Potencialidades dos mapas conceituais no processo ensino-aprendizagem em Zoologia
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26270 |
Resumo: | Na contemporaneidade, os conhecimentos da Zoologia são explorados dentro da matriz curricular de diversos cursos de graduação das áreas das ciências da vida. São incluídos em componentes curriculares de caráter básico voltados para entender sobre os animais dentro do contexto da biodiversidade. Por ser uma área que engloba uma grande quantidade de táxons e, apresentar numerosas terminologias científicas peculiares a serem exploradas dentro de uma sequência evolutiva, torna-se um desafio promover-se uma aprendizagem adequada quando direcionada a estudantes recém-ingressos no ensino superior. Visando minimizar estas problemáticas, numeráveis estratégias didáticas têm sido utilizadas por docentes na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ao incluir visitas a campo, aulas de laboratório, atividades lúdicas, exposições de material didático, bem como a aplicação de Mapas Conceituais (MCs) no percurso de ensino-aprendizagem sobre a diversidade animal. Nesse contexto, o objetivo do trabalho foi avaliar o potencial e implicações do uso de MCs no processo de ensino e aprendizagem de Zoologia em cursos de Ciências Biológicas envolvendo o estudo de táxons invertebrados. Trata-se de uma pesquisa quali-qualitativa com procedimentos à observação participante e análise de conteúdo. Visando alcançar tais objetivos, realizou-se o acompanhamento de duas turmas de graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), envolvendo o componente Curricular Zoologia I. Foram obtidos diversos documentos produzidos na disciplina, como: questionários (diagnósticos, execução de atividades, expectativas e avaliação qualitativa); avaliação somativa; atividades didáticas (estudos dirigidos, resenhas, relatórios, projetos e exercícios explorando MCs), entre outros. A análise dos documentos evidenciaram os MCs como um recurso eficiente para diagnosticar conhecimentos, mobilizar e motivar os estudantes para aquisição e retenção de conteúdos incluídos em Zoologia. Os resultados encontrados na investigação juntamente com a experiência vivenciada e construída no percurso da pesquisa, também fundamentaram a elaboração de um produto educacional designado de “Sugestões didáticas para exploração de Mapas Conceituais na formação pedagógica: evidenciando conteúdos biológicos”. |
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Silva, Clécio Danilo Dias daSouza, Maria de Fátima deSodré Neto, LuizAlmeida, Elinei Araújo de2018-12-06T22:09:37Z2018-12-06T22:09:37Z2018-07-30SILVA, Clécio Danilo Dias da. Potencialidades dos mapas conceituais no processo ensino-aprendizagem em Zoologia. 2018. 143f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26270Na contemporaneidade, os conhecimentos da Zoologia são explorados dentro da matriz curricular de diversos cursos de graduação das áreas das ciências da vida. São incluídos em componentes curriculares de caráter básico voltados para entender sobre os animais dentro do contexto da biodiversidade. Por ser uma área que engloba uma grande quantidade de táxons e, apresentar numerosas terminologias científicas peculiares a serem exploradas dentro de uma sequência evolutiva, torna-se um desafio promover-se uma aprendizagem adequada quando direcionada a estudantes recém-ingressos no ensino superior. Visando minimizar estas problemáticas, numeráveis estratégias didáticas têm sido utilizadas por docentes na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ao incluir visitas a campo, aulas de laboratório, atividades lúdicas, exposições de material didático, bem como a aplicação de Mapas Conceituais (MCs) no percurso de ensino-aprendizagem sobre a diversidade animal. Nesse contexto, o objetivo do trabalho foi avaliar o potencial e implicações do uso de MCs no processo de ensino e aprendizagem de Zoologia em cursos de Ciências Biológicas envolvendo o estudo de táxons invertebrados. Trata-se de uma pesquisa quali-qualitativa com procedimentos à observação participante e análise de conteúdo. Visando alcançar tais objetivos, realizou-se o acompanhamento de duas turmas de graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), envolvendo o componente Curricular Zoologia I. Foram obtidos diversos documentos produzidos na disciplina, como: questionários (diagnósticos, execução de atividades, expectativas e avaliação qualitativa); avaliação somativa; atividades didáticas (estudos dirigidos, resenhas, relatórios, projetos e exercícios explorando MCs), entre outros. A análise dos documentos evidenciaram os MCs como um recurso eficiente para diagnosticar conhecimentos, mobilizar e motivar os estudantes para aquisição e retenção de conteúdos incluídos em Zoologia. Os resultados encontrados na investigação juntamente com a experiência vivenciada e construída no percurso da pesquisa, também fundamentaram a elaboração de um produto educacional designado de “Sugestões didáticas para exploração de Mapas Conceituais na formação pedagógica: evidenciando conteúdos biológicos”.In contemporary times, the knowledge of Zoology is explored within the curricular matrix of several undergraduate courses in the areas of life sciences. They are included in basic curricular components aimed at understanding about animals within the context of biodiversity. Because it is an area that encompasses a large number of taxa and presents many peculiar scientific terminologies to be explored within an evolutionary sequence, it is a challenge to promote adequate learning when directed to students who are newly admitted to higher education. In order to minimize these problems, numerous didactic strategies have been used by teachers at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), including visits to the field, laboratory classes, play activities, exhibitions of didactic material, as well as the application of Concept