Trabalhando a educação ambiental a partir da reciclagem de óleo de fritura na produção de sabão artesanal / Working on environmental education through the recycling of cooking oil to produce handmade soap
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47728 |
Resumo: | A abordagem de temas sociocientíficos a partir da perspectiva CTS/CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) na educação objetiva explicitar a dimensão social do desenvolvimento científico-tecnológico como produto resultante de fatores culturais, políticos e econômicos, proporcionando mudanças no contexto escolar e posicionando a ciência e a tecnologia como novas concepções vinculadas ao contexto social (SANTOS, 2010).Neste contexto, é necessária a criação de meios que favoreçam a ampliação das dinâmicas de concepções e práticas de ensino, promovendo uma articulação entre a teoria e a prática, ou seja, potencializa o diálogo entre o que é estudado no ambiente escolar e o que se aplica em seu dia-a-dia.Nessa perspectiva, o presente capítulo apresenta uma sequência didática para inserção do enfoque CTS/CTSA na reciclagem de óleo de fritura para produção de sabão, com estudantes de 3º ano da EEEM ELZA LEMOS ANDREATTA da rede pública estadual do Espiríto Santo. |
id |
VERACRUZ-0_30bdc0d0c6925880f17991b8f7b740c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47728 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalhando a educação ambiental a partir da reciclagem de óleo de fritura na produção de sabão artesanal / Working on environmental education through the recycling of cooking oil to produce handmade soapsabão artesanalreciclagem de óleoeducação ambientalcts/ctsa.A abordagem de temas sociocientíficos a partir da perspectiva CTS/CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) na educação objetiva explicitar a dimensão social do desenvolvimento científico-tecnológico como produto resultante de fatores culturais, políticos e econômicos, proporcionando mudanças no contexto escolar e posicionando a ciência e a tecnologia como novas concepções vinculadas ao contexto social (SANTOS, 2010).Neste contexto, é necessária a criação de meios que favoreçam a ampliação das dinâmicas de concepções e práticas de ensino, promovendo uma articulação entre a teoria e a prática, ou seja, potencializa o diálogo entre o que é estudado no ambiente escolar e o que se aplica em seu dia-a-dia.Nessa perspectiva, o presente capítulo apresenta uma sequência didática para inserção do enfoque CTS/CTSA na reciclagem de óleo de fritura para produção de sabão, com estudantes de 3º ano da EEEM ELZA LEMOS ANDREATTA da rede pública estadual do Espiríto Santo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4772810.34117/bjdv8n5-172Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 35299-35303Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 35299-35303Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 35299-353032525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47728/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Christiano RibeiroFreitas, Vitor de AraújoFerreira, Romário Junior2022-06-01T11:49:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47728Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:01.501625Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalhando a educação ambiental a partir da reciclagem de óleo de fritura na produção de sabão artesanal / Working on environmental education through the recycling of cooking oil to produce handmade soap |
title |
Trabalhando a educação ambiental a partir da reciclagem de óleo de fritura na produção de sabão artesanal / Working on environmental education through the recycling of cooking oil to produce handmade soap |
spellingShingle |
Trabalhando a educação ambiental a partir da reciclagem de óleo de fritura na produção de sabão artesanal / Working on environmental education through the recycling of cooking oil to produce handmade soap Oliveira, Christiano Ribeiro sabão artesanal reciclagem de óleo educação ambiental cts/ctsa. |
title_short |
Trabalhando a educação ambiental a partir da reciclagem de óleo de fritura na produção de sabão artesanal / Working on environmental education through the recycling of cooking oil to produce handmade soap |
title_full |
Trabalhando a educação ambiental a partir da reciclagem de óleo de fritura na produção de sabão artesanal / Working on environmental education through the recycling of cooking oil to produce handmade soap |
title_fullStr |
Trabalhando a educação ambiental a partir da reciclagem de óleo de fritura na produção de sabão artesanal / Working on environmental education through the recycling of cooking oil to produce handmade soap |
title_full_unstemmed |
Trabalhando a educação ambiental a partir da reciclagem de óleo de fritura na produção de sabão artesanal / Working on environmental education through the recycling of cooking oil to produce handmade soap |
title_sort |
Trabalhando a educação ambiental a partir da reciclagem de óleo de fritura na produção de sabão artesanal / Working on environmental education through the recycling of cooking oil to produce handmade soap |
author |
Oliveira, Christiano Ribeiro |
author_facet |
Oliveira, Christiano Ribeiro Freitas, Vitor de Araújo Ferreira, Romário Junior |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Vitor de Araújo Ferreira, Romário Junior |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Christiano Ribeiro Freitas, Vitor de Araújo Ferreira, Romário Junior |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sabão artesanal reciclagem de óleo educação ambiental cts/ctsa. |
topic |
sabão artesanal reciclagem de óleo educação ambiental cts/ctsa. |
description |
A abordagem de temas sociocientíficos a partir da perspectiva CTS/CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) na educação objetiva explicitar a dimensão social do desenvolvimento científico-tecnológico como produto resultante de fatores culturais, políticos e econômicos, proporcionando mudanças no contexto escolar e posicionando a ciência e a tecnologia como novas concepções vinculadas ao contexto social (SANTOS, 2010).Neste contexto, é necessária a criação de meios que favoreçam a ampliação das dinâmicas de concepções e práticas de ensino, promovendo uma articulação entre a teoria e a prática, ou seja, potencializa o diálogo entre o que é estudado no ambiente escolar e o que se aplica em seu dia-a-dia.Nessa perspectiva, o presente capítulo apresenta uma sequência didática para inserção do enfoque CTS/CTSA na reciclagem de óleo de fritura para produção de sabão, com estudantes de 3º ano da EEEM ELZA LEMOS ANDREATTA da rede pública estadual do Espiríto Santo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47728 10.34117/bjdv8n5-172 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47728 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n5-172 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47728/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 35299-35303 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 35299-35303 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 35299-35303 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645596230156288 |