O ensino de estatística usando projetos de investigação em um curso de licenciatura em matemática/ Teaching statistics using research projects in a mathematics license course

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Maildson Araújo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Marcelo Castanheira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30282
Resumo: O presente artigo relata uma experiência, usando o método de investigação, vivenciada por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Estudo Superior da Universidade do Estado do Amazonas em Parintins (CESP/UEA), na disciplina de Probabilidade e Estatística. Considera-se o presente trabalho como método de investigação considerado um recurso metodológico para o ensino-aprendizagem da disciplina Estatística para estes alunos. Após vasta leitura de autores que defendem este método de ensino, deu-se início a atividade e para que fossem desenvolvidas dividiu-se a turma em cinco grupos. O tema que alicerçou a investigação foi “Probabilidade e Estatística que interessa a alunos da educação básica no seu dia a dia”. A investigação gerou a elaboração de atividades e relatos escritos, os quais os acadêmicos socializaram as informações. Proporcionou-se com este trabalho a verificação na prática do que está registrado nas literaturas: torna-se necessário pensar num ensino-aprendizagem de Estatística baseado na investigação e nas atividades práticas do cotidiano acadêmico na vida dos futuros professores, objetivando a interpretação dos dados, ensinar estatística utilizando projetos; implementando estratégias para trabalho em grupos.
id VERACRUZ-0_23f1272541b6d3cce35b845c8bbf0129
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30282
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O ensino de estatística usando projetos de investigação em um curso de licenciatura em matemática/ Teaching statistics using research projects in a mathematics license courseEnsino-aprendizagem de EstatísticaMétodo de InvestigaçãoLicenciatura em Matemática.O presente artigo relata uma experiência, usando o método de investigação, vivenciada por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Estudo Superior da Universidade do Estado do Amazonas em Parintins (CESP/UEA), na disciplina de Probabilidade e Estatística. Considera-se o presente trabalho como método de investigação considerado um recurso metodológico para o ensino-aprendizagem da disciplina Estatística para estes alunos. Após vasta leitura de autores que defendem este método de ensino, deu-se início a atividade e para que fossem desenvolvidas dividiu-se a turma em cinco grupos. O tema que alicerçou a investigação foi “Probabilidade e Estatística que interessa a alunos da educação básica no seu dia a dia”. A investigação gerou a elaboração de atividades e relatos escritos, os quais os acadêmicos socializaram as informações. Proporcionou-se com este trabalho a verificação na prática do que está registrado nas literaturas: torna-se necessário pensar num ensino-aprendizagem de Estatística baseado na investigação e nas atividades práticas do cotidiano acadêmico na vida dos futuros professores, objetivando a interpretação dos dados, ensinar estatística utilizando projetos; implementando estratégias para trabalho em grupos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3028210.34117/bjdv.v7i5.30282Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 51703-51715Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 51703-51715Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 51703-517152525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30282/23817Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Maildson AraújoSilva, Marcelo Castanheira da2022-02-25T21:45:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30282Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:05.043888Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de estatística usando projetos de investigação em um curso de licenciatura em matemática/ Teaching statistics using research projects in a mathematics license course
title O ensino de estatística usando projetos de investigação em um curso de licenciatura em matemática/ Teaching statistics using research projects in a mathematics license course
spellingShingle O ensino de estatística usando projetos de investigação em um curso de licenciatura em matemática/ Teaching statistics using research projects in a mathematics license course
Fonseca, Maildson Araújo
Ensino-aprendizagem de Estatística
Método de Investigação
Licenciatura em Matemática.
title_short O ensino de estatística usando projetos de investigação em um curso de licenciatura em matemática/ Teaching statistics using research projects in a mathematics license course
title_full O ensino de estatística usando projetos de investigação em um curso de licenciatura em matemática/ Teaching statistics using research projects in a mathematics license course
title_fullStr O ensino de estatística usando projetos de investigação em um curso de licenciatura em matemática/ Teaching statistics using research projects in a mathematics license course
title_full_unstemmed O ensino de estatística usando projetos de investigação em um curso de licenciatura em matemática/ Teaching statistics using research projects in a mathematics license course
title_sort O ensino de estatística usando projetos de investigação em um curso de licenciatura em matemática/ Teaching statistics using research projects in a mathematics license course
author Fonseca, Maildson Araújo
author_facet Fonseca, Maildson Araújo
Silva, Marcelo Castanheira da
author_role author
author2 Silva, Marcelo Castanheira da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Maildson Araújo
Silva, Marcelo Castanheira da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem de Estatística
Método de Investigação
Licenciatura em Matemática.
topic Ensino-aprendizagem de Estatística
Método de Investigação
Licenciatura em Matemática.
description O presente artigo relata uma experiência, usando o método de investigação, vivenciada por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Estudo Superior da Universidade do Estado do Amazonas em Parintins (CESP/UEA), na disciplina de Probabilidade e Estatística. Considera-se o presente trabalho como método de investigação considerado um recurso metodológico para o ensino-aprendizagem da disciplina Estatística para estes alunos. Após vasta leitura de autores que defendem este método de ensino, deu-se início a atividade e para que fossem desenvolvidas dividiu-se a turma em cinco grupos. O tema que alicerçou a investigação foi “Probabilidade e Estatística que interessa a alunos da educação básica no seu dia a dia”. A investigação gerou a elaboração de atividades e relatos escritos, os quais os acadêmicos socializaram as informações. Proporcionou-se com este trabalho a verificação na prática do que está registrado nas literaturas: torna-se necessário pensar num ensino-aprendizagem de Estatística baseado na investigação e nas atividades práticas do cotidiano acadêmico na vida dos futuros professores, objetivando a interpretação dos dados, ensinar estatística utilizando projetos; implementando estratégias para trabalho em grupos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30282
10.34117/bjdv.v7i5.30282
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30282
identifier_str_mv 10.34117/bjdv.v7i5.30282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30282/23817
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 51703-51715
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 51703-51715
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 51703-51715
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i5
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645534128242688