CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E OS PCN: INVESTIGAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE COERÊNCIA À LUZ DO ENSINO DE ESTATÍSTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Caroline Subirá
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dias, Cristiane de Fátima Budek, Santos Junior, Guataçara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1554
Resumo: Este artigo é um recorte de uma pesquisa de Mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, e tem como objetivo investigar se há coerência entre os documentos oficiais dos cursos de Licenciatura em Matemática e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para os anos finais do Ensino Fundamental e Médio, no que diz respeito ao ensino de Estatística. Como relevância desta pesquisa, tem-se que os acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática serão os responsáveis por alcançar os objetivos propostos para a Educação Básica, assim, admite-se que os documentos oficiais que estruturam os cursos de Licenciatura em Matemática devem estar articulados, de alguma forma, com o currículo nacional vigente, a fim de garantir o alcance de tais objetivos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental, com olhar para o Ensino de Estatística, nos PCN e nas Ementas e Objetivos de todos os cursos de Licenciatura em Matemática, de Universidades Públicas do Estado do Paraná. A análise constatou desencontros e mostrou uma não preocupação com o Ensino de Estatística no processo de formação dos professores.Palavras-chave: Parâmetros curriculares. Licenciatura em matemática. Ensino de estatística.ABSTRACTThis article is a piece of the Master’s research, done in the Post-graduation Program in Science and Technology Teaching of the Universidade Tecnológica Federal do Paraná, and aims to investigate if there is coherence between the curricular documents from the Graduation courses in Math and the National Curricular Parameters (PCN) for elementary and high school, about the Statistics Teaching. A relevant part of this research is that the academic students from the math course will be the responsible to reach the proposed objectives for the basic education, thus, the official documents that design the Graduation courses in Math must be articulated, somehow, with the valid national curriculum, in order to reach the objectives. For this, a documentary research on Statistics Teaching, PCN, syllabi and objectives of all math graduation courses of Public Universities of the state of Paraná has been done. The analysis verified disagreements and showed a lack of concern about the Statistics Teaching in the teacher training process.Keywords: Curricular parameters. Graduation in math. Statistics teaching.
id Feevale-3_8c1af462e5076d4f84cb52922dea65ee
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1554
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E OS PCN: INVESTIGAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE COERÊNCIA À LUZ DO ENSINO DE ESTATÍSTICAParâmetros curriculares. Licenciatura em matemática. Ensino de estatística.Este artigo é um recorte de uma pesquisa de Mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, e tem como objetivo investigar se há coerência entre os documentos oficiais dos cursos de Licenciatura em Matemática e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para os anos finais do Ensino Fundamental e Médio, no que diz respeito ao ensino de Estatística. Como relevância desta pesquisa, tem-se que os acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática serão os responsáveis por alcançar os objetivos propostos para a Educação Básica, assim, admite-se que os documentos oficiais que estruturam os cursos de Licenciatura em Matemática devem estar articulados, de alguma forma, com o currículo nacional vigente, a fim de garantir o alcance de tais objetivos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental, com olhar para o Ensino de Estatística, nos PCN e nas Ementas e Objetivos de todos os cursos de Licenciatura em Matemática, de Universidades Públicas do Estado do Paraná. A análise constatou desencontros e mostrou uma não preocupação com o Ensino de Estatística no processo de formação dos professores.Palavras-chave: Parâmetros curriculares. Licenciatura em matemática. Ensino de estatística.ABSTRACTThis article is a piece of the Master’s research, done in the Post-graduation Program in Science and Technology Teaching of the Universidade Tecnológica Federal do Paraná, and aims to investigate if there is coherence between the curricular documents from the Graduation courses in Math and the National Curricular Parameters (PCN) for elementary and high school, about the Statistics Teaching. A relevant part of this research is that the academic students from the math course will be the responsible to reach the proposed objectives for the basic education, thus, the official documents that design the Graduation courses in Math must be articulated, somehow, with the valid national curriculum, in order to reach the objectives. For this, a documentary research on Statistics Teaching, PCN, syllabi and objectives of all math graduation courses of Public Universities of the state of Paraná has been done. The analysis verified disagreements and showed a lack of concern about the Statistics Teaching in the teacher training process.Keywords: Curricular parameters. Graduation in math. Statistics teaching.Universidade Feevale2019-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/155410.25112/rco.v2i0.1554Revista Conhecimento Online; v. 2 (2019): Maio / Agosto; 57-742176-850110.25112/rco.v2i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1554/2367Copyright (c) 2019 Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Caroline SubiráDias, Cristiane de Fátima BudekSantos Junior, Guataçara2019-08-17T01:13:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1554Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2019-08-17T01:13:45Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E OS PCN: INVESTIGAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE COERÊNCIA À LUZ DO ENSINO DE ESTATÍSTICA
title CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E OS PCN: INVESTIGAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE COERÊNCIA À LUZ DO ENSINO DE ESTATÍSTICA
spellingShingle CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E OS PCN: INVESTIGAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE COERÊNCIA À LUZ DO ENSINO DE ESTATÍSTICA
Pereira, Caroline Subirá
Parâmetros curriculares. Licenciatura em matemática. Ensino de estatística.