Maps (MCs) in teaching and learning about animal diversity. In this context, the objective of this work was to evaluate the potential and implications of the use of MCs in the teaching and learning process of Zoology in Biological Sciences courses involving the study of invertebrate taxa. This is a qualitative-qualitative research with participant observation procedures and content analysis. In order to achieve these objectives, two undergraduate and graduate courses in Biological Sciences (teacher's and Bachelor's degree), involving the Curriculum Zoology I component were followed. Several documents were produced in the discipline, such as: questionnaires (diagnoses, activities, expectations and qualitative evaluation); summative evaluation; didactic activities (guided studies, reviews, reports, projects and exercises exploring MCs), among others. The analysis of the documents evidenced MCs as an efficient resource to diagnose knowledge, mobilize and motivate students to acquire and retain contents included in Zoology. The results found in the research together with the experience lived and built in the course of the research, also supported the elaboration of an educational product called " Didactic suggestions for exploring Concept maps in pedagogical training: evidencing biological contents”.porSugestões didáticas para exploração de mapas conceituais na formação pedagógica: evidenciando conteúdo biológicoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEnsino de ZoologiaMapeamento conceitualOrganizador gráficoIngressantes no ensino superiorPotencialidades dos mapas conceituais no processo ensino-aprendizagem em Zoologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPotencialidadesmapasconceituais_Silva_2018.pdfapplication/pdf4549317https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26270/1/Potencialidadesmapasconceituais_Silva_2018.pdf7d09f0484d0d6fc10150e99bef9033a8MD51ProdutoEducacional_Silva_2018.pdfProdutoEducacional_Silva_2018.pdfSugestões didáticas para a aplicação da técnica de mapeamento conceitualapplication/pdf1862780https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26270/4/ProdutoEducacional_Silva_2018.pdf58919bacdbb5bb02233a91f26f645abdMD54TEXTPotencialidadesmapasconceituais_Silva_2018.pdf.txtPotencialidadesmapasconceituais_Silva_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain309020https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26270/2/Potencialidadesmapasconceituais_Silva_2018.pdf.txt1fc08b803631a88efd6bd552f81902a0MD52ProdutoEducacional_Silva_2018.pdf.txtProdutoEducacional_Silva_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain73041https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26270/5/ProdutoEducacional_Silva_2018.pdf.txtaeda877658e8a42e04bfd0ddf3e15723MD55THUMBNAILPotencialidadesmapasconceituais_Silva_2018.pdf.jpgPotencialidadesmapasconceituais_Silva_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2298https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26270/3/Potencialidadesmapasconceituais_Silva_2018.pdf.jpg6c3954d63309598c7f31d1ba1a0e8301MD53ProdutoEducacional_Silva_2018.pdf.jpgProdutoEducacional_Silva_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1603https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26270/6/ProdutoEducacional_Silva_2018.pdf.jpg4fac9a295e8d12e5b4e8fb4da39ec419MD56123456789/262702019-12-01 02:23:48.05oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26270Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-12-01T05:23:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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Na contemporaneidade, os conhecimentos da Zoologia são explorados dentro da matriz curricular de diversos cursos de graduação das áreas das ciências da vida. São incluídos em componentes curriculares de caráter básico voltados para entender sobre os animais dentro do contexto da biodiversidade. Por ser uma área que engloba uma grande quantidade de táxons e, apresentar numerosas terminologias científicas peculiares a serem exploradas dentro de uma sequência evolutiva, torna-se um desafio promover-se uma aprendizagem adequada quando direcionada a estudantes recém-ingressos no ensino superior. Visando minimizar estas problemáticas, numeráveis estratégias didáticas têm sido utilizadas por docentes na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ao incluir visitas a campo, aulas de laboratório, atividades lúdicas, exposições de material didático, bem como a aplicação de Mapas Conceituais (MCs) no percurso de ensino-aprendizagem sobre a diversidade animal. Nesse contexto, o objetivo do trabalho foi avaliar o potencial e implicações do uso de MCs no processo de ensino e aprendizagem de Zoologia em cursos de Ciências Biológicas envolvendo o estudo de táxons invertebrados. Trata-se de uma pesquisa quali-qualitativa com procedimentos à observação participante e análise de conteúdo. Visando alcançar tais objetivos, realizou-se o acompanhamento de duas turmas de graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), envolvendo o componente Curricular Zoologia I. Foram obtidos diversos documentos produzidos na disciplina, como: questionários (diagnósticos, execução de atividades, expectativas e avaliação qualitativa); avaliação somativa; atividades didáticas (estudos dirigidos, resenhas, relatórios, projetos e exercícios explorando MCs), entre outros. A análise dos documentos evidenciaram os MCs como um recurso eficiente para diagnosticar conhecimentos, mobilizar e motivar os estudantes para aquisição e retenção de conteúdos incluídos em Zoologia. Os resultados encontrados na investigação juntamente com a experiência vivenciada e construída no percurso da pesquisa, também fundamentaram a elaboração de um produto educacional designado de “Sugestões didáticas para exploração de Mapas Conceituais na formação pedagógica: evidenciando conteúdos biológicos”. |
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