Potencialidades dos mapas conceituais no processo ensino-aprendizagem em Zoologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Clécio Danilo Dias da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26270
Resumo: Na contemporaneidade, os conhecimentos da Zoologia são explorados dentro da matriz curricular de diversos cursos de graduação das áreas das ciências da vida. São incluídos em componentes curriculares de caráter básico voltados para entender sobre os animais dentro do contexto da biodiversidade. Por ser uma área que engloba uma grande quantidade de táxons e, apresentar numerosas terminologias científicas peculiares a serem exploradas dentro de uma sequência evolutiva, torna-se um desafio promover-se uma aprendizagem adequada quando direcionada a estudantes recém-ingressos no ensino superior. Visando minimizar estas problemáticas, numeráveis estratégias didáticas têm sido utilizadas por docentes na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ao incluir visitas a campo, aulas de laboratório, atividades lúdicas, exposições de material didático, bem como a aplicação de Mapas Conceituais (MCs) no percurso de ensino-aprendizagem sobre a diversidade animal. Nesse contexto, o objetivo do trabalho foi avaliar o potencial e implicações do uso de MCs no processo de ensino e aprendizagem de Zoologia em cursos de Ciências Biológicas envolvendo o estudo de táxons invertebrados. Trata-se de uma pesquisa quali-qualitativa com procedimentos à observação participante e análise de conteúdo. Visando alcançar tais objetivos, realizou-se o acompanhamento de duas turmas de graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), envolvendo o componente Curricular Zoologia I. Foram obtidos diversos documentos produzidos na disciplina, como: questionários (diagnósticos, execução de atividades, expectativas e avaliação qualitativa); avaliação somativa; atividades didáticas (estudos dirigidos, resenhas, relatórios, projetos e exercícios explorando MCs), entre outros. A análise dos documentos evidenciaram os MCs como um recurso eficiente para diagnosticar conhecimentos, mobilizar e motivar os estudantes para aquisição e retenção de conteúdos incluídos em Zoologia. Os resultados encontrados na investigação juntamente com a experiência vivenciada e construída no percurso da pesquisa, também fundamentaram a elaboração de um produto educacional designado de “Sugestões didáticas para exploração de Mapas Conceituais na formação pedagógica: evidenciando conteúdos biológicos”.
id UFRN_606ce1dcb3dc0963f5fbd75f6be18e85
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26270
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Clécio Danilo Dias daSouza, Maria de Fátima deSodré Neto, LuizAlmeida, Elinei Araújo de2018-12-06T22:09:37Z2018-12-06T22:09:37Z2018-07-30SILVA, Clécio Danilo Dias da. Potencialidades dos mapas conceituais no processo ensino-aprendizagem em Zoologia. 2018. 143f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26270Na contemporaneidade, os conhecimentos da Zoologia são explorados dentro da matriz curricular de diversos cursos de graduação das áreas das ciências da vida. São incluídos em componentes curriculares de caráter básico voltados para entender sobre os animais dentro do contexto da biodiversidade. Por ser uma área que engloba uma grande quantidade de táxons e, apresentar numerosas terminologias científicas peculiares a serem exploradas dentro de uma sequência evolutiva, torna-se um desafio promover-se uma aprendizagem adequada quando direcionada a estudantes recém-ingressos no ensino superior. Visando minimizar estas problemáticas, numeráveis estratégias didáticas têm sido utilizadas por docentes na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ao incluir visitas a campo, aulas de laboratório, atividades lúdicas, exposições de material didático, bem como a aplicação de Mapas Conceituais (MCs) no percurso de ensino-aprendizagem sobre a diversidade animal. Nesse contexto, o objetivo do trabalho foi avaliar o potencial e implicações do uso de MCs no processo de ensino e aprendizagem de Zoologia em cursos de Ciências Biológicas envolvendo o estudo de táxons invertebrados. Trata-se de uma pesquisa quali-qualitativa com procedimentos à observação participante e análise de conteúdo. Visando alcançar tais objetivos, realizou-se o acompanhamento de duas turmas de graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), envolvendo o componente Curricular Zoologia I. Foram obtidos diversos documentos produzidos na disciplina, como: questionários (diagnósticos, execução de atividades, expectativas e avaliação qualitativa); avaliação somativa; atividades didáticas (estudos dirigidos, resenhas, relatórios, projetos e exercícios explorando MCs), entre outros. A análise dos documentos evidenciaram os MCs como um recurso eficiente para diagnosticar conhecimentos, mobilizar e motivar os estudantes para aquisição e retenção de conteúdos incluídos em Zoologia. Os resultados encontrados na investigação juntamente com a experiência vivenciada e