title_short CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E OS PCN: INVESTIGAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE COERÊNCIA À LUZ DO ENSINO DE ESTATÍSTICA
title_full CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E OS PCN: INVESTIGAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE COERÊNCIA À LUZ DO ENSINO DE ESTATÍSTICA
title_fullStr CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E OS PCN: INVESTIGAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE COERÊNCIA À LUZ DO ENSINO DE ESTATÍSTICA
title_full_unstemmed CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E OS PCN: INVESTIGAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE COERÊNCIA À LUZ DO ENSINO DE ESTATÍSTICA
title_sort CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E OS PCN: INVESTIGAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE COERÊNCIA À LUZ DO ENSINO DE ESTATÍSTICA
author Pereira, Caroline Subirá
author_facet Pereira, Caroline Subirá
Dias, Cristiane de Fátima Budek
Santos Junior, Guataçara
author_role author
author2 Dias, Cristiane de Fátima Budek
Santos Junior, Guataçara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Caroline Subirá
Dias, Cristiane de Fátima Budek
Santos Junior, Guataçara
dc.subject.por.fl_str_mv Parâmetros curriculares. Licenciatura em matemática. Ensino de estatística.
topic Parâmetros curriculares. Licenciatura em matemática. Ensino de estatística.
description Este artigo é um recorte de uma pesquisa de Mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, e tem como objetivo investigar se há coerência entre os documentos oficiais dos cursos de Licenciatura em Matemática e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para os anos finais do Ensino Fundamental e Médio, no que diz respeito ao ensino de Estatística. Como relevância desta pesquisa, tem-se que os acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática serão os responsáveis por alcançar os objetivos propostos para a Educação Básica, assim, admite-se que os documentos oficiais que estruturam os cursos de Licenciatura em Matemática devem estar articulados, de alguma forma, com o currículo nacional vigente, a fim de garantir o alcance de tais objetivos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental, com olhar para o Ensino de Estatística, nos PCN e nas Ementas e Objetivos de todos os cursos de Licenciatura em Matemática, de Universidades Públicas do Estado do Paraná. A análise constatou desencontros e mostrou uma não preocupação com o Ensino de Estatística no processo de formação dos professores.Palavras-chave: Parâmetros curriculares. Licenciatura em matemática. Ensino de estatística.ABSTRACTThis article is a piece of the Master’s research, done in the Post-graduation Program in Science and Technology Teaching of the Universidade Tecnológica Federal do Paraná, and aims to investigate if there is coherence between the curricular documents from the Graduation courses in Math and the National Curricular Parameters (PCN) for elementary and high school, about the Statistics Teaching. A relevant part of this research is that the academic students from the math course will be the responsible to reach the proposed objectives for the basic education, thus, the official documents that design the Graduation courses in Math must be articulated, somehow, with the valid national curriculum, in order to reach the objectives. For this, a documentary research on Statistics Teaching, PCN, syllabi and objectives of all math graduation courses of Public Universities of the state of Paraná has been done. The analysis verified disagreements and showed a lack of concern about the Statistics Teaching in the teacher training process.Keywords: Curricular parameters. Graduation in math. Statistics teaching.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1554
10.25112/rco.v2i0.1554
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1554
identifier_str_mv 10.25112/rco.v2i0.1554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1554/2367
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Conhecimento Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Conhecimento Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 2 (2019): Maio / Agosto; 57-74
2176-8501
10.25112/rco.v2i0
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1809464525291782144