INTERFACES ENTRE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE WEB RÁDIO E WEB TV NA ESCOLA LOUIS BRAILLE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, Marislei da Silveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: NEGRINI, Michele, CRUZ, Luara Helena Knapp da, SILVA, Micael Machado da, SILVA, William Machado da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197537
Resumo: Este trabalho apresenta algumas experiências na área de Web Rádio e Web TV, na Escola Louis Braille, na cidade de Pelotas-RS. O intuito é promover a integração da universidade e escolas públicas. Busca-se uma proposta de mídia-educação voltada para a construção de saberes, disseminados por meio das experiências diárias da comunidade acadêmica. O trabalho, de modo geral, consiste em desenvolver atividades de comunicação e mídia, a partir de questões de interesse dos alunos e dos professores, em uma perspectiva coletiva, reflexiva, criativa, inclusiva e interativa, envolvendo a apropriação das ferramentas na área das Tecnologias de Comunicação e Informação. Sendo assim, as mídias são abordadas enquanto espaços educativos que auxiliam na produção de conteúdos, levando-se em conta as crianças, os adolescentes e os adultos, com ênfase nas pessoas com deficiência visual. A proposta metodológica utiliza a pesquisa participante, pois o público-alvo desempenha um papel ativo na coleta de dados, instrumentos e recursos. As experiências realizadas na escola parceira permitiram a socialização e a transmissão de ideias e de valores culturais.
id UFSC_a691067db27662f372ab1b063cbdca5b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/197537
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling INTERFACES ENTRE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE WEB RÁDIO E WEB TV NA ESCOLA LOUIS BRAILLEcomunicaçãoinclusãoescola Louis BrailleEste trabalho apresenta algumas experiências na área de Web Rádio e Web TV, na Escola Louis Braille, na cidade de Pelotas-RS. O intuito é promover a integração da universidade e escolas públicas. Busca-se uma proposta de mídia-educação voltada para a construção de saberes, disseminados por meio das experiências diárias da comunidade acadêmica. O trabalho, de modo geral, consiste em desenvolver atividades de comunicação e mídia, a partir de questões de interesse dos alunos e dos professores, em uma perspectiva coletiva, reflexiva, criativa, inclusiva e interativa, envolvendo a apropriação das ferramentas na área das Tecnologias de Comunicação e Informação. Sendo assim, as mídias são abordadas enquanto espaços educativos que auxiliam na produção de conteúdos, levando-se em conta as crianças, os adolescentes e os adultos, com ênfase nas pessoas com deficiência visual. A proposta metodológica utiliza a pesquisa participante, pois o público-alvo desempenha um papel ativo na coleta de dados, instrumentos e recursos. As experiências realizadas na escola parceira permitiram a socialização e a transmissão de ideias e de valores culturais.2019-07-12T16:53:45Z2019-07-12T16:53:45Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1983-6554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197537RIBEIRO, Marislei da SilveiraNEGRINI, MicheleCRUZ, Luara Helena Knapp daSILVA, Micael Machado daSILVA, William Machado daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-12T16:53:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197537Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-12T16:53:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERFACES ENTRE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE WEB RÁDIO E WEB TV NA ESCOLA LOUIS BRAILLE
title INTERFACES ENTRE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE WEB RÁDIO E WEB TV NA ESCOLA LOUIS BRAILLE
spellingShingle INTERFACES ENTRE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE WEB RÁDIO E WEB TV NA ESCOLA LOUIS BRAILLE
RIBEIRO, Marislei da Silveira
comunicação
inclusão
escola Louis Braille
title_short INTERFACES ENTRE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE WEB RÁDIO E WEB TV NA ESCOLA LOUIS BRAILLE
title_full INTERFACES ENTRE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE WEB RÁDIO E WEB TV NA ESCOLA LOUIS BRAILLE
title_fullStr INTERFACES ENTRE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE WEB RÁDIO E WEB TV NA ESCOLA LOUIS BRAILLE
title_full_unstemmed INTERFACES ENTRE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE WEB RÁDIO E WEB TV NA ESCOLA LOUIS BRAILLE
title_sort INTERFACES ENTRE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE WEB RÁDIO E WEB TV NA ESCOLA LOUIS BRAILLE
author RIBEIRO, Marislei da Silveira
author_facet RIBEIRO, Marislei da Silveira
NEGRINI, Michele
CRUZ, Luara Helena Knapp da
SILVA, Micael Machado da
SILVA, William Machado da
author_role author
author2 NEGRINI, Michele
CRUZ, Luara Helena Knapp da
SILVA, Micael Machado da
SILVA, William Machado da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv RIBEIRO, Marislei da Silveira
NEGRINI, Michele
CRUZ, Luara Helena Knapp da
SILVA, Micael Machado da
SILVA, William Machado da
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação
inclusão
escola Louis Braille
topic comunicação
inclusão
escola Louis Braille
description Este trabalho apresenta algumas experiências na área de Web Rádio e Web TV, na Escola Louis Braille, na cidade de Pelotas-RS. O intuito é promover a integração da universidade e escolas públicas. Busca-se uma proposta de mídia-educação voltada para a construção de saberes, disseminados por meio das experiências diárias da comunidade acadêmica. O trabalho, de modo geral, consiste em desenvolver atividades de comunicação e mídia, a partir de questões de interesse dos alunos e dos professores, em uma perspectiva coletiva, reflexiva, criativa, inclusiva e interativa, envolvendo a apropriação das ferramentas na área das Tecnologias de Comunicação e Informação. Sendo assim, as mídias são abordadas enquanto espaços educativos que auxiliam na produção de conteúdos, levando-se em conta as crianças, os adolescentes e os adultos, com ênfase nas pessoas com deficiência visual. A proposta metodológica utiliza a pesquisa participante, pois o público-alvo desempenha um papel ativo na coleta de dados, instrumentos e recursos. As experiências realizadas na escola parceira permitiram a socialização e a transmissão de ideias e de valores culturais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-12T16:53:45Z
2019-07-12T16:53:45Z
2019-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1983-6554
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197537
identifier_str_mv 1983-6554
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652260160307200