Metodologias ativas: um estudo de caso em uma instituição de ensino do Vale do Caí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrioli, Scheila
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/284
Resumo: A gestão escolar se apresenta como tema fundamental para a educação da atualidade, mas muitas vezes é pouco discutida nos modelos de educação tradicional. Por isso, neste trabalho analisou-se o papel do gestor escolar na transição de um modelo de ensino conservador/tradicional para um modelo de aprendizagem inovador (educação 3.0). Foram discutidas as dificuldades que se apresentam ao gestor na implementação de metodologias ativas em um ambiente de valorização da equipe em geral, tanto do corpo docente, quanto do discente, considerando suas especificidades. Também foram analisadas as dimensões para a otimização de resultados e a relação deste processo com as influências das estruturas internas de uma escola, isto é, os Programas Integrados de Gestão Administrativo-Pedagógica e o Projeto Político Pedagógico. Foram evidenciados os mecanismos para que haja uma gestão escolar eficiente, plausível e disposta a se abrir para o novo, compreendendo as necessidades da geração Z e as necessidades de novas metodologias, como a Escola Invertida.
id IFRS-4_e8a161cadb56d29d11119cf459747dfc
oai_identifier_str oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/284
network_acronym_str IFRS-4
network_name_str Repositório Institucional do IFRS
repository_id_str
spelling Metodologias ativas: um estudo de caso em uma instituição de ensino do Vale do CaíEscolas - Organização e administraçãoGestão escolarA gestão escolar se apresenta como tema fundamental para a educação da atualidade, mas muitas vezes é pouco discutida nos modelos de educação tradicional. Por isso, neste trabalho analisou-se o papel do gestor escolar na transição de um modelo de ensino conservador/tradicional para um modelo de aprendizagem inovador (educação 3.0). Foram discutidas as dificuldades que se apresentam ao gestor na implementação de metodologias ativas em um ambiente de valorização da equipe em geral, tanto do corpo docente, quanto do discente, considerando suas especificidades. Também foram analisadas as dimensões para a otimização de resultados e a relação deste processo com as influências das estruturas internas de uma escola, isto é, os Programas Integrados de Gestão Administrativo-Pedagógica e o Projeto Político Pedagógico. Foram evidenciados os mecanismos para que haja uma gestão escolar eficiente, plausível e disposta a se abrir para o novo, compreendendo as necessidades da geração Z e as necessidades de novas metodologias, como a Escola Invertida.School management presents itself as a fundamental theme for today's education, but is often little discussed in traditional education models. In this work, we analyze the role of the school manager in the transition from a conservative / traditional teaching model to a innovative learning model (education 3.0). The difficulties presented to the manager in the implementation of active methodologies and an environment of valorization of the team in general, both of the faculty and of the student, were discussed, considering their specificities. We also analyzed the dimensions for the optimization of results, and the relationship of this process with the influences of the internal structures of a school, that is, the Integrated Administrative and Pedagogical Management Programs and the Pedagogical Political Project. The mechanisms for an efficient, plausible school management that is open to the new, including the needs of generation Z and the needs of new methodologies, such as the Inverted School, were evidenced.Koetz, Carin MaribelAndrioli, Scheila2021-05-26T23:43:02Z2021-05-26T23:43:02Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/284porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-09-05T18:48:04Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/284Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-09-05T18:48:04Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias ativas: um estudo de caso em uma instituição de ensino do Vale do Caí
title Metodologias ativas: um estudo de caso em uma instituição de ensino do Vale do Caí
spellingShingle Metodologias ativas: um estudo de caso em uma instituição de ensino do Vale do Caí
Andrioli, Scheila
Escolas - Organização e administração
Gestão escolar
title_short Metodologias ativas: um estudo de caso em uma instituição de ensino do Vale do Caí
title_full Metodologias ativas: um estudo de caso em uma instituição de ensino do Vale do Caí
title_fullStr Metodologias ativas: um estudo de caso em uma instituição de ensino do Vale do Caí
title_full_unstemmed Metodologias ativas: um estudo de caso em uma instituição de ensino do Vale do Caí
title_sort Metodologias ativas: um estudo de caso em uma instituição de ensino do Vale do Caí
author Andrioli, Scheila
author_facet Andrioli, Scheila
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Koetz, Carin Maribel
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrioli, Scheila
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas - Organização e administração
Gestão escolar
topic Escolas - Organização e administração
Gestão escolar
description A gestão escolar se apresenta como tema fundamental para a educação da atualidade, mas muitas vezes é pouco discutida nos modelos de educação tradicional. Por isso, neste trabalho analisou-se o papel do gestor escolar na transição de um modelo de ensino conservador/tradicional para um modelo de aprendizagem inovador (educação 3.0). Foram discutidas as dificuldades que se apresentam ao gestor na implementação de metodologias ativas em um ambiente de valorização da equipe em geral, tanto do corpo docente, quanto do discente, considerando suas especificidades. Também foram analisadas as dimensões para a otimização de resultados e a relação deste processo com as influências das estruturas internas de uma escola, isto é, os Programas Integrados de Gestão Administrativo-Pedagógica e o Projeto Político Pedagógico. Foram evidenciados os mecanismos para que haja uma gestão escolar eficiente, plausível e disposta a se abrir para o novo, compreendendo as necessidades da geração Z e as necessidades de novas metodologias, como a Escola Invertida.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-05-26T23:43:02Z
2021-05-26T23:43:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/284
url https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFRS
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Repositório Institucional do IFRS
collection Repositório Institucional do IFRS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifrs.edu.br
_version_ 1813897512637956096