A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/952 |
Resumo: | O trabalho a seguir tem como objetivo explorar a capilaridade, isto é, a capacidade dos produtos de mercado financeiro serem considerados como opção de investimento para pessoas de classe média no Brasil. Para isso, um questionário foi elaborado de forma a captar a percepção de uma amostra de pessoas que teoricamente poderiam se beneficiar deste tipo de mercado e que inclusive tem acesso facilitado às informações do mercado, mas que por algumas razões não se sentem atraídas a operar este tipo de transação. Como principal contribuição este estudo traz uma revisão dos produtos de mercado financeiro e a perspectiva de a principal razão que afasta as pessoas deste mercado ainda é a falta de educação financeira, de modo que, mesmo as pessoas que trabalho nesta industria, em sua maioria recorrem a investimentos simples como poupança e fundos do próprio banco que trabalham. |
id |
VERACRUZ-0_30c20f755d5e22b54ab5e05791e14412 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/952 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranchProdutos FinanceirosMercado ConsumidorAgências Bancária.O trabalho a seguir tem como objetivo explorar a capilaridade, isto é, a capacidade dos produtos de mercado financeiro serem considerados como opção de investimento para pessoas de classe média no Brasil. Para isso, um questionário foi elaborado de forma a captar a percepção de uma amostra de pessoas que teoricamente poderiam se beneficiar deste tipo de mercado e que inclusive tem acesso facilitado às informações do mercado, mas que por algumas razões não se sentem atraídas a operar este tipo de transação. Como principal contribuição este estudo traz uma revisão dos produtos de mercado financeiro e a perspectiva de a principal razão que afasta as pessoas deste mercado ainda é a falta de educação financeira, de modo que, mesmo as pessoas que trabalho nesta industria, em sua maioria recorrem a investimentos simples como poupança e fundos do próprio banco que trabalham. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/95210.34117/bjdv5n1-952Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 1 (2019); 488-502Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 1 (2019); 488-502Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 1 (2019); 488-5022525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/952/828Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Jéssica Werneck da RochaNunes, Fernando José FigueiraBarboza, Douglas VieiraBella, Ricardo Luiz Fernandes2019-03-18T20:13:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/952Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:10.640938Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch |
title |
A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch |
spellingShingle |
A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch Azevedo, Jéssica Werneck da Rocha Produtos Financeiros Mercado Consumidor Agências Bancária. |
title_short |
A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch |
title_full |
A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch |
title_fullStr |
A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch |
title_full_unstemmed |
A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch |
title_sort |
A capilaridade dos produtos de mercado financeiro no Brasil: um estudo de caso em uma agência bancária / The capillarityof financial marketproducts in Brazil: a casestudy in a bankbranch |
author |
Azevedo, Jéssica Werneck da Rocha |
author_facet |
Azevedo, Jéssica Werneck da Rocha Nunes, Fernando José Figueira Barboza, Douglas Vieira Bella, Ricardo Luiz Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Fernando José Figueira Barboza, Douglas Vieira Bella, Ricardo Luiz Fernandes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Jéssica Werneck da Rocha Nunes, Fernando José Figueira Barboza, Douglas Vieira Bella, Ricardo Luiz Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produtos Financeiros Mercado Consumidor Agências Bancária. |
topic |
Produtos Financeiros Mercado Consumidor Agências Bancária. |
description |
O trabalho a seguir tem como objetivo explorar a capilaridade, isto é, a capacidade dos produtos de mercado financeiro serem considerados como opção de investimento para pessoas de classe média no Brasil. Para isso, um questionário foi elaborado de forma a captar a percepção de uma amostra de pessoas que teoricamente poderiam se beneficiar deste tipo de mercado e que inclusive tem acesso facilitado às informações do mercado, mas que por algumas razões não se sentem atraídas a operar este tipo de transação. Como principal contribuição este estudo traz uma revisão dos produtos de mercado financeiro e a perspectiva de a principal razão que afasta as pessoas deste mercado ainda é a falta de educação financeira, de modo que, mesmo as pessoas que trabalho nesta industria, em sua maioria recorrem a investimentos simples como poupança e fundos do próprio banco que trabalham. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/952 10.34117/bjdv5n1-952 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/952 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n1-952 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/952/828 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 1 (2019); 488-502 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 1 (2019); 488-502 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 1 (2019); 488-502 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645414882082816 |