Trabalhando a educação ambiental a partir da reciclagem de óleo de fritura na produção de sabão artesanal / Working on environmental education through the recycling of cooking oil to produce handmade soap

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Christiano Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Freitas, Vitor de Araújo, Ferreira, Romário Junior
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47728
Resumo: A abordagem de temas sociocientíficos a partir da perspectiva CTS/CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) na educação objetiva explicitar a dimensão social do desenvolvimento científico-tecnológico como produto resultante de fatores culturais, políticos e econômicos, proporcionando mudanças no contexto escolar e posicionando a ciência e a tecnologia como novas concepções vinculadas ao contexto social (SANTOS, 2010).Neste contexto, é necessária a criação de meios que favoreçam a ampliação das dinâmicas de concepções e práticas de ensino, promovendo uma articulação entre a teoria e a prática, ou seja, potencializa o diálogo entre o que é estudado no ambiente escolar e o que se aplica em seu dia-a-dia.Nessa perspectiva, o presente capítulo apresenta uma sequência didática para inserção do enfoque CTS/CTSA na reciclagem de óleo de fritura para produção de sabão, com estudantes de 3º ano da EEEM ELZA LEMOS ANDREATTA da rede pública estadual do Espiríto Santo.
id VERACRUZ-0_30bdc0d0c6925880f17991b8f7b740c7
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47728
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Trabalhando a educação ambiental a partir da reciclagem de óleo de fritura na produção de sabão artesanal / Working on environmental education through the recycling of cooking oil to produce handmade soapsabão artesanalreciclagem de óleoeducação ambientalcts/ctsa.A abordagem de temas sociocientíficos a partir da perspectiva CTS/CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) na educação objetiva explicitar a dimensão social do desenvolvimento científico-tecnológico como produto resultante de fatores culturais, políticos e econômicos, proporcionando mudanças no contexto escolar e posicionando a ciência e a tecnologia como novas concepções vinculadas ao contexto social (SANTOS, 2010).Neste contexto, é necessária a criação de meios que favoreçam a ampliação das dinâmicas de concepções e práticas de ensino, promovendo uma articulação entre a teoria e a prática, ou seja, potencializa o diálogo entre o que é estudado no ambiente escolar e o que se aplica em seu dia-a-dia.Nessa perspectiva, o presente capítulo apresenta uma sequência didática para inserção do enfoque CTS/CTSA na reciclagem de óleo de fritura para produção de sabão, com estudantes de 3º ano da EEEM ELZA LEMOS ANDREATTA da rede pública estadual do Espiríto Santo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4772810.34117/bjdv8n5-172Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 35299-35303Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 35299-35303Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 35299-353032525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47728/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Christiano RibeiroFreitas, Vitor de AraújoFerreira, Romário Junior2022-06-01T11:49:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47728Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:01.501625Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalhando a educação ambiental a partir da reciclagem de óleo de fritura na produção de sabão artesanal / Working on environmental education through the recycling of cooking oil to produce handmade soap
title Trabalhando a educação ambiental a partir da reciclagem de óleo de fritura na produção de sabão artesanal / Working on environmental education through the recycling of cooking oil to produce handmade soap
spellingShingle Trabalhando a educação ambiental a partir da reciclagem de óleo de fritura na produção de sabão artesanal / Working on environmental education through the recycling of cooking oil to produce handmade soap
Oliveira, Christiano Ribeiro
sabão artesanal
reciclagem de óleo
educação ambiental
cts/ctsa.
title_short Trabalhando a educação ambiental a partir da reciclagem de óleo de fritura na produção de sabão artesanal / Working on environmental education through the recycling of cooking oil to produce handmade soap
title_full Trabalhando a educação ambiental a partir da reciclagem de óleo de fritura na produção de sabão artesanal / Working on environmental education through the recycling of cooking oil to produce handmade soap
title_fullStr Trabalhando a educação ambiental a partir da reciclagem de óleo de fritura na produção de sabão artesanal / Working on environmental education through the recycling of cooking oil to produce handmade soap
title_full_unstemmed Trabalhando a educação ambiental a partir da reciclagem de óleo de fritura na produção de sabão artesanal / Working on environmental education through the recycling of cooking oil to produce handmade soap
title_sort Trabalhando a educação ambiental a partir da reciclagem de óleo de fritura na produção de sabão artesanal / Working on environmental education through the recycling of cooking oil to produce handmade soap
author Oliveira, Christiano Ribeiro
author_facet Oliveira, Christiano Ribeiro
Freitas, Vitor de Araújo
Ferreira, Romário Junior
author_role author
author2 Freitas, Vitor de Araújo
Ferreira, Romário Junior
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Christiano Ribeiro
Freitas, Vitor de Araújo
Ferreira, Romário Junior
dc.subject.por.fl_str_mv sabão artesanal
reciclagem de óleo
educação ambiental
cts/ctsa.
topic sabão artesanal
reciclagem de óleo
educação ambiental
cts/ctsa.
description A abordagem de temas sociocientíficos a partir da perspectiva CTS/CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) na educação objetiva explicitar a dimensão social do desenvolvimento científico-tecnológico como produto resultante de fatores culturais, políticos e econômicos, proporcionando mudanças no contexto escolar e posicionando a ciência e a tecnologia como novas concepções vinculadas ao contexto social (SANTOS, 2010).Neste contexto, é necessária a criação de meios que favoreçam a ampliação das dinâmicas de concepções e práticas de ensino, promovendo uma articulação entre a teoria e a prática, ou seja, potencializa o diálogo entre o que é estudado no ambiente escolar e o que se aplica em seu dia-a-dia.Nessa perspectiva, o presente capítulo apresenta uma sequência didática para inserção do enfoque CTS/CTSA na reciclagem de óleo de fritura para produção de sabão, com estudantes de 3º ano da EEEM ELZA LEMOS ANDREATTA da rede pública estadual do Espiríto Santo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47728
10.34117/bjdv8n5-172
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47728
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n5-172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47728/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 35299-35303
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 35299-35303
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 35299-35303
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645596230156288