Endomarketing como ferramenta de comprometimento em uma unidade de uma cooperativa de crédito / Endomarketing as a commitment tool in a unit of a credit union
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3101 |
Resumo: | O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida em uma unidade de uma Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento atuante nos Estados Rio Grande do Sul e Santa Catarina, cujo objetivo foi identificar se as práticas de endomarketing realizadas pela cooperativa contribuem para o comprometimento dos colaboradores da unidade estudada. O endomarketing é a área da Administração que visa transmitir os valores, objetivos e estratégias ao público interno das organizações, com o intuito de estimular relacionamentos saudáveis, duradouros e, sobretudo, produtivos, promovendo a identificação e o comprometimento com a organização. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa e descritiva, do tipo censo, por meio de um questionário do tipo escala de Likert. Buscou-se analisar a percepção dos colaboradores com relação às práticas de endomarketing da Cooperativa e sua influência sobre o grau e tipo de comprometimento dos mesmos. Entre as principais conclusões foi identificado o sentimento de orgulho em fazer parte da Cooperativa, no entanto, fica evidente a necessidade de melhorias em determinadas ações, como nos canais de comunicação interpessoais, na troca de experiências entre colegas e planejamento em conjunto. Ainda, foi constatada a necessidade de revisão da política de remuneração e benefícios. |
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Endomarketing como ferramenta de comprometimento em uma unidade de uma cooperativa de crédito / Endomarketing as a commitment tool in a unit of a credit unionCooperativaComprometimentoEndomarketingGestão de PessoasO artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida em uma unidade de uma Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento atuante nos Estados Rio Grande do Sul e Santa Catarina, cujo objetivo foi identificar se as práticas de endomarketing realizadas pela cooperativa contribuem para o comprometimento dos colaboradores da unidade estudada. O endomarketing é a área da Administração que visa transmitir os valores, objetivos e estratégias ao público interno das organizações, com o intuito de estimular relacionamentos saudáveis, duradouros e, sobretudo, produtivos, promovendo a identificação e o comprometimento com a organização. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa e descritiva, do tipo censo, por meio de um questionário do tipo escala de Likert. Buscou-se analisar a percepção dos colaboradores com relação às práticas de endomarketing da Cooperativa e sua influência sobre o grau e tipo de comprometimento dos mesmos. Entre as principais conclusões foi identificado o sentimento de orgulho em fazer parte da Cooperativa, no entanto, fica evidente a necessidade de melhorias em determinadas ações, como nos canais de comunicação interpessoais, na troca de experiências entre colegas e planejamento em conjunto. Ainda, foi constatada a necessidade de revisão da política de remuneração e benefícios. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/310110.34117/bjdv5n9-051Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 14389-14406Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 14389-14406Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 14389-144062525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3101/3014Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBoff, ÉricaTatim, Denise CarvalhoSecchi, MorganaPellegrini, MarceloPadilha, Ana Claudia Machado2019-10-01T19:29:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3101Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:07.855069Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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