Organização escolar em ciclo no ensino fundamental em uma escola do distrito federal: a escuta dos professores / School organization in cycle in fundamental education in a school of the federal district: the listening of teachers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontenele, Gilcéia Leite dos Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Edileuza Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27260
Resumo: Este artigo objetiva compreender as percepções de 19 professoras de um Centro de Ensino Fundamental acerca da organização escolar no 3º ciclo em implantação desde o ano de 2012. Para isso, utilizou-se questionário com a questão: o que deveria ser feito para que os ciclos se efetivassem de fato na escola? As respostas foram agrupadas em quatro eixos: formação docente, condições materiais e humanas, postura dos profissionais da educação e práticas avaliativas. As análises indicam que: a) a escola em ciclos tem vivenciado processo de implementação permeado por dúvidas e inseguranças em relação ao trabalho pedagógico; b) há reconhecimento por parte das docentes das fragilidades do processo; c) há compreensão da proposta o que pode sinalizar avanços rumo à constituição de práticas pedagógicas menos excludentes e mais comprometidas com a aprendizagem; d) há necessidade de utilização das coordenações pedagógicas como espaço e tempo de formação continuada.   
id VERACRUZ-0_3c5bc934a97f69be995420242bbb8f00
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27260
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Organização escolar em ciclo no ensino fundamental em uma escola do distrito federal: a escuta dos professores / School organization in cycle in fundamental education in a school of the federal district: the listening of teachersCiclosEducaçãoEnsino FundamentalOrganização escolarProfessores.Este artigo objetiva compreender as percepções de 19 professoras de um Centro de Ensino Fundamental acerca da organização escolar no 3º ciclo em implantação desde o ano de 2012. Para isso, utilizou-se questionário com a questão: o que deveria ser feito para que os ciclos se efetivassem de fato na escola? As respostas foram agrupadas em quatro eixos: formação docente, condições materiais e humanas, postura dos profissionais da educação e práticas avaliativas. As análises indicam que: a) a escola em ciclos tem vivenciado processo de implementação permeado por dúvidas e inseguranças em relação ao trabalho pedagógico; b) há reconhecimento por parte das docentes das fragilidades do processo; c) há compreensão da proposta o que pode sinalizar avanços rumo à constituição de práticas pedagógicas menos excludentes e mais comprometidas com a aprendizagem; d) há necessidade de utilização das coordenações pedagógicas como espaço e tempo de formação continuada.   Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2726010.34117/bjdv7n3-766Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 32009-32015Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 32009-32015Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 32009-320152525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27260/21556Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFontenele, Gilcéia Leite dos SantosSilva, Edileuza Fernandes2022-03-29T12:15:57Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27260Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:41.383183Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Organização escolar em ciclo no ensino fundamental em uma escola do distrito federal: a escuta dos professores / School organization in cycle in fundamental education in a school of the federal district: the listening of teachers
title Organização escolar em ciclo no ensino fundamental em uma escola do distrito federal: a escuta dos professores / School organization in cycle in fundamental education in a school of the federal district: the listening of teachers
spellingShingle Organização escolar em ciclo no ensino fundamental em uma escola do distrito federal: a escuta dos professores / School organization in cycle in fundamental education in a school of the federal district: the listening of teachers
Fontenele, Gilcéia Leite dos Santos
Ciclos
Educação
Ensino Fundamental
Organização escolar
Professores.
title_short Organização escolar em ciclo no ensino fundamental em uma escola do distrito federal: a escuta dos professores / School organization in cycle in fundamental education in a school of the federal district: the listening of teachers
title_full Organização escolar em ciclo no ensino fundamental em uma escola do distrito federal: a escuta dos professores / School organization in cycle in fundamental education in a school of the federal district: the listening of teachers
title_fullStr Organização escolar em ciclo no ensino fundamental em uma escola do distrito federal: a escuta dos professores / School organization in cycle in fundamental education in a school of the federal district: the listening of teachers
title_full_unstemmed Organização escolar em ciclo no ensino fundamental em uma escola do distrito federal: a escuta dos professores / School organization in cycle in fundamental education in a school of the federal district: the listening of teachers
title_sort Organização escolar em ciclo no ensino fundamental em uma escola do distrito federal: a escuta dos professores / School organization in cycle in fundamental education in a school of the federal district: the listening of teachers
author Fontenele, Gilcéia Leite dos Santos
author_facet Fontenele, Gilcéia Leite dos Santos
Silva, Edileuza Fernandes
author_role author
author2 Silva, Edileuza Fernandes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontenele, Gilcéia Leite dos Santos
Silva, Edileuza Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Ciclos
Educação
Ensino Fundamental
Organização escolar
Professores.
topic Ciclos
Educação
Ensino Fundamental
Organização escolar
Professores.
description Este artigo objetiva compreender as percepções de 19 professoras de um Centro de Ensino Fundamental acerca da organização escolar no 3º ciclo em implantação desde o ano de 2012. Para isso, utilizou-se questionário com a questão: o que deveria ser feito para que os ciclos se efetivassem de fato na escola? As respostas foram agrupadas em quatro eixos: formação docente, condições materiais e humanas, postura dos profissionais da educação e práticas avaliativas. As análises indicam que: a) a escola em ciclos tem vivenciado processo de implementação permeado por dúvidas e inseguranças em relação ao trabalho pedagógico; b) há reconhecimento por parte das docentes das fragilidades do processo; c) há compreensão da proposta o que pode sinalizar avanços rumo à constituição de práticas pedagógicas menos excludentes e mais comprometidas com a aprendizagem; d) há necessidade de utilização das coordenações pedagógicas como espaço e tempo de formação continuada.   
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27260
10.34117/bjdv7n3-766
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27260
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n3-766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27260/21556
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 32009-32015
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 32009-32015
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 32009-32015
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645521631313920