Avaliação do programa qualifica Acre: concepção, resultados e desafios / Evaluation of the qualifica Acre program: conception, results and challenges

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Aquino, Evandro Araújo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Torres, Patrícia Lupion, Portilho, Evelise Maria Labatut
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46116
Resumo: Este artigo tem como objetivo geral analisar a implantação e implementação do Programa Qualifica Acre (PQA) no contexto da oferta de vagas do Programa Senac de Gratuidade (PSG) no estado do Acre sob a responsabilidade do Senac Acre, em parceria com o governo do Estado e prefeituras municipais, com o intuito de contribuir com a retomada da economia acreana no período pós-pandemia de Covid-19. Nesse sentido, optou-se em investigar o seguinte problema: tendo cumprido a meta no que concerne à oferta de vagas pactuadas com os 22 municípios do estado do Acre, o Programa Qualifica Acre alcançou sua finalidade? Para isto, utilizou-se da abordagem qualitativa, de natureza exploratória, como estratégia a “avaliação por triangulação de métodos” (MINAYO; ASSIS; SOUZA, 2005). Como instrumento de pesquisa utilizou-se formulário eletrônico, testado previamente por um grupo técnico especializado, que validaram os indicadores, e posteriormente aplicado aos respondentes. Evidenciou-se como principais resultados: i) cumprimento da meta quantitativa do PQA, beneficiando 4.379 alunos; ii) atendimento de 100% dos municípios do Estado; e iii) excelente receptividade do público-alvo e dos parceiros quanto às diretrizes do PQA pactuadas com os municípios. Conclui-se que a meta do PQA foi superada pela instituição executora, contudo, a finalidade do Programa não foi alcançada em sua totalidade, uma vez que alguns títulos dos segmentos de gastronomia e beleza foram substituídos em detrimento da ausência de insumos no ato da execução dos cursos pelas Unidades Operativas do Senac Acre. A continuidade do Programa Qualifica Acre dependerá da decisão da alta Direção da Fecomércio-AC e Senac Acre.
id VERACRUZ-0_286cc50b6c892a4f50deab382243d503
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46116
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Avaliação do programa qualifica Acre: concepção, resultados e desafios / Evaluation of the qualifica Acre program: conception, results and challengessenaceducação profissionalprograma qualifica acreavaliação.Este artigo tem como objetivo geral analisar a implantação e implementação do Programa Qualifica Acre (PQA) no contexto da oferta de vagas do Programa Senac de Gratuidade (PSG) no estado do Acre sob a responsabilidade do Senac Acre, em parceria com o governo do Estado e prefeituras municipais, com o intuito de contribuir com a retomada da economia acreana no período pós-pandemia de Covid-19. Nesse sentido, optou-se em investigar o seguinte problema: tendo cumprido a meta no que concerne à oferta de vagas pactuadas com os 22 municípios do estado do Acre, o Programa Qualifica Acre alcançou sua finalidade? Para isto, utilizou-se da abordagem qualitativa, de natureza exploratória, como estratégia a “avaliação por triangulação de métodos” (MINAYO; ASSIS; SOUZA, 2005). Como instrumento de pesquisa utilizou-se formulário eletrônico, testado previamente por um grupo técnico especializado, que validaram os indicadores, e posteriormente aplicado aos respondentes. Evidenciou-se como principais resultados: i) cumprimento da meta quantitativa do PQA, beneficiando 4.379 alunos; ii) atendimento de 100% dos municípios do Estado; e iii) excelente receptividade do público-alvo e dos parceiros quanto às diretrizes do PQA pactuadas com os municípios. Conclui-se que a meta do PQA foi superada pela instituição executora, contudo, a finalidade do Programa não foi alcançada em sua totalidade, uma vez que alguns títulos dos segmentos de gastronomia e beleza foram substituídos em detrimento da ausência de insumos no ato da execução dos cursos pelas Unidades Operativas do Senac Acre. A continuidade do Programa Qualifica Acre dependerá da decisão da alta Direção da Fecomércio-AC e Senac Acre.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4611610.34117/bjdv8n4-069Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 23779-23793Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 23779-23793Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 23779-237932525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46116/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Aquino, Evandro AraújoTorres, Patrícia LupionPortilho, Evelise Maria Labatut2022-06-22T19:38:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46116Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:20.665391Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do programa qualifica Acre: concepção, resultados e desafios / Evaluation of the qualifica Acre program: conception, results and challenges
title Avaliação do programa qualifica Acre: concepção, resultados e desafios / Evaluation of the qualifica Acre program: conception, results and challenges
spellingShingle Avaliação do programa qualifica Acre: concepção, resultados e desafios / Evaluation of the qualifica Acre program: conception, results and challenges
de Aquino, Evandro Araújo
senac
educação profissional
programa qualifica acre
avaliação.
