Percepções dos professores da rede pública de ensino do paraná sobre o uso de recursos tecnológicos durante o período de ensino remoto emergencial / Perceptions of teachers from public schools of paraná on the use of technological resources during the emergency remote education period

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cirino, Roseneide Batista
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Miskalo, Adriana Ligia, Rosalin, Mariliz, França, Denise Maria Vaz Romano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41212
Resumo: Em função da pandemia causada pelo Corona vírus em 2020, com a necessidade de isolamento social e cancelamento das aulas presenciais, os professores se viram na difícil tarefa de utilizar recursos tecnológicos diversos para a realização do trabalho docente. Diante desta nova realidade, surgiram questionamentos e a necessidade de pesquisar essa nova modalidade implementada repentinamente. Nesse cenário, este estudo teve o objetivo de compreender a percepção dos professores sobre a utilização de recursos de tecnologia digital de comunicação e informação no ensino remoto emergencial, no período letivo 2020, especialmente no que se refere à sua efetividade no processo de ensino e aprendizagem.  Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário fechado, elaborado no Google Forms e disponibilizado via WhatsApp para professores do interior e litoral do Paraná, que lecionam para as séries finais do ensino fundamental. Os resultados mostram que foram utilizados diferentes recursos tecnológicos durante o ano de 2020 e que os professores percebem que os recursos utilizados favoreceram o processo de aprendizagem durante este período. No entanto, como ponto negativo, os professores constataram a dificuldade de acesso às redes por parte de alguns estudantes, o que dificultou a efetiva participação dos educandos.
id VERACRUZ-0_386dee376c972bc2f54c496b288be02c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41212
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Percepções dos professores da rede pública de ensino do paraná sobre o uso de recursos tecnológicos durante o período de ensino remoto emergencial / Perceptions of teachers from public schools of paraná on the use of technological resources during the emergency remote education periodRecursos TecnológicosEnsino Remoto EmergencialTecnologias Digitais de Comunicação e Informação na EducaçãoEducação na pandemiaEm função da pandemia causada pelo Corona vírus em 2020, com a necessidade de isolamento social e cancelamento das aulas presenciais, os professores se viram na difícil tarefa de utilizar recursos tecnológicos diversos para a realização do trabalho docente. Diante desta nova realidade, surgiram questionamentos e a necessidade de pesquisar essa nova modalidade implementada repentinamente. Nesse cenário, este estudo teve o objetivo de compreender a percepção dos professores sobre a utilização de recursos de tecnologia digital de comunicação e informação no ensino remoto emergencial, no período letivo 2020, especialmente no que se refere à sua efetividade no processo de ensino e aprendizagem.  Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário fechado, elaborado no Google Forms e disponibilizado via WhatsApp para professores do interior e litoral do Paraná, que lecionam para as séries finais do ensino fundamental. Os resultados mostram que foram utilizados diferentes recursos tecnológicos durante o ano de 2020 e que os professores percebem que os recursos utilizados favoreceram o processo de aprendizagem durante este período. No entanto, como ponto negativo, os professores constataram a dificuldade de acesso às redes por parte de alguns estudantes, o que dificultou a efetiva participação dos educandos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4121210.34117/bjdv7n12-415Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 116486-116500Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 116486-116500Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 116486-1165002525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41212/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCirino, Roseneide BatistaMiskalo, Adriana LigiaRosalin, MarilizFrança, Denise Maria Vaz Romano2022-04-12T00:07:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41212Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:27.213316Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções dos professores da rede pública de ensino do paraná sobre o uso de recursos tecnológicos durante o período de ensino remoto emergencial / Perceptions of teachers from public schools of paraná on the use of technological resources during the emergency remote education period
title Percepções dos professores da rede pública de ensino do paraná sobre o uso de recursos tecnológicos durante o período de ensino remoto emergencial / Perceptions of teachers from public schools of paraná on the use of technological resources during the emergency remote education period
spellingShingle Percepções dos professores da rede pública de ensino do paraná sobre o uso de recursos tecnológicos durante o período de ensino remoto emergencial / Perceptions of teachers from public schools of paraná on the use of technological resources during the emergency remote education period
Cirino, Roseneide Batista
Recursos Tecnológicos
Ensino Remoto Emergencial
Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação na Educação
Educação na pandemia
title_short Percepções dos professores da rede pública de ensino do paraná sobre o uso de recursos tecnológicos durante o período de ensino remoto emergencial / Perceptions of teachers from public schools of paraná on the use of technological resources during the emergency remote education period
title_full Percepções dos professores da rede pública de ensino do paraná sobre o uso de recursos tecnológicos durante o período de ensino remoto emergencial / Perceptions of teachers from public schools of paraná on the use of technological resources during the emergency remote education period
title_fullStr Percepções dos professores da rede pública de ensino do paraná sobre o uso de recursos tecnológicos durante o período de ensino remoto emergencial / Perceptions of teachers from public schools of paraná on the use of technological resources during the emergency remote education period
title_full_unstemmed Percepções dos professores da rede pública de ensino do paraná sobre o uso de recursos tecnológicos durante o período de ensino remoto emergencial / Perceptions of teachers from public schools of paraná on the use of technological resources during the emergency remote education period
title_sort Percepções dos professores da rede pública de ensino do paraná sobre o uso de recursos tecnológicos durante o período de ensino remoto emergencial / Perceptions of teachers from public schools of paraná on the use of technological resources during the emergency remote education period
author Cirino, Roseneide Batista
author_facet Cirino, Roseneide Batista
Miskalo, Adriana Ligia
Rosalin, Mariliz
França, Denise Maria Vaz Romano
author_role author
author2 Miskalo, Adriana Ligia
Rosalin, Mariliz
França, Denise Maria Vaz Romano
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cirino, Roseneide Batista
Miskalo, Adriana Ligia
Rosalin, Mariliz
França, Denise Maria Vaz Romano
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos Tecnológicos
Ensino Remoto Emergencial
Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação na Educação
Educação na pandemia
topic Recursos Tecnológicos
Ensino Remoto Emergencial
Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação na Educação
Educação na pandemia
description Em função da pandemia causada pelo Corona vírus em 2020, com a necessidade de isolamento social e cancelamento das aulas presenciais, os professores se viram na difícil tarefa de utilizar recursos tecnológicos diversos para a realização do trabalho docente. Diante desta nova realidade, surgiram questionamentos e a necessidade de pesquisar essa nova modalidade implementada repentinamente. Nesse cenário, este estudo teve o objetivo de compreender a percepção dos professores sobre a utilização de recursos de tecnologia digital de comunicação e informação no ensino remoto emergencial, no período letivo 2020, especialmente no que se refere à sua efetividade no processo de ensino e aprendizagem.  Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário fechado, elaborado no Google Forms e disponibilizado via WhatsApp para professores do interior e litoral do Paraná, que lecionam para as séries finais do ensino fundamental. Os resultados mostram que foram utilizados diferentes recursos tecnológicos durante o ano de 2020 e que os professores percebem que os recursos utilizados favoreceram o processo de aprendizagem durante este período. No entanto, como ponto negativo, os professores constataram a dificuldade de acesso às redes por parte de alguns estudantes, o que dificultou a efetiva participação dos educandos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41212
10.34117/bjdv7n12-415
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41212
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n12-415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41212/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 116486-116500
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 116486-116500
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 116486-116500
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645573142609920