Avaliação do programa qualifica Acre: concepção, resultados e desafios / Evaluation of the qualifica Acre program: conception, results and challenges
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46116 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo geral analisar a implantação e implementação do Programa Qualifica Acre (PQA) no contexto da oferta de vagas do Programa Senac de Gratuidade (PSG) no estado do Acre sob a responsabilidade do Senac Acre, em parceria com o governo do Estado e prefeituras municipais, com o intuito de contribuir com a retomada da economia acreana no período pós-pandemia de Covid-19. Nesse sentido, optou-se em investigar o seguinte problema: tendo cumprido a meta no que concerne à oferta de vagas pactuadas com os 22 municípios do estado do Acre, o Programa Qualifica Acre alcançou sua finalidade? Para isto, utilizou-se da abordagem qualitativa, de natureza exploratória, como estratégia a “avaliação por triangulação de métodos” (MINAYO; ASSIS; SOUZA, 2005). Como instrumento de pesquisa utilizou-se formulário eletrônico, testado previamente por um grupo técnico especializado, que validaram os indicadores, e posteriormente aplicado aos respondentes. Evidenciou-se como principais resultados: i) cumprimento da meta quantitativa do PQA, beneficiando 4.379 alunos; ii) atendimento de 100% dos municípios do Estado; e iii) excelente receptividade do público-alvo e dos parceiros quanto às diretrizes do PQA pactuadas com os municípios. Conclui-se que a meta do PQA foi superada pela instituição executora, contudo, a finalidade do Programa não foi alcançada em sua totalidade, uma vez que alguns títulos dos segmentos de gastronomia e beleza foram substituídos em detrimento da ausência de insumos no ato da execução dos cursos pelas Unidades Operativas do Senac Acre. A continuidade do Programa Qualifica Acre dependerá da decisão da alta Direção da Fecomércio-AC e Senac Acre. |
id |
VERACRUZ-0_286cc50b6c892a4f50deab382243d503 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46116 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do programa qualifica Acre: concepção, resultados e desafios / Evaluation of the qualifica Acre program: conception, results and challengessenaceducação profissionalprograma qualifica acreavaliação.Este artigo tem como objetivo geral analisar a implantação e implementação do Programa Qualifica Acre (PQA) no contexto da oferta de vagas do Programa Senac de Gratuidade (PSG) no estado do Acre sob a responsabilidade do Senac Acre, em parceria com o governo do Estado e prefeituras municipais, com o intuito de contribuir com a retomada da economia acreana no período pós-pandemia de Covid-19. Nesse sentido, optou-se em investigar o seguinte problema: tendo cumprido a meta no que concerne à oferta de vagas pactuadas com os 22 municípios do estado do Acre, o Programa Qualifica Acre alcançou sua finalidade? Para isto, utilizou-se da abordagem qualitativa, de natureza exploratória, como estratégia a “avaliação por triangulação de métodos” (MINAYO; ASSIS; SOUZA, 2005). Como instrumento de pesquisa utilizou-se formulário eletrônico, testado previamente por um grupo técnico especializado, que validaram os indicadores, e posteriormente aplicado aos respondentes. Evidenciou-se como principais resultados: i) cumprimento da meta quantitativa do PQA, beneficiando 4.379 alunos; ii) atendimento de 100% dos municípios do Estado; e iii) excelente receptividade do público-alvo e dos parceiros quanto às diretrizes do PQA pactuadas com os municípios. Conclui-se que a meta do PQA foi superada pela instituição executora, contudo, a finalidade do Programa não foi alcançada em sua totalidade, uma vez que alguns títulos dos segmentos de gastronomia e beleza foram substituídos em detrimento da ausência de insumos no ato da execução dos cursos pelas Unidades Operativas do Senac Acre. A continuidade do Programa Qualifica Acre dependerá da decisão da alta Direção da Fecomércio-AC e Senac Acre.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4611610.34117/bjdv8n4-069Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 23779-23793Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 23779-23793Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 23779-237932525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46116/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Aquino, Evandro AraújoTorres, Patrícia LupionPortilho, Evelise Maria Labatut2022-06-22T19:38:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46116Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:20.665391Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do programa qualifica Acre: concepção, resultados e desafios / Evaluation of the qualifica Acre program: conception, results and challenges |
