Motivações de estudantes para aprendizagem em zoologia por meio de mapas conceituais / Student motivations for learning in zoology through concept maps
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4871 |
Resumo: | Partindo do entendimento de que conhecer os interesses de estudantes possibilita aos docentes aperfeiçoarem suas práticas pedagógicas, esse trabalho teve como objetivo evidenciar aspectos motivacionais de graduandos em Ciências Biológicas, de uma Universidade Federal localizada na região Nordeste do Brasil, para com uma experiência envolvendo o uso dos mapas conceituais (MCs) para aprendizagem sobre táxons invertebrados. A investigação envolveu um total de 59 participantes recém-ingressos no primeiro semestre do ano de 2017, abrangendo duas turmas (diurno e noturno), da disciplina de Zoologia. Utilizaram-se para análise, documentos oriundos de: atividades realizadas em sequência didática, questionários elaborados e aplicados e anotações feitas ao longo do processo. Averiguaram-se que as atividades realizadas, em grupo e individuais, envolvendo MCs, sinalizaram aspectos positivos para: I) a receptividade à proposta; II) o envolvimento com a técnica de mapear conceitos e, III) o conceito auto avaliativo. A experiência, utilizando os MCs, evidenciou traços de motivação intrínseca e extrínseca e confirmou o potencial didático-pedagógico dessa ferramenta para mobilizar o processo de ensino, promover situações de aprendizagem e acessar pensamentos críticos mais elevados. |
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Motivações de estudantes para aprendizagem em zoologia por meio de mapas conceituais / Student motivations for learning in zoology through concept mapsDinâmica de Ensino. Estudo de Invertebrados. Mapeamento Conceitual. Ensino Superior.Partindo do entendimento de que conhecer os interesses de estudantes possibilita aos docentes aperfeiçoarem suas práticas pedagógicas, esse trabalho teve como objetivo evidenciar aspectos motivacionais de graduandos em Ciências Biológicas, de uma Universidade Federal localizada na região Nordeste do Brasil, para com uma experiência envolvendo o uso dos mapas conceituais (MCs) para aprendizagem sobre táxons invertebrados. A investigação envolveu um total de 59 participantes recém-ingressos no primeiro semestre do ano de 2017, abrangendo duas turmas (diurno e noturno), da disciplina de Zoologia. Utilizaram-se para análise, documentos oriundos de: atividades realizadas em sequência didática, questionários elaborados e aplicados e anotações feitas ao longo do processo. Averiguaram-se que as atividades realizadas, em grupo e individuais, envolvendo MCs, sinalizaram aspectos positivos para: I) a receptividade à proposta; II) o envolvimento com a técnica de mapear conceitos e, III) o conceito auto avaliativo. A experiência, utilizando os MCs, evidenciou traços de motivação intrínseca e extrínseca e confirmou o potencial didático-pedagógico dessa ferramenta para mobilizar o processo de ensino, promover situações de aprendizagem e acessar pensamentos críticos mais elevados.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/487110.34117/bjdv5n11-298Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 26715-26734Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 26715-26734Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 26715-267342525-876110.34117/bjdv.v5i11reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4871/4485Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Clécio Danilo Dias daSantos, Roberto LimaD’Oliveira, Rosângela GondimAlmeida, Elineí Araújo de2021-02-15T12:36:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4871Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:01.805799Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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