A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Jéssica Werneck da Rocha
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nunes, Fernando José Figueira, Barboza, Douglas Vieira, Bella, Ricardo Luiz Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv5n1-952
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/952
Resumo: O trabalho a seguir tem como objetivo explorar a capilaridade, isto é, a capacidade dos produtos de mercado financeiro serem considerados como opção de investimento para pessoas de classe média no Brasil. Para isso, um questionário foi elaborado de forma a captar a percepção de uma amostra de pessoas que teoricamente poderiam se beneficiar deste tipo de mercado e que inclusive tem acesso facilitado às informações do mercado, mas que por algumas razões não se sentem atraídas a operar este tipo de transação. Como principal contribuição este estudo traz uma revisão dos produtos de mercado financeiro e a perspectiva de a principal razão que afasta as pessoas deste mercado ainda é a falta de educação financeira, de modo que, mesmo as pessoas que trabalho nesta industria, em sua maioria recorrem a investimentos simples como poupança e fundos do próprio banco que trabalham. 
id VERACRUZ-0_30c20f755d5e22b54ab5e05791e14412
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/952
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranchProdutos FinanceirosMercado ConsumidorAgências Bancária.O trabalho a seguir tem como objetivo explorar a capilaridade, isto é, a capacidade dos produtos de mercado financeiro serem considerados como opção de investimento para pessoas de classe média no Brasil. Para isso, um questionário foi elaborado de forma a captar a percepção de uma amostra de pessoas que teoricamente poderiam se beneficiar deste tipo de mercado e que inclusive tem acesso facilitado às informações do mercado, mas que por algumas razões não se sentem atraídas a operar este tipo de transação. Como principal contribuição este estudo traz uma revisão dos produtos de mercado financeiro e a perspectiva de a principal razão que afasta as pessoas deste mercado ainda é a falta de educação financeira, de modo que, mesmo as pessoas que trabalho nesta industria, em sua maioria recorrem a investimentos simples como poupança e fundos do próprio banco que trabalham. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/95210.34117/bjdv5n1-952Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 1 (2019); 488-502Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 1 (2019); 488-502Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 1 (2019); 488-5022525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/952/828Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Jéssica Werneck da RochaNunes, Fernando José FigueiraBarboza, Douglas VieiraBella, Ricardo Luiz Fernandes2019-03-18T20:13:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/952Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:10.640938Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch
title A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch
spellingShingle A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch
A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch
Azevedo, Jéssica Werneck da Rocha
Produtos Financeiros
Mercado Consumidor
Agências Bancária.
Azevedo, Jéssica Werneck da Rocha
Produtos Financeiros
Mercado Consumidor
Agências Bancária.
title_short A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch
title_full A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch
title_fullStr A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch
A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch
title_full_unstemmed A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch
A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch
title_sort A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch
author Azevedo, Jéssica Werneck da Rocha
author_facet Azevedo, Jéssica Werneck da Rocha
Azevedo, Jéssica Werneck da Rocha
Nunes, Fernando José Figueira
Barboza, Douglas Vieira
Bella, Ricardo Luiz Fernandes
Nunes, Fernando José Figueira
Barboza, Douglas Vieira
Bella, Ricardo Luiz Fernandes
author_role author
author2 Nunes, Fernando José Figueira
Barboza, Douglas Vieira
Bella, Ricardo Luiz Fernandes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Jéssica Werneck da Rocha
Nunes, Fernando José Figueira
Barboza, Douglas Vieira
Bella, Ricardo Luiz Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Produtos Financeiros
Mercado Consumidor
Agências Bancária.
topic Produtos Financeiros
Mercado Consumidor
Agências Bancária.
description O trabalho a seguir tem como objetivo explorar a capilaridade, isto é, a capacidade dos produtos de mercado financeiro serem considerados como opção de investimento para pessoas de classe média no Brasil. Para isso, um questionário foi elaborado de forma a captar a percepção de uma amostra de pessoas que teoricamente poderiam se beneficiar deste tipo de mercado e que inclusive tem acesso facilitado às informações do mercado, mas que por algumas razões não se sentem atraídas a operar este tipo de transação. Como principal contribuição este estudo traz uma revisão dos produtos de mercado financeiro e a perspectiva de a principal razão que afasta as pessoas deste mercado ainda é a falta de educação financeira, de modo que, mesmo as pessoas que trabalho nesta industria, em sua maioria recorrem a investimentos simples como poupança e fundos do próprio banco que trabalham. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/952
10.34117/bjdv5n1-952
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/952
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n1-952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/952/828
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 1 (2019); 488-502
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 1 (2019); 488-502
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 1 (2019); 488-502
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183833755189248
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv5n1-952