Desenvolvimento de um dispositivo para aprendizagem do sistema Braille

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques Filho, Luiz Antonio
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Chaves, George João de Almeida, de Oliveira, Pedro Henrique Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66885
Resumo: Este trabalho teve como finalidade desenvolver um objeto de aprendizagem para a inclusão de deficientes visuais na educação. A inclusão de um deficiente visual na educação deve ir além da inserção desse aluno na sala da aula. Com a evolução dos meios de comunicação e utilização de novas tecnologias, as maiores dificuldades enfrentadas por eles são a utilização e a adaptação às novas tecnologias. No trabalho, foi desenvolvido um dispositivo com a finalidade de criar uma interface com o computador. Os principais objetivos foram utilizar a tecnologia para promover a inclusão digital e transformação social. Foram utilizados no desenvolvimento da interface, solenoides para a construção células Braille, teclas push-button para a entrada de dados e um microcontrolador Arduino Mega 2560 como unidade de controle. Os resultados obtidos nos testes iniciais mostraram que é viável a utilização dessa tecnologia para a inclusão digital a e transformação social dos portadores de deficiência visual.
id VERACRUZ-0_3c38830fa299751b837b27d3c1e1e0b8
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66885
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de um dispositivo para aprendizagem do sistema BrailleBrailleinclusão digitalarduinointerface de comunicaçãoEste trabalho teve como finalidade desenvolver um objeto de aprendizagem para a inclusão de deficientes visuais na educação. A inclusão de um deficiente visual na educação deve ir além da inserção desse aluno na sala da aula. Com a evolução dos meios de comunicação e utilização de novas tecnologias, as maiores dificuldades enfrentadas por eles são a utilização e a adaptação às novas tecnologias. No trabalho, foi desenvolvido um dispositivo com a finalidade de criar uma interface com o computador. Os principais objetivos foram utilizar a tecnologia para promover a inclusão digital e transformação social. Foram utilizados no desenvolvimento da interface, solenoides para a construção células Braille, teclas push-button para a entrada de dados e um microcontrolador Arduino Mega 2560 como unidade de controle. Os resultados obtidos nos testes iniciais mostraram que é viável a utilização dessa tecnologia para a inclusão digital a e transformação social dos portadores de deficiência visual.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2024-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6688510.34117/bjdv10n1-151Brazilian Journal of Development; Vol. 10 No. 1 (2024); 2482-2494Brazilian Journal of Development; Vol. 10 Núm. 1 (2024); 2482-2494Brazilian Journal of Development; v. 10 n. 1 (2024); 2482-24942525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66885/47679Marques Filho, Luiz AntonioChaves, George João de Almeidade Oliveira, Pedro Henrique Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-05T13:06:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66885Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:57.027915Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de um dispositivo para aprendizagem do sistema Braille
title Desenvolvimento de um dispositivo para aprendizagem do sistema Braille
spellingShingle Desenvolvimento de um dispositivo para aprendizagem do sistema Braille
Marques Filho, Luiz Antonio
Braille
inclusão digital
arduino
interface de comunicação
title_short Desenvolvimento de um dispositivo para aprendizagem do sistema Braille
title_full Desenvolvimento de um dispositivo para aprendizagem do sistema Braille
title_fullStr Desenvolvimento de um dispositivo para aprendizagem do sistema Braille
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um dispositivo para aprendizagem do sistema Braille
title_sort Desenvolvimento de um dispositivo para aprendizagem do sistema Braille
author Marques Filho, Luiz Antonio
author_facet Marques Filho, Luiz Antonio
Chaves, George João de Almeida
de Oliveira, Pedro Henrique Alves
author_role author
author2 Chaves, George João de Almeida
de Oliveira, Pedro Henrique Alves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques Filho, Luiz Antonio
Chaves, George João de Almeida
de Oliveira, Pedro Henrique Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Braille
inclusão digital
arduino
interface de comunicação
topic Braille
inclusão digital
arduino
interface de comunicação
description Este trabalho teve como finalidade desenvolver um objeto de aprendizagem para a inclusão de deficientes visuais na educação. A inclusão de um deficiente visual na educação deve ir além da inserção desse aluno na sala da aula. Com a evolução dos meios de comunicação e utilização de novas tecnologias, as maiores dificuldades enfrentadas por eles são a utilização e a adaptação às novas tecnologias. No trabalho, foi desenvolvido um dispositivo com a finalidade de criar uma interface com o computador. Os principais objetivos foram utilizar a tecnologia para promover a inclusão digital e transformação social. Foram utilizados no desenvolvimento da interface, solenoides para a construção células Braille, teclas push-button para a entrada de dados e um microcontrolador Arduino Mega 2560 como unidade de controle. Os resultados obtidos nos testes iniciais mostraram que é viável a utilização dessa tecnologia para a inclusão digital a e transformação social dos portadores de deficiência visual.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66885
10.34117/bjdv10n1-151
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66885
identifier_str_mv 10.34117/bjdv10n1-151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66885/47679
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 10 No. 1 (2024); 2482-2494
Brazilian Journal of Development; Vol. 10 Núm. 1 (2024); 2482-2494
Brazilian Journal of Development; v. 10 n. 1 (2024); 2482-2494
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645642299342848