Estágio em prática docente: a relação entre o ensino e a pesquisa na Pós-Graduação: Internship in teaching practice: the relationship between teaching and research in Postgraduation
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52470 |
Resumo: | O estágio na Pós-graduação proporciona ao discente vivenciar as práticas de ensino-aprendizagem por meio da troca de experiências, inserindo o pós-graduando na docência no nível superior. Nesse sentido, este relatório apresenta os resultados e reflexões do estágio em Prática Docente. O estágio faz parte das disciplinas obrigatórias do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Educação Matemática – PPGECEM da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) -Paraná/Brasil. A participação nas atividades do estágio se deu no curso de Licenciatura em Matemática da UEPG, na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Matemática I. Com o objetivo de aperfeiçoar a formação do discente de pós-graduação para a docência no ensino superior, aproximando a prática de ensino e a pesquisa. No decorrer do estágio foram realizadas as seguintes atividades: Observações - constituiu-se da observação das aulas ministradas pela professora, essas informações referem-se aos objetivos, conteúdo, desenvolvimento, interação professor/aluno, recursos didáticos e avaliação, além das inferências e comentários sobre alguns desses itens; Planejamento e participações – corresponde ao planejamento da regência e as participações durante o estágio; Regência – refere-se ao planejamento da regência pontuando algumas dificuldades enfrentadas nesse período. Os resultados obtidos a partir das atividades desenvolvidas demonstram a relevância do estágio para a articulação entre o ensino e a pesquisa, configurando-se como um espaço para a compreensão da realidade profissional, momento em que as/os mestrando/os podem fortalecer a relação teoria e prática por meio da reflexão. |
id |
VERACRUZ-0_2bfe2aad53bc51a6cb09ba12c8ac989b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52470 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Estágio em prática docente: a relação entre o ensino e a pesquisa na Pós-Graduação: Internship in teaching practice: the relationship between teaching and research in Postgraduationeducação matemáticaensino e pesquisaformação docentePós-GraduaçãoO estágio na Pós-graduação proporciona ao discente vivenciar as práticas de ensino-aprendizagem por meio da troca de experiências, inserindo o pós-graduando na docência no nível superior. Nesse sentido, este relatório apresenta os resultados e reflexões do estágio em Prática Docente. O estágio faz parte das disciplinas obrigatórias do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Educação Matemática – PPGECEM da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) -Paraná/Brasil. A participação nas atividades do estágio se deu no curso de Licenciatura em Matemática da UEPG, na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Matemática I. Com o objetivo de aperfeiçoar a formação do discente de pós-graduação para a docência no ensino superior, aproximando a prática de ensino e a pesquisa. No decorrer do estágio foram realizadas as seguintes atividades: Observações - constituiu-se da observação das aulas ministradas pela professora, essas informações referem-se aos objetivos, conteúdo, desenvolvimento, interação professor/aluno, recursos didáticos e avaliação, além das inferências e comentários sobre alguns desses itens; Planejamento e participações – corresponde ao planejamento da regência e as participações durante o estágio; Regência – refere-se ao planejamento da regência pontuando algumas dificuldades enfrentadas nesse período. Os resultados obtidos a partir das atividades desenvolvidas demonstram a relevância do estágio para a articulação entre o ensino e a pesquisa, configurando-se como um espaço para a compreensão da realidade profissional, momento em que as/os mestrando/os podem fortalecer a relação teoria e prática por meio da reflexão.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5247010.34117/bjdv8n9-240Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 64005-64018Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 64005-64018Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 64005-640182525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52470/39181Copyright (c) 2022 Elizabete Gomes de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Elizabete Gomes de2022-09-26T17:25:07Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52470Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:46.976416Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio em prática docente: a relação entre o ensino e a pesquisa na Pós-Graduação: Internship in teaching practice: the relationship between teaching and research in Postgraduation |
title |
Estágio em prática docente: a relação entre o ensino e a pesquisa na Pós-Graduação: Internship in teaching practice: the relationship between teaching and research in Postgraduation |
spellingShingle |
Estágio em prática docente: a relação entre o ensino e a pesquisa na Pós-Graduação: Internship in teaching practice: the relationship between teaching and research in Postgraduation Oliveira, Elizabete Gomes de educação matemática ensino e pesquisa formação docente Pós-Graduação |
title_short |
Estágio em prática docente: a relação entre o ensino e a pesquisa na Pós-Graduação: Internship in teaching practice: the relationship between teaching and research in Postgraduation |
title_full |
Estágio em prática docente: a relação entre o ensino e a pesquisa na Pós-Graduação: Internship in teaching practice: the relationship between teaching and research in Postgraduation |
title_fullStr |
Estágio em prática docente: a relação entre o ensino e a pesquisa na Pós-Graduação: Internship in teaching practice: the relationship between teaching and research in Postgraduation |
title_full_unstemmed |
Estágio em prática docente: a relação entre o ensino e a pesquisa na Pós-Graduação: Internship in teaching practice: the relationship between teaching and research in Postgraduation |
title_sort |
Estágio em prática docente: a relação entre o ensino e a pesquisa na Pós-Graduação: Internship in teaching practice: the relationship between teaching and research in Postgraduation |
author |
Oliveira, Elizabete Gomes de |
author_facet |
Oliveira, Elizabete Gomes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Elizabete Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação matemática ensino e pesquisa formação docente Pós-Graduação |
topic |
educação matemática ensino e pesquisa formação docente Pós-Graduação |
description |
O estágio na Pós-graduação proporciona ao discente vivenciar as práticas de ensino-aprendizagem por meio da troca de experiências, inserindo o pós-graduando na docência no nível superior. Nesse sentido, este relatório apresenta os resultados e reflexões do estágio em Prática Docente. O estágio faz parte das disciplinas obrigatórias do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Educação Matemática – PPGECEM da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) -Paraná/Brasil. A participação nas atividades do estágio se deu no curso de Licenciatura em Matemática da UEPG, na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Matemática I. Com o objetivo de aperfeiçoar a formação do discente de pós-graduação para a docência no ensino superior, aproximando a prática de ensino e a pesquisa. No decorrer do estágio foram realizadas as seguintes atividades: Observações - constituiu-se da observação das aulas ministradas pela professora, essas informações referem-se aos objetivos, conteúdo, desenvolvimento, interação professor/aluno, recursos didáticos e avaliação, além das inferências e comentários sobre alguns desses itens; Planejamento e participações – corresponde ao planejamento da regência e as participações durante o estágio; Regência – refere-se ao planejamento da regência pontuando algumas dificuldades enfrentadas nesse período. Os resultados obtidos a partir das atividades desenvolvidas demonstram a relevância do estágio para a articulação entre o ensino e a pesquisa, configurando-se como um espaço para a compreensão da realidade profissional, momento em que as/os mestrando/os podem fortalecer a relação teoria e prática por meio da reflexão. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52470 10.34117/bjdv8n9-240 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52470 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n9-240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52470/39181 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Elizabete Gomes de Oliveira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Elizabete Gomes de Oliveira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 64005-64018 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 64005-64018 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 64005-64018 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645612696993792 |