A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Jéssica Werneck da Rocha
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nunes, Fernando José Figueira, Barboza, Douglas Vieira, Bella, Ricardo Luiz Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/952
Resumo: O trabalho a seguir tem como objetivo explorar a capilaridade, isto é, a capacidade dos produtos de mercado financeiro serem considerados como opção de investimento para pessoas de classe média no Brasil. Para isso, um questionário foi elaborado de forma a captar a percepção de uma amostra de pessoas que teoricamente poderiam se beneficiar deste tipo de mercado e que inclusive tem acesso facilitado às informações do mercado, mas que por algumas razões não se sentem atraídas a operar este tipo de transação. Como principal contribuição este estudo traz uma revisão dos produtos de mercado financeiro e a perspectiva de a principal razão que afasta as pessoas deste mercado ainda é a falta de educação financeira, de modo que, mesmo as pessoas que trabalho nesta industria, em sua maioria recorrem a investimentos simples como poupança e fundos do próprio banco que trabalham. 
id VERACRUZ-0_30c20f755d5e22b54ab5e05791e14412
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/952
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranchProdutos FinanceirosMercado ConsumidorAgências Bancária.O trabalho a seguir tem como objetivo explorar a capilaridade, isto é, a capacidade dos produtos de mercado financeiro serem considerados como opção de investimento para pessoas de classe média no Brasil. Para isso, um questionário foi elaborado de forma a captar a percepção de uma amostra de pessoas que teoricamente poderiam se beneficiar deste tipo de mercado e que inclusive tem acesso facilitado às informações do mercado, mas que por algumas razões não se sentem atraídas a operar este tipo de transação. Como principal contribuição este estudo traz uma revisão dos produtos de mercado financeiro e a perspectiva de a principal razão que afasta as pessoas deste mercado ainda é a falta de educação financeira, de modo que, mesmo as pessoas que trabalho nesta industria, em sua maioria recorrem a investimentos simples como poupança e fundos do próprio banco que trabalham. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/95210.34117/bjdv5n1-952Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 1 (2019); 488-502Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 1 (2019); 488-502Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 1 (2019); 488-5022525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/952/828Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Jéssica Werneck da RochaNunes, Fernando José FigueiraBarboza, Douglas VieiraBella, Ricardo Luiz Fernandes2019-03-18T20:13:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/952Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:10.640938Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch
title A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch
spellingShingle A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch
Azevedo, Jéssica Werneck da Rocha
Produtos Financeiros
Mercado Consumidor
Agências Bancária.
title_short A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch
title_full A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch
title_fullStr A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch
title_full_unstemmed A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch
title_sort A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch
author Azevedo, Jéssica Werneck da Rocha
author_facet Azevedo, Jéssica Werneck da Rocha
Nunes, Fernando José Figueira
Barboza, Douglas Vieira
Bella, Ricardo Luiz Fernandes
author_role author
author2 Nunes, Fernando José Figueira
Barboza, Douglas Vieira
Bella, Ricardo Luiz Fernandes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Jéssica Werneck da Rocha
Nunes, Fernando José Figueira
Barboza, Douglas Vieira
Bella, Ricardo Luiz Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Produtos Financeiros
Mercado Consumidor
Agências Bancária.
topic Produtos Financeiros
Mercado Consumidor
Agências Bancária.
description O trabalho a seguir tem como objetivo explorar a capilaridade, isto é, a capacidade dos produtos de mercado financeiro serem considerados como opção de investimento para pessoas de classe média no Brasil. Para isso, um questionário foi elaborado de forma a captar a percepção de uma amostra de pessoas que teoricamente poderiam se beneficiar deste tipo de mercado e que inclusive tem acesso facilitado às informações do mercado, mas que por algumas razões não se sentem atraídas a operar este tipo de transação. Como principal contribuição este estudo traz uma revisão dos produtos de mercado financeiro e a perspectiva de a principal razão que afasta as pessoas deste mercado ainda é a falta de educação financeira, de modo que, mesmo as pessoas que trabalho nesta industria, em sua maioria recorrem a investimentos simples como poupança e fundos do próprio banco que trabalham. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/952
10.34117/bjdv5n1-952
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/952
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n1-952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/952/828
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 1 (2019); 488-502
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 1 (2019); 488-502
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 1 (2019); 488-502
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645414882082816