A elaboração de paródias no ensino de química / The elaboration of parodies in the teaching of chemistry
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14551 |
Resumo: | No presente trabalho propõe-se a utilização de recursos didáticos diferenciados, com enfoque na construção de paródias como alternativa que desperte a motivação e o interesse dos alunos. O objetivo foi investigar se através da elaboração de paródias no ensino de Química, é possível promover uma fixação mais eficiente dos conteúdos, criativa e atrativamente, resultando em um maior estímulo dos alunos em estudar a disciplina. O trabalho foi desenvolvido ao longo de um ano letivo, dividido em quatro etapas. Aulas de revisão foram ministradas, utilizando recursos didáticos como jogos e experimentos, para que posteriormente, os alunos construíssem as paródias. Os resultados obtidos foram muito satisfatórios. A partir das letras das paródias produzidas, notou-se que os alunos estudaram para ter um domínio do assunto e os mesmos alegaram que contribuiu para o processo de fixação dos conteúdos, de forma mais divertida, resultando em um maior interesse, motivação e participação. Como culminância do trabalho, as paródias foram apresentadas em um musical, intitulado “Musicalizando a Química em forma de paródias”, que foi um evento realizado no IF Fluminense campus Campos Centro. Concluiu-se que a utilização de recursos didáticos diferenciados e a elaboração de paródias cooperou para um melhor processo de ensino e aprendizagem deste grupo de alunos |
id |
VERACRUZ-0_36b67ee37bad012b4732c567e5b9c7e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14551 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A elaboração de paródias no ensino de química / The elaboration of parodies in the teaching of chemistryEnsino de QuímicaRecursos didáticosMúsicaParódias.No presente trabalho propõe-se a utilização de recursos didáticos diferenciados, com enfoque na construção de paródias como alternativa que desperte a motivação e o interesse dos alunos. O objetivo foi investigar se através da elaboração de paródias no ensino de Química, é possível promover uma fixação mais eficiente dos conteúdos, criativa e atrativamente, resultando em um maior estímulo dos alunos em estudar a disciplina. O trabalho foi desenvolvido ao longo de um ano letivo, dividido em quatro etapas. Aulas de revisão foram ministradas, utilizando recursos didáticos como jogos e experimentos, para que posteriormente, os alunos construíssem as paródias. Os resultados obtidos foram muito satisfatórios. A partir das letras das paródias produzidas, notou-se que os alunos estudaram para ter um domínio do assunto e os mesmos alegaram que contribuiu para o processo de fixação dos conteúdos, de forma mais divertida, resultando em um maior interesse, motivação e participação. Como culminância do trabalho, as paródias foram apresentadas em um musical, intitulado “Musicalizando a Química em forma de paródias”, que foi um evento realizado no IF Fluminense campus Campos Centro. Concluiu-se que a utilização de recursos didáticos diferenciados e a elaboração de paródias cooperou para um melhor processo de ensino e aprendizagem deste grupo de alunosBrazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1455110.34117/bjdv6n8-076Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 55168-55190Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 55168-55190Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 55168-551902525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14551/12069Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLourdes, Fabíola Damasceno deBull, Érika Soares2021-02-18T19:52:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14551Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:40.293674Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A elaboração de paródias no ensino de química / The elaboration of parodies in the teaching of chemistry |
title |
A elaboração de paródias no ensino de química / The elaboration of parodies in the teaching of chemistry |
spellingShingle |
A elaboração de paródias no ensino de química / The elaboration of parodies in the teaching of chemistry Lourdes, Fabíola Damasceno de Ensino de Química Recursos didáticos Música Paródias. |
title_short |
A elaboração de paródias no ensino de química / The elaboration of parodies in the teaching of chemistry |
title_full |
A elaboração de paródias no ensino de química / The elaboration of parodies in the teaching of chemistry |
title_fullStr |
A elaboração de paródias no ensino de química / The elaboration of parodies in the teaching of chemistry |
title_full_unstemmed |
A elaboração de paródias no ensino de química / The elaboration of parodies in the teaching of chemistry |
title_sort |
A elaboração de paródias no ensino de química / The elaboration of parodies in the teaching of chemistry |
author |
Lourdes, Fabíola Damasceno de |
author_facet |
Lourdes, Fabíola Damasceno de Bull, Érika Soares |
author_role |
author |
author2 |
Bull, Érika Soares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourdes, Fabíola Damasceno de Bull, Érika Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Química Recursos didáticos Música Paródias. |
topic |
Ensino de Química Recursos didáticos Música Paródias. |
description |
No presente trabalho propõe-se a utilização de recursos didáticos diferenciados, com enfoque na construção de paródias como alternativa que desperte a motivação e o interesse dos alunos. O objetivo foi investigar se através da elaboração de paródias no ensino de Química, é possível promover uma fixação mais eficiente dos conteúdos, criativa e atrativamente, resultando em um maior estímulo dos alunos em estudar a disciplina. O trabalho foi desenvolvido ao longo de um ano letivo, dividido em quatro etapas. Aulas de revisão foram ministradas, utilizando recursos didáticos como jogos e experimentos, para que posteriormente, os alunos construíssem as paródias. Os resultados obtidos foram muito satisfatórios. A partir das letras das paródias produzidas, notou-se que os alunos estudaram para ter um domínio do assunto e os mesmos alegaram que contribuiu para o processo de fixação dos conteúdos, de forma mais divertida, resultando em um maior interesse, motivação e participação. Como culminância do trabalho, as paródias foram apresentadas em um musical, intitulado “Musicalizando a Química em forma de paródias”, que foi um evento realizado no IF Fluminense campus Campos Centro. Concluiu-se que a utilização de recursos didáticos diferenciados e a elaboração de paródias cooperou para um melhor processo de ensino e aprendizagem deste grupo de alunos |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14551 10.34117/bjdv6n8-076 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14551 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n8-076 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14551/12069 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 55168-55190 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 55168-55190 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 55168-55190 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645469576855552 |