Material didático como prática inclusiva na educação especial / Teaching material as an inclusive practice Special education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34731 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como tema o material didático como prática inclusiva na Educação Especial, que foi motivado pela complexidade de se efetivar o processo de inclusão na sala de aula da Educação Especial. O objetivo foi avaliar as contribuições do material didático como prática inclusiva na educação especial de uma escola pública. Para alcançar o objetivo, o procedimento metodológico foi pesquisa de campo. O cenário da pesquisa foi em uma escola pública do estado de Minas Gerais de Educação Básica. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, a metodologia foi dividida em três etapas: observação das caraterísticas de grupo de alunos, elaboração do material didático (adaptação do conteúdo) e aplicação e avaliação do material didático. Para coleta de dados, o instrumento utilizado foi dois roteiros de observação e o próprio material didático. Na primeira etapa, constatou que a turma do 4ª ano do ensino fundamental I é formada por nove alunos, sendo muita heterogenia em que apresenta um total de seis especificidades das necessidades de aprendizagem. Na segunda etapa, constatou que foi necessário produzir o total de seis jogos diferentes que abordam as grandezas e medidas, conteúdo contemplado de matemática de acordo com a unidade temática orientada pela Base Curricular Comum (BNCC). Na terceira etapa, constatou que além da matemática, o material também promoveu aspectos sociais e de inclusão, como a socialização, colaboração, atenção, memória, interpretação da escrita, mediação, coordenação motora grossa e fina. Contudo, pode-se concluir que os materiais didáticos desenvolvidos obtiveram bom desempenho no processo de ensino e aprendizagem e principalmente no processo de inclusão na sala de aula. |
id |
VERACRUZ-0_343f894cd4e3cafd632b0d13d83a9dff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34731 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Material didático como prática inclusiva na educação especial / Teaching material as an inclusive practice Special educationMaterial DidáticoInclusãoEducação Especial.Esta pesquisa tem como tema o material didático como prática inclusiva na Educação Especial, que foi motivado pela complexidade de se efetivar o processo de inclusão na sala de aula da Educação Especial. O objetivo foi avaliar as contribuições do material didático como prática inclusiva na educação especial de uma escola pública. Para alcançar o objetivo, o procedimento metodológico foi pesquisa de campo. O cenário da pesquisa foi em uma escola pública do estado de Minas Gerais de Educação Básica. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, a metodologia foi dividida em três etapas: observação das caraterísticas de grupo de alunos, elaboração do material didático (adaptação do conteúdo) e aplicação e avaliação do material didático. Para coleta de dados, o instrumento utilizado foi dois roteiros de observação e o próprio material didático. Na primeira etapa, constatou que a turma do 4ª ano do ensino fundamental I é formada por nove alunos, sendo muita heterogenia em que apresenta um total de seis especificidades das necessidades de aprendizagem. Na segunda etapa, constatou que foi necessário produzir o total de seis jogos diferentes que abordam as grandezas e medidas, conteúdo contemplado de matemática de acordo com a unidade temática orientada pela Base Curricular Comum (BNCC). Na terceira etapa, constatou que além da matemática, o material também promoveu aspectos sociais e de inclusão, como a socialização, colaboração, atenção, memória, interpretação da escrita, mediação, coordenação motora grossa e fina. Contudo, pode-se concluir que os materiais didáticos desenvolvidos obtiveram bom desempenho no processo de ensino e aprendizagem e principalmente no processo de inclusão na sala de aula. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3473110.34117/bjdv7n8-463Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 82657-82673Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 82657-82673Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 82657-826732525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34731/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Ana Paula SantosMartins, Rivia ArantesSoares, Natal dos SantosRuas, Adriana Andrade2021-09-16T20:49:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34731Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:11.438842Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Material didático como prática inclusiva na educação especial / Teaching material as an inclusive practice Special education |
title |
Material didático como prática inclusiva na educação especial / Teaching material as an inclusive practice Special education |
spellingShingle |
Material didático como prática inclusiva na educação especial / Teaching material as an inclusive practice Special education da Silva, Ana Paula Santos Material Didático Inclusão Educação Especial. |
title_short |
Material didático como prática inclusiva na educação especial / Teaching material as an inclusive practice Special education |
title_full |
Material didático como prática inclusiva na educação especial / Teaching material as an inclusive practice Special education |
title_fullStr |
Material didático como prática inclusiva na educação especial / Teaching material as an inclusive practice Special education |
title_full_unstemmed |
Material didático como prática inclusiva na educação especial / Teaching material as an inclusive practice Special education |
title_sort |
Material didático como prática inclusiva na educação especial / Teaching material as an inclusive practice Special education |
author |
da Silva, Ana Paula Santos |
author_facet |
da Silva, Ana Paula Santos Martins, Rivia Arantes Soares, Natal dos Santos Ruas, Adriana Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Rivia Arantes Soares, Natal dos Santos Ruas, Adriana Andrade |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Ana Paula Santos Martins, Rivia Arantes Soares, Natal dos Santos Ruas, Adriana Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Material Didático Inclusão Educação Especial. |
topic |
Material Didático Inclusão Educação Especial. |
description |
Esta pesquisa tem como tema o material didático como prática inclusiva na Educação Especial, que foi motivado pela complexidade de se efetivar o processo de inclusão na sala de aula da Educação Especial. O objetivo foi avaliar as contribuições do material didático como prática inclusiva na educação especial de uma escola pública. Para alcançar o objetivo, o procedimento metodológico foi pesquisa de campo. O cenário da pesquisa foi em uma escola pública do estado de Minas Gerais de Educação Básica. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, a metodologia foi dividida em três etapas: observação das caraterísticas de grupo de alunos, elaboração do material didático (adaptação do conteúdo) e aplicação e avaliação do material didático. Para coleta de dados, o instrumento utilizado foi dois roteiros de observação e o próprio material didático. Na primeira etapa, constatou que a turma do 4ª ano do ensino fundamental I é formada por nove alunos, sendo muita heterogenia em que apresenta um total de seis especificidades das necessidades de aprendizagem. Na segunda etapa, constatou que foi necessário produzir o total de seis jogos diferentes que abordam as grandezas e medidas, conteúdo contemplado de matemática de acordo com a unidade temática orientada pela Base Curricular Comum (BNCC). Na terceira etapa, constatou que além da matemática, o material também promoveu aspectos sociais e de inclusão, como a socialização, colaboração, atenção, memória, interpretação da escrita, mediação, coordenação motora grossa e fina. Contudo, pode-se concluir que os materiais didáticos desenvolvidos obtiveram bom desempenho no processo de ensino e aprendizagem e principalmente no processo de inclusão na sala de aula. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34731 10.34117/bjdv7n8-463 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34731 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n8-463 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34731/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 82657-82673 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 82657-82673 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 82657-82673 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645553243783168 |