Contribuição ao ensino da nomenclatura de compostos de orgânicos utilizando jogo de tabuleiro de baixo custo / Contribution to teaching the nomenclature of organic compounds using a low-cost board game
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv7n3-394 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26443 |
Resumo: | O presente projeto desenvolveu um jogo de tabuleiro de baixo custo visando o ensino da nomenclatura e identificação dos grupos funcionais de compostos orgânicos. As concepções dos estudantes sobre as atividades realizadas foram avaliadas através dos resultados gerados pela aplicação dos questionários diagnóstico (aplicada antes do jogo) e formativo (aplicado depois do jogo) e um protocolo de entrevista semiestruturada. Com isso, observou-se que a utilização de jogos didáticos é uma importante ferramenta facilitadora da aprendizagem e uma excelente alternativa no que se refere a despertar o interesse no aluno e suprir de forma dinâmica as dificuldades dos alunos. |
id |
VERACRUZ-0_37be30d7670a8a877fe914c1353f12f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26443 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Contribuição ao ensino da nomenclatura de compostos de orgânicos utilizando jogo de tabuleiro de baixo custo / Contribution to teaching the nomenclature of organic compounds using a low-cost board gameJogo didáticoQuímicaNomenclatura.O presente projeto desenvolveu um jogo de tabuleiro de baixo custo visando o ensino da nomenclatura e identificação dos grupos funcionais de compostos orgânicos. As concepções dos estudantes sobre as atividades realizadas foram avaliadas através dos resultados gerados pela aplicação dos questionários diagnóstico (aplicada antes do jogo) e formativo (aplicado depois do jogo) e um protocolo de entrevista semiestruturada. Com isso, observou-se que a utilização de jogos didáticos é uma importante ferramenta facilitadora da aprendizagem e uma excelente alternativa no que se refere a despertar o interesse no aluno e suprir de forma dinâmica as dificuldades dos alunos. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2644310.34117/bjdv7n3-394Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 26708-26721Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 26708-26721Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 26708-267212525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26443/20964Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrindade, Ívina Thayná Mirandade Souza, Elson AlmeidaCorrêa, Geone MaiaMenezes, Jean Michel dos Santosdo Carmo, Dominique Fernandes de Moura2022-03-29T12:15:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26443Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:19.188858Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuição ao ensino da nomenclatura de compostos de orgânicos utilizando jogo de tabuleiro de baixo custo / Contribution to teaching the nomenclature of organic compounds using a low-cost board game |
title |
Contribuição ao ensino da nomenclatura de compostos de orgânicos utilizando jogo de tabuleiro de baixo custo / Contribution to teaching the nomenclature of organic compounds using a low-cost board game |
spellingShingle |
Contribuição ao ensino da nomenclatura de compostos de orgânicos utilizando jogo de tabuleiro de baixo custo / Contribution to teaching the nomenclature of organic compounds using a low-cost board game Contribuição ao ensino da nomenclatura de compostos de orgânicos utilizando jogo de tabuleiro de baixo custo / Contribution to teaching the nomenclature of organic compounds using a low-cost board game Trindade, Ívina Thayná Miranda Jogo didático Química Nomenclatura. Trindade, Ívina Thayná Miranda Jogo didático Química Nomenclatura. |
title_short |
Contribuição ao ensino da nomenclatura de compostos de orgânicos utilizando jogo de tabuleiro de baixo custo / Contribution to teaching the nomenclature of organic compounds using a low-cost board game |
title_full |
Contribuição ao ensino da nomenclatura de compostos de orgânicos utilizando jogo de tabuleiro de baixo custo / Contribution to teaching the nomenclature of organic compounds using a low-cost board game |
title_fullStr |
Contribuição ao ensino da nomenclatura de compostos de orgânicos utilizando jogo de tabuleiro de baixo custo / Contribution to teaching the nomenclature of organic compounds using a low-cost board game Contribuição ao ensino da nomenclatura de compostos de orgânicos utilizando jogo de tabuleiro de baixo custo / Contribution to teaching the nomenclature of organic compounds using a low-cost board game |
title_full_unstemmed |
Contribuição ao ensino da nomenclatura de compostos de orgânicos utilizando jogo de tabuleiro de baixo custo / Contribution to teaching the nomenclature of organic compounds using a low-cost board game Contribuição ao ensino da nomenclatura de compostos de orgânicos utilizando jogo de tabuleiro de baixo custo / Contribution to teaching the nomenclature of organic compounds using a low-cost board game |
title_sort |
Contribuição ao ensino da nomenclatura de compostos de orgânicos utilizando jogo de tabuleiro de baixo custo / Contribution to teaching the nomenclature of organic compounds using a low-cost board game |
author |
Trindade, Ívina Thayná Miranda |
author_facet |
Trindade, Ívina Thayná Miranda Trindade, Ívina Thayná Miranda de Souza, Elson Almeida Corrêa, Geone Maia Menezes, Jean Michel dos Santos do Carmo, Dominique Fernandes de Moura de Souza, Elson Almeida Corrêa, Geone Maia Menezes, Jean Michel dos Santos do Carmo, Dominique Fernandes de Moura |
author_role |
author |
author2 |
de Souza, Elson Almeida Corrêa, Geone Maia Menezes, Jean Michel dos Santos do Carmo, Dominique Fernandes de Moura |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trindade, Ívina Thayná Miranda de Souza, Elson Almeida Corrêa, Geone Maia Menezes, Jean Michel dos Santos do Carmo, Dominique Fernandes de Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogo didático Química Nomenclatura. |
topic |
Jogo didático Química Nomenclatura. |
description |
O presente projeto desenvolveu um jogo de tabuleiro de baixo custo visando o ensino da nomenclatura e identificação dos grupos funcionais de compostos orgânicos. As concepções dos estudantes sobre as atividades realizadas foram avaliadas através dos resultados gerados pela aplicação dos questionários diagnóstico (aplicada antes do jogo) e formativo (aplicado depois do jogo) e um protocolo de entrevista semiestruturada. Com isso, observou-se que a utilização de jogos didáticos é uma importante ferramenta facilitadora da aprendizagem e uma excelente alternativa no que se refere a despertar o interesse no aluno e suprir de forma dinâmica as dificuldades dos alunos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26443 10.34117/bjdv7n3-394 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26443 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n3-394 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26443/20964 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 26708-26721 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 26708-26721 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 26708-26721 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183743366889473 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv7n3-394 |