Extensão em administração: a experiência do PET Gestão Social com a capacitação de alunos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Clara Liz da Rocha
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9573
Resumo: Este estudo tem seu foco na dimensão da extensão universitária. Os programas de extensão estabelecem uma relação entre a universidade e o público externo, proporcionando assim o contato do estudante com seu campo de atuação, como forma de vivenciar a realidade do ambiente e seus obstáculos. O objetivo dos programas de extensão é aprimorar os conhecimentos acadêmicos dos alunos e adquirir novas perspectivas e habilidades para o desenvolvimento profissional por meio de um diálogo com a comunidade. O curso de administração, por sua vez, possui um vasto leque de opções em áreas de atuação em seus programas extensivos, assim, esse estudo visa analisar o impacto de uma atividade extensionista voltada para a docência, com o intuito de questionar em que medida o deslocamento do discente de administração do papel de estudante para o papel de docente influencia em seu percurso acadêmico. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa descritiva, e a coleta de dados se deu através de entrevista com 9 alunos do curso de administração que participaram da 3ª edição do PET Capacita que ocorreu em 2021 por meio do Programa de Educação Tutorial – PET – Gestão Social da Universidade Federal Rural do Semi-árido – UFERSA, na cidade de Mossoró-RN. Os resultados do estudo evidenciaram que a experiência da docência produziu um conhecimento novo para os petianos. Além disso, as atividades do programa permitiram a geração de benefícios mútuos para a universidade, família e escola. A atuação no programa despertou o senso crítico dos petianos e apresentou novas possibilidades de atuação do administrador e contribuiu para a compreensão sobre o papel do docente.
id UFER_0ebb55719199ebb943fdc1354ef0681c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9573
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Extensão em administração: a experiência do PET Gestão Social com a capacitação de alunos do ensino médioCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOExtensãoAdministraçãoDocênciaEducação tutorialExtensionAdministrationTeachingTutorial educationEste estudo tem seu foco na dimensão da extensão universitária. Os programas de extensão estabelecem uma relação entre a universidade e o público externo, proporcionando assim o contato do estudante com seu campo de atuação, como forma de vivenciar a realidade do ambiente e seus obstáculos. O objetivo dos programas de extensão é aprimorar os conhecimentos acadêmicos dos alunos e adquirir novas perspectivas e habilidades para o desenvolvimento profissional por meio de um diálogo com a comunidade. O curso de administração, por sua vez, possui um vasto leque de opções em áreas de atuação em seus programas extensivos, assim, esse estudo visa analisar o impacto de uma atividade extensionista voltada para a docência, com o intuito de questionar em que medida o deslocamento do discente de administração do papel de estudante para o papel de docente influencia em seu percurso acadêmico. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa descritiva, e a coleta de dados se deu através de entrevista com 9 alunos do curso de administração que participaram da 3ª edição do PET Capacita que ocorreu em 2021 por meio do Programa de Educação Tutorial – PET – Gestão Social da Universidade Federal Rural do Semi-árido – UFERSA, na cidade de Mossoró-RN. Os resultados do estudo evidenciaram que a experiência da docência produziu um conhecimento novo para os petianos. Além disso, as atividades do programa permitiram a geração de benefícios mútuos para a universidade, família e escola. A atuação no programa despertou o senso crítico dos petianos e apresentou novas possibilidades de atuação do administrador e contribuiu para a compreensão sobre o papel do docente.39 f.BrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSiqueira, Elisabete StradiottoSiqueira, Elisabete StradiottoNepomuceno, Luciana HolandaSiqueira Filho, ValdemarSilva, Clara Liz da Rocha2023-11-09T15:59:33Z2023-11-09T15:59:33Z2023-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfSILVA, Clara Liz da Rocha. Extensão em administração: a experiência do PET Gestão Social com a capacitação de alunos do ensino médio. 2023. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 12 maio 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9573MossoróAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-13T03:02:07Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9573Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-13T03:02:07Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Extensão em administração: a experiência do PET Gestão Social com a capacitação de alunos do ensino médio
title Extensão em administração: a experiência do PET Gestão Social com a capacitação de alunos do ensino médio
spellingShingle Extensão em administração: a experiência do PET Gestão Social com a capacitação de alunos do ensino médio
Silva, Clara Liz da Rocha
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Extensão
Administração
Docência
Educação tutorial
Extension
Administration
Teaching
Tutorial education
title_short Extensão em administração: a experiência do PET Gestão Social com a capacitação de alunos do ensino médio
title_full Extensão em administração: a experiência do PET Gestão Social com a capacitação de alunos do ensino médio
title_fullStr Extensão em administração: a experiência do PET Gestão Social com a capacitação de alunos do ensino médio
title_full_unstemmed Extensão em administração: a experiência do PET Gestão Social com a capacitação de alunos do ensino médio
title_sort Extensão em administração: a experiência do PET Gestão Social com a capacitação de alunos do ensino médio
author Silva, Clara Liz da Rocha
author_facet Silva, Clara Liz da Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Siqueira, Elisabete Stradiotto
Siqueira, Elisabete Stradiotto
Nepomuceno, Luciana Holanda
Siqueira Filho, Valdemar
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Clara Liz da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Extensão
Administração
Docência
Educação tutorial
Extension
Administration
Teaching
Tutorial education
topic CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Extensão
Administração
Docência
Educação tutorial
Extension
Administration
Teaching
Tutorial education
description Este estudo tem seu foco na dimensão da extensão universitária. Os programas de extensão estabelecem uma relação entre a universidade e o público externo, proporcionando assim o contato do estudante com seu campo de atuação, como forma de vivenciar a realidade do ambiente e seus obstáculos. O objetivo dos programas de extensão é aprimorar os conhecimentos acadêmicos dos alunos e adquirir novas perspectivas e habilidades para o desenvolvimento profissional por meio de um diálogo com a comunidade. O curso de administração, por sua vez, possui um vasto leque de opções em áreas de atuação em seus programas extensivos, assim, esse estudo visa analisar o impacto de uma atividade extensionista voltada para a docência, com o intuito de questionar em que medida o deslocamento do discente de administração do papel de estudante para o papel de docente influencia em seu percurso acadêmico. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa descritiva, e a coleta de dados se deu através de entrevista com 9 alunos do curso de administração que participaram da 3ª edição do PET Capacita que ocorreu em 2021 por meio do Programa de Educação Tutorial – PET – Gestão Social da Universidade Federal Rural do Semi-árido – UFERSA, na cidade de Mossoró-RN. Os resultados do estudo evidenciaram que a experiência da docência produziu um conhecimento novo para os petianos. Além disso, as atividades do programa permitiram a geração de benefícios mútuos para a universidade, família e escola. A atuação no programa despertou o senso crítico dos petianos e apresentou novas possibilidades de atuação do administrador e contribuiu para a compreensão sobre o papel do docente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-09T15:59:33Z
2023-11-09T15:59:33Z
2023-05-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Clara Liz da Rocha. Extensão em administração: a experiência do PET Gestão Social com a capacitação de alunos do ensino médio. 2023. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 12 maio 2023.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9573
identifier_str_mv SILVA, Clara Liz da Rocha. Extensão em administração: a experiência do PET Gestão Social com a capacitação de alunos do ensino médio. 2023. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 12 maio 2023.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747482752581632