Contribuições da monitoria acadêmica no processo de formação do enfermeiro: um relato de experiência: Contributions of academic monitoring in the nurse training process: an experience report
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51955 |
Resumo: | Introdução: As Instituições de Ensino Superior devem oferecer estratégias de ensino, pesquisa e extensão, visto que, a associação dessas atividades fortalecem o conhecimento científico do discente e o aproxima de sua prática profissional. A monitoria acadêmica é uma forma de metodologia ativa que se configura como uma estratégia de extensão, sendo regida pela lei federal 5540/68, a qual foi reiterada novamente pela lei n° 9.394/1996. Dessa forma, o objetivo desse estudo é relatar a experiência das contribuições da monitoria acadêmica no processo de ensino aprendizagem durante a graduação de enfermagem, pela percepção dos alunos-monitores. Metodologia: Esse estudo concerne em um relato de experiência, de caráter descritivo realizado a partir das vivências como monitores da disciplina de Fundamentos de Enfermagem e da coordenadora do programa de monitoria do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará – UFPA. Resultados: As práticas docentes de monitoria é uma atividade que vai muito além de uma metodologia ativa de ensino, as contribuições dessa estratégia de extensão ressignificaram as concepções a respeito da graduação de enfermagem. Conclusão: A monitoria permitiu que todos os sujeitos envolvidos fossem beneficiados, alunos, professores e monitores, resultando na formação profissional de enfermeiros mais preparados e qualificados ao atuarem nos serviços de saúde, bem como proporciona a constituição de um currículo diferenciado ao aluno-monitor. |
id |
VERACRUZ-0_23888bc5959750e7bdecf92a7a10b569 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51955 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições da monitoria acadêmica no processo de formação do enfermeiro: um relato de experiência: Contributions of academic monitoring in the nurse training process: an experience reportenfermagemmonitoriaensinoIntrodução: As Instituições de Ensino Superior devem oferecer estratégias de ensino, pesquisa e extensão, visto que, a associação dessas atividades fortalecem o conhecimento científico do discente e o aproxima de sua prática profissional. A monitoria acadêmica é uma forma de metodologia ativa que se configura como uma estratégia de extensão, sendo regida pela lei federal 5540/68, a qual foi reiterada novamente pela lei n° 9.394/1996. Dessa forma, o objetivo desse estudo é relatar a experiência das contribuições da monitoria acadêmica no processo de ensino aprendizagem durante a graduação de enfermagem, pela percepção dos alunos-monitores. Metodologia: Esse estudo concerne em um relato de experiência, de caráter descritivo realizado a partir das vivências como monitores da disciplina de Fundamentos de Enfermagem e da coordenadora do programa de monitoria do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará – UFPA. Resultados: As práticas docentes de monitoria é uma atividade que vai muito além de uma metodologia ativa de ensino, as contribuições dessa estratégia de extensão ressignificaram as concepções a respeito da graduação de enfermagem. Conclusão: A monitoria permitiu que todos os sujeitos envolvidos fossem beneficiados, alunos, professores e monitores, resultando na formação profissional de enfermeiros mais preparados e qualificados ao atuarem nos serviços de saúde, bem como proporciona a constituição de um currículo diferenciado ao aluno-monitor.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5195510.34117/bjdv8n9-109Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 62082-62089Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 62082-62089Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 62082-620892525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51955/38912Copyright (c) 2022 Emily Emanuele da Silva Pedrosa, Leonardo Carvalho da Silva, Viviane Ferraz Ferreira de Aguiarinfo:eu-repo/semantics/openAccessPedrosa, Emily Emanuele da SilvaSilva, Leonardo Carvalho daAguiar, Viviane Ferraz Ferreira de2022-09-10T16:09:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51955Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:39.419329Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da monitoria acadêmica no processo de formação do enfermeiro: um relato de experiência: Contributions of academic monitoring in the nurse training process: an experience report |
title |
Contribuições da monitoria acadêmica no processo de formação do enfermeiro: um relato de experiência: Contributions of academic monitoring in the nurse training process: an experience report |
spellingShingle |
Contribuições da monitoria acadêmica no processo de formação do enfermeiro: um relato de experiência: Contributions of academic monitoring in the nurse training process: an experience report Pedrosa, Emily Emanuele da Silva enfermagem monitoria ensino |
title_short |
Contribuições da monitoria acadêmica no processo de formação do enfermeiro: um relato de experiência: Contributions of academic monitoring in the nurse training process: an experience report |
title_full |
Contribuições da monitoria acadêmica no processo de formação do enfermeiro: um relato de experiência: Contributions of academic monitoring in the nurse training process: an experience report |
title_fullStr |
Contribuições da monitoria acadêmica no processo de formação do enfermeiro: um relato de experiência: Contributions of academic monitoring in the nurse training process: an experience report |
title_full_unstemmed |
Contribuições da monitoria acadêmica no processo de formação do enfermeiro: um relato de experiência: Contributions of academic monitoring in the nurse training process: an experience report |
title_sort |
Contribuições da monitoria acadêmica no processo de formação do enfermeiro: um relato de experiência: Contributions of academic monitoring in the nurse training process: an experience report |
author |
Pedrosa, Emily Emanuele da Silva |
author_facet |
Pedrosa, Emily Emanuele da Silva Silva, Leonardo Carvalho da Aguiar, Viviane Ferraz Ferreira de |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Leonardo Carvalho da Aguiar, Viviane Ferraz Ferreira de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedrosa, Emily Emanuele da Silva Silva, Leonardo Carvalho da Aguiar, Viviane Ferraz Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
enfermagem monitoria ensino |
topic |
enfermagem monitoria ensino |
description |
Introdução: As Instituições de Ensino Superior devem oferecer estratégias de ensino, pesquisa e extensão, visto que, a associação dessas atividades fortalecem o conhecimento científico do discente e o aproxima de sua prática profissional. A monitoria acadêmica é uma forma de metodologia ativa que se configura como uma estratégia de extensão, sendo regida pela lei federal 5540/68, a qual foi reiterada novamente pela lei n° 9.394/1996. Dessa forma, o objetivo desse estudo é relatar a experiência das contribuições da monitoria acadêmica no processo de ensino aprendizagem durante a graduação de enfermagem, pela percepção dos alunos-monitores. Metodologia: Esse estudo concerne em um relato de experiência, de caráter descritivo realizado a partir das vivências como monitores da disciplina de Fundamentos de Enfermagem e da coordenadora do programa de monitoria do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará – UFPA. Resultados: As práticas docentes de monitoria é uma atividade que vai muito além de uma metodologia ativa de ensino, as contribuições dessa estratégia de extensão ressignificaram as concepções a respeito da graduação de enfermagem. Conclusão: A monitoria permitiu que todos os sujeitos envolvidos fossem beneficiados, alunos, professores e monitores, resultando na formação profissional de enfermeiros mais preparados e qualificados ao atuarem nos serviços de saúde, bem como proporciona a constituição de um currículo diferenciado ao aluno-monitor. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51955 10.34117/bjdv8n9-109 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51955 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n9-109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51955/38912 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 62082-62089 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 62082-62089 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 62082-62089 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645611290853376 |