Material didático como prática inclusiva na educação especial / Teaching material as an inclusive practice Special education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Ana Paula Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Martins, Rivia Arantes, Soares, Natal dos Santos, Ruas, Adriana Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34731
Resumo: Esta pesquisa tem como tema o material didático como prática inclusiva na Educação Especial, que foi motivado pela complexidade de se efetivar o processo de inclusão na sala de aula da Educação Especial. O objetivo foi avaliar as contribuições do material didático como prática inclusiva na educação especial de uma escola pública. Para alcançar o objetivo, o procedimento metodológico foi pesquisa de campo. O cenário da pesquisa foi em uma escola pública do estado de Minas Gerais de Educação Básica. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, a metodologia foi dividida em três etapas: observação das caraterísticas de grupo de alunos, elaboração do material didático (adaptação do conteúdo) e aplicação e avaliação do material didático. Para coleta de dados, o instrumento utilizado foi dois roteiros de observação e o próprio material didático. Na primeira etapa, constatou que a turma do 4ª ano do ensino fundamental I é formada por nove alunos, sendo muita heterogenia em que apresenta um total de seis especificidades das necessidades de aprendizagem. Na segunda etapa, constatou que foi necessário produzir o total de seis jogos diferentes que abordam as grandezas e medidas, conteúdo contemplado de matemática de acordo com a unidade temática orientada pela Base Curricular Comum (BNCC). Na terceira etapa, constatou que além da matemática, o material também promoveu aspectos sociais e de inclusão, como a socialização, colaboração, atenção, memória, interpretação da escrita, mediação, coordenação motora grossa e fina. Contudo, pode-se concluir que os materiais didáticos desenvolvidos obtiveram bom desempenho no processo de ensino e aprendizagem e principalmente no processo de inclusão na sala de aula. 
id VERACRUZ-0_343f894cd4e3cafd632b0d13d83a9dff
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34731
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Material didático como prática inclusiva na educação especial / Teaching material as an inclusive practice Special educationMaterial DidáticoInclusãoEducação Especial.Esta pesquisa tem como tema o material didático como prática inclusiva na Educação Especial, que foi motivado pela complexidade de se efetivar o processo de inclusão na sala de aula da Educação Especial. O objetivo foi avaliar as contribuições do material didático como prática inclusiva na educação especial de uma escola pública. Para alcançar o objetivo, o procedimento metodológico foi pesquisa de campo. O cenário da pesquisa foi em uma escola pública do estado de Minas Gerais de Educação Básica. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, a metodologia foi dividida em três etapas: observação das caraterísticas de grupo de alunos, elaboração do material didático (adaptação do conteúdo) e aplicação e avaliação do material didático. Para coleta de dados, o instrumento utilizado foi dois roteiros de observação e o próprio material didático. Na primeira etapa, constatou que a turma do 4ª ano do ensino fundamental I é formada por nove alunos, sendo muita heterogenia em que apresenta um total de seis especificidades das necessidades de aprendizagem. Na segunda etapa, constatou que foi necessário produzir o total de seis jogos diferentes que abordam as grandezas e medidas, conteúdo contemplado de matemática de acordo com a unidade temática orientada pela Base Curricular Comum (BNCC). Na terceira etapa, constatou que além da matemática, o material também promoveu aspectos sociais e de inclusão, como a socialização, colaboração, atenção, memória, interpretação da escrita, mediação, coordenação motora grossa e fina. Contudo, pode-se concluir que os materiais didáticos desenvolvidos obtiveram bom desempenho no processo de ensino e aprendizagem e principalmente no processo de inclusão na sala de aula. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3473110.34117/bjdv7n8-463Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 82657-82673Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 82657-82673Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 82657-826732525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34731/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Ana Paula SantosMartins, Rivia ArantesSoares, Natal dos SantosRuas, Adriana Andrade2021-09-16T20:49:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34731Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:11.438842Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Material didático como prática inclusiva na educação especial / Teaching material as an inclusive practice Special education
title Material didático como prática inclusiva na educação especial / Teaching material as an inclusive practice Special education
spellingShingle Material didático como prática inclusiva na educação especial / Teaching material as an inclusive practice Special education
da Silva, Ana Paula Santos
Material Didático
Inclusão
Educação Especial.
title_short Material didático como prática inclusiva na educação especial / Teaching material as an inclusive practice Special education
title_full Material didático como prática inclusiva na educação especial / Teaching material as an inclusive practice Special education
title_fullStr Material didático como prática inclusiva na educação especial / Teaching material as an inclusive practice Special education
title_full_unstemmed Material didático como prática inclusiva na educação especial / Teaching material as an inclusive practice Special education
title_sort Material didático como prática inclusiva na educação especial / Teaching material as an inclusive practice Special education
author da Silva, Ana Paula Santos
author_facet da Silva, Ana Paula Santos
Martins, Rivia Arantes
Soares, Natal dos Santos
Ruas, Adriana Andrade
author_role author
author2 Martins, Rivia Arantes
Soares, Natal dos Santos
Ruas, Adriana Andrade
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Ana Paula Santos
Martins, Rivia Arantes
Soares, Natal dos Santos
Ruas, Adriana Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Material Didático
Inclusão
Educação Especial.
topic Material Didático
Inclusão
Educação Especial.
description Esta pesquisa tem como tema o material didático como prática inclusiva na Educação Especial, que foi motivado pela complexidade de se efetivar o processo de inclusão na sala de aula da Educação Especial. O objetivo foi avaliar as contribuições do material didático como prática inclusiva na educação especial de uma escola pública. Para alcançar o objetivo, o procedimento metodológico foi pesquisa de campo. O cenário da pesquisa foi em uma escola pública do estado de Minas Gerais de Educação Básica. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, a metodologia foi dividida em três etapas: observação das caraterísticas de grupo de alunos, elaboração do material didático (adaptação do conteúdo) e aplicação e avaliação do material didático. Para coleta de dados, o instrumento utilizado foi dois roteiros de observação e o próprio material didático. Na primeira etapa, constatou que a turma do 4ª ano do ensino fundamental I é formada por nove alunos, sendo muita heterogenia em que apresenta um total de seis especificidades das necessidades de aprendizagem. Na segunda etapa, constatou que foi necessário produzir o total de seis jogos diferentes que abordam as grandezas e medidas, conteúdo contemplado de matemática de acordo com a unidade temática orientada pela Base Curricular Comum (BNCC). Na terceira etapa, constatou que além da matemática, o material também promoveu aspectos sociais e de inclusão, como a socialização, colaboração, atenção, memória, interpretação da escrita, mediação, coordenação motora grossa e fina. Contudo, pode-se concluir que os materiais didáticos desenvolvidos obtiveram bom desempenho no processo de ensino e aprendizagem e principalmente no processo de inclusão na sala de aula. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34731
10.34117/bjdv7n8-463
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34731
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n8-463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34731/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 82657-82673
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 82657-82673
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 82657-82673
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645553243783168