A elaboração de paródias no ensino de química / The elaboration of parodies in the teaching of chemistry

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourdes, Fabíola Damasceno de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bull, Érika Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14551
Resumo: No presente trabalho propõe-se a utilização de recursos didáticos diferenciados, com enfoque na construção de paródias como alternativa que desperte a motivação e o interesse dos alunos. O objetivo foi investigar se através da elaboração de paródias no ensino de Química, é possível promover uma fixação mais eficiente dos conteúdos, criativa e atrativamente, resultando em um maior estímulo dos alunos em estudar a disciplina. O trabalho foi desenvolvido ao longo de um ano letivo, dividido em quatro etapas. Aulas de revisão foram ministradas, utilizando recursos didáticos como jogos e experimentos, para que posteriormente, os alunos construíssem as paródias. Os resultados obtidos foram muito satisfatórios. A partir das letras das paródias produzidas, notou-se que os alunos estudaram para ter um domínio do assunto e os mesmos alegaram que contribuiu para o processo de fixação dos conteúdos, de forma mais divertida, resultando em um maior interesse, motivação e participação. Como culminância do trabalho, as paródias foram apresentadas em um musical, intitulado “Musicalizando a Química em forma de paródias”, que foi um evento realizado no IF Fluminense campus Campos Centro. Concluiu-se que a utilização de recursos didáticos diferenciados e a elaboração de paródias cooperou para um melhor processo de ensino e aprendizagem deste grupo de alunos
id VERACRUZ-0_36b67ee37bad012b4732c567e5b9c7e3
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14551
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A elaboração de paródias no ensino de química / The elaboration of parodies in the teaching of chemistryEnsino de QuímicaRecursos didáticosMúsicaParódias.No presente trabalho propõe-se a utilização de recursos didáticos diferenciados, com enfoque na construção de paródias como alternativa que desperte a motivação e o interesse dos alunos. O objetivo foi investigar se através da elaboração de paródias no ensino de Química, é possível promover uma fixação mais eficiente dos conteúdos, criativa e atrativamente, resultando em um maior estímulo dos alunos em estudar a disciplina. O trabalho foi desenvolvido ao longo de um ano letivo, dividido em quatro etapas. Aulas de revisão foram ministradas, utilizando recursos didáticos como jogos e experimentos, para que posteriormente, os alunos construíssem as paródias. Os resultados obtidos foram muito satisfatórios. A partir das letras das paródias produzidas, notou-se que os alunos estudaram para ter um domínio do assunto e os mesmos alegaram que contribuiu para o processo de fixação dos conteúdos, de forma mais divertida, resultando em um maior interesse, motivação e participação. Como culminância do trabalho, as paródias foram apresentadas em um musical, intitulado “Musicalizando a Química em forma de paródias”, que foi um evento realizado no IF Fluminense campus Campos Centro. Concluiu-se que a utilização de recursos didáticos diferenciados e a elaboração de paródias cooperou para um melhor processo de ensino e aprendizagem deste grupo de alunosBrazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1455110.34117/bjdv6n8-076Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 55168-55190Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 55168-55190Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 55168-551902525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14551/12069Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLourdes, Fabíola Damasceno deBull, Érika Soares2021-02-18T19:52:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14551Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:40.293674Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A elaboração de paródias no ensino de química / The elaboration of parodies in the teaching of chemistry
title A elaboração de paródias no ensino de química / The elaboration of parodies in the teaching of chemistry
spellingShingle A elaboração de paródias no ensino de química / The elaboration of parodies in the teaching of chemistry
Lourdes, Fabíola Damasceno de
Ensino de Química
Recursos didáticos
Música
Paródias.
title_short A elaboração de paródias no ensino de química / The elaboration of parodies in the teaching of chemistry
title_full A elaboração de paródias no ensino de química / The elaboration of parodies in the teaching of chemistry
title_fullStr A elaboração de paródias no ensino de química / The elaboration of parodies in the teaching of chemistry
title_full_unstemmed A elaboração de paródias no ensino de química / The elaboration of parodies in the teaching of chemistry
title_sort A elaboração de paródias no ensino de química / The elaboration of parodies in the teaching of chemistry
author Lourdes, Fabíola Damasceno de
author_facet Lourdes, Fabíola Damasceno de
Bull, Érika Soares
author_role author
author2 Bull, Érika Soares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourdes, Fabíola Damasceno de
Bull, Érika Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Química
Recursos didáticos
Música
Paródias.
topic Ensino de Química
Recursos didáticos
Música
Paródias.
description No presente trabalho propõe-se a utilização de recursos didáticos diferenciados, com enfoque na construção de paródias como alternativa que desperte a motivação e o interesse dos alunos. O objetivo foi investigar se através da elaboração de paródias no ensino de Química, é possível promover uma fixação mais eficiente dos conteúdos, criativa e atrativamente, resultando em um maior estímulo dos alunos em estudar a disciplina. O trabalho foi desenvolvido ao longo de um ano letivo, dividido em quatro etapas. Aulas de revisão foram ministradas, utilizando recursos didáticos como jogos e experimentos, para que posteriormente, os alunos construíssem as paródias. Os resultados obtidos foram muito satisfatórios. A partir das letras das paródias produzidas, notou-se que os alunos estudaram para ter um domínio do assunto e os mesmos alegaram que contribuiu para o processo de fixação dos conteúdos, de forma mais divertida, resultando em um maior interesse, motivação e participação. Como culminância do trabalho, as paródias foram apresentadas em um musical, intitulado “Musicalizando a Química em forma de paródias”, que foi um evento realizado no IF Fluminense campus Campos Centro. Concluiu-se que a utilização de recursos didáticos diferenciados e a elaboração de paródias cooperou para um melhor processo de ensino e aprendizagem deste grupo de alunos
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14551
10.34117/bjdv6n8-076
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14551
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n8-076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14551/12069
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 55168-55190
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 55168-55190
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 55168-55190
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645469576855552