As tecnologias digitais da informação e comunicação na educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Inaíria dos Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Cruz, Víctor Manuel Marulanda, de Castro e Souza, Maud Rejane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/60720
Resumo: As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDICs estão presentes no contexto educacional desde a observação de um simples livro impresso até a utilização de uma rede computadores de última geração. É diante dessa realidade que se estabelece a sociedade de informação, tecendo um novo panorama de avanços e desafios quanto ao uso dessas ferramentas nas práticas do ensino de jovens e adultos. Considerando tal importância, a proposta deste estudo foi pesquisar sobre as TDICs com o objetivo de identificar os significados de domínio quanto ao uso dos recursos digitais nas práticas pedagógicas para a Educação de Jovens e Adultos – EJA.  De acordo com a pesquisa realizada neste estudo, compreendemos que os avanços tecnológicos permeiam, não somente a formação de professores da EJA, mas de modo geral, os saberes no cotidiano escolar, pois a Sociedade de Informação exige que o futuro professor esteja cada vez mais comprometido com as necessidades educativas, lançando mão do conhecimento e domínio dos recursos digitais disponíveis. Utilizamos como metodologia uma análise bibliográfica sobre as influência das TDICs na formação inicial e continuada de professores na sociedade de informação. Quando abordamos a temática, é de fundamental importância considerar o cenário da sociedade atual no contexto tecnológico, para ir além do que mais se pesquisa nesta modalidade de ensino. Este estudo mostrou que grande parte dos professores de ciências, fazem pouco uso de recursos tecnológicos, em alguns casos essa escolha depende do próprio professor ou ocorre por falta de estruturação escolar. É importante frisar que, o uso das TDICs nas práticas pedagógicas, demanda esforços não somente do educador, uma vez que este depende ainda de mais  estruturas por parte da escola. Acreditamos que esta pesquisa pode contribuir para abertura de mais debates no campo científico, ampliando perspectivas no usos e dominío das TDICs aliada as práticas pedagógicas inovadoras.
id VERACRUZ-0_24c475e1e55e732c392835f955c81c39
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/60720
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling As tecnologias digitais da informação e comunicação na educação de jovens e adultosformação de professoreseducação de jovens e adultosTDICsAs Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDICs estão presentes no contexto educacional desde a observação de um simples livro impresso até a utilização de uma rede computadores de última geração. É diante dessa realidade que se estabelece a sociedade de informação, tecendo um novo panorama de avanços e desafios quanto ao uso dessas ferramentas nas práticas do ensino de jovens e adultos. Considerando tal importância, a proposta deste estudo foi pesquisar sobre as TDICs com o objetivo de identificar os significados de domínio quanto ao uso dos recursos digitais nas práticas pedagógicas para a Educação de Jovens e Adultos – EJA.  De acordo com a pesquisa realizada neste estudo, compreendemos que os avanços tecnológicos permeiam, não somente a formação de professores da EJA, mas de modo geral, os saberes no cotidiano escolar, pois a Sociedade de Informação exige que o futuro professor esteja cada vez mais comprometido com as necessidades educativas, lançando mão do conhecimento e domínio dos recursos digitais disponíveis. Utilizamos como metodologia uma análise bibliográfica sobre as influência das TDICs na formação inicial e continuada de professores na sociedade de informação. Quando abordamos a temática, é de fundamental importância considerar o cenário da sociedade atual no contexto tecnológico, para ir além do que mais se pesquisa nesta modalidade de ensino. Este estudo mostrou que grande parte dos professores de ciências, fazem pouco uso de recursos tecnológicos, em alguns casos essa escolha depende do próprio professor ou ocorre por falta de estruturação escolar. É importante frisar que, o uso das TDICs nas práticas pedagógicas, demanda esforços não somente do educador, uma vez que este depende ainda de mais  estruturas por parte da escola. Acreditamos que esta pesquisa pode contribuir para abertura de mais debates no campo científico, ampliando perspectivas no usos e dominío das TDICs aliada as práticas pedagógicas inovadoras.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6072010.34117/bjdv9n6-85Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 6 (2023); 19991-20005Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 6 (2023); 19991-20005Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 6 (2023); 19991-200052525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/60720/43859Castro, Inaíria dos SantosCruz, Víctor Manuel Marulandade Castro e Souza, Maud Rejaneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-19T16:20:54Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/60720Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:05.362537Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias digitais da informação e comunicação na educação de jovens e adultos
title As tecnologias digitais da informação e comunicação na educação de jovens e adultos
spellingShingle As tecnologias digitais da informação e comunicação na educação de jovens e adultos
Castro, Inaíria dos Santos
formação de professores
educação de jovens e adultos
TDICs
title_short As tecnologias digitais da informação e comunicação na educação de jovens e adultos
title_full As tecnologias digitais da informação e comunicação na educação de jovens e adultos
title_fullStr As tecnologias digitais da informação e comunicação na educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed As tecnologias digitais da informação e comunicação na educação de jovens e adultos
title_sort As tecnologias digitais da informação e comunicação na educação de jovens e adultos
author Castro, Inaíria dos Santos
author_facet Castro, Inaíria dos Santos
Cruz, Víctor Manuel Marulanda
de Castro e Souza, Maud Rejane
author_role author
author2 Cruz, Víctor Manuel Marulanda
de Castro e Souza, Maud Rejane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Inaíria dos Santos
Cruz, Víctor Manuel Marulanda
de Castro e Souza, Maud Rejane
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
educação de jovens e adultos
TDICs
topic formação de professores
educação de jovens e adultos
TDICs
description As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDICs estão presentes no contexto educacional desde a observação de um simples livro impresso até a utilização de uma rede computadores de última geração. É diante dessa realidade que se estabelece a sociedade de informação, tecendo um novo panorama de avanços e desafios quanto ao uso dessas ferramentas nas práticas do ensino de jovens e adultos. Considerando tal importância, a proposta deste estudo foi pesquisar sobre as TDICs com o objetivo de identificar os significados de domínio quanto ao uso dos recursos digitais nas práticas pedagógicas para a Educação de Jovens e Adultos – EJA.  De acordo com a pesquisa realizada neste estudo, compreendemos que os avanços tecnológicos permeiam, não somente a formação de professores da EJA, mas de modo geral, os saberes no cotidiano escolar, pois a Sociedade de Informação exige que o futuro professor esteja cada vez mais comprometido com as necessidades educativas, lançando mão do conhecimento e domínio dos recursos digitais disponíveis. Utilizamos como metodologia uma análise bibliográfica sobre as influência das TDICs na formação inicial e continuada de professores na sociedade de informação. Quando abordamos a temática, é de fundamental importância considerar o cenário da sociedade atual no contexto tecnológico, para ir além do que mais se pesquisa nesta modalidade de ensino. Este estudo mostrou que grande parte dos professores de ciências, fazem pouco uso de recursos tecnológicos, em alguns casos essa escolha depende do próprio professor ou ocorre por falta de estruturação escolar. É importante frisar que, o uso das TDICs nas práticas pedagógicas, demanda esforços não somente do educador, uma vez que este depende ainda de mais  estruturas por parte da escola. Acreditamos que esta pesquisa pode contribuir para abertura de mais debates no campo científico, ampliando perspectivas no usos e dominío das TDICs aliada as práticas pedagógicas inovadoras.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/60720
10.34117/bjdv9n6-85
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/60720
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n6-85
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/60720/43859
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 6 (2023); 19991-20005
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 6 (2023); 19991-20005
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 6 (2023); 19991-20005
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645634545123328