Estágio em prática docente: a relação entre o ensino e a pesquisa na Pós-Graduação: Internship in teaching practice: the relationship between teaching and research in Postgraduation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Elizabete Gomes de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52470
Resumo: O estágio na Pós-graduação proporciona ao discente vivenciar as práticas de ensino-aprendizagem por meio da troca de experiências, inserindo o pós-graduando na docência no nível superior. Nesse sentido, este relatório apresenta os resultados e reflexões do estágio em Prática Docente. O estágio faz parte das disciplinas obrigatórias do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Educação Matemática – PPGECEM da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) -Paraná/Brasil. A participação nas atividades do estágio se deu no curso de Licenciatura em Matemática da UEPG, na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Matemática I. Com o objetivo de aperfeiçoar a formação do discente de pós-graduação para a docência no ensino superior, aproximando a prática de ensino e a pesquisa. No decorrer do estágio foram realizadas as seguintes atividades: Observações - constituiu-se da observação das aulas ministradas pela professora, essas informações referem-se aos objetivos, conteúdo, desenvolvimento, interação professor/aluno, recursos didáticos e avaliação, além das inferências e comentários sobre alguns desses itens; Planejamento e participações – corresponde ao planejamento da regência e as participações durante o estágio; Regência – refere-se ao planejamento da regência pontuando algumas dificuldades enfrentadas nesse período. Os resultados obtidos a partir das atividades desenvolvidas demonstram a relevância do estágio para a articulação entre o ensino e a pesquisa, configurando-se como um espaço para a compreensão da realidade profissional, momento em que as/os mestrando/os podem fortalecer a relação teoria e prática por meio da reflexão.
id VERACRUZ-0_2bfe2aad53bc51a6cb09ba12c8ac989b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52470
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Estágio em prática docente: a relação entre o ensino e a pesquisa na Pós-Graduação: Internship in teaching practice: the relationship between teaching and research in Postgraduationeducação matemáticaensino e pesquisaformação docentePós-GraduaçãoO estágio na Pós-graduação proporciona ao discente vivenciar as práticas de ensino-aprendizagem por meio da troca de experiências, inserindo o pós-graduando na docência no nível superior. Nesse sentido, este relatório apresenta os resultados e reflexões do estágio em Prática Docente. O estágio faz parte das disciplinas obrigatórias do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Educação Matemática – PPGECEM da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) -Paraná/Brasil. A participação nas atividades do estágio se deu no curso de Licenciatura em Matemática da UEPG, na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Matemática I. Com o objetivo de aperfeiçoar a formação do discente de pós-graduação para a docência no ensino superior, aproximando a prática de ensino e a pesquisa. No decorrer do estágio foram realizadas as seguintes atividades: Observações - constituiu-se da observação das aulas ministradas pela professora, essas informações referem-se aos objetivos, conteúdo, desenvolvimento, interação professor/aluno, recursos didáticos e avaliação, além das inferências e comentários sobre alguns desses itens; Planejamento e participações – corresponde ao planejamento da regência e as participações durante o estágio; Regência – refere-se ao planejamento da regência pontuando algumas dificuldades enfrentadas nesse período. Os resultados obtidos a partir das atividades desenvolvidas demonstram a relevância do estágio para a articulação entre o ensino e a pesquisa, configurando-se como um espaço para a compreensão da realidade profissional, momento em que as/os mestrando/os podem fortalecer a relação teoria e prática por meio da reflexão.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5247010.34117/bjdv8n9-240Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 64005-64018Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 64005-64018Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 64005-640182525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52470/39181Copyright (c) 2022 Elizabete Gomes de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Elizabete Gomes de2022-09-26T17:25:07Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52470Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:46.976416Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio em prática docente: a relação entre o ensino e a pesquisa na Pós-Graduação: Internship in teaching practice: the relationship between teaching and research in Postgraduation
title Estágio em prática docente: a relação entre o ensino e a pesquisa na Pós-Graduação: Internship in teaching practice: the relationship between teaching and research in Postgraduation
spellingShingle Estágio em prática docente: a relação entre o ensino e a pesquisa na Pós-Graduação: Internship in teaching practice: the relationship between teaching and research in Postgraduation
Oliveira, Elizabete Gomes de
educação matemática
ensino e pesquisa
formação docente
Pós-Graduação
title_short Estágio em prática docente: a relação entre o ensino e a pesquisa na Pós-Graduação: Internship in teaching practice: the relationship between teaching and research in Postgraduation
title_full Estágio em prática docente: a relação entre o ensino e a pesquisa na Pós-Graduação: Internship in teaching practice: the relationship between teaching and research in Postgraduation
title_fullStr Estágio em prática docente: a relação entre o ensino e a pesquisa na Pós-Graduação: Internship in teaching practice: the relationship between teaching and research in Postgraduation
title_full_unstemmed Estágio em prática docente: a relação entre o ensino e a pesquisa na Pós-Graduação: Internship in teaching practice: the relationship between teaching and research in Postgraduation
title_sort Estágio em prática docente: a relação entre o ensino e a pesquisa na Pós-Graduação: Internship in teaching practice: the relationship between teaching and research in Postgraduation
author Oliveira, Elizabete Gomes de
author_facet Oliveira, Elizabete Gomes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Elizabete Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv educação matemática
ensino e pesquisa
formação docente
Pós-Graduação
topic educação matemática
ensino e pesquisa
formação docente
Pós-Graduação
description O estágio na Pós-graduação proporciona ao discente vivenciar as práticas de ensino-aprendizagem por meio da troca de experiências, inserindo o pós-graduando na docência no nível superior. Nesse sentido, este relatório apresenta os resultados e reflexões do estágio em Prática Docente. O estágio faz parte das disciplinas obrigatórias do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Educação Matemática – PPGECEM da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) -Paraná/Brasil. A participação nas atividades do estágio se deu no curso de Licenciatura em Matemática da UEPG, na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Matemática I. Com o objetivo de aperfeiçoar a formação do discente de pós-graduação para a docência no ensino superior, aproximando a prática de ensino e a pesquisa. No decorrer do estágio foram realizadas as seguintes atividades: Observações - constituiu-se da observação das aulas ministradas pela professora, essas informações referem-se aos objetivos, conteúdo, desenvolvimento, interação professor/aluno, recursos didáticos e avaliação, além das inferências e comentários sobre alguns desses itens; Planejamento e participações – corresponde ao planejamento da regência e as participações durante o estágio; Regência – refere-se ao planejamento da regência pontuando algumas dificuldades enfrentadas nesse período. Os resultados obtidos a partir das atividades desenvolvidas demonstram a relevância do estágio para a articulação entre o ensino e a pesquisa, configurando-se como um espaço para a compreensão da realidade profissional, momento em que as/os mestrando/os podem fortalecer a relação teoria e prática por meio da reflexão.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52470
10.34117/bjdv8n9-240
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52470
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n9-240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52470/39181
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Elizabete Gomes de Oliveira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Elizabete Gomes de Oliveira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 64005-64018
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 64005-64018
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 64005-64018
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645612696993792