Visões de diretoras de escolas sobre políticas públicas e determinações legais / School principals’ views on public policies and legal determinations
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n7-053 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49962 |
Resumo: | O trabalho objetiva analisar as repercussões de políticas públicas e determinações legais sobre escolas públicas de Ensino Fundamental do estado de São Paulo, na visão de suas diretoras. Advém de pesquisa qualitativa, realizada por meio de questionário aplicado a 65 diretoras que em 2015 cursavam Especialização em Gestão Escolar na modalidade Educação a Distância, oferecido pela UFSCar em convênio com o MEC. Este texto aborda o Programa Dinheiro Direto na Escola, o Projeto Político-Pedagógico, a Base Nacional Comum Curricular e as avaliações externas. Os resultados obtidos indicam a presença de uma visão positiva das políticas e normativas por parte das diretoras, sinalizando certo alinhamento com o discurso oficial, o que se evidenciou por meio de microrregulações produzidas na dupla relação da escola com o Estado e com a comunidade, e reveladas nas respostas ao questionário. A análise das relações escola-Estado indica a existência de uma autonomia decretada (BARROSO, 1996), entendida como o conjunto de normas estabelecido por órgãos superiores responsáveis pela administração da educação que define as margens de liberdade de ação das unidades escolares. Já a visão das relações entre escola e comunidade mostra a participação vista como recurso gerencial (NOGUEIRA, 2011), no sentido de solidarizar governantes e governados reduzindo atritos entre ambos. Dessa forma, vê-se um tipo de racionalidade que atravessa essas relações de uma ponta a outra, caracterizada por uma direção de “mão única”: a escola servindo ao Estado e a comunidade servindo à escola, com vista à eficiência e eficácia do trabalho escolar. Do conjunto dos resultados depreende-se a ideia de que os elementos da chamada nova gestão pública vão sendo inseridos no modelo burocrático, que permanece vigoroso, gerando uma sinalização ambígua, confusa, em termos dos rumos e da forma de agir das escolas e de seus atores. |
id |
VERACRUZ-0_2a9c5367c629428c2365d500523f52ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/49962 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Visões de diretoras de escolas sobre políticas públicas e determinações legais / School principals’ views on public policies and legal determinationspolíticas públicas educacionaisgestão escolarautonomia da escola.O trabalho objetiva analisar as repercussões de políticas públicas e determinações legais sobre escolas públicas de Ensino Fundamental do estado de São Paulo, na visão de suas diretoras. Advém de pesquisa qualitativa, realizada por meio de questionário aplicado a 65 diretoras que em 2015 cursavam Especialização em Gestão Escolar na modalidade Educação a Distância, oferecido pela UFSCar em convênio com o MEC. Este texto aborda o Programa Dinheiro Direto na Escola, o Projeto Político-Pedagógico, a Base Nacional Comum Curricular e as avaliações externas. Os resultados obtidos indicam a presença de uma visão positiva das políticas e normativas por parte das diretoras, sinalizando certo alinhamento com o discurso oficial, o que se evidenciou por meio de microrregulações produzidas na dupla relação da escola com o Estado e com a comunidade, e reveladas nas respostas ao questionário. A análise das relações escola-Estado indica a existência de uma autonomia decretada (BARROSO, 1996), entendida como o conjunto de normas estabelecido por órgãos superiores responsáveis pela administração da educação que define as margens de liberdade de ação das unidades escolares. Já a visão das relações entre escola e comunidade mostra a participação vista como recurso gerencial (NOGUEIRA, 2011), no sentido de solidarizar governantes e governados reduzindo atritos entre ambos. Dessa forma, vê-se um tipo de racionalidade que atravessa essas relações de uma ponta a outra, caracterizada por uma direção de “mão única”: a escola servindo ao Estado e a comunidade servindo à escola, com vista à eficiência e eficácia do trabalho escolar. Do conjunto dos resultados depreende-se a ideia de que os elementos da chamada nova gestão pública vão sendo inseridos no modelo burocrático, que permanece vigoroso, gerando uma sinalização ambígua, confusa, em termos dos rumos e da forma de agir das escolas e de seus atores. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4996210.34117/bjdv8n7-053Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 49488-49495Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 49488-49495Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 49488-494952525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49962/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessConti, Celso Luiz AparecidoLima, Emília Freitas deNascente, Renata Maria Moschen2022-07-27T18:34:31Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/49962Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:52.609032Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Visões de diretoras de escolas sobre políticas públicas e determinações legais / School principals’ views on public policies and legal determinations |
