Deficiência auditiva e inclusão de alunos: um estudo de caso na perspectiva dos professores, intérpretes e coordenadores em uma escola privada na cidade de Imperatriz -MA / Auditory deficiency and inclusion of students: a case study from the perspective of teachers, interpreters and coordinators at a private school in the city of Imperatriz -MA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2218 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é identificar como ocorre a inclusão dos alunos com deficiência auditiva em uma escola privada de ensino fundamental do 1º ao 5º ano, na cidade de Imperatriz, Estado do Maranhão. Para a consecução do objetivo proposto realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo. A inclusão é uma situação e/ou condição que engloba uma série de desafios. O intérprete e o professor são vistos em ambiente de sala de aula como mediadores no processo de aprendizagem do educando, devem ainda lhe proporcionar os subsídios necessários (práticos e teóricos) com a finalidade de que haja um desenvolvimento cognitivo significativo, principalmente em um processo de inclusão de um portador de necessidades especiais. No decorrer deste estudo compreendeu-se que dentro da história dos surdos convém mencionar que muitas transformações ocorreram até os dias de hoje, mas que existem inúmeras lacunas a serem perfecionadas para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Constatou-se que muitos professores possuem apenas conhecimento mediano na Libras e que pela falta de domínio a figura e presença do intérprete é fundamental. Constatou-se ainda que são mínimas as ações voltadas para a inclusão da pessoa com deficiência. |
id |
VERACRUZ-0_2cefc3bacfe4705b7c46eb354aa52137 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2218 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Deficiência auditiva e inclusão de alunos: um estudo de caso na perspectiva dos professores, intérpretes e coordenadores em uma escola privada na cidade de Imperatriz -MA / Auditory deficiency and inclusion of students: a case study from the perspective of teachers, interpreters and coordinators at a private school in the city of Imperatriz -MAInclusãoLibrasSurdezProfessorIntérprete.O objetivo deste trabalho é identificar como ocorre a inclusão dos alunos com deficiência auditiva em uma escola privada de ensino fundamental do 1º ao 5º ano, na cidade de Imperatriz, Estado do Maranhão. Para a consecução do objetivo proposto realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo. A inclusão é uma situação e/ou condição que engloba uma série de desafios. O intérprete e o professor são vistos em ambiente de sala de aula como mediadores no processo de aprendizagem do educando, devem ainda lhe proporcionar os subsídios necessários (práticos e teóricos) com a finalidade de que haja um desenvolvimento cognitivo significativo, principalmente em um processo de inclusão de um portador de necessidades especiais. No decorrer deste estudo compreendeu-se que dentro da história dos surdos convém mencionar que muitas transformações ocorreram até os dias de hoje, mas que existem inúmeras lacunas a serem perfecionadas para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Constatou-se que muitos professores possuem apenas conhecimento mediano na Libras e que pela falta de domínio a figura e presença do intérprete é fundamental. Constatou-se ainda que são mínimas as ações voltadas para a inclusão da pessoa com deficiência. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/221810.34117/bjdv5n7-052Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 7 (2019); 8330-8343Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 7 (2019); 8330-8343Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 7 (2019); 8330-83432525-876110.34117/bjdv5n7reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2218/2603https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2218/2604Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Francisco Sousa daSilva, Cristina Sousa daAlencar, Deusilene da SilvaAmorim, Maika Rodrigues2020-05-22T22:28:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2218Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:43.714684Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Deficiência auditiva e inclusão de alunos: um estudo de caso na perspectiva dos professores, intérpretes e coordenadores em uma escola privada na cidade de Imperatriz -MA / Auditory deficiency and inclusion of students: a case study from the perspective of teachers, interpreters and coordinators at a private school in the city of Imperatriz -MA |
title |
Deficiência auditiva e inclusão de alunos: um estudo de caso na perspectiva dos professores, intérpretes e coordenadores em uma escola privada na cidade de Imperatriz -MA / Auditory deficiency and inclusion of students: a case study from the perspective of teachers, interpreters and coordinators at a private school in the city of Imperatriz -MA |
