A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv5n1-952 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/952 |
Resumo: | O trabalho a seguir tem como objetivo explorar a capilaridade, isto é, a capacidade dos produtos de mercado financeiro serem considerados como opção de investimento para pessoas de classe média no Brasil. Para isso, um questionário foi elaborado de forma a captar a percepção de uma amostra de pessoas que teoricamente poderiam se beneficiar deste tipo de mercado e que inclusive tem acesso facilitado às informações do mercado, mas que por algumas razões não se sentem atraídas a operar este tipo de transação. Como principal contribuição este estudo traz uma revisão dos produtos de mercado financeiro e a perspectiva de a principal razão que afasta as pessoas deste mercado ainda é a falta de educação financeira, de modo que, mesmo as pessoas que trabalho nesta industria, em sua maioria recorrem a investimentos simples como poupança e fundos do próprio banco que trabalham. |
id |
VERACRUZ-0_30c20f755d5e22b54ab5e05791e14412 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/952 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranchProdutos FinanceirosMercado ConsumidorAgências Bancária.O trabalho a seguir tem como objetivo explorar a capilaridade, isto é, a capacidade dos produtos de mercado financeiro serem considerados como opção de investimento para pessoas de classe média no Brasil. Para isso, um questionário foi elaborado de forma a captar a percepção de uma amostra de pessoas que teoricamente poderiam se beneficiar deste tipo de mercado e que inclusive tem acesso facilitado às informações do mercado, mas que por algumas razões não se sentem atraídas a operar este tipo de transação. Como principal contribuição este estudo traz uma revisão dos produtos de mercado financeiro e a perspectiva de a principal razão que afasta as pessoas deste mercado ainda é a falta de educação financeira, de modo que, mesmo as pessoas que trabalho nesta industria, em sua maioria recorrem a investimentos simples como poupança e fundos do próprio banco que trabalham. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/95210.34117/bjdv5n1-952Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 1 (2019); 488-502Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 1 (2019); 488-502Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 1 (2019); 488-5022525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/952/828Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Jéssica Werneck da RochaNunes, Fernando José FigueiraBarboza, Douglas VieiraBella, Ricardo Luiz Fernandes2019-03-18T20:13:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/952Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:10.640938Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch |
title |
A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch |
spellingShingle |
A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch Azevedo, Jéssica Werneck da Rocha Produtos Financeiros Mercado Consumidor Agências Bancária. Azevedo, Jéssica Werneck da Rocha Produtos Financeiros Mercado Consumidor Agências Bancária. |
title_short |
A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch |
title_full |
A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch |
title_fullStr |
A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch |
title_full_unstemmed |
A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch |
title_sort |
A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch |
author |
Azevedo, Jéssica Werneck da Rocha |
author_facet |
Azevedo, Jéssica Werneck da Rocha Azevedo, Jéssica Werneck da Rocha Nunes, Fernando José Figueira Barboza, Douglas Vieira Bella, Ricardo Luiz Fernandes Nunes, Fernando José Figueira Barboza, Douglas Vieira Bella, Ricardo Luiz Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Fernando José Figueira Barboza, Douglas Vieira Bella, Ricardo Luiz Fernandes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Jéssica Werneck da Rocha Nunes, Fernando José Figueira Barboza, Douglas Vieira Bella, Ricardo Luiz Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produtos Financeiros Mercado Consumidor Agências Bancária. |
topic |
Produtos Financeiros Mercado Consumidor Agências Bancária. |
description |
O trabalho a seguir tem como objetivo explorar a capilaridade, isto é, a capacidade dos produtos de mercado financeiro serem considerados como opção de investimento para pessoas de classe média no Brasil. Para isso, um questionário foi elaborado de forma a captar a percepção de uma amostra de pessoas que teoricamente poderiam se beneficiar deste tipo de mercado e que inclusive tem acesso facilitado às informações do mercado, mas que por algumas razões não se sentem atraídas a operar este tipo de transação. Como principal contribuição este estudo traz uma revisão dos produtos de mercado financeiro e a perspectiva de a principal razão que afasta as pessoas deste mercado ainda é a falta de educação financeira, de modo que, mesmo as pessoas que trabalho nesta industria, em sua maioria recorrem a investimentos simples como poupança e fundos do próprio banco que trabalham. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/952 10.34117/bjdv5n1-952 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/952 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n1-952 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/952/828 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 1 (2019); 488-502 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 1 (2019); 488-502 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 1 (2019); 488-502 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183833755189248 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv5n1-952 |