A relação entre ações de endomarketing e o comprometimento humano no trabalho : um estudo em uma empresa de energia elétrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paz, Carolina Batista
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/5170
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
id UNB-2_c8d9f95b9fabc50637acce133666b15d
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/5170
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Paz, Carolina BatistaFerreira, Rodrigo RezendePAZ, Carolina Batista. A relação entre ações de endomarketing e o comprometimento humano no trabalho: um estudo em uma empresa de energia elétrica. 2013. 82 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/5170Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.Este trabalho propôs-se a investigar a relação entre as ações de endomarketing com o comprometimento dos funcionários da sede de uma Empresa de energia elétrica, em Brasília, DF. As justificativas do estudo baseiam-se em três dimensões: social, institucional e acadêmica. Quanto ao foco social, espera-se que a sociedade seja beneficiada a partir do fator comprometimento dos funcionários da organização, visto que a melhoria do serviço pode ser alcançada a partir dos resultados aqui apresentados. Quanto ao foco institucional, a pesquisa pode oferecer novos parâmetros de análises por parte da Organização estudada, em relação aos instrumentos de endomarketing utilizados e ao comprometimento alcançado por sua força de trabalho. Academicamente, o estudo se justifica por abordar a relação entre duas variáveis que, historicamente, é pouco investigada no campo de conhecimento do micro comportamento organizacional. A presente pesquisa é de natureza correlacional, classificada como pesquisa de campo do tipo survey. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados dois questionários. Para medir a frequência de uso das ações de endomarketing da empresa pelos funcionários, que são as ferramentas de comunicação interna, uma escala de 20 itens foi desenvolvida pela própria pesquisadora. Para medir o comprometimento humano no trabalho, foi utilizada a Escala de Bases do Comprometimento Organizacional (EBACO), que contém 28 itens. Na etapa de coleta de dados, utilizou-se o enfoque quantitativo, na qual o questionário foi enviado por meio eletrônico. A população do estudo consiste nos funcionários do quadro da sede da empresa, o que exclui as unidades regionais, terceirizados e estagiários, totalizando 1.261 indivíduos. A amostra alcançada foi de 415 respondentes, correspondendo a uma taxa de retorno de 33%. Os dados foram analisados por meio do SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), versão 19, na qual se gerou estatísticas descritivas e utilizou-se o teste de correlação não paramétrico Rho de Spearman. As correlações entre as variáveis de interesse mostraram-se significativas, porém, classificadas como fracas e moderadas. Os resultados do estudo contribuem para um melhor entendimento acerca do assunto, pouco estudado no Brasil. A pesquisa ainda forneceu importantes subsídios à organização estudada para pesquisas internas posteriores acerca dos instrumentos de endomarketing utilizados e o comprometimento de sua força de trabalho.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2013-05-23T20:37:15Z No. of bitstreams: 1 2013_CarolinaBatistaPaz.pdf: 1131504 bytes, checksum: 6197c537e227478b25fb176f902a1e88 (MD5)Rejected by Elna Araujo (elna@bce.unb.br), reason: Palavras-chave. on 2013-05-23T20:37:47Z (GMT)Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2013-05-24T00:28:10Z No. of bitstreams: 1 2013_CarolinaBatistaPaz.pdf: 1131504 bytes, checksum: 6197c537e227478b25fb176f902a1e88 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2013-05-24T12:01:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_CarolinaBatistaPaz.pdf: 1131504 bytes, checksum: 6197c537e227478b25fb176f902a1e88 (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-24T12:01:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_CarolinaBatistaPaz.pdf: 1131504 bytes, checksum: 6197c537e227478b25fb176f902a1e88 (MD5)EndomarketingComprometimento organizacionalA relação entre ações de endomarketing e o comprometimento humano no trabalho : um estudo em uma empresa de energia elétricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-05-24T12:01:44Z2013-05-24T12:01:44Z2013-05-24T12:01:44Z2013-03-04info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2013_CarolinaBatistaPaz.pdf2013_CarolinaBatistaPaz.pdfapplication/pdf1131504http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5170/1/2013_CarolinaBatistaPaz.pdf6197c537e227478b25fb176f902a1e88MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23599http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5170/2/license_rdf9e2b7f6edbd693264102b96ece20428aMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5170/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5170/4/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1840http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5170/5/license.txt1e32f18e7f5be0ab7ba4f9bfc6ad468aMD5510483/51702013-05-24 09:01:44.51oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-05-24T12:01:44Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv A relação entre ações de endomarketing e o comprometimento humano no trabalho : um estudo em uma empresa de energia elétrica
title A relação entre ações de endomarketing e o comprometimento humano no trabalho : um estudo em uma empresa de energia elétrica
spellingShingle A relação entre ações de endomarketing e o comprometimento humano no trabalho : um estudo em uma empresa de energia elétrica
Paz, Carolina Batista
Endomarketing
Comprometimento organizacional
title_short A relação entre ações de endomarketing e o comprometimento humano no trabalho : um estudo em uma empresa de energia elétrica
title_full A relação entre ações de endomarketing e o comprometimento humano no trabalho : um estudo em uma empresa de energia elétrica
title_fullStr A relação entre ações de endomarketing e o comprometimento humano no trabalho : um estudo em uma empresa de energia elétrica
title_full_unstemmed A relação entre ações de endomarketing e o comprometimento humano no trabalho : um estudo em uma empresa de energia elétrica
title_sort A relação entre ações de endomarketing e o comprometimento humano no trabalho : um estudo em uma empresa de energia elétrica
author Paz, Carolina Batista
author_facet Paz, Carolina Batista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paz, Carolina Batista
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Rodrigo Rezende
contributor_str_mv Ferreira, Rodrigo Rezende
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Endomarketing
Comprometimento organizacional
topic Endomarketing
Comprometimento organizacional
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013-03-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-24T12:01:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-05-24T12:01:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-05-24T12:01:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PAZ, Carolina Batista. A relação entre ações de endomarketing e o comprometimento humano no trabalho: um estudo em uma empresa de energia elétrica. 2013. 82 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/5170
identifier_str_mv PAZ, Carolina Batista. A relação entre ações de endomarketing e o comprometimento humano no trabalho: um estudo em uma empresa de energia elétrica. 2013. 82 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/5170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5170/1/2013_CarolinaBatistaPaz.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5170/2/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5170/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5170/4/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5170/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6197c537e227478b25fb176f902a1e88
9e2b7f6edbd693264102b96ece20428a
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03
1e32f18e7f5be0ab7ba4f9bfc6ad468a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907781829263360