construída no percurso da pesquisa, também fundamentaram a elaboração de um produto educacional designado de “Sugestões didáticas para exploração de Mapas Conceituais na formação pedagógica: evidenciando conteúdos biológicos”.In contemporary times, the knowledge of Zoology is explored within the curricular matrix of several undergraduate courses in the areas of life sciences. They are included in basic curricular components aimed at understanding about animals within the context of biodiversity. Because it is an area that encompasses a large number of taxa and presents many peculiar scientific terminologies to be explored within an evolutionary sequence, it is a challenge to promote adequate learning when directed to students who are newly admitted to higher education. In order to minimize these problems, numerous didactic strategies have been used by teachers at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), including visits to the field, laboratory classes, play activities, exhibitions of didactic material, as well as the application of Concept Maps (MCs) in teaching and learning about animal diversity. In this context, the objective of this work was to evaluate the potential and implications of the use of MCs in the teaching and learning process of Zoology in Biological Sciences courses involving the study of invertebrate taxa. This is a qualitative-qualitative research with participant observation procedures and content analysis. In order to achieve these objectives, two undergraduate and graduate courses in Biological Sciences (teacher's and Bachelor's degree), involving the Curriculum Zoology I component were followed. Several documents were produced in the discipline, such as: questionnaires (diagnoses, activities, expectations and qualitative evaluation); summative evaluation; didactic activities (guided studies, reviews, reports, projects and exercises exploring MCs), among others. The analysis of the documents evidenced MCs as an efficient resource to diagnose knowledge, mobilize and motivate students to acquire and retain contents included in Zoology. The results found in the research together with the experience lived and built in the course of the research, also supported the elaboration of an educational product called " Didactic suggestions for exploring Concept maps in pedagogical training: evidencing biological contents”.porSugestões didáticas para exploração de mapas conceituais na formação pedagógica: evidenciando conteúdo biológicoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEnsino de ZoologiaMapeamento conceitualOrganizador gráficoIngressantes no ensino superiorPotencialidades dos mapas conceituais no processo ensino-aprendizagem em Zoologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPotencialidadesmapasconceituais_Silva_2018.pdfapplication/pdf4549317https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26270/1/Potencialidadesmapasconceituais_Silva_2018.pdf7d09f0484d0d6fc10150e99bef9033a8MD51ProdutoEducacional_Silva_2018.pdfProdutoEducacional_Silva_2018.pdfSugestões didáticas para a aplicação da técnica de mapeamento conceitualapplication/pdf1862780https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26270/4/ProdutoEducacional_Silva_2018.pdf58919bacdbb5bb02233a91f26f645abdMD54TEXTPotencialidadesmapasconceituais_Silva_2018.pdf.txtPotencialidadesmapasconceituais_Silva_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain309020https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26270/2/Potencialidadesmapasconceituais_Silva_2018.pdf.txt1fc08b803631a88efd6bd552f81902a0MD52ProdutoEducacional_Silva_2018.pdf.txtProdutoEducacional_Silva_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain73041https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26270/5/ProdutoEducacional_Silva_2018.pdf.txtaeda877658e8a42e04bfd0ddf3e15723MD55THUMBNAILPotencialidadesmapasconceituais_Silva_2018.pdf.jpgPotencialidadesmapasconceituais_Silva_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2298https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26270/3/Potencialidadesmapasconceituais_Silva_2018.pdf.jpg6c3954d63309598c7f31d1ba1a0e8301MD53ProdutoEducacional_Silva_2018.pdf.jpgProdutoEducacional_Silva_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1603https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26270/6/ProdutoEducacional_Silva_2018.pdf.jpg4fac9a295e8d12e5b4e8fb4da39ec419MD56123456789/262702019-12-01 02:23:48.05oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26270Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-12-01T05:23:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Potencialidades dos mapas conceituais no processo ensino-aprendizagem em Zoologia
title Potencialidades dos mapas conceituais no processo ensino-aprendizagem em Zoologia
spellingShingle Potencialidades dos mapas conceituais no processo ensino-aprendizagem em Zoologia
Silva, Clécio Danilo Dias da
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Ensino de Zoologia
Mapeamento conceitual
Organizador gráfico
