A avaliação das aprendizagens e suas implicações no trabalho pedagógico no terceiro ciclo do ensino fundamental / The evaluation of learning and its implications in pedagogical work in the third cycle of fundamental education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26087 |
Resumo: | A avaliação é uma categoria central no trabalho pedagógico, porque perpassa todo o processo de ensino-aprendizagem e orienta tanto os alunos como os professores. A questão central deste estudo é compreender as práticas avaliativas de professores do 3º ciclo em uma escola de ensino fundamental de Distrito Federal. A pesquisa de abordagem qualitativa, utilizou para geração de dados: a análise documental do PPP, entrevista semiestruturada com o vice-diretor e questionário para os professores. O tema é colocado teoricamente, à luz de autores como: Villas Boas (2008, 2017) e Freitas (1995, 2014). O estudo evidenciou que a avaliação no terceiro ciclo está mais voltada para o desempenho do aluno, embora seja utilizada, em menor grau, para a organização do trabalho pedagógico e reforçou a importância do trabalho coletivo e das coordenações pedagógicas para se repensar concepções e práticas avaliativas. |
id |
VERACRUZ-0_5c1ecae2774caf88ec3229ee8b9e71dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26087 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A avaliação das aprendizagens e suas implicações no trabalho pedagógico no terceiro ciclo do ensino fundamental / The evaluation of learning and its implications in pedagogical work in the third cycle of fundamental educationAvaliaçãoOrganização escolar em cicloTrabalho pedagógico.A avaliação é uma categoria central no trabalho pedagógico, porque perpassa todo o processo de ensino-aprendizagem e orienta tanto os alunos como os professores. A questão central deste estudo é compreender as práticas avaliativas de professores do 3º ciclo em uma escola de ensino fundamental de Distrito Federal. A pesquisa de abordagem qualitativa, utilizou para geração de dados: a análise documental do PPP, entrevista semiestruturada com o vice-diretor e questionário para os professores. O tema é colocado teoricamente, à luz de autores como: Villas Boas (2008, 2017) e Freitas (1995, 2014). O estudo evidenciou que a avaliação no terceiro ciclo está mais voltada para o desempenho do aluno, embora seja utilizada, em menor grau, para a organização do trabalho pedagógico e reforçou a importância do trabalho coletivo e das coordenações pedagógicas para se repensar concepções e práticas avaliativas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2608710.34117/bjdv7n3-228Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 24234-24340Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 24234-24340Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 24234-243402525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26087/20682Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFontenele, Gilcéia Leite dos Santos2022-03-29T12:15:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26087Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:08.880281Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação das aprendizagens e suas implicações no trabalho pedagógico no terceiro ciclo do ensino fundamental / The evaluation of learning and its implications in pedagogical work in the third cycle of fundamental education |
title |
A avaliação das aprendizagens e suas implicações no trabalho pedagógico no terceiro ciclo do ensino fundamental / The evaluation of learning and its implications in pedagogical work in the third cycle of fundamental education |
spellingShingle |
A avaliação das aprendizagens e suas implicações no trabalho pedagógico no terceiro ciclo do ensino fundamental / The evaluation of learning and its implications in pedagogical work in the third cycle of fundamental education Fontenele, Gilcéia Leite dos Santos Avaliação Organização escolar em ciclo Trabalho pedagógico. |
title_short |
A avaliação das aprendizagens e suas implicações no trabalho pedagógico no terceiro ciclo do ensino fundamental / The evaluation of learning and its implications in pedagogical work in the third cycle of fundamental education |
title_full |
A avaliação das aprendizagens e suas implicações no trabalho pedagógico no terceiro ciclo do ensino fundamental / The evaluation of learning and its implications in pedagogical work in the third cycle of fundamental education |
title_fullStr |
A avaliação das aprendizagens e suas implicações no trabalho pedagógico no terceiro ciclo do ensino fundamental / The evaluation of learning and its implications in pedagogical work in the third cycle of fundamental education |
title_full_unstemmed |
A avaliação das aprendizagens e suas implicações no trabalho pedagógico no terceiro ciclo do ensino fundamental / The evaluation of learning and its implications in pedagogical work in the third cycle of fundamental education |
title_sort |
A avaliação das aprendizagens e suas implicações no trabalho pedagógico no terceiro ciclo do ensino fundamental / The evaluation of learning and its implications in pedagogical work in the third cycle of fundamental education |
author |
Fontenele, Gilcéia Leite dos Santos |
author_facet |
Fontenele, Gilcéia Leite dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontenele, Gilcéia Leite dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Organização escolar em ciclo Trabalho pedagógico. |
topic |
Avaliação Organização escolar em ciclo Trabalho pedagógico. |
description |
A avaliação é uma categoria central no trabalho pedagógico, porque perpassa todo o processo de ensino-aprendizagem e orienta tanto os alunos como os professores. A questão central deste estudo é compreender as práticas avaliativas de professores do 3º ciclo em uma escola de ensino fundamental de Distrito Federal. A pesquisa de abordagem qualitativa, utilizou para geração de dados: a análise documental do PPP, entrevista semiestruturada com o vice-diretor e questionário para os professores. O tema é colocado teoricamente, à luz de autores como: Villas Boas (2008, 2017) e Freitas (1995, 2014). O estudo evidenciou que a avaliação no terceiro ciclo está mais voltada para o desempenho do aluno, embora seja utilizada, em menor grau, para a organização do trabalho pedagógico e reforçou a importância do trabalho coletivo e das coordenações pedagógicas para se repensar concepções e práticas avaliativas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26087 10.34117/bjdv7n3-228 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26087 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n3-228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26087/20682 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 24234-24340 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 24234-24340 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 24234-24340 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645516315033600 |