A avaliação das aprendizagens e suas implicações no trabalho pedagógico no terceiro ciclo do ensino fundamental / The evaluation of learning and its implications in pedagogical work in the third cycle of fundamental education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontenele, Gilcéia Leite dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26087
Resumo: A avaliação é uma categoria central no trabalho pedagógico, porque perpassa todo o processo de ensino-aprendizagem e orienta tanto os alunos como os professores. A questão central deste estudo é compreender as práticas avaliativas de professores do 3º ciclo em uma escola de ensino fundamental de Distrito Federal. A pesquisa de abordagem qualitativa, utilizou para geração de dados: a análise documental do PPP, entrevista semiestruturada com o vice-diretor e questionário para os professores. O tema é colocado teoricamente, à luz de autores como: Villas Boas (2008, 2017) e Freitas (1995, 2014). O estudo evidenciou que a avaliação no terceiro ciclo está mais voltada para o desempenho do aluno, embora seja utilizada, em menor grau, para a organização do trabalho pedagógico e reforçou a importância do trabalho coletivo e das coordenações pedagógicas para se repensar concepções e práticas avaliativas.
id VERACRUZ-0_5c1ecae2774caf88ec3229ee8b9e71dc
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26087
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A avaliação das aprendizagens e suas implicações no trabalho pedagógico no terceiro ciclo do ensino fundamental / The evaluation of learning and its implications in pedagogical work in the third cycle of fundamental educationAvaliaçãoOrganização escolar em cicloTrabalho pedagógico.A avaliação é uma categoria central no trabalho pedagógico, porque perpassa todo o processo de ensino-aprendizagem e orienta tanto os alunos como os professores. A questão central deste estudo é compreender as práticas avaliativas de professores do 3º ciclo em uma escola de ensino fundamental de Distrito Federal. A pesquisa de abordagem qualitativa, utilizou para geração de dados: a análise documental do PPP, entrevista semiestruturada com o vice-diretor e questionário para os professores. O tema é colocado teoricamente, à luz de autores como: Villas Boas (2008, 2017) e Freitas (1995, 2014). O estudo evidenciou que a avaliação no terceiro ciclo está mais voltada para o desempenho do aluno, embora seja utilizada, em menor grau, para a organização do trabalho pedagógico e reforçou a importância do trabalho coletivo e das coordenações pedagógicas para se repensar concepções e práticas avaliativas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2608710.34117/bjdv7n3-228Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 24234-24340Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 24234-24340Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 24234-243402525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26087/20682Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFontenele, Gilcéia Leite dos Santos2022-03-29T12:15:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26087Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:08.880281Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação das aprendizagens e suas implicações no trabalho pedagógico no terceiro ciclo do ensino fundamental / The evaluation of learning and its implications in pedagogical work in the third cycle of fundamental education
title A avaliação das aprendizagens e suas implicações no trabalho pedagógico no terceiro ciclo do ensino fundamental / The evaluation of learning and its implications in pedagogical work in the third cycle of fundamental education
spellingShingle A avaliação das aprendizagens e suas implicações no trabalho pedagógico no terceiro ciclo do ensino fundamental / The evaluation of learning and its implications in pedagogical work in the third cycle of fundamental education
Fontenele, Gilcéia Leite dos Santos
Avaliação
Organização escolar em ciclo
Trabalho pedagógico.
title_short A avaliação das aprendizagens e suas implicações no trabalho pedagógico no terceiro ciclo do ensino fundamental / The evaluation of learning and its implications in pedagogical work in the third cycle of fundamental education
title_full A avaliação das aprendizagens e suas implicações no trabalho pedagógico no terceiro ciclo do ensino fundamental / The evaluation of learning and its implications in pedagogical work in the third cycle of fundamental education
title_fullStr A avaliação das aprendizagens e suas implicações no trabalho pedagógico no terceiro ciclo do ensino fundamental / The evaluation of learning and its implications in pedagogical work in the third cycle of fundamental education
title_full_unstemmed A avaliação das aprendizagens e suas implicações no trabalho pedagógico no terceiro ciclo do ensino fundamental / The evaluation of learning and its implications in pedagogical work in the third cycle of fundamental education
title_sort A avaliação das aprendizagens e suas implicações no trabalho pedagógico no terceiro ciclo do ensino fundamental / The evaluation of learning and its implications in pedagogical work in the third cycle of fundamental education
author Fontenele, Gilcéia Leite dos Santos
author_facet Fontenele, Gilcéia Leite dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontenele, Gilcéia Leite dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Organização escolar em ciclo
Trabalho pedagógico.
topic Avaliação
Organização escolar em ciclo
Trabalho pedagógico.
description A avaliação é uma categoria central no trabalho pedagógico, porque perpassa todo o processo de ensino-aprendizagem e orienta tanto os alunos como os professores. A questão central deste estudo é compreender as práticas avaliativas de professores do 3º ciclo em uma escola de ensino fundamental de Distrito Federal. A pesquisa de abordagem qualitativa, utilizou para geração de dados: a análise documental do PPP, entrevista semiestruturada com o vice-diretor e questionário para os professores. O tema é colocado teoricamente, à luz de autores como: Villas Boas (2008, 2017) e Freitas (1995, 2014). O estudo evidenciou que a avaliação no terceiro ciclo está mais voltada para o desempenho do aluno, embora seja utilizada, em menor grau, para a organização do trabalho pedagógico e reforçou a importância do trabalho coletivo e das coordenações pedagógicas para se repensar concepções e práticas avaliativas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26087
10.34117/bjdv7n3-228
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26087
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n3-228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26087/20682
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 24234-24340
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 24234-24340
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 24234-24340
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645516315033600