Percepções dos professores da rede pública de ensino do paraná sobre o uso de recursos tecnológicos durante o período de ensino remoto emergencial / Perceptions of teachers from public schools of paraná on the use of technological resources during the emergency remote education period
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41212 |
Resumo: | Em função da pandemia causada pelo Corona vírus em 2020, com a necessidade de isolamento social e cancelamento das aulas presenciais, os professores se viram na difícil tarefa de utilizar recursos tecnológicos diversos para a realização do trabalho docente. Diante desta nova realidade, surgiram questionamentos e a necessidade de pesquisar essa nova modalidade implementada repentinamente. Nesse cenário, este estudo teve o objetivo de compreender a percepção dos professores sobre a utilização de recursos de tecnologia digital de comunicação e informação no ensino remoto emergencial, no período letivo 2020, especialmente no que se refere à sua efetividade no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário fechado, elaborado no Google Forms e disponibilizado via WhatsApp para professores do interior e litoral do Paraná, que lecionam para as séries finais do ensino fundamental. Os resultados mostram que foram utilizados diferentes recursos tecnológicos durante o ano de 2020 e que os professores percebem que os recursos utilizados favoreceram o processo de aprendizagem durante este período. No entanto, como ponto negativo, os professores constataram a dificuldade de acesso às redes por parte de alguns estudantes, o que dificultou a efetiva participação dos educandos. |
id |
VERACRUZ-0_386dee376c972bc2f54c496b288be02c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41212 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções dos professores da rede pública de ensino do paraná sobre o uso de recursos tecnológicos durante o período de ensino remoto emergencial / Perceptions of teachers from public schools of paraná on the use of technological resources during the emergency remote education periodRecursos TecnológicosEnsino Remoto EmergencialTecnologias Digitais de Comunicação e Informação na EducaçãoEducação na pandemiaEm função da pandemia causada pelo Corona vírus em 2020, com a necessidade de isolamento social e cancelamento das aulas presenciais, os professores se viram na difícil tarefa de utilizar recursos tecnológicos diversos para a realização do trabalho docente. Diante desta nova realidade, surgiram questionamentos e a necessidade de pesquisar essa nova modalidade implementada repentinamente. Nesse cenário, este estudo teve o objetivo de compreender a percepção dos professores sobre a utilização de recursos de tecnologia digital de comunicação e informação no ensino remoto emergencial, no período letivo 2020, especialmente no que se refere à sua efetividade no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário fechado, elaborado no Google Forms e disponibilizado via WhatsApp para professores do interior e litoral do Paraná, que lecionam para as séries finais do ensino fundamental. Os resultados mostram que foram utilizados diferentes recursos tecnológicos durante o ano de 2020 e que os professores percebem que os recursos utilizados favoreceram o processo de aprendizagem durante este período. No entanto, como ponto negativo, os professores constataram a dificuldade de acesso às redes por parte de alguns estudantes, o que dificultou a efetiva participação dos educandos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4121210.34117/bjdv7n12-415Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 116486-116500Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 116486-116500Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 116486-1165002525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41212/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCirino, Roseneide BatistaMiskalo, Adriana LigiaRosalin, MarilizFrança, Denise Maria Vaz Romano2022-04-12T00:07:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41212Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:27.213316Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções dos professores da rede pública de ensino do paraná sobre o uso de recursos tecnológicos durante o período de ensino remoto emergencial / Perceptions of teachers from public schools of paraná on the use of technological resources during the emergency remote education period |
title |
Percepções dos professores da rede pública de ensino do paraná sobre o uso de recursos tecnológicos durante o período de ensino remoto emergencial / Perceptions of teachers from public schools of paraná on the use of technological resources during the emergency remote education period |
spellingShingle |
Percepções dos professores da rede pública de ensino do paraná sobre o uso de recursos tecnológicos durante o período de ensino remoto emergencial / Perceptions of teachers from public schools of paraná on the use of technological resources during the emergency remote education period Cirino, Roseneide Batista Recursos Tecnológicos Ensino Remoto Emergencial Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação na Educação Educação na pandemia |
title_short |
Percepções dos professores da rede pública de ensino do paraná sobre o uso de recursos tecnológicos durante o período de ensino remoto emergencial / Perceptions of teachers from public schools of paraná on the use of technological resources during the emergency remote education period |
title_full |
Percepções dos professores da rede pública de ensino do paraná sobre o uso de recursos tecnológicos durante o período de ensino remoto emergencial / Perceptions of teachers from public schools of paraná on the use of technological resources during the emergency remote education period |
title_fullStr |
Percepções dos professores da rede pública de ensino do paraná sobre o uso de recursos tecnológicos durante o período de ensino remoto emergencial / Perceptions of teachers from public schools of paraná on the use of technological resources during the emergency remote education period |
title_full_unstemmed |
Percepções dos professores da rede pública de ensino do paraná sobre o uso de recursos tecnológicos durante o período de ensino remoto emergencial / Perceptions of teachers from public schools of paraná on the use of technological resources during the emergency remote education period |
title_sort |
Percepções dos professores da rede pública de ensino do paraná sobre o uso de recursos tecnológicos durante o período de ensino remoto emergencial / Perceptions of teachers from public schools of paraná on the use of technological resources during the emergency remote education period |
author |
Cirino, Roseneide Batista |
author_facet |
Cirino, Roseneide Batista Miskalo, Adriana Ligia Rosalin, Mariliz França, Denise Maria Vaz Romano |
author_role |
author |
author2 |
Miskalo, Adriana Ligia Rosalin, Mariliz França, Denise Maria Vaz Romano |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cirino, Roseneide Batista Miskalo, Adriana Ligia Rosalin, Mariliz França, Denise Maria Vaz Romano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recursos Tecnológicos Ensino Remoto Emergencial Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação na Educação Educação na pandemia |
topic |
Recursos Tecnológicos Ensino Remoto Emergencial Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação na Educação Educação na pandemia |
description |
Em função da pandemia causada pelo Corona vírus em 2020, com a necessidade de isolamento social e cancelamento das aulas presenciais, os professores se viram na difícil tarefa de utilizar recursos tecnológicos diversos para a realização do trabalho docente. Diante desta nova realidade, surgiram questionamentos e a necessidade de pesquisar essa nova modalidade implementada repentinamente. Nesse cenário, este estudo teve o objetivo de compreender a percepção dos professores sobre a utilização de recursos de tecnologia digital de comunicação e informação no ensino remoto emergencial, no período letivo 2020, especialmente no que se refere à sua efetividade no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário fechado, elaborado no Google Forms e disponibilizado via WhatsApp para professores do interior e litoral do Paraná, que lecionam para as séries finais do ensino fundamental. Os resultados mostram que foram utilizados diferentes recursos tecnológicos durante o ano de 2020 e que os professores percebem que os recursos utilizados favoreceram o processo de aprendizagem durante este período. No entanto, como ponto negativo, os professores constataram a dificuldade de acesso às redes por parte de alguns estudantes, o que dificultou a efetiva participação dos educandos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41212 10.34117/bjdv7n12-415 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41212 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n12-415 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41212/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 116486-116500 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 116486-116500 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 116486-116500 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645573142609920 |