Gestão em tempos de Pandemia: (RE)invenção das empresas na percepção de estudantes do curso de administração/Management in times of Pandemic: (RE)invention of companies in the perception of students of the course of administration

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Elaine Maria dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferreira, Thiago Spiri, Roncon, Aleksander
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14087
Resumo: O cenário atual de pandemia é desafiador em todos os aspectos, e para as empresas isso se amplifica, tendo em vista a incerteza e a falta de previsibilidade que dificultam ainda mais a gestão. Nesse sentido, o presente estudo objetivou analisar as percepções de estudantes de Administração sobre diferentes aspectos de gestão empresarial, considerando o momento de pandemia causado pelo Coronavírus-COVID-19. Além disso, descreve e analisa as etapas de criação, execução e avaliação de uma oficina, sob a perspectiva da interdisciplinaridade. Adotou-se uma metodologia de pesquisa-ação e participante, valorizando os diferentes tipos de pensamento e ação dos participantes. Os achados demonstram que a interdisciplinaridade no ensino superior ainda é uma ação complexa, porém, com diferentes metodologias é possível implementá-la e extrair o melhor de sua aplicação. Em relação às percepções dos estudantes, verificou-se que embora estejam em formação, iniciando o 5º. semestre demonstraram em suas proposições criatividade, coerência e sobretudo, capacidade para se reinventar. Além disso, evidenciou a sensibilidade e maturidade para enfrentamento da pandemia, haja vista o cuidado com a empresa e as pessoas.
id VERACRUZ-0_2525c001ced1830c348dbfed8e6b264c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14087
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Gestão em tempos de Pandemia: (RE)invenção das empresas na percepção de estudantes do curso de administração/Management in times of Pandemic: (RE)invention of companies in the perception of students of the course of administrationPandemiaInovaçãoInterdisciplinaridadeGestão.O cenário atual de pandemia é desafiador em todos os aspectos, e para as empresas isso se amplifica, tendo em vista a incerteza e a falta de previsibilidade que dificultam ainda mais a gestão. Nesse sentido, o presente estudo objetivou analisar as percepções de estudantes de Administração sobre diferentes aspectos de gestão empresarial, considerando o momento de pandemia causado pelo Coronavírus-COVID-19. Além disso, descreve e analisa as etapas de criação, execução e avaliação de uma oficina, sob a perspectiva da interdisciplinaridade. Adotou-se uma metodologia de pesquisa-ação e participante, valorizando os diferentes tipos de pensamento e ação dos participantes. Os achados demonstram que a interdisciplinaridade no ensino superior ainda é uma ação complexa, porém, com diferentes metodologias é possível implementá-la e extrair o melhor de sua aplicação. Em relação às percepções dos estudantes, verificou-se que embora estejam em formação, iniciando o 5º. semestre demonstraram em suas proposições criatividade, coerência e sobretudo, capacidade para se reinventar. Além disso, evidenciou a sensibilidade e maturidade para enfrentamento da pandemia, haja vista o cuidado com a empresa e as pessoas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1408710.34117/bjdv6n7-795Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 52797-52810Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 52797-52810Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 52797-528102525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14087/1177910.34117/bjd.v6i7.14087.g11779Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Elaine Maria dosFerreira, Thiago SpiriRoncon, Aleksander2020-08-11T15:17:29Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14087Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:28.745712Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão em tempos de Pandemia: (RE)invenção das empresas na percepção de estudantes do curso de administração/Management in times of Pandemic: (RE)invention of companies in the perception of students of the course of administration
title Gestão em tempos de Pandemia: (RE)invenção das empresas na percepção de estudantes do curso de administração/Management in times of Pandemic: (RE)invention of companies in the perception of students of the course of administration
spellingShingle Gestão em tempos de Pandemia: (RE)invenção das empresas na percepção de estudantes do curso de administração/Management in times of Pandemic: (RE)invention of companies in the perception of students of the course of administration
Santos, Elaine Maria dos
Pandemia
Inovação
Interdisciplinaridade
Gestão.
title_short Gestão em tempos de Pandemia: (RE)invenção das empresas na percepção de estudantes do curso de administração/Management in times of Pandemic: (RE)invention of companies in the perception of students of the course of administration
title_full Gestão em tempos de Pandemia: (RE)invenção das empresas na percepção de estudantes do curso de administração/Management in times of Pandemic: (RE)invention of companies in the perception of students of the course of administration
title_fullStr Gestão em tempos de Pandemia: (RE)invenção das empresas na percepção de estudantes do curso de administração/Management in times of Pandemic: (RE)invention of companies in the perception of students of the course of administration
title_full_unstemmed Gestão em tempos de Pandemia: (RE)invenção das empresas na percepção de estudantes do curso de administração/Management in times of Pandemic: (RE)invention of companies in the perception of students of the course of administration
title_sort Gestão em tempos de Pandemia: (RE)invenção das empresas na percepção de estudantes do curso de administração/Management in times of Pandemic: (RE)invention of companies in the perception of students of the course of administration
author Santos, Elaine Maria dos
author_facet Santos, Elaine Maria dos
Ferreira, Thiago Spiri
Roncon, Aleksander
author_role author
author2 Ferreira, Thiago Spiri
Roncon, Aleksander
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Elaine Maria dos
Ferreira, Thiago Spiri
Roncon, Aleksander
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia
Inovação
Interdisciplinaridade
Gestão.
topic Pandemia
Inovação
Interdisciplinaridade
Gestão.
description O cenário atual de pandemia é desafiador em todos os aspectos, e para as empresas isso se amplifica, tendo em vista a incerteza e a falta de previsibilidade que dificultam ainda mais a gestão. Nesse sentido, o presente estudo objetivou analisar as percepções de estudantes de Administração sobre diferentes aspectos de gestão empresarial, considerando o momento de pandemia causado pelo Coronavírus-COVID-19. Além disso, descreve e analisa as etapas de criação, execução e avaliação de uma oficina, sob a perspectiva da interdisciplinaridade. Adotou-se uma metodologia de pesquisa-ação e participante, valorizando os diferentes tipos de pensamento e ação dos participantes. Os achados demonstram que a interdisciplinaridade no ensino superior ainda é uma ação complexa, porém, com diferentes metodologias é possível implementá-la e extrair o melhor de sua aplicação. Em relação às percepções dos estudantes, verificou-se que embora estejam em formação, iniciando o 5º. semestre demonstraram em suas proposições criatividade, coerência e sobretudo, capacidade para se reinventar. Além disso, evidenciou a sensibilidade e maturidade para enfrentamento da pandemia, haja vista o cuidado com a empresa e as pessoas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14087
10.34117/bjdv6n7-795
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14087
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n7-795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14087/11779
10.34117/bjd.v6i7.14087.g11779
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 52797-52810
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 52797-52810
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 52797-52810
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645467846705152