Avaliação da motricidade fina, global e do equilíbrio em escolares de Água Doce, SC/ Evaluation of fine, global motor skills and balance in schoolchildren from Água Doce, SC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23106 |
Resumo: | A avaliação motora no processo de ensino-aprendizagem é a base primordial para o sucesso de cada aluno; por meio dela é possível que o profissional de Educação Física identifique quais são as principais dificuldades encontradas no desenvolvimento motor de cada indivíduo. Oportunidades baseadas no intuito de aumentar o seu acervo motor devem ser oferecidas a todo instante. Diante do pressuposto, este estudo teve como objetivo investigar o desenvolvimento da motricidade fina, global e do equilíbrio de escolares de seis e sete anos no Município de Água Doce, SC. A amostra foi composta por 50 alunos, sendo (n=22) do sexo feminino e (n=28) do sexo masculino, matriculados nos primeiros e segundos anos do ensino fundamental I. Como instrumento de avaliação foi utilizada a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), proposta por Rosa Neto (2002). Todos os alunos foram avaliados com autorização prévia da direção e professores em espaço reservado, sendo utilizada a estatística descritiva transversal e quantitativa com tabelas para a apresentação dos dados. Os resultados demonstraram que os escolares, apresentam um pequeno atraso no desenvolvimento motor; todavia, apresentam uma classificação considerada normal, com 43 (86%), sendo que, quando avaliados por sexo, os meninos se destacaram no nível Normal Médio e as meninas, no Normal Baixo. Assim, a avaliação por parte do professor é indispensável no ambiente escolar, a fim de prevenir e reduzir qualquer problema motriz nos alunos, propiciando sempre experiências significativas a todos os campos da motricidade humana. |
id |
VERACRUZ-0_21692cfb47b2763aff4b25763032ef4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23106 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da motricidade fina, global e do equilíbrio em escolares de Água Doce, SC/ Evaluation of fine, global motor skills and balance in schoolchildren from Água Doce, SCDesenvolvimento MotorEscolaresEquilíbrioMotricidade.A avaliação motora no processo de ensino-aprendizagem é a base primordial para o sucesso de cada aluno; por meio dela é possível que o profissional de Educação Física identifique quais são as principais dificuldades encontradas no desenvolvimento motor de cada indivíduo. Oportunidades baseadas no intuito de aumentar o seu acervo motor devem ser oferecidas a todo instante. Diante do pressuposto, este estudo teve como objetivo investigar o desenvolvimento da motricidade fina, global e do equilíbrio de escolares de seis e sete anos no Município de Água Doce, SC. A amostra foi composta por 50 alunos, sendo (n=22) do sexo feminino e (n=28) do sexo masculino, matriculados nos primeiros e segundos anos do ensino fundamental I. Como instrumento de avaliação foi utilizada a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), proposta por Rosa Neto (2002). Todos os alunos foram avaliados com autorização prévia da direção e professores em espaço reservado, sendo utilizada a estatística descritiva transversal e quantitativa com tabelas para a apresentação dos dados. Os resultados demonstraram que os escolares, apresentam um pequeno atraso no desenvolvimento motor; todavia, apresentam uma classificação considerada normal, com 43 (86%), sendo que, quando avaliados por sexo, os meninos se destacaram no nível Normal Médio e as meninas, no Normal Baixo. Assim, a avaliação por parte do professor é indispensável no ambiente escolar, a fim de prevenir e reduzir qualquer problema motriz nos alunos, propiciando sempre experiências significativas a todos os campos da motricidade humana.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2310610.34117/bjdv7n1-335Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 4931-4941Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 4931-4941Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 4931-49412525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23106/18560Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Isadora SilvaBaretta, ElisabethBaretta, MarlySouza, RenanAlberti, AdrianoGrigollo, Leoberto Ricardo2021-09-21T10:44:50Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23106Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:47.966895Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da motricidade fina, global e do equilíbrio em escolares de Água Doce, SC/ Evaluation of fine, global motor skills and balance in schoolchildren from Água Doce, SC |
