Contribuições da monitoria acadêmica no processo de formação do enfermeiro: um relato de experiência: Contributions of academic monitoring in the nurse training process: an experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedrosa, Emily Emanuele da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Leonardo Carvalho da, Aguiar, Viviane Ferraz Ferreira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51955
Resumo: Introdução: As Instituições de Ensino Superior devem oferecer estratégias de ensino, pesquisa e extensão, visto que, a associação dessas atividades fortalecem o conhecimento científico do discente e o aproxima de sua prática profissional. A monitoria acadêmica é uma forma de metodologia ativa que se configura como uma estratégia de extensão, sendo regida pela lei federal 5540/68, a qual foi reiterada novamente pela lei n° 9.394/1996. Dessa forma, o objetivo desse estudo é relatar a experiência das contribuições da monitoria acadêmica no processo de ensino aprendizagem durante a graduação de enfermagem, pela percepção dos alunos-monitores. Metodologia: Esse estudo concerne em um relato de experiência, de caráter descritivo realizado a partir das vivências como monitores da disciplina de Fundamentos de Enfermagem e da coordenadora do programa de monitoria do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará – UFPA. Resultados: As práticas docentes de monitoria é uma atividade que vai muito além de uma metodologia ativa de ensino, as contribuições dessa estratégia de extensão ressignificaram as concepções a respeito da graduação de enfermagem. Conclusão: A monitoria permitiu que todos os sujeitos envolvidos fossem beneficiados, alunos, professores e monitores, resultando na formação profissional de enfermeiros mais preparados e qualificados ao atuarem nos serviços de saúde, bem como proporciona a constituição de um currículo diferenciado ao aluno-monitor.
id VERACRUZ-0_23888bc5959750e7bdecf92a7a10b569
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51955
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Contribuições da monitoria acadêmica no processo de formação do enfermeiro: um relato de experiência: Contributions of academic monitoring in the nurse training process: an experience reportenfermagemmonitoriaensinoIntrodução: As Instituições de Ensino Superior devem oferecer estratégias de ensino, pesquisa e extensão, visto que, a associação dessas atividades fortalecem o conhecimento científico do discente e o aproxima de sua prática profissional. A monitoria acadêmica é uma forma de metodologia ativa que se configura como uma estratégia de extensão, sendo regida pela lei federal 5540/68, a qual foi reiterada novamente pela lei n° 9.394/1996. Dessa forma, o objetivo desse estudo é relatar a experiência das contribuições da monitoria acadêmica no processo de ensino aprendizagem durante a graduação de enfermagem, pela percepção dos alunos-monitores. Metodologia: Esse estudo concerne em um relato de experiência, de caráter descritivo realizado a partir das vivências como monitores da disciplina de Fundamentos de Enfermagem e da coordenadora do programa de monitoria do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará – UFPA. Resultados: As práticas docentes de monitoria é uma atividade que vai muito além de uma metodologia ativa de ensino, as contribuições dessa estratégia de extensão ressignificaram as concepções a respeito da graduação de enfermagem. Conclusão: A monitoria permitiu que todos os sujeitos envolvidos fossem beneficiados, alunos, professores e monitores, resultando na formação profissional de enfermeiros mais preparados e qualificados ao atuarem nos serviços de saúde, bem como proporciona a constituição de um currículo diferenciado ao aluno-monitor.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5195510.34117/bjdv8n9-109Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 62082-62089Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 62082-62089Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 62082-620892525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51955/38912Copyright (c) 2022 Emily Emanuele da Silva Pedrosa, Leonardo Carvalho da Silva, Viviane Ferraz Ferreira de Aguiarinfo:eu-repo/semantics/openAccessPedrosa, Emily Emanuele da SilvaSilva, Leonardo Carvalho daAguiar, Viviane Ferraz Ferreira de2022-09-10T16:09:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51955Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:39.419329Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da monitoria acadêmica no processo de formação do enfermeiro: um relato de experiência: Contributions of academic monitoring in the nurse training process: an experience report
title Contribuições da monitoria acadêmica no processo de formação do enfermeiro: um relato de experiência: Contributions of academic monitoring in the nurse training process: an experience report
spellingShingle Contribuições da monitoria acadêmica no processo de formação do enfermeiro: um relato de experiência: Contributions of academic monitoring in the nurse training process: an experience report
Pedrosa, Emily Emanuele da Silva
enfermagem
monitoria
ensino
title_short Contribuições da monitoria acadêmica no processo de formação do enfermeiro: um relato de experiência: Contributions of academic monitoring in the nurse training process: an experience report
title_full Contribuições da monitoria acadêmica no processo de formação do enfermeiro: um relato de experiência: Contributions of academic monitoring in the nurse training process: an experience report
title_fullStr Contribuições da monitoria acadêmica no processo de formação do enfermeiro: um relato de experiência: Contributions of academic monitoring in the nurse training process: an experience report
title_full_unstemmed Contribuições da monitoria acadêmica no processo de formação do enfermeiro: um relato de experiência: Contributions of academic monitoring in the nurse training process: an experience report
title_sort Contribuições da monitoria acadêmica no processo de formação do enfermeiro: um relato de experiência: Contributions of academic monitoring in the nurse training process: an experience report
author Pedrosa, Emily Emanuele da Silva
author_facet Pedrosa, Emily Emanuele da Silva
Silva, Leonardo Carvalho da
Aguiar, Viviane Ferraz Ferreira de
author_role author
author2 Silva, Leonardo Carvalho da
Aguiar, Viviane Ferraz Ferreira de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedrosa, Emily Emanuele da Silva
Silva, Leonardo Carvalho da
Aguiar, Viviane Ferraz Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv enfermagem
monitoria
ensino
topic enfermagem
monitoria
ensino
description Introdução: As Instituições de Ensino Superior devem oferecer estratégias de ensino, pesquisa e extensão, visto que, a associação dessas atividades fortalecem o conhecimento científico do discente e o aproxima de sua prática profissional. A monitoria acadêmica é uma forma de metodologia ativa que se configura como uma estratégia de extensão, sendo regida pela lei federal 5540/68, a qual foi reiterada novamente pela lei n° 9.394/1996. Dessa forma, o objetivo desse estudo é relatar a experiência das contribuições da monitoria acadêmica no processo de ensino aprendizagem durante a graduação de enfermagem, pela percepção dos alunos-monitores. Metodologia: Esse estudo concerne em um relato de experiência, de caráter descritivo realizado a partir das vivências como monitores da disciplina de Fundamentos de Enfermagem e da coordenadora do programa de monitoria do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará – UFPA. Resultados: As práticas docentes de monitoria é uma atividade que vai muito além de uma metodologia ativa de ensino, as contribuições dessa estratégia de extensão ressignificaram as concepções a respeito da graduação de enfermagem. Conclusão: A monitoria permitiu que todos os sujeitos envolvidos fossem beneficiados, alunos, professores e monitores, resultando na formação profissional de enfermeiros mais preparados e qualificados ao atuarem nos serviços de saúde, bem como proporciona a constituição de um currículo diferenciado ao aluno-monitor.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51955
10.34117/bjdv8n9-109
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51955
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n9-109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51955/38912
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 62082-62089
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 62082-62089
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 62082-62089
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645611290853376