O ensino de estatística usando projetos de investigação em um curso de licenciatura em matemática/ Teaching statistics using research projects in a mathematics license course
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30282 |
Resumo: | O presente artigo relata uma experiência, usando o método de investigação, vivenciada por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Estudo Superior da Universidade do Estado do Amazonas em Parintins (CESP/UEA), na disciplina de Probabilidade e Estatística. Considera-se o presente trabalho como método de investigação considerado um recurso metodológico para o ensino-aprendizagem da disciplina Estatística para estes alunos. Após vasta leitura de autores que defendem este método de ensino, deu-se início a atividade e para que fossem desenvolvidas dividiu-se a turma em cinco grupos. O tema que alicerçou a investigação foi “Probabilidade e Estatística que interessa a alunos da educação básica no seu dia a dia”. A investigação gerou a elaboração de atividades e relatos escritos, os quais os acadêmicos socializaram as informações. Proporcionou-se com este trabalho a verificação na prática do que está registrado nas literaturas: torna-se necessário pensar num ensino-aprendizagem de Estatística baseado na investigação e nas atividades práticas do cotidiano acadêmico na vida dos futuros professores, objetivando a interpretação dos dados, ensinar estatística utilizando projetos; implementando estratégias para trabalho em grupos. |
id |
VERACRUZ-0_23f1272541b6d3cce35b845c8bbf0129 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30282 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de estatística usando projetos de investigação em um curso de licenciatura em matemática/ Teaching statistics using research projects in a mathematics license courseEnsino-aprendizagem de EstatísticaMétodo de InvestigaçãoLicenciatura em Matemática.O presente artigo relata uma experiência, usando o método de investigação, vivenciada por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Estudo Superior da Universidade do Estado do Amazonas em Parintins (CESP/UEA), na disciplina de Probabilidade e Estatística. Considera-se o presente trabalho como método de investigação considerado um recurso metodológico para o ensino-aprendizagem da disciplina Estatística para estes alunos. Após vasta leitura de autores que defendem este método de ensino, deu-se início a atividade e para que fossem desenvolvidas dividiu-se a turma em cinco grupos. O tema que alicerçou a investigação foi “Probabilidade e Estatística que interessa a alunos da educação básica no seu dia a dia”. A investigação gerou a elaboração de atividades e relatos escritos, os quais os acadêmicos socializaram as informações. Proporcionou-se com este trabalho a verificação na prática do que está registrado nas literaturas: torna-se necessário pensar num ensino-aprendizagem de Estatística baseado na investigação e nas atividades práticas do cotidiano acadêmico na vida dos futuros professores, objetivando a interpretação dos dados, ensinar estatística utilizando projetos; implementando estratégias para trabalho em grupos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3028210.34117/bjdv.v7i5.30282Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 51703-51715Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 51703-51715Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 51703-517152525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30282/23817Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Maildson AraújoSilva, Marcelo Castanheira da2022-02-25T21:45:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30282Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:05.043888Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de estatística usando projetos de investigação em um curso de licenciatura em matemática/ Teaching statistics using research projects in a mathematics license course |
title |
O ensino de estatística usando projetos de investigação em um curso de licenciatura em matemática/ Teaching statistics using research projects in a mathematics license course |
spellingShingle |
O ensino de estatística usando projetos de investigação em um curso de licenciatura em matemática/ Teaching statistics using research projects in a mathematics license course Fonseca, Maildson Araújo Ensino-aprendizagem de Estatística Método de Investigação Licenciatura em Matemática. |
title_short |
O ensino de estatística usando projetos de investigação em um curso de licenciatura em matemática/ Teaching statistics using research projects in a mathematics license course |
title_full |
O ensino de estatística usando projetos de investigação em um curso de licenciatura em matemática/ Teaching statistics using research projects in a mathematics license course |
title_fullStr |
O ensino de estatística usando projetos de investigação em um curso de licenciatura em matemática/ Teaching statistics using research projects in a mathematics license course |
title_full_unstemmed |
O ensino de estatística usando projetos de investigação em um curso de licenciatura em matemática/ Teaching statistics using research projects in a mathematics license course |
title_sort |
O ensino de estatística usando projetos de investigação em um curso de licenciatura em matemática/ Teaching statistics using research projects in a mathematics license course |
author |
Fonseca, Maildson Araújo |
author_facet |
Fonseca, Maildson Araújo Silva, Marcelo Castanheira da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Marcelo Castanheira da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Maildson Araújo Silva, Marcelo Castanheira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem de Estatística Método de Investigação Licenciatura em Matemática. |
topic |
Ensino-aprendizagem de Estatística Método de Investigação Licenciatura em Matemática. |
description |
O presente artigo relata uma experiência, usando o método de investigação, vivenciada por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Estudo Superior da Universidade do Estado do Amazonas em Parintins (CESP/UEA), na disciplina de Probabilidade e Estatística. Considera-se o presente trabalho como método de investigação considerado um recurso metodológico para o ensino-aprendizagem da disciplina Estatística para estes alunos. Após vasta leitura de autores que defendem este método de ensino, deu-se início a atividade e para que fossem desenvolvidas dividiu-se a turma em cinco grupos. O tema que alicerçou a investigação foi “Probabilidade e Estatística que interessa a alunos da educação básica no seu dia a dia”. A investigação gerou a elaboração de atividades e relatos escritos, os quais os acadêmicos socializaram as informações. Proporcionou-se com este trabalho a verificação na prática do que está registrado nas literaturas: torna-se necessário pensar num ensino-aprendizagem de Estatística baseado na investigação e nas atividades práticas do cotidiano acadêmico na vida dos futuros professores, objetivando a interpretação dos dados, ensinar estatística utilizando projetos; implementando estratégias para trabalho em grupos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30282 10.34117/bjdv.v7i5.30282 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30282 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv.v7i5.30282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30282/23817 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 51703-51715 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 51703-51715 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 51703-51715 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i5 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645534128242688 |