title |
Visões de diretoras de escolas sobre políticas públicas e determinações legais / School principals’ views on public policies and legal determinations |
spellingShingle |
Visões de diretoras de escolas sobre políticas públicas e determinações legais / School principals’ views on public policies and legal determinations Visões de diretoras de escolas sobre políticas públicas e determinações legais / School principals’ views on public policies and legal determinations Conti, Celso Luiz Aparecido políticas públicas educacionais gestão escolar autonomia da escola. Conti, Celso Luiz Aparecido políticas públicas educacionais gestão escolar autonomia da escola. |
title_short |
Visões de diretoras de escolas sobre políticas públicas e determinações legais / School principals’ views on public policies and legal determinations |
title_full |
Visões de diretoras de escolas sobre políticas públicas e determinações legais / School principals’ views on public policies and legal determinations |
title_fullStr |
Visões de diretoras de escolas sobre políticas públicas e determinações legais / School principals’ views on public policies and legal determinations Visões de diretoras de escolas sobre políticas públicas e determinações legais / School principals’ views on public policies and legal determinations |
title_full_unstemmed |
Visões de diretoras de escolas sobre políticas públicas e determinações legais / School principals’ views on public policies and legal determinations Visões de diretoras de escolas sobre políticas públicas e determinações legais / School principals’ views on public policies and legal determinations |
title_sort |
Visões de diretoras de escolas sobre políticas públicas e determinações legais / School principals’ views on public policies and legal determinations |
author |
Conti, Celso Luiz Aparecido |
author_facet |
Conti, Celso Luiz Aparecido Conti, Celso Luiz Aparecido Lima, Emília Freitas de Nascente, Renata Maria Moschen Lima, Emília Freitas de Nascente, Renata Maria Moschen |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Emília Freitas de Nascente, Renata Maria Moschen |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conti, Celso Luiz Aparecido Lima, Emília Freitas de Nascente, Renata Maria Moschen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
políticas públicas educacionais gestão escolar autonomia da escola. |
topic |
políticas públicas educacionais gestão escolar autonomia da escola. |
description |
O trabalho objetiva analisar as repercussões de políticas públicas e determinações legais sobre escolas públicas de Ensino Fundamental do estado de São Paulo, na visão de suas diretoras. Advém de pesquisa qualitativa, realizada por meio de questionário aplicado a 65 diretoras que em 2015 cursavam Especialização em Gestão Escolar na modalidade Educação a Distância, oferecido pela UFSCar em convênio com o MEC. Este texto aborda o Programa Dinheiro Direto na Escola, o Projeto Político-Pedagógico, a Base Nacional Comum Curricular e as avaliações externas. Os resultados obtidos indicam a presença de uma visão positiva das políticas e normativas por parte das diretoras, sinalizando certo alinhamento com o discurso oficial, o que se evidenciou por meio de microrregulações produzidas na dupla relação da escola com o Estado e com a comunidade, e reveladas nas respostas ao questionário. A análise das relações escola-Estado indica a existência de uma autonomia decretada (BARROSO, 1996), entendida como o conjunto de normas estabelecido por órgãos superiores responsáveis pela administração da educação que define as margens de liberdade de ação das unidades escolares. Já a visão das relações entre escola e comunidade mostra a participação vista como recurso gerencial (NOGUEIRA, 2011), no sentido de solidarizar governantes e governados reduzindo atritos entre ambos. Dessa forma, vê-se um tipo de racionalidade que atravessa essas relações de uma ponta a outra, caracterizada por uma direção de “mão única”: a escola servindo ao Estado e a comunidade servindo à escola, com vista à eficiência e eficácia do trabalho escolar. Do conjunto dos resultados depreende-se a ideia de que os elementos da chamada nova gestão pública vão sendo inseridos no modelo burocrático, que permanece vigoroso, gerando uma sinalização ambígua, confusa, em termos dos rumos e da forma de agir das escolas e de seus atores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49962 10.34117/bjdv8n7-053 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49962 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n7-053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49962/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 49488-49495 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 49488-49495 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 49488-49495 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183690240786432 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv8n7-053 |