title |
Avaliação do programa qualifica Acre: concepção, resultados e desafios / Evaluation of the qualifica Acre program: conception, results and challenges |
spellingShingle |
Avaliação do programa qualifica Acre: concepção, resultados e desafios / Evaluation of the qualifica Acre program: conception, results and challenges de Aquino, Evandro Araújo senac educação profissional programa qualifica acre avaliação. |
title_short |
Avaliação do programa qualifica Acre: concepção, resultados e desafios / Evaluation of the qualifica Acre program: conception, results and challenges |
title_full |
Avaliação do programa qualifica Acre: concepção, resultados e desafios / Evaluation of the qualifica Acre program: conception, results and challenges |
title_fullStr |
Avaliação do programa qualifica Acre: concepção, resultados e desafios / Evaluation of the qualifica Acre program: conception, results and challenges |
title_full_unstemmed |
Avaliação do programa qualifica Acre: concepção, resultados e desafios / Evaluation of the qualifica Acre program: conception, results and challenges |
title_sort |
Avaliação do programa qualifica Acre: concepção, resultados e desafios / Evaluation of the qualifica Acre program: conception, results and challenges |
author |
de Aquino, Evandro Araújo |
author_facet |
de Aquino, Evandro Araújo Torres, Patrícia Lupion Portilho, Evelise Maria Labatut |
author_role |
author |
author2 |
Torres, Patrícia Lupion Portilho, Evelise Maria Labatut |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Aquino, Evandro Araújo Torres, Patrícia Lupion Portilho, Evelise Maria Labatut |
dc.subject.por.fl_str_mv |
senac educação profissional programa qualifica acre avaliação. |
topic |
senac educação profissional programa qualifica acre avaliação. |
description |
Este artigo tem como objetivo geral analisar a implantação e implementação do Programa Qualifica Acre (PQA) no contexto da oferta de vagas do Programa Senac de Gratuidade (PSG) no estado do Acre sob a responsabilidade do Senac Acre, em parceria com o governo do Estado e prefeituras municipais, com o intuito de contribuir com a retomada da economia acreana no período pós-pandemia de Covid-19. Nesse sentido, optou-se em investigar o seguinte problema: tendo cumprido a meta no que concerne à oferta de vagas pactuadas com os 22 municípios do estado do Acre, o Programa Qualifica Acre alcançou sua finalidade? Para isto, utilizou-se da abordagem qualitativa, de natureza exploratória, como estratégia a “avaliação por triangulação de métodos” (MINAYO; ASSIS; SOUZA, 2005). Como instrumento de pesquisa utilizou-se formulário eletrônico, testado previamente por um grupo técnico especializado, que validaram os indicadores, e posteriormente aplicado aos respondentes. Evidenciou-se como principais resultados: i) cumprimento da meta quantitativa do PQA, beneficiando 4.379 alunos; ii) atendimento de 100% dos municípios do Estado; e iii) excelente receptividade do público-alvo e dos parceiros quanto às diretrizes do PQA pactuadas com os municípios. Conclui-se que a meta do PQA foi superada pela instituição executora, contudo, a finalidade do Programa não foi alcançada em sua totalidade, uma vez que alguns títulos dos segmentos de gastronomia e beleza foram substituídos em detrimento da ausência de insumos no ato da execução dos cursos pelas Unidades Operativas do Senac Acre. A continuidade do Programa Qualifica Acre dependerá da decisão da alta Direção da Fecomércio-AC e Senac Acre. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46116 10.34117/bjdv8n4-069 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46116 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n4-069 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46116/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 23779-23793 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 23779-23793 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 23779-23793 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645590594060288 |