A importância do programa de monitoria: contribuição para formação acadêmica / The importance of the monitoring program: contribution to academic training
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35481 |
Resumo: | O objetivo desse estudo foi relatar a experiência vivenciada na monitoria do componente curricular de Avaliação em Educação Física do curso de Licenciatura em Educação Física – UEPB; e a importância da participação do aluno na atividade de monitoria para sua formação acadêmica. Apresenta caráter descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência do aluno monitor no componente curricular Avaliação em Educação Física, sob orientação da professora do componente curricular. A experiência ocorreu na UEPB, no município de Campina Grande - PB, no período letivo 2018.1. Foi realizada observação participante, que consiste na participação direta e real do conhecimento. A monitoria possibilita ao aluno uma maior integração com estudantes e com a prática docente. Para aqueles que desejam exercer a prática docente, é através dessa atividade que podem ter a primeira experiência com o ensino. Ela exerce um papel muito além do que auxiliar o professor em sala de aula e de atividade extracurricular. Proporciona ao acadêmico a experiência do exercício da docência na universidade, ou seja, como é lidar com turmas realmente na prática, além de sanar dúvidas e equívocos comuns do próprio componente. Nesta perspectiva, a monitoria intensifica e contribui para a prática didático-pedagógica e colabora de forma direta com a aprendizagem dos alunos incluindo o aluno monitor, cooperando com a troca de experiências e tornando o conhecimento mais proveitoso. |
id |
VERACRUZ-0_547e2977eeefb4993d9fb7e19a1e3701 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35481 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância do programa de monitoria: contribuição para formação acadêmica / The importance of the monitoring program: contribution to academic trainingMonitoriaFormação acadêmicaEnsino.O objetivo desse estudo foi relatar a experiência vivenciada na monitoria do componente curricular de Avaliação em Educação Física do curso de Licenciatura em Educação Física – UEPB; e a importância da participação do aluno na atividade de monitoria para sua formação acadêmica. Apresenta caráter descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência do aluno monitor no componente curricular Avaliação em Educação Física, sob orientação da professora do componente curricular. A experiência ocorreu na UEPB, no município de Campina Grande - PB, no período letivo 2018.1. Foi realizada observação participante, que consiste na participação direta e real do conhecimento. A monitoria possibilita ao aluno uma maior integração com estudantes e com a prática docente. Para aqueles que desejam exercer a prática docente, é através dessa atividade que podem ter a primeira experiência com o ensino. Ela exerce um papel muito além do que auxiliar o professor em sala de aula e de atividade extracurricular. Proporciona ao acadêmico a experiência do exercício da docência na universidade, ou seja, como é lidar com turmas realmente na prática, além de sanar dúvidas e equívocos comuns do próprio componente. Nesta perspectiva, a monitoria intensifica e contribui para a prática didático-pedagógica e colabora de forma direta com a aprendizagem dos alunos incluindo o aluno monitor, cooperando com a troca de experiências e tornando o conhecimento mais proveitoso. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3548110.34117/bjdv7n9-066Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 87259-87266Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 87259-87266Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 87259-872662525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35481/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Fernanda dosGonzaga, Jozilma de MedeirosLisboa, Maria Goretti da CunhaLaurentino, Dóris Nóbrega de Andrade2022-06-02T12:31:08Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35481Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:30.808767Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do programa de monitoria: contribuição para formação acadêmica / The importance of the monitoring program: contribution to academic training |
title |
A importância do programa de monitoria: contribuição para formação acadêmica / The importance of the monitoring program: contribution to academic training |
spellingShingle |
A importância do programa de monitoria: contribuição para formação acadêmica / The importance of the monitoring program: contribution to academic training Santos, Fernanda dos Monitoria Formação acadêmica Ensino. |
title_short |
A importância do programa de monitoria: contribuição para formação acadêmica / The importance of the monitoring program: contribution to academic training |
title_full |
A importância do programa de monitoria: contribuição para formação acadêmica / The importance of the monitoring program: contribution to academic training |
title_fullStr |
A importância do programa de monitoria: contribuição para formação acadêmica / The importance of the monitoring program: contribution to academic training |
title_full_unstemmed |
A importância do programa de monitoria: contribuição para formação acadêmica / The importance of the monitoring program: contribution to academic training |
title_sort |
A importância do programa de monitoria: contribuição para formação acadêmica / The importance of the monitoring program: contribution to academic training |
author |
Santos, Fernanda dos |
author_facet |
Santos, Fernanda dos Gonzaga, Jozilma de Medeiros Lisboa, Maria Goretti da Cunha Laurentino, Dóris Nóbrega de Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Gonzaga, Jozilma de Medeiros Lisboa, Maria Goretti da Cunha Laurentino, Dóris Nóbrega de Andrade |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Fernanda dos Gonzaga, Jozilma de Medeiros Lisboa, Maria Goretti da Cunha Laurentino, Dóris Nóbrega de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Monitoria Formação acadêmica Ensino. |
topic |
Monitoria Formação acadêmica Ensino. |
description |
O objetivo desse estudo foi relatar a experiência vivenciada na monitoria do componente curricular de Avaliação em Educação Física do curso de Licenciatura em Educação Física – UEPB; e a importância da participação do aluno na atividade de monitoria para sua formação acadêmica. Apresenta caráter descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência do aluno monitor no componente curricular Avaliação em Educação Física, sob orientação da professora do componente curricular. A experiência ocorreu na UEPB, no município de Campina Grande - PB, no período letivo 2018.1. Foi realizada observação participante, que consiste na participação direta e real do conhecimento. A monitoria possibilita ao aluno uma maior integração com estudantes e com a prática docente. Para aqueles que desejam exercer a prática docente, é através dessa atividade que podem ter a primeira experiência com o ensino. Ela exerce um papel muito além do que auxiliar o professor em sala de aula e de atividade extracurricular. Proporciona ao acadêmico a experiência do exercício da docência na universidade, ou seja, como é lidar com turmas realmente na prática, além de sanar dúvidas e equívocos comuns do próprio componente. Nesta perspectiva, a monitoria intensifica e contribui para a prática didático-pedagógica e colabora de forma direta com a aprendizagem dos alunos incluindo o aluno monitor, cooperando com a troca de experiências e tornando o conhecimento mais proveitoso. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35481 10.34117/bjdv7n9-066 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35481 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n9-066 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35481/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 87259-87266 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 87259-87266 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 87259-87266 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645555948060672 |