As tecnologias digitais da informação e comunicação na educação de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/60720 |
Resumo: | As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDICs estão presentes no contexto educacional desde a observação de um simples livro impresso até a utilização de uma rede computadores de última geração. É diante dessa realidade que se estabelece a sociedade de informação, tecendo um novo panorama de avanços e desafios quanto ao uso dessas ferramentas nas práticas do ensino de jovens e adultos. Considerando tal importância, a proposta deste estudo foi pesquisar sobre as TDICs com o objetivo de identificar os significados de domínio quanto ao uso dos recursos digitais nas práticas pedagógicas para a Educação de Jovens e Adultos – EJA. De acordo com a pesquisa realizada neste estudo, compreendemos que os avanços tecnológicos permeiam, não somente a formação de professores da EJA, mas de modo geral, os saberes no cotidiano escolar, pois a Sociedade de Informação exige que o futuro professor esteja cada vez mais comprometido com as necessidades educativas, lançando mão do conhecimento e domínio dos recursos digitais disponíveis. Utilizamos como metodologia uma análise bibliográfica sobre as influência das TDICs na formação inicial e continuada de professores na sociedade de informação. Quando abordamos a temática, é de fundamental importância considerar o cenário da sociedade atual no contexto tecnológico, para ir além do que mais se pesquisa nesta modalidade de ensino. Este estudo mostrou que grande parte dos professores de ciências, fazem pouco uso de recursos tecnológicos, em alguns casos essa escolha depende do próprio professor ou ocorre por falta de estruturação escolar. É importante frisar que, o uso das TDICs nas práticas pedagógicas, demanda esforços não somente do educador, uma vez que este depende ainda de mais estruturas por parte da escola. Acreditamos que esta pesquisa pode contribuir para abertura de mais debates no campo científico, ampliando perspectivas no usos e dominío das TDICs aliada as práticas pedagógicas inovadoras. |
id |
VERACRUZ-0_24c475e1e55e732c392835f955c81c39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/60720 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
As tecnologias digitais da informação e comunicação na educação de jovens e adultosformação de professoreseducação de jovens e adultosTDICsAs Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDICs estão presentes no contexto educacional desde a observação de um simples livro impresso até a utilização de uma rede computadores de última geração. É diante dessa realidade que se estabelece a sociedade de informação, tecendo um novo panorama de avanços e desafios quanto ao uso dessas ferramentas nas práticas do ensino de jovens e adultos. Considerando tal importância, a proposta deste estudo foi pesquisar sobre as TDICs com o objetivo de identificar os significados de domínio quanto ao uso dos recursos digitais nas práticas pedagógicas para a Educação de Jovens e Adultos – EJA. De acordo com a pesquisa realizada neste estudo, compreendemos que os avanços tecnológicos permeiam, não somente a formação de professores da EJA, mas de modo geral, os saberes no cotidiano escolar, pois a Sociedade de Informação exige que o futuro professor esteja cada vez mais comprometido com as necessidades educativas, lançando mão do conhecimento e domínio dos recursos digitais disponíveis. Utilizamos como metodologia uma análise bibliográfica sobre as influência das TDICs na formação inicial e continuada de professores na sociedade de informação. Quando abordamos a temática, é de fundamental importância considerar o cenário da sociedade atual no contexto tecnológico, para ir além do que mais se pesquisa nesta modalidade de ensino. Este estudo mostrou que grande parte dos professores de ciências, fazem pouco uso de recursos tecnológicos, em alguns casos essa escolha depende do próprio professor ou ocorre por falta de estruturação escolar. É importante frisar que, o uso das TDICs nas práticas pedagógicas, demanda esforços não somente do educador, uma vez que este depende ainda de mais estruturas por parte da escola. Acreditamos que esta pesquisa pode contribuir para abertura de mais debates no campo científico, ampliando perspectivas no usos e dominío das TDICs aliada as práticas pedagógicas inovadoras.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6072010.34117/bjdv9n6-85Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 6 (2023); 19991-20005Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 6 (2023); 19991-20005Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 6 (2023); 19991-200052525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/60720/43859Castro, Inaíria dos SantosCruz, Víctor Manuel Marulandade Castro e Souza, Maud Rejaneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-19T16:20:54Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/60720Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:05.362537Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As tecnologias digitais da informação e comunicação na educação de jovens e adultos |
title |
As tecnologias digitais da informação e comunicação na educação de jovens e adultos |
spellingShingle |
As tecnologias digitais da informação e comunicação na educação de jovens e adultos Castro, Inaíria dos Santos formação de professores educação de jovens e adultos TDICs |
title_short |
As tecnologias digitais da informação e comunicação na educação de jovens e adultos |
title_full |
As tecnologias digitais da informação e comunicação na educação de jovens e adultos |
title_fullStr |
As tecnologias digitais da informação e comunicação na educação de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
As tecnologias digitais da informação e comunicação na educação de jovens e adultos |
title_sort |
As tecnologias digitais da informação e comunicação na educação de jovens e adultos |
author |
Castro, Inaíria dos Santos |
author_facet |
Castro, Inaíria dos Santos Cruz, Víctor Manuel Marulanda de Castro e Souza, Maud Rejane |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Víctor Manuel Marulanda de Castro e Souza, Maud Rejane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Inaíria dos Santos Cruz, Víctor Manuel Marulanda de Castro e Souza, Maud Rejane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores educação de jovens e adultos TDICs |
topic |
formação de professores educação de jovens e adultos TDICs |
description |
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDICs estão presentes no contexto educacional desde a observação de um simples livro impresso até a utilização de uma rede computadores de última geração. É diante dessa realidade que se estabelece a sociedade de informação, tecendo um novo panorama de avanços e desafios quanto ao uso dessas ferramentas nas práticas do ensino de jovens e adultos. Considerando tal importância, a proposta deste estudo foi pesquisar sobre as TDICs com o objetivo de identificar os significados de domínio quanto ao uso dos recursos digitais nas práticas pedagógicas para a Educação de Jovens e Adultos – EJA. De acordo com a pesquisa realizada neste estudo, compreendemos que os avanços tecnológicos permeiam, não somente a formação de professores da EJA, mas de modo geral, os saberes no cotidiano escolar, pois a Sociedade de Informação exige que o futuro professor esteja cada vez mais comprometido com as necessidades educativas, lançando mão do conhecimento e domínio dos recursos digitais disponíveis. Utilizamos como metodologia uma análise bibliográfica sobre as influência das TDICs na formação inicial e continuada de professores na sociedade de informação. Quando abordamos a temática, é de fundamental importância considerar o cenário da sociedade atual no contexto tecnológico, para ir além do que mais se pesquisa nesta modalidade de ensino. Este estudo mostrou que grande parte dos professores de ciências, fazem pouco uso de recursos tecnológicos, em alguns casos essa escolha depende do próprio professor ou ocorre por falta de estruturação escolar. É importante frisar que, o uso das TDICs nas práticas pedagógicas, demanda esforços não somente do educador, uma vez que este depende ainda de mais estruturas por parte da escola. Acreditamos que esta pesquisa pode contribuir para abertura de mais debates no campo científico, ampliando perspectivas no usos e dominío das TDICs aliada as práticas pedagógicas inovadoras. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/60720 10.34117/bjdv9n6-85 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/60720 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n6-85 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/60720/43859 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 6 (2023); 19991-20005 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 6 (2023); 19991-20005 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 6 (2023); 19991-20005 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645634545123328 |