title |
Avaliação da motricidade fina, global e do equilíbrio em escolares de Água Doce, SC/ Evaluation of fine, global motor skills and balance in schoolchildren from Água Doce, SC |
spellingShingle |
Avaliação da motricidade fina, global e do equilíbrio em escolares de Água Doce, SC/ Evaluation of fine, global motor skills and balance in schoolchildren from Água Doce, SC Santos, Isadora Silva Desenvolvimento Motor Escolares Equilíbrio Motricidade. |
title_short |
Avaliação da motricidade fina, global e do equilíbrio em escolares de Água Doce, SC/ Evaluation of fine, global motor skills and balance in schoolchildren from Água Doce, SC |
title_full |
Avaliação da motricidade fina, global e do equilíbrio em escolares de Água Doce, SC/ Evaluation of fine, global motor skills and balance in schoolchildren from Água Doce, SC |
title_fullStr |
Avaliação da motricidade fina, global e do equilíbrio em escolares de Água Doce, SC/ Evaluation of fine, global motor skills and balance in schoolchildren from Água Doce, SC |
title_full_unstemmed |
Avaliação da motricidade fina, global e do equilíbrio em escolares de Água Doce, SC/ Evaluation of fine, global motor skills and balance in schoolchildren from Água Doce, SC |
title_sort |
Avaliação da motricidade fina, global e do equilíbrio em escolares de Água Doce, SC/ Evaluation of fine, global motor skills and balance in schoolchildren from Água Doce, SC |
author |
Santos, Isadora Silva |
author_facet |
Santos, Isadora Silva Baretta, Elisabeth Baretta, Marly Souza, Renan Alberti, Adriano Grigollo, Leoberto Ricardo |
author_role |
author |
author2 |
Baretta, Elisabeth Baretta, Marly Souza, Renan Alberti, Adriano Grigollo, Leoberto Ricardo |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Isadora Silva Baretta, Elisabeth Baretta, Marly Souza, Renan Alberti, Adriano Grigollo, Leoberto Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento Motor Escolares Equilíbrio Motricidade. |
topic |
Desenvolvimento Motor Escolares Equilíbrio Motricidade. |
description |
A avaliação motora no processo de ensino-aprendizagem é a base primordial para o sucesso de cada aluno; por meio dela é possível que o profissional de Educação Física identifique quais são as principais dificuldades encontradas no desenvolvimento motor de cada indivíduo. Oportunidades baseadas no intuito de aumentar o seu acervo motor devem ser oferecidas a todo instante. Diante do pressuposto, este estudo teve como objetivo investigar o desenvolvimento da motricidade fina, global e do equilíbrio de escolares de seis e sete anos no Município de Água Doce, SC. A amostra foi composta por 50 alunos, sendo (n=22) do sexo feminino e (n=28) do sexo masculino, matriculados nos primeiros e segundos anos do ensino fundamental I. Como instrumento de avaliação foi utilizada a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), proposta por Rosa Neto (2002). Todos os alunos foram avaliados com autorização prévia da direção e professores em espaço reservado, sendo utilizada a estatística descritiva transversal e quantitativa com tabelas para a apresentação dos dados. Os resultados demonstraram que os escolares, apresentam um pequeno atraso no desenvolvimento motor; todavia, apresentam uma classificação considerada normal, com 43 (86%), sendo que, quando avaliados por sexo, os meninos se destacaram no nível Normal Médio e as meninas, no Normal Baixo. Assim, a avaliação por parte do professor é indispensável no ambiente escolar, a fim de prevenir e reduzir qualquer problema motriz nos alunos, propiciando sempre experiências significativas a todos os campos da motricidade humana. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23106 10.34117/bjdv7n1-335 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23106 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-335 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23106/18560 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 4931-4941 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 4931-4941 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 4931-4941 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645504944275456 |