Geometria em aulas de matemática com surdos: estratégias de ensino inclusivo: Geometry in mathematics classes with the deaf: inclusive teaching strategies
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n7-292 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50581 |
Resumo: | A presente pesquisa está em fase de desenvolvimento, mas aborda relatos de professores da Matemática que vivenciaram experiências pedagógicas com alunos surdos no ensino presencial. Percebendo as dificuldades enfrentadas pelo professor de Matemática e intérprete de Libras durante a exposição dos conteúdos de Geometria para o aluno surdo, surgiu o interesse de investigar as metodologias inclusivas que os professores utilizam no ensino de Geometria com alunos surdos. Desse modo, investigamos metodologias inclusivas utilizadas pelo professor de Matemática no ensino de Geometria com alunos surdos. Para coleta de dados foi realizada um questionário com os professores dessa disciplina identificando depoimentos relacionados aos desafios metodológicos por eles enfrentados na exposição do conteúdo. Com base nos desafios por eles mencionados elaborarmos uma proposta didática inclusiva direcionada ao ensino da Geometria nas turmas do ensino fundamental dos anos finais com os professores de Matemática e alunos surdos. |
id |
VERACRUZ-0_2e02c7063ebce6cab54fce86d093e86b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50581 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Geometria em aulas de matemática com surdos: estratégias de ensino inclusivo: Geometry in mathematics classes with the deaf: inclusive teaching strategiesGeometria em aulas de matemática com surdos: estratégias de ensino inclusivo: Geometry in mathematics classes with the deaf: inclusive teaching strategieslibraslibrasmatemáticamatemáticageometriageometriaensinoensinoaprendizagemaprendizagemlibraslibrasmatemáticamatemáticageometriageometriaensinoensinoaprendizagemaprendizagemA presente pesquisa está em fase de desenvolvimento, mas aborda relatos de professores da Matemática que vivenciaram experiências pedagógicas com alunos surdos no ensino presencial. Percebendo as dificuldades enfrentadas pelo professor de Matemática e intérprete de Libras durante a exposição dos conteúdos de Geometria para o aluno surdo, surgiu o interesse de investigar as metodologias inclusivas que os professores utilizam no ensino de Geometria com alunos surdos. Desse modo, investigamos metodologias inclusivas utilizadas pelo professor de Matemática no ensino de Geometria com alunos surdos. Para coleta de dados foi realizada um questionário com os professores dessa disciplina identificando depoimentos relacionados aos desafios metodológicos por eles enfrentados na exposição do conteúdo. Com base nos desafios por eles mencionados elaborarmos uma proposta didática inclusiva direcionada ao ensino da Geometria nas turmas do ensino fundamental dos anos finais com os professores de Matemática e alunos surdos. A presente pesquisa está em fase de desenvolvimento, mas aborda relatos de professores da Matemática que vivenciaram experiências pedagógicas com alunos surdos no ensino presencial. Percebendo as dificuldades enfrentadas pelo professor de Matemática e intérprete de Libras durante a exposição dos conteúdos de Geometria para o aluno surdo, surgiu o interesse de investigar as metodologias inclusivas que os professores utilizam no ensino de Geometria com alunos surdos. Desse modo, investigamos metodologias inclusivas utilizadas pelo professor de Matemática no ensino de Geometria com alunos surdos. Para coleta de dados foi realizada um questionário com os professores dessa disciplina identificando depoimentos relacionados aos desafios metodológicos por eles enfrentados na exposição do conteúdo. Com base nos desafios por eles mencionados elaborarmos uma proposta didática inclusiva direcionada ao ensino da Geometria nas turmas do ensino fundamental dos anos finais com os professores de Matemática e alunos surdos. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5058110.34117/bjdv8n7-292Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 53049-53061Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 53049-53061Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 53049-530612525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50581/37990Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Samara Maria SousaSantiago, Zélia Maria de Arruda2022-07-27T18:39:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50581Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:07.068338Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geometria em aulas de matemática com surdos: estratégias de ensino inclusivo: Geometry in mathematics classes with the deaf: inclusive teaching strategies Geometria em aulas de matemática com surdos: estratégias de ensino inclusivo: Geometry in mathematics classes with the deaf: inclusive teaching strategies |
