Nova abordagem de ensino integrado a extensão na disciplina de anatomia de animais domésticos / New integrated teaching approach to extension in the discipline of anatomy of domestic animals
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16550 |
Resumo: | O planejamento de metodologias, que vislumbrem as áreas de atuação profissional e proporcionem um contato com a realidade prática, apresenta-se como instrumento eficaz para a permanência do graduando no curso, principalmente nos períodos iniciais, em IES. Diante deste cenário, buscou-se avaliar os desafios, questionamentos, e os impasses de uma proposta experimental para a curricularização da extensão universitária na graduação em Zootecnia, como parte da disciplina de anatomia, ainda no primeiro ano, tendo em vista atender as demandas e necessidades dos graduandos e da comunidade, com o propósito de diminuir a taxa de evasão dos alunos. Este trabalho relata a experiência vivenciada no ano de 2010 no qual verificou-se a diminuição dos índices de evasão e reprovação na disciplina de anatomia dos animais domésticos. Assim, percebem-se os resultados significativos de sua aplicabilidade que além de reverter estatísticas negativas de reprovação e evasão, proporcionou circunstâncias que favorecessem e facilitassem o progresso dos discentes que cursavam a disciplina do semestre em vigência, devido ao contato precoce com a realidade de sua formação profissional. |
id |
VERACRUZ-0_3e0b190ba205a00c0c2b4c2e9ccd9a95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16550 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Nova abordagem de ensino integrado a extensão na disciplina de anatomia de animais domésticos / New integrated teaching approach to extension in the discipline of anatomy of domestic animalsmetodologias ativasextensão ruralcurricularização da extensãociências agrárias.O planejamento de metodologias, que vislumbrem as áreas de atuação profissional e proporcionem um contato com a realidade prática, apresenta-se como instrumento eficaz para a permanência do graduando no curso, principalmente nos períodos iniciais, em IES. Diante deste cenário, buscou-se avaliar os desafios, questionamentos, e os impasses de uma proposta experimental para a curricularização da extensão universitária na graduação em Zootecnia, como parte da disciplina de anatomia, ainda no primeiro ano, tendo em vista atender as demandas e necessidades dos graduandos e da comunidade, com o propósito de diminuir a taxa de evasão dos alunos. Este trabalho relata a experiência vivenciada no ano de 2010 no qual verificou-se a diminuição dos índices de evasão e reprovação na disciplina de anatomia dos animais domésticos. Assim, percebem-se os resultados significativos de sua aplicabilidade que além de reverter estatísticas negativas de reprovação e evasão, proporcionou circunstâncias que favorecessem e facilitassem o progresso dos discentes que cursavam a disciplina do semestre em vigência, devido ao contato precoce com a realidade de sua formação profissional.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1655010.34117/bjdv6n9-290Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 67965-67976Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 67965-67976Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 67965-679762525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16550/13523Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Emanuel Lucas BezerraPessoa, Jonatas MartinsCesario, Bruna CastroLemos, Khelven Klay de AzevedoNascimento, Renata Swany Soaresde Moura, Carlos Eduardo Bezerra2020-10-14T16:32:14Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16550Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:39.565201Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nova abordagem de ensino integrado a extensão na disciplina de anatomia de animais domésticos / New integrated teaching approach to extension in the discipline of anatomy of domestic animals |
title |
Nova abordagem de ensino integrado a extensão na disciplina de anatomia de animais domésticos / New integrated teaching approach to extension in the discipline of anatomy of domestic animals |
spellingShingle |
Nova abordagem de ensino integrado a extensão na disciplina de anatomia de animais domésticos / New integrated teaching approach to extension in the discipline of anatomy of domestic animals Rocha, Emanuel Lucas Bezerra metodologias ativas extensão rural curricularização da extensão ciências agrárias. |
title_short |
Nova abordagem de ensino integrado a extensão na disciplina de anatomia de animais domésticos / New integrated teaching approach to extension in the discipline of anatomy of domestic animals |
title_full |
Nova abordagem de ensino integrado a extensão na disciplina de anatomia de animais domésticos / New integrated teaching approach to extension in the discipline of anatomy of domestic animals |
title_fullStr |
Nova abordagem de ensino integrado a extensão na disciplina de anatomia de animais domésticos / New integrated teaching approach to extension in the discipline of anatomy of domestic animals |
title_full_unstemmed |
Nova abordagem de ensino integrado a extensão na disciplina de anatomia de animais domésticos / New integrated teaching approach to extension in the discipline of anatomy of domestic animals |
title_sort |
Nova abordagem de ensino integrado a extensão na disciplina de anatomia de animais domésticos / New integrated teaching approach to extension in the discipline of anatomy of domestic animals |
author |
Rocha, Emanuel Lucas Bezerra |
author_facet |
Rocha, Emanuel Lucas Bezerra Pessoa, Jonatas Martins Cesario, Bruna Castro Lemos, Khelven Klay de Azevedo Nascimento, Renata Swany Soares de Moura, Carlos Eduardo Bezerra |
author_role |
author |
author2 |
Pessoa, Jonatas Martins Cesario, Bruna Castro Lemos, Khelven Klay de Azevedo Nascimento, Renata Swany Soares de Moura, Carlos Eduardo Bezerra |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Emanuel Lucas Bezerra Pessoa, Jonatas Martins Cesario, Bruna Castro Lemos, Khelven Klay de Azevedo Nascimento, Renata Swany Soares de Moura, Carlos Eduardo Bezerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
metodologias ativas extensão rural curricularização da extensão ciências agrárias. |
topic |
metodologias ativas extensão rural curricularização da extensão ciências agrárias. |
description |
O planejamento de metodologias, que vislumbrem as áreas de atuação profissional e proporcionem um contato com a realidade prática, apresenta-se como instrumento eficaz para a permanência do graduando no curso, principalmente nos períodos iniciais, em IES. Diante deste cenário, buscou-se avaliar os desafios, questionamentos, e os impasses de uma proposta experimental para a curricularização da extensão universitária na graduação em Zootecnia, como parte da disciplina de anatomia, ainda no primeiro ano, tendo em vista atender as demandas e necessidades dos graduandos e da comunidade, com o propósito de diminuir a taxa de evasão dos alunos. Este trabalho relata a experiência vivenciada no ano de 2010 no qual verificou-se a diminuição dos índices de evasão e reprovação na disciplina de anatomia dos animais domésticos. Assim, percebem-se os resultados significativos de sua aplicabilidade que além de reverter estatísticas negativas de reprovação e evasão, proporcionou circunstâncias que favorecessem e facilitassem o progresso dos discentes que cursavam a disciplina do semestre em vigência, devido ao contato precoce com a realidade de sua formação profissional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16550 10.34117/bjdv6n9-290 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16550 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n9-290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16550/13523 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 67965-67976 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 67965-67976 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 67965-67976 2525-8761 10.34117/bjdv.v6i9 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645478030475264 |