Modelo de previsão de demanda de atendimento em uma agência bancária: um estudo de caso em agência bancária no setor privado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Eliézer
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/30462
Resumo: Este trabalho estudou áreas do conhecimento referentes à previsão de demanda. Foi estudada a viabilidade da aplicação da metodologia ARIMA utilizando o software R. O estudo de caso foi implementado em uma agência bancária. O objetivo geral deste trabalho foi alcançado ao demonstrar o nível de acurácia promovido pela metodologia de cálculo de ARIMA utilizando o software R com a finalidade de realizar a previsão do fluxo de clientes em uma agência. A metodologia aplicada neste trabalho foi a de estudo de caso. Após a construção dos modelos de previsão e aplicação para obtenção da previsão os valores encontrados foram analisados em relação à acuracidade. O estudo de caso demonstrou a viabilidade da aplicação de previsão de demanda, trazendo benefícios para a gestão das organizações. No estudo de caso em questão foi verificado que a melhor medida de acurácia se deu no horizonte de previsão de 12 meses. Este fato ocorreu pela influência de um grande evento adverso, a pandemia de Covid 19. O estudo demonstrou que uma vez os comportamentos de consumo normalizados, retomando a abertura de locais públicos e da economia de forma geral, as previsões de demanda tendem a encontrar a demanda real esperada. A previsão de demanda representa uma área de estudo de grande importância. Através da mesma, podemos melhorar os custos envolvidos nos processos, bem como fornecer um melhor atendimento e preparo por parte das organizações.
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