A importância do programa de monitoria: contribuição para formação acadêmica / The importance of the monitoring program: contribution to academic training

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fernanda dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gonzaga, Jozilma de Medeiros, Lisboa, Maria Goretti da Cunha, Laurentino, Dóris Nóbrega de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35481
Resumo: O objetivo desse estudo foi relatar a experiência vivenciada na monitoria do componente curricular de Avaliação em Educação Física do curso de Licenciatura em Educação Física – UEPB; e a importância da participação do aluno na atividade de monitoria para sua formação acadêmica. Apresenta caráter descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência do aluno monitor no componente curricular Avaliação em Educação Física, sob orientação da professora do componente curricular. A experiência ocorreu na UEPB, no município de Campina Grande - PB, no período letivo 2018.1. Foi realizada observação participante, que consiste na participação direta e real do conhecimento. A monitoria possibilita ao aluno uma maior integração com estudantes e com a prática docente. Para aqueles que desejam exercer a prática docente, é através dessa atividade que podem ter a primeira experiência com o ensino. Ela exerce um papel muito além do que auxiliar o professor em sala de aula e de atividade extracurricular. Proporciona ao acadêmico      a experiência do exercício da docência na universidade, ou seja, como é lidar com turmas realmente na prática, além de sanar dúvidas e equívocos comuns do próprio componente. Nesta perspectiva, a monitoria intensifica e contribui para a prática didático-pedagógica e colabora de forma direta com a aprendizagem dos alunos incluindo o aluno monitor, cooperando com a troca de experiências e tornando o conhecimento mais proveitoso.  
id VERACRUZ-0_547e2977eeefb4993d9fb7e19a1e3701
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35481
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A importância do programa de monitoria: contribuição para formação acadêmica / The importance of the monitoring program: contribution to academic trainingMonitoriaFormação acadêmicaEnsino.O objetivo desse estudo foi relatar a experiência vivenciada na monitoria do componente curricular de Avaliação em Educação Física do curso de Licenciatura em Educação Física – UEPB; e a importância da participação do aluno na atividade de monitoria para sua formação acadêmica. Apresenta caráter descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência do aluno monitor no componente curricular Avaliação em Educação Física, sob orientação da professora do componente curricular. A experiência ocorreu na UEPB, no município de Campina Grande - PB, no período letivo 2018.1. Foi realizada observação participante, que consiste na participação direta e real do conhecimento. A monitoria possibilita ao aluno uma maior integração com estudantes e com a prática docente. Para aqueles que desejam exercer a prática docente, é através dessa atividade que podem ter a primeira experiência com o ensino. Ela exerce um papel muito além do que auxiliar o professor em sala de aula e de atividade extracurricular. Proporciona ao acadêmico      a experiência do exercício da docência na universidade, ou seja, como é lidar com turmas realmente na prática, além de sanar dúvidas e equívocos comuns do próprio componente. Nesta perspectiva, a monitoria intensifica e contribui para a prática didático-pedagógica e colabora de forma direta com a aprendizagem dos alunos incluindo o aluno monitor, cooperando com a troca de experiências e tornando o conhecimento mais proveitoso.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3548110.34117/bjdv7n9-066Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 87259-87266Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 87259-87266Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 87259-872662525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35481/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Fernanda dosGonzaga, Jozilma de MedeirosLisboa, Maria Goretti da CunhaLaurentino, Dóris Nóbrega de Andrade2022-06-02T12:31:08Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35481Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:30.808767Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do programa de monitoria: contribuição para formação acadêmica / The importance of the monitoring program: contribution to academic training
title A importância do programa de monitoria: contribuição para formação acadêmica / The importance of the monitoring program: contribution to academic training
spellingShingle A importância do programa de monitoria: contribuição para formação acadêmica / The importance of the monitoring program: contribution to academic training
Santos, Fernanda dos
Monitoria
Formação acadêmica
Ensino.
title_short A importância do programa de monitoria: contribuição para formação acadêmica / The importance of the monitoring program: contribution to academic training
title_full A importância do programa de monitoria: contribuição para formação acadêmica / The importance of the monitoring program: contribution to academic training
title_fullStr A importância do programa de monitoria: contribuição para formação acadêmica / The importance of the monitoring program: contribution to academic training
title_full_unstemmed A importância do programa de monitoria: contribuição para formação acadêmica / The importance of the monitoring program: contribution to academic training
title_sort A importância do programa de monitoria: contribuição para formação acadêmica / The importance of the monitoring program: contribution to academic training
author Santos, Fernanda dos
author_facet Santos, Fernanda dos
Gonzaga, Jozilma de Medeiros
Lisboa, Maria Goretti da Cunha
Laurentino, Dóris Nóbrega de Andrade
author_role author
author2 Gonzaga, Jozilma de Medeiros
Lisboa, Maria Goretti da Cunha
Laurentino, Dóris Nóbrega de Andrade
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Fernanda dos
Gonzaga, Jozilma de Medeiros
Lisboa, Maria Goretti da Cunha
Laurentino, Dóris Nóbrega de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Monitoria
Formação acadêmica
Ensino.
topic Monitoria
Formação acadêmica
Ensino.
description O objetivo desse estudo foi relatar a experiência vivenciada na monitoria do componente curricular de Avaliação em Educação Física do curso de Licenciatura em Educação Física – UEPB; e a importância da participação do aluno na atividade de monitoria para sua formação acadêmica. Apresenta caráter descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência do aluno monitor no componente curricular Avaliação em Educação Física, sob orientação da professora do componente curricular. A experiência ocorreu na UEPB, no município de Campina Grande - PB, no período letivo 2018.1. Foi realizada observação participante, que consiste na participação direta e real do conhecimento. A monitoria possibilita ao aluno uma maior integração com estudantes e com a prática docente. Para aqueles que desejam exercer a prática docente, é através dessa atividade que podem ter a primeira experiência com o ensino. Ela exerce um papel muito além do que auxiliar o professor em sala de aula e de atividade extracurricular. Proporciona ao acadêmico      a experiência do exercício da docência na universidade, ou seja, como é lidar com turmas realmente na prática, além de sanar dúvidas e equívocos comuns do próprio componente. Nesta perspectiva, a monitoria intensifica e contribui para a prática didático-pedagógica e colabora de forma direta com a aprendizagem dos alunos incluindo o aluno monitor, cooperando com a troca de experiências e tornando o conhecimento mais proveitoso.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35481
10.34117/bjdv7n9-066
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35481
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n9-066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35481/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 87259-87266
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 87259-87266
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 87259-87266
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645555948060672