de corpos / Affections and Affections: Experience of bodies
title_sort Afetos e Afecções: Vivência de corpos / Affections and Affections: Experience of bodies
author Silva, Rosalina de Souza Rocha da
author_facet Silva, Rosalina de Souza Rocha da
Silva, Eliete de Sousa
author_role author
author2 Silva, Eliete de Sousa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rosalina de Souza Rocha da
Silva, Eliete de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Artes Visuais
prática ético-afetiva
potência dos corpos.
topic Ensino de Artes Visuais
prática ético-afetiva
potência dos corpos.
description Temos por objetivo neste artigo explicitar as ações realizadas por um corpo docente que afetou e foi afetado criando elos de relações com outros corpos em prol da Educação. Fundamentamos em Marx e Engels (2002), Spinoza (2014), Vigotski (2009, 2007, 1999), Freire (1996), Ibiapina (2008) e Silva (2016), dentre outros. Para responder a pergunta quais as ações realizadas por um corpo que afetou e foi afetado criando elos de relações com outros corpos em prol da Educação? Organizamos o texto, além da introdução e das referências bibliográficas, em quatro seções principais: 1) Encontro Feliz: Corpos de relações; 2) Atividades: indícios de prática ético-afetiva; 3) Reflexões sobre a potência dos corpos; e conclui com 4) Desafios e alguns caminhos. Apontamos algumas possibilidades vislumbradas por um corpo docente que se baseia no ensino de Artes Visuais por meio de um projeto criado com os corpos discentes, agregando o que é possível ser realizado com afeto e rigor ou com firmeza e generosidade nas atividades em contexto de uma escola Estadual em Teresina, Piauí. O resultado dessa vivência indica que existe a possibilidade e indícios de prática ético-afetiva em que os estudantes consigam sistematizar os conhecimentos com objetividade em colaboração.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23427
10.34117/bjdv7n1-485
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23427
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n1-485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23427/18812
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 7166-7178
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 7166-7178
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 7166-7178
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645506811789312