Contribuição ao ensino da nomenclatura de compostos de orgânicos utilizando jogo de tabuleiro de baixo custo / Contribution to teaching the nomenclature of organic compounds using a low-cost board game

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Ívina Thayná Miranda
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Souza, Elson Almeida, Corrêa, Geone Maia, Menezes, Jean Michel dos Santos, do Carmo, Dominique Fernandes de Moura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv7n3-394
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26443
Resumo: O presente projeto desenvolveu um jogo de tabuleiro de baixo custo visando o ensino da nomenclatura e identificação dos grupos funcionais de compostos orgânicos. As concepções dos estudantes sobre as atividades realizadas foram avaliadas através dos resultados gerados pela aplicação dos questionários diagnóstico (aplicada antes do jogo) e formativo (aplicado depois do jogo) e um protocolo de entrevista semiestruturada. Com isso, observou-se que a utilização de jogos didáticos é uma importante ferramenta facilitadora da aprendizagem e uma excelente alternativa no que se refere a despertar o interesse no aluno e suprir de forma dinâmica as dificuldades dos alunos.  
id VERACRUZ-0_37be30d7670a8a877fe914c1353f12f6
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26443
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Contribuição ao ensino da nomenclatura de compostos de orgânicos utilizando jogo de tabuleiro de baixo custo / Contribution to teaching the nomenclature of organic compounds using a low-cost board gameJogo didáticoQuímicaNomenclatura.O presente projeto desenvolveu um jogo de tabuleiro de baixo custo visando o ensino da nomenclatura e identificação dos grupos funcionais de compostos orgânicos. As concepções dos estudantes sobre as atividades realizadas foram avaliadas através dos resultados gerados pela aplicação dos questionários diagnóstico (aplicada antes do jogo) e formativo (aplicado depois do jogo) e um protocolo de entrevista semiestruturada. Com isso, observou-se que a utilização de jogos didáticos é uma importante ferramenta facilitadora da aprendizagem e uma excelente alternativa no que se refere a despertar o interesse no aluno e suprir de forma dinâmica as dificuldades dos alunos.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2644310.34117/bjdv7n3-394Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 26708-26721Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 26708-26721Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 26708-267212525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26443/20964Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrindade, Ívina Thayná Mirandade Souza, Elson AlmeidaCorrêa, Geone MaiaMenezes, Jean Michel dos Santosdo Carmo, Dominique Fernandes de Moura2022-03-29T12:15:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26443Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:19.188858Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição ao ensino da nomenclatura de compostos de orgânicos utilizando jogo de tabuleiro de baixo custo / Contribution to teaching the nomenclature of organic compounds using a low-cost board game
title Contribuição ao ensino da nomenclatura de compostos de orgânicos utilizando jogo de tabuleiro de baixo custo / Contribution to teaching the nomenclature of organic compounds using a low-cost board game
spellingShingle Contribuição ao ensino da nomenclatura de compostos de orgânicos utilizando jogo de tabuleiro de baixo custo / Contribution to teaching the nomenclature of organic compounds using a low-cost board game
Contribuição ao ensino da nomenclatura de compostos de orgânicos utilizando jogo de tabuleiro de baixo custo / Contribution to teaching the nomenclature of organic compounds using a low-cost board game
Trindade, Ívina Thayná Miranda
Jogo didático
Química
Nomenclatura.
Trindade, Ívina Thayná Miranda
Jogo didático
Química
Nomenclatura.
title_short Contribuição ao ensino da nomenclatura de compostos de orgânicos utilizando jogo de tabuleiro de baixo custo / Contribution to teaching the nomenclature of organic compounds using a low-cost board game
title_full Contribuição ao ensino da nomenclatura de compostos de orgânicos utilizando jogo de tabuleiro de baixo custo / Contribution to teaching the nomenclature of organic compounds using a low-cost board game
title_fullStr Contribuição ao ensino da nomenclatura de compostos de orgânicos utilizando jogo de tabuleiro de baixo custo / Contribution to teaching the nomenclature of organic compounds using a low-cost board game
Contribuição ao ensino da nomenclatura de compostos de orgânicos utilizando jogo de tabuleiro de baixo custo / Contribution to teaching the nomenclature of organic compounds using a low-cost board game
title_full_unstemmed Contribuição ao ensino da nomenclatura de compostos de orgânicos utilizando jogo de tabuleiro de baixo custo / Contribution to teaching the nomenclature of organic compounds using a low-cost board game
Contribuição ao ensino da nomenclatura de compostos de orgânicos utilizando jogo de tabuleiro de baixo custo / Contribution to teaching the nomenclature of organic compounds using a low-cost board game
title_sort Contribuição ao ensino da nomenclatura de compostos de orgânicos utilizando jogo de tabuleiro de baixo custo / Contribution to teaching the nomenclature of organic compounds using a low-cost board game
author Trindade, Ívina Thayná Miranda
author_facet Trindade, Ívina Thayná Miranda
Trindade, Ívina Thayná Miranda
de Souza, Elson Almeida
Corrêa, Geone Maia
Menezes, Jean Michel dos Santos
do Carmo, Dominique Fernandes de Moura
de Souza, Elson Almeida
Corrêa, Geone Maia
Menezes, Jean Michel dos Santos
do Carmo, Dominique Fernandes de Moura
author_role author
author2 de Souza, Elson Almeida
Corrêa, Geone Maia
Menezes, Jean Michel dos Santos
do Carmo, Dominique Fernandes de Moura
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Ívina Thayná Miranda
de Souza, Elson Almeida
Corrêa, Geone Maia
Menezes, Jean Michel dos Santos
do Carmo, Dominique Fernandes de Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo didático
Química
Nomenclatura.
topic Jogo didático
Química
Nomenclatura.
description O presente projeto desenvolveu um jogo de tabuleiro de baixo custo visando o ensino da nomenclatura e identificação dos grupos funcionais de compostos orgânicos. As concepções dos estudantes sobre as atividades realizadas foram avaliadas através dos resultados gerados pela aplicação dos questionários diagnóstico (aplicada antes do jogo) e formativo (aplicado depois do jogo) e um protocolo de entrevista semiestruturada. Com isso, observou-se que a utilização de jogos didáticos é uma importante ferramenta facilitadora da aprendizagem e uma excelente alternativa no que se refere a despertar o interesse no aluno e suprir de forma dinâmica as dificuldades dos alunos.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26443
10.34117/bjdv7n3-394
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26443
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n3-394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26443/20964
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 26708-26721
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 26708-26721
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 26708-26721
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183743366889473
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv7n3-394