Preferências e disponibilidades de recursos educacionais: a produção slides por professores/ Preferences and availabilities of educational resources: the slides production by teachers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24806 |
Resumo: | O uso de slides como recurso de apoio na exposição e explicação de conteúdos educacionais é uma realidade e, embora não muito recente, tem se tornado cada vez mais presente na práxis docente. A diversificação de marcas e modelos dos projetores de slides, além da redução dos custos destes equipamentos ao longo dos últimos anos, faz com que as instituições de ensino adotem tal tecnologia como estratégia para engajar alunos tornando as aulas mais dinâmicas e para um melhor aproveitamento do tempo de aula, com atividades mais produtivas do que a repetitiva cópia de conteúdo escrito no quadro-negro, por exemplo. Porém, para que slides sejam bons recursos de ensino-aprendizagem, assim como o planejamento visual (e de conteúdo) que se utiliza na produção de livros didáticos, há necessidade de uma preparação e formação mais específica dos educadores, para que façam esse trabalho com fundamento. Para entender melhor essa realidade dos professores atuantes em diversos níveis de ensino, por meio de um estudo netnográfico, foi possível visualizar melhor como tem sido o uso (ou não uso) de slides por estes profissionais da educação. Ainda que seja o recurso preferencial, e com equipamento disponibilizado pela maioria das instituições de ensino em que atuam, poucos afirmam ter formação específica, além de demonstrarem falta de conhecimento das possíveis tecnologias, de uso livre e gratuito, de que se dispõe atualmente para realização de tal trabalho. |
id |
VERACRUZ-0_3c766854287481ab9f5003e88fe9ae5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24806 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Preferências e disponibilidades de recursos educacionais: a produção slides por professores/ Preferences and availabilities of educational resources: the slides production by teachersEquipamentos de ProjeçãoSlidesFormação de ProfessoresO uso de slides como recurso de apoio na exposição e explicação de conteúdos educacionais é uma realidade e, embora não muito recente, tem se tornado cada vez mais presente na práxis docente. A diversificação de marcas e modelos dos projetores de slides, além da redução dos custos destes equipamentos ao longo dos últimos anos, faz com que as instituições de ensino adotem tal tecnologia como estratégia para engajar alunos tornando as aulas mais dinâmicas e para um melhor aproveitamento do tempo de aula, com atividades mais produtivas do que a repetitiva cópia de conteúdo escrito no quadro-negro, por exemplo. Porém, para que slides sejam bons recursos de ensino-aprendizagem, assim como o planejamento visual (e de conteúdo) que se utiliza na produção de livros didáticos, há necessidade de uma preparação e formação mais específica dos educadores, para que façam esse trabalho com fundamento. Para entender melhor essa realidade dos professores atuantes em diversos níveis de ensino, por meio de um estudo netnográfico, foi possível visualizar melhor como tem sido o uso (ou não uso) de slides por estes profissionais da educação. Ainda que seja o recurso preferencial, e com equipamento disponibilizado pela maioria das instituições de ensino em que atuam, poucos afirmam ter formação específica, além de demonstrarem falta de conhecimento das possíveis tecnologias, de uso livre e gratuito, de que se dispõe atualmente para realização de tal trabalho.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2480610.34117/bjdv7n2-308Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 16226-16246Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 16226-16246Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 16226-162462525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24806/19779Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSbrogio, Renata de OliveiraValente, Vânia Cristina Pires Nogueira2022-06-24T19:06:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24806Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:35.046920Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Preferências e disponibilidades de recursos educacionais: a produção slides por professores/ Preferences and availabilities of educational resources: the slides production by teachers |
title |
Preferências e disponibilidades de recursos educacionais: a produção slides por professores/ Preferences and availabilities of educational resources: the slides production by teachers |
spellingShingle |
Preferências e disponibilidades de recursos educacionais: a produção slides por professores/ Preferences and availabilities of educational resources: the slides production by teachers Sbrogio, Renata de Oliveira Equipamentos de Projeção Slides Formação de Professores |
title_short |
Preferências e disponibilidades de recursos educacionais: a produção slides por professores/ Preferences and availabilities of educational resources: the slides production by teachers |
title_full |
Preferências e disponibilidades de recursos educacionais: a produção slides por professores/ Preferences and availabilities of educational resources: the slides production by teachers |
title_fullStr |
Preferências e disponibilidades de recursos educacionais: a produção slides por professores/ Preferences and availabilities of educational resources: the slides production by teachers |
title_full_unstemmed |
Preferências e disponibilidades de recursos educacionais: a produção slides por professores/ Preferences and availabilities of educational resources: the slides production by teachers |
title_sort |
Preferências e disponibilidades de recursos educacionais: a produção slides por professores/ Preferences and availabilities of educational resources: the slides production by teachers |
author |
Sbrogio, Renata de Oliveira |
author_facet |
Sbrogio, Renata de Oliveira Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira |
author_role |
author |
author2 |
Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sbrogio, Renata de Oliveira Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Equipamentos de Projeção Slides Formação de Professores |
topic |
Equipamentos de Projeção Slides Formação de Professores |
description |
O uso de slides como recurso de apoio na exposição e explicação de conteúdos educacionais é uma realidade e, embora não muito recente, tem se tornado cada vez mais presente na práxis docente. A diversificação de marcas e modelos dos projetores de slides, além da redução dos custos destes equipamentos ao longo dos últimos anos, faz com que as instituições de ensino adotem tal tecnologia como estratégia para engajar alunos tornando as aulas mais dinâmicas e para um melhor aproveitamento do tempo de aula, com atividades mais produtivas do que a repetitiva cópia de conteúdo escrito no quadro-negro, por exemplo. Porém, para que slides sejam bons recursos de ensino-aprendizagem, assim como o planejamento visual (e de conteúdo) que se utiliza na produção de livros didáticos, há necessidade de uma preparação e formação mais específica dos educadores, para que façam esse trabalho com fundamento. Para entender melhor essa realidade dos professores atuantes em diversos níveis de ensino, por meio de um estudo netnográfico, foi possível visualizar melhor como tem sido o uso (ou não uso) de slides por estes profissionais da educação. Ainda que seja o recurso preferencial, e com equipamento disponibilizado pela maioria das instituições de ensino em que atuam, poucos afirmam ter formação específica, além de demonstrarem falta de conhecimento das possíveis tecnologias, de uso livre e gratuito, de que se dispõe atualmente para realização de tal trabalho. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24806 10.34117/bjdv7n2-308 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24806 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n2-308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24806/19779 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 16226-16246 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 16226-16246 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 16226-16246 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i2 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645511992803328 |