Preferências e disponibilidades de recursos educacionais: a produção slides por professores/ Preferences and availabilities of educational resources: the slides production by teachers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sbrogio, Renata de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24806
Resumo: O uso de slides como recurso de apoio na exposição e explicação de conteúdos educacionais é uma realidade e, embora não muito recente, tem se tornado cada vez mais presente na práxis docente. A diversificação de marcas e modelos dos projetores de slides, além da redução dos custos destes equipamentos ao longo dos últimos anos, faz com que as instituições de ensino adotem tal tecnologia como estratégia para engajar alunos tornando as aulas mais dinâmicas e para um melhor aproveitamento do tempo de aula, com atividades mais produtivas do que a repetitiva cópia de conteúdo escrito no quadro-negro, por exemplo. Porém, para que slides sejam bons recursos de ensino-aprendizagem, assim como o planejamento visual (e de conteúdo) que se utiliza na produção de livros didáticos, há necessidade de uma preparação e formação mais específica dos educadores, para que façam esse trabalho com fundamento. Para entender melhor essa realidade dos professores atuantes em diversos níveis de ensino, por meio de um estudo netnográfico, foi possível visualizar melhor como tem sido o uso (ou não uso) de slides por estes profissionais da educação. Ainda que seja o recurso preferencial, e com equipamento disponibilizado pela maioria das instituições de ensino em que atuam, poucos afirmam ter formação específica, além de demonstrarem falta de conhecimento das possíveis tecnologias, de uso livre e gratuito, de que se dispõe atualmente para realização de tal trabalho.
id VERACRUZ-0_3c766854287481ab9f5003e88fe9ae5c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24806
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Preferências e disponibilidades de recursos educacionais: a produção slides por professores/ Preferences and availabilities of educational resources: the slides production by teachersEquipamentos de ProjeçãoSlidesFormação de ProfessoresO uso de slides como recurso de apoio na exposição e explicação de conteúdos educacionais é uma realidade e, embora não muito recente, tem se tornado cada vez mais presente na práxis docente. A diversificação de marcas e modelos dos projetores de slides, além da redução dos custos destes equipamentos ao longo dos últimos anos, faz com que as instituições de ensino adotem tal tecnologia como estratégia para engajar alunos tornando as aulas mais dinâmicas e para um melhor aproveitamento do tempo de aula, com atividades mais produtivas do que a repetitiva cópia de conteúdo escrito no quadro-negro, por exemplo. Porém, para que slides sejam bons recursos de ensino-aprendizagem, assim como o planejamento visual (e de conteúdo) que se utiliza na produção de livros didáticos, há necessidade de uma preparação e formação mais específica dos educadores, para que façam esse trabalho com fundamento. Para entender melhor essa realidade dos professores atuantes em diversos níveis de ensino, por meio de um estudo netnográfico, foi possível visualizar melhor como tem sido o uso (ou não uso) de slides por estes profissionais da educação. Ainda que seja o recurso preferencial, e com equipamento disponibilizado pela maioria das instituições de ensino em que atuam, poucos afirmam ter formação específica, além de demonstrarem falta de conhecimento das possíveis tecnologias, de uso livre e gratuito, de que se dispõe atualmente para realização de tal trabalho.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2480610.34117/bjdv7n2-308Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 16226-16246Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 16226-16246Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 16226-162462525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24806/19779Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSbrogio, Renata de OliveiraValente, Vânia Cristina Pires Nogueira2022-06-24T19:06:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24806Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:35.046920Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Preferências e disponibilidades de recursos educacionais: a produção slides por professores/ Preferences and availabilities of educational resources: the slides production by teachers
title Preferências e disponibilidades de recursos educacionais: a produção slides por professores/ Preferences and availabilities of educational resources: the slides production by teachers
spellingShingle Preferências e disponibilidades de recursos educacionais: a produção slides por professores/ Preferences and availabilities of educational resources: the slides production by teachers
Sbrogio, Renata de Oliveira
Equipamentos de Projeção
Slides
Formação de Professores
title_short Preferências e disponibilidades de recursos educacionais: a produção slides por professores/ Preferences and availabilities of educational resources: the slides production by teachers
title_full Preferências e disponibilidades de recursos educacionais: a produção slides por professores/ Preferences and availabilities of educational resources: the slides production by teachers
title_fullStr Preferências e disponibilidades de recursos educacionais: a produção slides por professores/ Preferences and availabilities of educational resources: the slides production by teachers
title_full_unstemmed Preferências e disponibilidades de recursos educacionais: a produção slides por professores/ Preferences and availabilities of educational resources: the slides production by teachers
title_sort Preferências e disponibilidades de recursos educacionais: a produção slides por professores/ Preferences and availabilities of educational resources: the slides production by teachers
author Sbrogio, Renata de Oliveira
author_facet Sbrogio, Renata de Oliveira
Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira
author_role author
author2 Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sbrogio, Renata de Oliveira
Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Equipamentos de Projeção
Slides
Formação de Professores
topic Equipamentos de Projeção
Slides
Formação de Professores
description O uso de slides como recurso de apoio na exposição e explicação de conteúdos educacionais é uma realidade e, embora não muito recente, tem se tornado cada vez mais presente na práxis docente. A diversificação de marcas e modelos dos projetores de slides, além da redução dos custos destes equipamentos ao longo dos últimos anos, faz com que as instituições de ensino adotem tal tecnologia como estratégia para engajar alunos tornando as aulas mais dinâmicas e para um melhor aproveitamento do tempo de aula, com atividades mais produtivas do que a repetitiva cópia de conteúdo escrito no quadro-negro, por exemplo. Porém, para que slides sejam bons recursos de ensino-aprendizagem, assim como o planejamento visual (e de conteúdo) que se utiliza na produção de livros didáticos, há necessidade de uma preparação e formação mais específica dos educadores, para que façam esse trabalho com fundamento. Para entender melhor essa realidade dos professores atuantes em diversos níveis de ensino, por meio de um estudo netnográfico, foi possível visualizar melhor como tem sido o uso (ou não uso) de slides por estes profissionais da educação. Ainda que seja o recurso preferencial, e com equipamento disponibilizado pela maioria das instituições de ensino em que atuam, poucos afirmam ter formação específica, além de demonstrarem falta de conhecimento das possíveis tecnologias, de uso livre e gratuito, de que se dispõe atualmente para realização de tal trabalho.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24806
10.34117/bjdv7n2-308
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24806
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n2-308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24806/19779
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 16226-16246
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 16226-16246
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 16226-16246
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i2
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645511992803328