spellingShingle |
Deficiência auditiva e inclusão de alunos: um estudo de caso na perspectiva dos professores, intérpretes e coordenadores em uma escola privada na cidade de Imperatriz -MA / Auditory deficiency and inclusion of students: a case study from the perspective of teachers, interpreters and coordinators at a private school in the city of Imperatriz -MA Silva, Francisco Sousa da Inclusão Libras Surdez Professor Intérprete. |
title_short |
Deficiência auditiva e inclusão de alunos: um estudo de caso na perspectiva dos professores, intérpretes e coordenadores em uma escola privada na cidade de Imperatriz -MA / Auditory deficiency and inclusion of students: a case study from the perspective of teachers, interpreters and coordinators at a private school in the city of Imperatriz -MA |
title_full |
Deficiência auditiva e inclusão de alunos: um estudo de caso na perspectiva dos professores, intérpretes e coordenadores em uma escola privada na cidade de Imperatriz -MA / Auditory deficiency and inclusion of students: a case study from the perspective of teachers, interpreters and coordinators at a private school in the city of Imperatriz -MA |
title_fullStr |
Deficiência auditiva e inclusão de alunos: um estudo de caso na perspectiva dos professores, intérpretes e coordenadores em uma escola privada na cidade de Imperatriz -MA / Auditory deficiency and inclusion of students: a case study from the perspective of teachers, interpreters and coordinators at a private school in the city of Imperatriz -MA |
title_full_unstemmed |
Deficiência auditiva e inclusão de alunos: um estudo de caso na perspectiva dos professores, intérpretes e coordenadores em uma escola privada na cidade de Imperatriz -MA / Auditory deficiency and inclusion of students: a case study from the perspective of teachers, interpreters and coordinators at a private school in the city of Imperatriz -MA |
title_sort |
Deficiência auditiva e inclusão de alunos: um estudo de caso na perspectiva dos professores, intérpretes e coordenadores em uma escola privada na cidade de Imperatriz -MA / Auditory deficiency and inclusion of students: a case study from the perspective of teachers, interpreters and coordinators at a private school in the city of Imperatriz -MA |
author |
Silva, Francisco Sousa da |
author_facet |
Silva, Francisco Sousa da Silva, Cristina Sousa da Alencar, Deusilene da Silva Amorim, Maika Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Cristina Sousa da Alencar, Deusilene da Silva Amorim, Maika Rodrigues |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Francisco Sousa da Silva, Cristina Sousa da Alencar, Deusilene da Silva Amorim, Maika Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Libras Surdez Professor Intérprete. |
topic |
Inclusão Libras Surdez Professor Intérprete. |
description |
O objetivo deste trabalho é identificar como ocorre a inclusão dos alunos com deficiência auditiva em uma escola privada de ensino fundamental do 1º ao 5º ano, na cidade de Imperatriz, Estado do Maranhão. Para a consecução do objetivo proposto realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo. A inclusão é uma situação e/ou condição que engloba uma série de desafios. O intérprete e o professor são vistos em ambiente de sala de aula como mediadores no processo de aprendizagem do educando, devem ainda lhe proporcionar os subsídios necessários (práticos e teóricos) com a finalidade de que haja um desenvolvimento cognitivo significativo, principalmente em um processo de inclusão de um portador de necessidades especiais. No decorrer deste estudo compreendeu-se que dentro da história dos surdos convém mencionar que muitas transformações ocorreram até os dias de hoje, mas que existem inúmeras lacunas a serem perfecionadas para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Constatou-se que muitos professores possuem apenas conhecimento mediano na Libras e que pela falta de domínio a figura e presença do intérprete é fundamental. Constatou-se ainda que são mínimas as ações voltadas para a inclusão da pessoa com deficiência. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2218 10.34117/bjdv5n7-052 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2218 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n7-052 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2218/2603 https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2218/2604 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 7 (2019); 8330-8343 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 7 (2019); 8330-8343 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 7 (2019); 8330-8343 2525-8761 10.34117/bjdv5n7 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645420005425152 |