Avaliação da motricidade fina, global e do equilíbrio em escolares de Água Doce, SC/ Evaluation of fine, global motor skills and balance in schoolchildren from Água Doce, SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Isadora Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Baretta, Elisabeth, Baretta, Marly, Souza, Renan, Alberti, Adriano, Grigollo, Leoberto Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23106
Resumo: A avaliação motora no processo de ensino-aprendizagem é a base primordial para o sucesso de cada aluno; por meio dela é possível que o profissional de Educação Física identifique quais são as principais dificuldades encontradas no desenvolvimento motor de cada indivíduo. Oportunidades baseadas no intuito de aumentar o seu acervo motor devem ser oferecidas a todo instante. Diante do pressuposto, este estudo teve como objetivo investigar o desenvolvimento da motricidade fina, global e do equilíbrio de escolares de seis e sete anos no Município de Água Doce, SC. A amostra foi composta por 50 alunos, sendo (n=22) do sexo feminino e (n=28) do sexo masculino, matriculados nos primeiros e segundos anos do ensino fundamental I. Como instrumento de avaliação foi utilizada a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), proposta por Rosa Neto (2002). Todos os alunos foram avaliados com autorização prévia da direção e professores em espaço reservado, sendo utilizada a estatística descritiva transversal e quantitativa com tabelas para a apresentação dos dados. Os resultados demonstraram que os escolares, apresentam um pequeno atraso no desenvolvimento motor; todavia, apresentam uma classificação considerada normal, com 43 (86%), sendo que, quando avaliados por sexo, os meninos se destacaram no nível Normal Médio e as meninas, no Normal Baixo. Assim, a avaliação por parte do professor é indispensável no ambiente escolar, a fim de prevenir e reduzir qualquer problema motriz nos alunos, propiciando sempre experiências significativas a todos os campos da motricidade humana.
id VERACRUZ-0_21692cfb47b2763aff4b25763032ef4a
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23106
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Avaliação da motricidade fina, global e do equilíbrio em escolares de Água Doce, SC/ Evaluation of fine, global motor skills and balance in schoolchildren from Água Doce, SCDesenvolvimento MotorEscolaresEquilíbrioMotricidade.A avaliação motora no processo de ensino-aprendizagem é a base primordial para o sucesso de cada aluno; por meio dela é possível que o profissional de Educação Física identifique quais são as principais dificuldades encontradas no desenvolvimento motor de cada indivíduo. Oportunidades baseadas no intuito de aumentar o seu acervo motor devem ser oferecidas a todo instante. Diante do pressuposto, este estudo teve como objetivo investigar o desenvolvimento da motricidade fina, global e do equilíbrio de escolares de seis e sete anos no Município de Água Doce, SC. A amostra foi composta por 50 alunos, sendo (n=22) do sexo feminino e (n=28) do sexo masculino, matriculados nos primeiros e segundos anos do ensino fundamental I. Como instrumento de avaliação foi utilizada a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), proposta por Rosa Neto (2002). Todos os alunos foram avaliados com autorização prévia da direção e professores em espaço reservado, sendo utilizada a estatística descritiva transversal e quantitativa com tabelas para a apresentação dos dados. Os resultados demonstraram que os escolares, apresentam um pequeno atraso no desenvolvimento motor; todavia, apresentam uma classificação considerada normal, com 43 (86%), sendo que, quando avaliados por sexo, os meninos se destacaram no nível Normal Médio e as meninas, no Normal Baixo. Assim, a avaliação por parte do professor é indispensável no ambiente escolar, a fim de prevenir e reduzir qualquer problema motriz nos alunos, propiciando sempre experiências significativas a todos os campos da motricidade humana.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2310610.34117/bjdv7n1-335Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 4931-4941Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 4931-4941Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 4931-49412525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23106/18560Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Isadora SilvaBaretta, ElisabethBaretta, MarlySouza, RenanAlberti, AdrianoGrigollo, Leoberto Ricardo2021-09-21T10:44:50Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23106Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:47.966895Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da motricidade fina, global e do equilíbrio em escolares de Água Doce, SC/ Evaluation of fine, global motor skills and balance in schoolchildren from Água Doce, SC
title Avaliação da motricidade fina, global e do equilíbrio em escolares de Água Doce, SC/ Evaluation of fine, global motor skills and balance in schoolchildren from Água Doce, SC
spellingShingle Avaliação da motricidade fina, global e do equilíbrio em escolares de Água Doce, SC/ Evaluation of fine, global motor skills and balance in schoolchildren from Água Doce, SC
Santos, Isadora Silva
Desenvolvimento Motor
Escolares
Equilíbrio
Motricidade.