title |
Geometria em aulas de matemática com surdos: estratégias de ensino inclusivo: Geometry in mathematics classes with the deaf: inclusive teaching strategies |
spellingShingle |
Geometria em aulas de matemática com surdos: estratégias de ensino inclusivo: Geometry in mathematics classes with the deaf: inclusive teaching strategies Geometria em aulas de matemática com surdos: estratégias de ensino inclusivo: Geometry in mathematics classes with the deaf: inclusive teaching strategies Melo, Samara Maria Sousa libras libras matemática matemática geometria geometria ensino ensino aprendizagem aprendizagem libras libras matemática matemática geometria geometria ensino ensino aprendizagem aprendizagem Melo, Samara Maria Sousa libras libras matemática matemática geometria geometria ensino ensino aprendizagem aprendizagem libras libras matemática matemática geometria geometria ensino ensino aprendizagem aprendizagem |
title_short |
Geometria em aulas de matemática com surdos: estratégias de ensino inclusivo: Geometry in mathematics classes with the deaf: inclusive teaching strategies |
title_full |
Geometria em aulas de matemática com surdos: estratégias de ensino inclusivo: Geometry in mathematics classes with the deaf: inclusive teaching strategies |
title_fullStr |
Geometria em aulas de matemática com surdos: estratégias de ensino inclusivo: Geometry in mathematics classes with the deaf: inclusive teaching strategies Geometria em aulas de matemática com surdos: estratégias de ensino inclusivo: Geometry in mathematics classes with the deaf: inclusive teaching strategies |
title_full_unstemmed |
Geometria em aulas de matemática com surdos: estratégias de ensino inclusivo: Geometry in mathematics classes with the deaf: inclusive teaching strategies Geometria em aulas de matemática com surdos: estratégias de ensino inclusivo: Geometry in mathematics classes with the deaf: inclusive teaching strategies |
title_sort |
Geometria em aulas de matemática com surdos: estratégias de ensino inclusivo: Geometry in mathematics classes with the deaf: inclusive teaching strategies |
author |
Melo, Samara Maria Sousa |
author_facet |
Melo, Samara Maria Sousa Melo, Samara Maria Sousa Santiago, Zélia Maria de Arruda Santiago, Zélia Maria de Arruda |
author_role |
author |
author2 |
Santiago, Zélia Maria de Arruda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Samara Maria Sousa Santiago, Zélia Maria de Arruda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
libras libras matemática matemática geometria geometria ensino ensino aprendizagem aprendizagem libras libras matemática matemática geometria geometria ensino ensino aprendizagem aprendizagem |
topic |
libras libras matemática matemática geometria geometria ensino ensino aprendizagem aprendizagem libras libras matemática matemática geometria geometria ensino ensino aprendizagem aprendizagem |
description |
A presente pesquisa está em fase de desenvolvimento, mas aborda relatos de professores da Matemática que vivenciaram experiências pedagógicas com alunos surdos no ensino presencial. Percebendo as dificuldades enfrentadas pelo professor de Matemática e intérprete de Libras durante a exposição dos conteúdos de Geometria para o aluno surdo, surgiu o interesse de investigar as metodologias inclusivas que os professores utilizam no ensino de Geometria com alunos surdos. Desse modo, investigamos metodologias inclusivas utilizadas pelo professor de Matemática no ensino de Geometria com alunos surdos. Para coleta de dados foi realizada um questionário com os professores dessa disciplina identificando depoimentos relacionados aos desafios metodológicos por eles enfrentados na exposição do conteúdo. Com base nos desafios por eles mencionados elaborarmos uma proposta didática inclusiva direcionada ao ensino da Geometria nas turmas do ensino fundamental dos anos finais com os professores de Matemática e alunos surdos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50581 10.34117/bjdv8n7-292 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50581 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n7-292 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50581/37990 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 53049-53061 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 53049-53061 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 53049-53061 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183690530193408 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv8n7-292 |