Motivações de estudantes para aprendizagem em zoologia por meio de mapas conceituais / Student motivations for learning in zoology through concept maps

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Clécio Danilo Dias da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Roberto Lima, D’Oliveira, Rosângela Gondim, Almeida, Elineí Araújo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4871
Resumo: Partindo do entendimento de que conhecer os interesses de estudantes possibilita aos docentes aperfeiçoarem suas práticas pedagógicas, esse trabalho teve como objetivo evidenciar aspectos motivacionais de graduandos em Ciências Biológicas, de uma Universidade Federal localizada na região Nordeste do Brasil, para com uma experiência envolvendo o uso dos mapas conceituais (MCs) para aprendizagem sobre táxons invertebrados. A investigação envolveu um total de 59 participantes recém-ingressos no primeiro semestre do ano de 2017, abrangendo duas turmas (diurno e noturno), da disciplina de Zoologia. Utilizaram-se para análise, documentos oriundos de: atividades realizadas em sequência didática, questionários elaborados e aplicados e anotações feitas ao longo do processo. Averiguaram-se que as atividades realizadas, em grupo e individuais, envolvendo MCs, sinalizaram aspectos positivos para: I) a receptividade à proposta; II) o envolvimento com a técnica de mapear conceitos e, III) o conceito auto avaliativo. A experiência, utilizando os MCs, evidenciou traços de motivação intrínseca e extrínseca e confirmou o potencial didático-pedagógico dessa ferramenta para mobilizar o processo de ensino, promover situações de aprendizagem e acessar pensamentos críticos mais elevados.
id VERACRUZ-0_29de90e2c7174694615894075c46cd5e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4871
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Motivações de estudantes para aprendizagem em zoologia por meio de mapas conceituais / Student motivations for learning in zoology through concept mapsDinâmica de Ensino. Estudo de Invertebrados. Mapeamento Conceitual. Ensino Superior.Partindo do entendimento de que conhecer os interesses de estudantes possibilita aos docentes aperfeiçoarem suas práticas pedagógicas, esse trabalho teve como objetivo evidenciar aspectos motivacionais de graduandos em Ciências Biológicas, de uma Universidade Federal localizada na região Nordeste do Brasil, para com uma experiência envolvendo o uso dos mapas conceituais (MCs) para aprendizagem sobre táxons invertebrados. A investigação envolveu um total de 59 participantes recém-ingressos no primeiro semestre do ano de 2017, abrangendo duas turmas (diurno e noturno), da disciplina de Zoologia. Utilizaram-se para análise, documentos oriundos de: atividades realizadas em sequência didática, questionários elaborados e aplicados e anotações feitas ao longo do processo. Averiguaram-se que as atividades realizadas, em grupo e individuais, envolvendo MCs, sinalizaram aspectos positivos para: I) a receptividade à proposta; II) o envolvimento com a técnica de mapear conceitos e, III) o conceito auto avaliativo. A experiência, utilizando os MCs, evidenciou traços de motivação intrínseca e extrínseca e confirmou o potencial didático-pedagógico dessa ferramenta para mobilizar o processo de ensino, promover situações de aprendizagem e acessar pensamentos críticos mais elevados.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/487110.34117/bjdv5n11-298Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 26715-26734Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 26715-26734Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 26715-267342525-876110.34117/bjdv.v5i11reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4871/4485Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Clécio Danilo Dias daSantos, Roberto LimaD’Oliveira, Rosângela GondimAlmeida, Elineí Araújo de2021-02-15T12:36:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4871Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:01.805799Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivações de estudantes para aprendizagem em zoologia por meio de mapas conceituais / Student motivations for learning in zoology through concept maps
title Motivações de estudantes para aprendizagem em zoologia por meio de mapas conceituais / Student motivations for learning in zoology through concept maps
spellingShingle Motivações de estudantes para aprendizagem em zoologia por meio de mapas conceituais / Student motivations for learning in zoology through concept maps
Silva, Clécio Danilo Dias da
Dinâmica de Ensino. Estudo de Invertebrados. Mapeamento Conceitual. Ensino Superior.
title_short Motivações de estudantes para aprendizagem em zoologia por meio de mapas conceituais / Student motivations for learning in zoology through concept maps
title_full Motivações de estudantes para aprendizagem em zoologia por meio de mapas conceituais / Student motivations for learning in zoology through concept maps
title_fullStr Motivações de estudantes para aprendizagem em zoologia por meio de mapas conceituais / Student motivations for learning in zoology through concept maps
title_full_unstemmed Motivações de estudantes para aprendizagem em zoologia por meio de mapas conceituais / Student motivations for learning in zoology through concept maps
title_sort Motivações de estudantes para aprendizagem em zoologia por meio de mapas conceituais / Student motivations for learning in zoology through concept maps
author Silva, Clécio Danilo Dias da
author_facet Silva, Clécio Danilo Dias da
Santos, Roberto Lima
D’Oliveira, Rosângela Gondim
Almeida, Elineí Araújo de
author_role author
author2 Santos, Roberto Lima
D’Oliveira, Rosângela Gondim
Almeida, Elineí Araújo de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Clécio Danilo Dias da
Santos, Roberto Lima
D’Oliveira, Rosângela Gondim
Almeida, Elineí Araújo de
dc.subject.por.fl_str_mv Dinâmica de Ensino. Estudo de Invertebrados. Mapeamento Conceitual. Ensino Superior.
topic Dinâmica de Ensino. Estudo de Invertebrados. Mapeamento Conceitual. Ensino Superior.
description Partindo do entendimento de que conhecer os interesses de estudantes possibilita aos docentes aperfeiçoarem suas práticas pedagógicas, esse trabalho teve como objetivo evidenciar aspectos motivacionais de graduandos em Ciências Biológicas, de uma Universidade Federal localizada na região Nordeste do Brasil, para com uma experiência envolvendo o uso dos mapas conceituais (MCs) para aprendizagem sobre táxons invertebrados. A investigação envolveu um total de 59 participantes recém-ingressos no primeiro semestre do ano de 2017, abrangendo duas turmas (diurno e noturno), da disciplina de Zoologia. Utilizaram-se para análise, documentos oriundos de: atividades realizadas em sequência didática, questionários elaborados e aplicados e anotações feitas ao longo do processo. Averiguaram-se que as atividades realizadas, em grupo e individuais, envolvendo MCs, sinalizaram aspectos positivos para: I) a receptividade à proposta; II) o envolvimento com a técnica de mapear conceitos e, III) o conceito auto avaliativo. A experiência, utilizando os MCs, evidenciou traços de motivação intrínseca e extrínseca e confirmou o potencial didático-pedagógico dessa ferramenta para mobilizar o processo de ensino, promover situações de aprendizagem e acessar pensamentos críticos mais elevados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4871
10.34117/bjdv5n11-298
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4871
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n11-298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4871/4485
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 26715-26734
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 26715-26734
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 26715-26734
2525-8761
10.34117/bjdv.v5i11
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645430908518400