Ingressantes no ensino superior
title_short Potencialidades dos mapas conceituais no processo ensino-aprendizagem em Zoologia
title_full Potencialidades dos mapas conceituais no processo ensino-aprendizagem em Zoologia
title_fullStr Potencialidades dos mapas conceituais no processo ensino-aprendizagem em Zoologia
title_full_unstemmed Potencialidades dos mapas conceituais no processo ensino-aprendizagem em Zoologia
title_sort Potencialidades dos mapas conceituais no processo ensino-aprendizagem em Zoologia
author Silva, Clécio Danilo Dias da
author_facet Silva, Clécio Danilo Dias da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Souza, Maria de Fátima de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Sodré Neto, Luiz
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Clécio Danilo Dias da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Elinei Araújo de
contributor_str_mv Almeida, Elinei Araújo de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Ensino de Zoologia
Mapeamento conceitual
Organizador gráfico
Ingressantes no ensino superior
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Zoologia
Mapeamento conceitual
Organizador gráfico
Ingressantes no ensino superior
description Na contemporaneidade, os conhecimentos da Zoologia são explorados dentro da matriz curricular de diversos cursos de graduação das áreas das ciências da vida. São incluídos em componentes curriculares de caráter básico voltados para entender sobre os animais dentro do contexto da biodiversidade. Por ser uma área que engloba uma grande quantidade de táxons e, apresentar numerosas terminologias científicas peculiares a serem exploradas dentro de uma sequência evolutiva, torna-se um desafio promover-se uma aprendizagem adequada quando direcionada a estudantes recém-ingressos no ensino superior. Visando minimizar estas problemáticas, numeráveis estratégias didáticas têm sido utilizadas por docentes na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ao incluir visitas a campo, aulas de laboratório, atividades lúdicas, exposições de material didático, bem como a aplicação de Mapas Conceituais (MCs) no percurso de ensino-aprendizagem sobre a diversidade animal. Nesse contexto, o objetivo do trabalho foi avaliar o potencial e implicações do uso de MCs no processo de ensino e aprendizagem de Zoologia em cursos de Ciências Biológicas envolvendo o estudo de táxons invertebrados. Trata-se de uma pesquisa quali-qualitativa com procedimentos à observação participante e análise de conteúdo. Visando alcançar tais objetivos, realizou-se o acompanhamento de duas turmas de graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), envolvendo o componente Curricular Zoologia I. Foram obtidos diversos documentos produzidos na disciplina, como: questionários (diagnósticos, execução de atividades, expectativas e avaliação qualitativa); avaliação somativa; atividades didáticas (estudos dirigidos, resenhas, relatórios, projetos e exercícios explorando MCs), entre outros. A análise dos documentos evidenciaram os MCs como um recurso eficiente para diagnosticar conhecimentos, mobilizar e motivar os estudantes para aquisição e retenção de conteúdos incluídos em Zoologia. Os resultados encontrados na investigação juntamente com a experiência vivenciada e construída no percurso da pesquisa, também fundamentaram a elaboração de um produto educacional designado de “Sugestões didáticas para exploração de Mapas Conceituais na formação pedagógica: evidenciando conteúdos biológicos”.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-06T22:09:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-06T22:09:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Clécio Danilo Dias da. Potencialidades dos mapas conceituais no processo ensino-aprendizagem em Zoologia. 2018. 143f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26270
identifier_str_mv SILVA, Clécio Danilo Dias da. Potencialidades dos mapas conceituais no processo ensino-aprendizagem em Zoologia. 2018. 143f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sugestões didáticas para exploração de mapas conceituais na formação pedagógica: evidenciando conteúdo biológico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26270/1/Potencialidadesmapasconceituais_Silva_2018.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26270/4/ProdutoEducacional_Silva_2018.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26270/2/Potencialidadesmapasconceituais_Silva_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26270/5/ProdutoEducacional_Silva_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26270/3/Potencialidadesmapasconceituais_Silva_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26270/6/ProdutoEducacional_Silva_2018.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7d09f0484d0d6fc10150e99bef9033a8
58919bacdbb5bb02233a91f26f645abd
1fc08b803631a88efd6bd552f81902a0
aeda877658e8a42e04bfd0ddf3e15723
6c3954d63309598c7f31d1ba1a0e8301
4fac9a295e8d12e5b4e8fb4da39ec419
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833068783960064