title_short Avaliação da motricidade fina, global e do equilíbrio em escolares de Água Doce, SC/ Evaluation of fine, global motor skills and balance in schoolchildren from Água Doce, SC
title_full Avaliação da motricidade fina, global e do equilíbrio em escolares de Água Doce, SC/ Evaluation of fine, global motor skills and balance in schoolchildren from Água Doce, SC
title_fullStr Avaliação da motricidade fina, global e do equilíbrio em escolares de Água Doce, SC/ Evaluation of fine, global motor skills and balance in schoolchildren from Água Doce, SC
title_full_unstemmed Avaliação da motricidade fina, global e do equilíbrio em escolares de Água Doce, SC/ Evaluation of fine, global motor skills and balance in schoolchildren from Água Doce, SC
title_sort Avaliação da motricidade fina, global e do equilíbrio em escolares de Água Doce, SC/ Evaluation of fine, global motor skills and balance in schoolchildren from Água Doce, SC
author Santos, Isadora Silva
author_facet Santos, Isadora Silva
Baretta, Elisabeth
Baretta, Marly
Souza, Renan
Alberti, Adriano
Grigollo, Leoberto Ricardo
author_role author
author2 Baretta, Elisabeth
Baretta, Marly
Souza, Renan
Alberti, Adriano
Grigollo, Leoberto Ricardo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Isadora Silva
Baretta, Elisabeth
Baretta, Marly
Souza, Renan
Alberti, Adriano
Grigollo, Leoberto Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento Motor
Escolares
Equilíbrio
Motricidade.
topic Desenvolvimento Motor
Escolares
Equilíbrio
Motricidade.
description A avaliação motora no processo de ensino-aprendizagem é a base primordial para o sucesso de cada aluno; por meio dela é possível que o profissional de Educação Física identifique quais são as principais dificuldades encontradas no desenvolvimento motor de cada indivíduo. Oportunidades baseadas no intuito de aumentar o seu acervo motor devem ser oferecidas a todo instante. Diante do pressuposto, este estudo teve como objetivo investigar o desenvolvimento da motricidade fina, global e do equilíbrio de escolares de seis e sete anos no Município de Água Doce, SC. A amostra foi composta por 50 alunos, sendo (n=22) do sexo feminino e (n=28) do sexo masculino, matriculados nos primeiros e segundos anos do ensino fundamental I. Como instrumento de avaliação foi utilizada a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), proposta por Rosa Neto (2002). Todos os alunos foram avaliados com autorização prévia da direção e professores em espaço reservado, sendo utilizada a estatística descritiva transversal e quantitativa com tabelas para a apresentação dos dados. Os resultados demonstraram que os escolares, apresentam um pequeno atraso no desenvolvimento motor; todavia, apresentam uma classificação considerada normal, com 43 (86%), sendo que, quando avaliados por sexo, os meninos se destacaram no nível Normal Médio e as meninas, no Normal Baixo. Assim, a avaliação por parte do professor é indispensável no ambiente escolar, a fim de prevenir e reduzir qualquer problema motriz nos alunos, propiciando sempre experiências significativas a todos os campos da motricidade humana.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23106
10.34117/bjdv7n1-335
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23106
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n1-335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23106/18560
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 4931-4941
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 4931-4941
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 4931-4941
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645504944275456