Geometria em aulas de matemática com surdos: estratégias de ensino inclusivo: Geometry in mathematics classes with the deaf: inclusive teaching strategies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Samara Maria Sousa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santiago, Zélia Maria de Arruda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n7-292
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50581
Resumo: A presente pesquisa está em fase de desenvolvimento, mas aborda relatos de professores da Matemática que vivenciaram experiências pedagógicas com alunos surdos no ensino presencial. Percebendo as dificuldades enfrentadas pelo professor de Matemática e intérprete de Libras durante a exposição dos conteúdos de Geometria para o aluno surdo, surgiu o interesse de investigar as metodologias inclusivas que os professores utilizam no ensino de Geometria com alunos surdos. Desse modo, investigamos metodologias inclusivas utilizadas pelo professor de Matemática no ensino de Geometria com alunos surdos. Para coleta de dados foi realizada um questionário com os professores dessa disciplina identificando depoimentos relacionados aos desafios metodológicos por eles enfrentados na exposição do conteúdo. Com base nos desafios por eles mencionados elaborarmos uma proposta didática inclusiva direcionada ao ensino da Geometria nas turmas do ensino fundamental dos anos finais com os professores de Matemática e alunos surdos. 
id VERACRUZ-0_2e02c7063ebce6cab54fce86d093e86b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50581
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Geometria em aulas de matemática com surdos: estratégias de ensino inclusivo: Geometry in mathematics classes with the deaf: inclusive teaching strategiesGeometria em aulas de matemática com surdos: estratégias de ensino inclusivo: Geometry in mathematics classes with the deaf: inclusive teaching strategieslibraslibrasmatemáticamatemáticageometriageometriaensinoensinoaprendizagemaprendizagemlibraslibrasmatemáticamatemáticageometriageometriaensinoensinoaprendizagemaprendizagemA presente pesquisa está em fase de desenvolvimento, mas aborda relatos de professores da Matemática que vivenciaram experiências pedagógicas com alunos surdos no ensino presencial. Percebendo as dificuldades enfrentadas pelo professor de Matemática e intérprete de Libras durante a exposição dos conteúdos de Geometria para o aluno surdo, surgiu o interesse de investigar as metodologias inclusivas que os professores utilizam no ensino de Geometria com alunos surdos. Desse modo, investigamos metodologias inclusivas utilizadas pelo professor de Matemática no ensino de Geometria com alunos surdos. Para coleta de dados foi realizada um questionário com os professores dessa disciplina identificando depoimentos relacionados aos desafios metodológicos por eles enfrentados na exposição do conteúdo. Com base nos desafios por eles mencionados elaborarmos uma proposta didática inclusiva direcionada ao ensino da Geometria nas turmas do ensino fundamental dos anos finais com os professores de Matemática e alunos surdos. A presente pesquisa está em fase de desenvolvimento, mas aborda relatos de professores da Matemática que vivenciaram experiências pedagógicas com alunos surdos no ensino presencial. Percebendo as dificuldades enfrentadas pelo professor de Matemática e intérprete de Libras durante a exposição dos conteúdos de Geometria para o aluno surdo, surgiu o interesse de investigar as metodologias inclusivas que os professores utilizam no ensino de Geometria com alunos surdos. Desse modo, investigamos metodologias inclusivas utilizadas pelo professor de Matemática no ensino de Geometria com alunos surdos. Para coleta de dados foi realizada um questionário com os professores dessa disciplina identificando depoimentos relacionados aos desafios metodológicos por eles enfrentados na exposição do conteúdo. Com base nos desafios por eles mencionados elaborarmos uma proposta didática inclusiva direcionada ao ensino da Geometria nas turmas do ensino fundamental dos anos finais com os professores de Matemática e alunos surdos. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5058110.34117/bjdv8n7-292Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 53049-53061Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 53049-53061Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 53049-530612525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50581/37990Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Samara Maria SousaSantiago, Zélia Maria de Arruda2022-07-27T18:39:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50581Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:07.068338Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Geometria em aulas de matemática com surdos: estratégias de ensino inclusivo: Geometry in mathematics classes with the deaf: inclusive teaching strategies