title_short Avaliação do programa qualifica Acre: concepção, resultados e desafios / Evaluation of the qualifica Acre program: conception, results and challenges
title_full Avaliação do programa qualifica Acre: concepção, resultados e desafios / Evaluation of the qualifica Acre program: conception, results and challenges
title_fullStr Avaliação do programa qualifica Acre: concepção, resultados e desafios / Evaluation of the qualifica Acre program: conception, results and challenges
title_full_unstemmed Avaliação do programa qualifica Acre: concepção, resultados e desafios / Evaluation of the qualifica Acre program: conception, results and challenges
title_sort Avaliação do programa qualifica Acre: concepção, resultados e desafios / Evaluation of the qualifica Acre program: conception, results and challenges
author de Aquino, Evandro Araújo
author_facet de Aquino, Evandro Araújo
Torres, Patrícia Lupion
Portilho, Evelise Maria Labatut
author_role author
author2 Torres, Patrícia Lupion
Portilho, Evelise Maria Labatut
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Aquino, Evandro Araújo
Torres, Patrícia Lupion
Portilho, Evelise Maria Labatut
dc.subject.por.fl_str_mv senac
educação profissional
programa qualifica acre
avaliação.
topic senac
educação profissional
programa qualifica acre
avaliação.
description Este artigo tem como objetivo geral analisar a implantação e implementação do Programa Qualifica Acre (PQA) no contexto da oferta de vagas do Programa Senac de Gratuidade (PSG) no estado do Acre sob a responsabilidade do Senac Acre, em parceria com o governo do Estado e prefeituras municipais, com o intuito de contribuir com a retomada da economia acreana no período pós-pandemia de Covid-19. Nesse sentido, optou-se em investigar o seguinte problema: tendo cumprido a meta no que concerne à oferta de vagas pactuadas com os 22 municípios do estado do Acre, o Programa Qualifica Acre alcançou sua finalidade? Para isto, utilizou-se da abordagem qualitativa, de natureza exploratória, como estratégia a “avaliação por triangulação de métodos” (MINAYO; ASSIS; SOUZA, 2005). Como instrumento de pesquisa utilizou-se formulário eletrônico, testado previamente por um grupo técnico especializado, que validaram os indicadores, e posteriormente aplicado aos respondentes. Evidenciou-se como principais resultados: i) cumprimento da meta quantitativa do PQA, beneficiando 4.379 alunos; ii) atendimento de 100% dos municípios do Estado; e iii) excelente receptividade do público-alvo e dos parceiros quanto às diretrizes do PQA pactuadas com os municípios. Conclui-se que a meta do PQA foi superada pela instituição executora, contudo, a finalidade do Programa não foi alcançada em sua totalidade, uma vez que alguns títulos dos segmentos de gastronomia e beleza foram substituídos em detrimento da ausência de insumos no ato da execução dos cursos pelas Unidades Operativas do Senac Acre. A continuidade do Programa Qualifica Acre dependerá da decisão da alta Direção da Fecomércio-AC e Senac Acre.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46116
10.34117/bjdv8n4-069
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46116
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n4-069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46116/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 23779-23793
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 23779-23793
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 23779-23793
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645590594060288