Desenvolvimento de um dispositivo para aprendizagem do sistema Braille
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66885 |
Resumo: | Este trabalho teve como finalidade desenvolver um objeto de aprendizagem para a inclusão de deficientes visuais na educação. A inclusão de um deficiente visual na educação deve ir além da inserção desse aluno na sala da aula. Com a evolução dos meios de comunicação e utilização de novas tecnologias, as maiores dificuldades enfrentadas por eles são a utilização e a adaptação às novas tecnologias. No trabalho, foi desenvolvido um dispositivo com a finalidade de criar uma interface com o computador. Os principais objetivos foram utilizar a tecnologia para promover a inclusão digital e transformação social. Foram utilizados no desenvolvimento da interface, solenoides para a construção células Braille, teclas push-button para a entrada de dados e um microcontrolador Arduino Mega 2560 como unidade de controle. Os resultados obtidos nos testes iniciais mostraram que é viável a utilização dessa tecnologia para a inclusão digital a e transformação social dos portadores de deficiência visual. |
id |
VERACRUZ-0_3c38830fa299751b837b27d3c1e1e0b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66885 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento de um dispositivo para aprendizagem do sistema BrailleBrailleinclusão digitalarduinointerface de comunicaçãoEste trabalho teve como finalidade desenvolver um objeto de aprendizagem para a inclusão de deficientes visuais na educação. A inclusão de um deficiente visual na educação deve ir além da inserção desse aluno na sala da aula. Com a evolução dos meios de comunicação e utilização de novas tecnologias, as maiores dificuldades enfrentadas por eles são a utilização e a adaptação às novas tecnologias. No trabalho, foi desenvolvido um dispositivo com a finalidade de criar uma interface com o computador. Os principais objetivos foram utilizar a tecnologia para promover a inclusão digital e transformação social. Foram utilizados no desenvolvimento da interface, solenoides para a construção células Braille, teclas push-button para a entrada de dados e um microcontrolador Arduino Mega 2560 como unidade de controle. Os resultados obtidos nos testes iniciais mostraram que é viável a utilização dessa tecnologia para a inclusão digital a e transformação social dos portadores de deficiência visual.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2024-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6688510.34117/bjdv10n1-151Brazilian Journal of Development; Vol. 10 No. 1 (2024); 2482-2494Brazilian Journal of Development; Vol. 10 Núm. 1 (2024); 2482-2494Brazilian Journal of Development; v. 10 n. 1 (2024); 2482-24942525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66885/47679Marques Filho, Luiz AntonioChaves, George João de Almeidade Oliveira, Pedro Henrique Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-05T13:06:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66885Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:57.027915Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de um dispositivo para aprendizagem do sistema Braille |
title |
Desenvolvimento de um dispositivo para aprendizagem do sistema Braille |
spellingShingle |
Desenvolvimento de um dispositivo para aprendizagem do sistema Braille Marques Filho, Luiz Antonio Braille inclusão digital arduino interface de comunicação |
title_short |
Desenvolvimento de um dispositivo para aprendizagem do sistema Braille |
title_full |
Desenvolvimento de um dispositivo para aprendizagem do sistema Braille |
title_fullStr |
Desenvolvimento de um dispositivo para aprendizagem do sistema Braille |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de um dispositivo para aprendizagem do sistema Braille |
title_sort |
Desenvolvimento de um dispositivo para aprendizagem do sistema Braille |
author |
Marques Filho, Luiz Antonio |
author_facet |
Marques Filho, Luiz Antonio Chaves, George João de Almeida de Oliveira, Pedro Henrique Alves |
author_role |
author |
author2 |
Chaves, George João de Almeida de Oliveira, Pedro Henrique Alves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques Filho, Luiz Antonio Chaves, George João de Almeida de Oliveira, Pedro Henrique Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Braille inclusão digital arduino interface de comunicação |
topic |
Braille inclusão digital arduino interface de comunicação |
description |
Este trabalho teve como finalidade desenvolver um objeto de aprendizagem para a inclusão de deficientes visuais na educação. A inclusão de um deficiente visual na educação deve ir além da inserção desse aluno na sala da aula. Com a evolução dos meios de comunicação e utilização de novas tecnologias, as maiores dificuldades enfrentadas por eles são a utilização e a adaptação às novas tecnologias. No trabalho, foi desenvolvido um dispositivo com a finalidade de criar uma interface com o computador. Os principais objetivos foram utilizar a tecnologia para promover a inclusão digital e transformação social. Foram utilizados no desenvolvimento da interface, solenoides para a construção células Braille, teclas push-button para a entrada de dados e um microcontrolador Arduino Mega 2560 como unidade de controle. Os resultados obtidos nos testes iniciais mostraram que é viável a utilização dessa tecnologia para a inclusão digital a e transformação social dos portadores de deficiência visual. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66885 10.34117/bjdv10n1-151 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66885 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv10n1-151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66885/47679 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 10 No. 1 (2024); 2482-2494 Brazilian Journal of Development; Vol. 10 Núm. 1 (2024); 2482-2494 Brazilian Journal of Development; v. 10 n. 1 (2024); 2482-2494 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645642299342848 |