Geometria em aulas de matemática com surdos: estratégias de ensino inclusivo: Geometry in mathematics classes with the deaf: inclusive teaching strategies
title Geometria em aulas de matemática com surdos: estratégias de ensino inclusivo: Geometry in mathematics classes with the deaf: inclusive teaching strategies
spellingShingle Geometria em aulas de matemática com surdos: estratégias de ensino inclusivo: Geometry in mathematics classes with the deaf: inclusive teaching strategies
Geometria em aulas de matemática com surdos: estratégias de ensino inclusivo: Geometry in mathematics classes with the deaf: inclusive teaching strategies
Melo, Samara Maria Sousa
libras
libras
matemática
matemática
geometria
geometria
ensino
ensino
aprendizagem
aprendizagem
libras
libras
matemática
matemática
geometria
geometria
ensino
ensino
aprendizagem
aprendizagem
Melo, Samara Maria Sousa
libras
libras
matemática
matemática
geometria
geometria
ensino
ensino
aprendizagem
aprendizagem
libras
libras
matemática
matemática
geometria
geometria
ensino
ensino
aprendizagem
aprendizagem
title_short Geometria em aulas de matemática com surdos: estratégias de ensino inclusivo: Geometry in mathematics classes with the deaf: inclusive teaching strategies
title_full Geometria em aulas de matemática com surdos: estratégias de ensino inclusivo: Geometry in mathematics classes with the deaf: inclusive teaching strategies
title_fullStr Geometria em aulas de matemática com surdos: estratégias de ensino inclusivo: Geometry in mathematics classes with the deaf: inclusive teaching strategies
Geometria em aulas de matemática com surdos: estratégias de ensino inclusivo: Geometry in mathematics classes with the deaf: inclusive teaching strategies
title_full_unstemmed Geometria em aulas de matemática com surdos: estratégias de ensino inclusivo: Geometry in mathematics classes with the deaf: inclusive teaching strategies
Geometria em aulas de matemática com surdos: estratégias de ensino inclusivo: Geometry in mathematics classes with the deaf: inclusive teaching strategies
title_sort Geometria em aulas de matemática com surdos: estratégias de ensino inclusivo: Geometry in mathematics classes with the deaf: inclusive teaching strategies
author Melo, Samara Maria Sousa
author_facet Melo, Samara Maria Sousa
Melo, Samara Maria Sousa
Santiago, Zélia Maria de Arruda
Santiago, Zélia Maria de Arruda
author_role author
author2 Santiago, Zélia Maria de Arruda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Samara Maria Sousa
Santiago, Zélia Maria de Arruda
dc.subject.por.fl_str_mv libras
libras
matemática
matemática
geometria
geometria
ensino
ensino
aprendizagem
aprendizagem
libras
libras
matemática
matemática
geometria
geometria
ensino
ensino
aprendizagem
aprendizagem
topic libras
libras
matemática
matemática
geometria
geometria
ensino
ensino
aprendizagem
aprendizagem
libras
libras
matemática
matemática
geometria
geometria
ensino
ensino
aprendizagem
aprendizagem
description A presente pesquisa está em fase de desenvolvimento, mas aborda relatos de professores da Matemática que vivenciaram experiências pedagógicas com alunos surdos no ensino presencial. Percebendo as dificuldades enfrentadas pelo professor de Matemática e intérprete de Libras durante a exposição dos conteúdos de Geometria para o aluno surdo, surgiu o interesse de investigar as metodologias inclusivas que os professores utilizam no ensino de Geometria com alunos surdos. Desse modo, investigamos metodologias inclusivas utilizadas pelo professor de Matemática no ensino de Geometria com alunos surdos. Para coleta de dados foi realizada um questionário com os professores dessa disciplina identificando depoimentos relacionados aos desafios metodológicos por eles enfrentados na exposição do conteúdo. Com base nos desafios por eles mencionados elaborarmos uma proposta didática inclusiva direcionada ao ensino da Geometria nas turmas do ensino fundamental dos anos finais com os professores de Matemática e alunos surdos. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50581
10.34117/bjdv8n7-292
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50581
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n7-292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50581/37990
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 53049-53061
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 53049-53061
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 53049-53061
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183690530193408
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv8n7-292