Compartilhe esta emoção: Um estudo das interações sobre telenovelas brasileiras no Facebook / Share this emotion: A study of interactions about Brazilian soap operas on Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Carlos Eduardo de Almeida
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Johnson, Telma Sueli Pinto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43816
Resumo: Convergência midiática, velhas e novas mídias, redes sociais. Todos são termos que se tornaram bastante em voga e amplamente estudados nos últimos anos. E, também, telenovela. Sua audiência na televisão vem diminuindo já há alguns anos, mas nunca se falou tanto deste velho gênero nas mídias sociais. O presente trabalho descreve e analisa interações sociais em ambientes digitais, tendo como pano de fundo tramas das telenovelas na contemporaneidade, a partir do monitoramento da participação do público na plataforma Facebook. A partir da página da Rede Globo na plataforma, traçamos um perfil dos fãs, tipos de conteúdo compartilhado nas interações, e as estratégias utilizadas pela emissora para divulgar suas tramas em rede.
id VERACRUZ-0_20d920356776533c208cd7d002368b1e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43816
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Compartilhe esta emoção: Um estudo das interações sobre telenovelas brasileiras no Facebook / Share this emotion: A study of interactions about Brazilian soap operas on FacebookComunicaçãoTelenovelasConvergênciaFanpagesInterações sociais.Convergência midiática, velhas e novas mídias, redes sociais. Todos são termos que se tornaram bastante em voga e amplamente estudados nos últimos anos. E, também, telenovela. Sua audiência na televisão vem diminuindo já há alguns anos, mas nunca se falou tanto deste velho gênero nas mídias sociais. O presente trabalho descreve e analisa interações sociais em ambientes digitais, tendo como pano de fundo tramas das telenovelas na contemporaneidade, a partir do monitoramento da participação do público na plataforma Facebook. A partir da página da Rede Globo na plataforma, traçamos um perfil dos fãs, tipos de conteúdo compartilhado nas interações, e as estratégias utilizadas pela emissora para divulgar suas tramas em rede.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4381610.34117/bjdv8n2-097Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 9913-9924Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 9913-9924Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 9913-99242525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43816/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Carlos Eduardo de AlmeidaJohnson, Telma Sueli Pinto2022-03-02T14:26:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43816Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:28.058021Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Compartilhe esta emoção: Um estudo das interações sobre telenovelas brasileiras no Facebook / Share this emotion: A study of interactions about Brazilian soap operas on Facebook
title Compartilhe esta emoção: Um estudo das interações sobre telenovelas brasileiras no Facebook / Share this emotion: A study of interactions about Brazilian soap operas on Facebook
spellingShingle Compartilhe esta emoção: Um estudo das interações sobre telenovelas brasileiras no Facebook / Share this emotion: A study of interactions about Brazilian soap operas on Facebook
Nunes, Carlos Eduardo de Almeida
Comunicação
Telenovelas
Convergência
Fanpages
Interações sociais.
title_short Compartilhe esta emoção: Um estudo das interações sobre telenovelas brasileiras no Facebook / Share this emotion: A study of interactions about Brazilian soap operas on Facebook
title_full Compartilhe esta emoção: Um estudo das interações sobre telenovelas brasileiras no Facebook / Share this emotion: A study of interactions about Brazilian soap operas on Facebook
title_fullStr Compartilhe esta emoção: Um estudo das interações sobre telenovelas brasileiras no Facebook / Share this emotion: A study of interactions about Brazilian soap operas on Facebook
title_full_unstemmed Compartilhe esta emoção: Um estudo das interações sobre telenovelas brasileiras no Facebook / Share this emotion: A study of interactions about Brazilian soap operas on Facebook
title_sort Compartilhe esta emoção: Um estudo das interações sobre telenovelas brasileiras no Facebook / Share this emotion: A study of interactions about Brazilian soap operas on Facebook
author Nunes, Carlos Eduardo de Almeida
author_facet Nunes, Carlos Eduardo de Almeida
Johnson, Telma Sueli Pinto
author_role author
author2 Johnson, Telma Sueli Pinto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Carlos Eduardo de Almeida
Johnson, Telma Sueli Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Telenovelas
Convergência
Fanpages
Interações sociais.
topic Comunicação
Telenovelas
Convergência
Fanpages
Interações sociais.
description Convergência midiática, velhas e novas mídias, redes sociais. Todos são termos que se tornaram bastante em voga e amplamente estudados nos últimos anos. E, também, telenovela. Sua audiência na televisão vem diminuindo já há alguns anos, mas nunca se falou tanto deste velho gênero nas mídias sociais. O presente trabalho descreve e analisa interações sociais em ambientes digitais, tendo como pano de fundo tramas das telenovelas na contemporaneidade, a partir do monitoramento da participação do público na plataforma Facebook. A partir da página da Rede Globo na plataforma, traçamos um perfil dos fãs, tipos de conteúdo compartilhado nas interações, e as estratégias utilizadas pela emissora para divulgar suas tramas em rede.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43816
10.34117/bjdv8n2-097
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43816
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n2-097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43816/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 9913-9924
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 9913-9924
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 9913-9924
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645582367981568