Organização escolar em ciclo no ensino fundamental em uma escola do distrito federal: a escuta dos professores / School organization in cycle in fundamental education in a school of the federal district: the listening of teachers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27260 |
Resumo: | Este artigo objetiva compreender as percepções de 19 professoras de um Centro de Ensino Fundamental acerca da organização escolar no 3º ciclo em implantação desde o ano de 2012. Para isso, utilizou-se questionário com a questão: o que deveria ser feito para que os ciclos se efetivassem de fato na escola? As respostas foram agrupadas em quatro eixos: formação docente, condições materiais e humanas, postura dos profissionais da educação e práticas avaliativas. As análises indicam que: a) a escola em ciclos tem vivenciado processo de implementação permeado por dúvidas e inseguranças em relação ao trabalho pedagógico; b) há reconhecimento por parte das docentes das fragilidades do processo; c) há compreensão da proposta o que pode sinalizar avanços rumo à constituição de práticas pedagógicas menos excludentes e mais comprometidas com a aprendizagem; d) há necessidade de utilização das coordenações pedagógicas como espaço e tempo de formação continuada. |
id |
VERACRUZ-0_3c5bc934a97f69be995420242bbb8f00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27260 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Organização escolar em ciclo no ensino fundamental em uma escola do distrito federal: a escuta dos professores / School organization in cycle in fundamental education in a school of the federal district: the listening of teachersCiclosEducaçãoEnsino FundamentalOrganização escolarProfessores.Este artigo objetiva compreender as percepções de 19 professoras de um Centro de Ensino Fundamental acerca da organização escolar no 3º ciclo em implantação desde o ano de 2012. Para isso, utilizou-se questionário com a questão: o que deveria ser feito para que os ciclos se efetivassem de fato na escola? As respostas foram agrupadas em quatro eixos: formação docente, condições materiais e humanas, postura dos profissionais da educação e práticas avaliativas. As análises indicam que: a) a escola em ciclos tem vivenciado processo de implementação permeado por dúvidas e inseguranças em relação ao trabalho pedagógico; b) há reconhecimento por parte das docentes das fragilidades do processo; c) há compreensão da proposta o que pode sinalizar avanços rumo à constituição de práticas pedagógicas menos excludentes e mais comprometidas com a aprendizagem; d) há necessidade de utilização das coordenações pedagógicas como espaço e tempo de formação continuada. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2726010.34117/bjdv7n3-766Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 32009-32015Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 32009-32015Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 32009-320152525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27260/21556Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFontenele, Gilcéia Leite dos SantosSilva, Edileuza Fernandes2022-03-29T12:15:57Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27260Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:41.383183Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Organização escolar em ciclo no ensino fundamental em uma escola do distrito federal: a escuta dos professores / School organization in cycle in fundamental education in a school of the federal district: the listening of teachers |
title |
Organização escolar em ciclo no ensino fundamental em uma escola do distrito federal: a escuta dos professores / School organization in cycle in fundamental education in a school of the federal district: the listening of teachers |
spellingShingle |
Organização escolar em ciclo no ensino fundamental em uma escola do distrito federal: a escuta dos professores / School organization in cycle in fundamental education in a school of the federal district: the listening of teachers Fontenele, Gilcéia Leite dos Santos Ciclos Educação Ensino Fundamental Organização escolar Professores. |
title_short |
Organização escolar em ciclo no ensino fundamental em uma escola do distrito federal: a escuta dos professores / School organization in cycle in fundamental education in a school of the federal district: the listening of teachers |
title_full |
Organização escolar em ciclo no ensino fundamental em uma escola do distrito federal: a escuta dos professores / School organization in cycle in fundamental education in a school of the federal district: the listening of teachers |
title_fullStr |
Organização escolar em ciclo no ensino fundamental em uma escola do distrito federal: a escuta dos professores / School organization in cycle in fundamental education in a school of the federal district: the listening of teachers |
title_full_unstemmed |
Organização escolar em ciclo no ensino fundamental em uma escola do distrito federal: a escuta dos professores / School organization in cycle in fundamental education in a school of the federal district: the listening of teachers |
title_sort |
Organização escolar em ciclo no ensino fundamental em uma escola do distrito federal: a escuta dos professores / School organization in cycle in fundamental education in a school of the federal district: the listening of teachers |
author |
Fontenele, Gilcéia Leite dos Santos |
author_facet |
Fontenele, Gilcéia Leite dos Santos Silva, Edileuza Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Edileuza Fernandes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontenele, Gilcéia Leite dos Santos Silva, Edileuza Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciclos Educação Ensino Fundamental Organização escolar Professores. |
topic |
Ciclos Educação Ensino Fundamental Organização escolar Professores. |
description |
Este artigo objetiva compreender as percepções de 19 professoras de um Centro de Ensino Fundamental acerca da organização escolar no 3º ciclo em implantação desde o ano de 2012. Para isso, utilizou-se questionário com a questão: o que deveria ser feito para que os ciclos se efetivassem de fato na escola? As respostas foram agrupadas em quatro eixos: formação docente, condições materiais e humanas, postura dos profissionais da educação e práticas avaliativas. As análises indicam que: a) a escola em ciclos tem vivenciado processo de implementação permeado por dúvidas e inseguranças em relação ao trabalho pedagógico; b) há reconhecimento por parte das docentes das fragilidades do processo; c) há compreensão da proposta o que pode sinalizar avanços rumo à constituição de práticas pedagógicas menos excludentes e mais comprometidas com a aprendizagem; d) há necessidade de utilização das coordenações pedagógicas como espaço e tempo de formação continuada. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27260 10.34117/bjdv7n3-766 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27260 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n3-766 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27260/21556 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 32009-32015 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 32009-32015 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 32009-32015 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645521631313920 |