Extensão em administração: a experiência do PET Gestão Social com a capacitação de alunos do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9573 |
Resumo: | Este estudo tem seu foco na dimensão da extensão universitária. Os programas de extensão estabelecem uma relação entre a universidade e o público externo, proporcionando assim o contato do estudante com seu campo de atuação, como forma de vivenciar a realidade do ambiente e seus obstáculos. O objetivo dos programas de extensão é aprimorar os conhecimentos acadêmicos dos alunos e adquirir novas perspectivas e habilidades para o desenvolvimento profissional por meio de um diálogo com a comunidade. O curso de administração, por sua vez, possui um vasto leque de opções em áreas de atuação em seus programas extensivos, assim, esse estudo visa analisar o impacto de uma atividade extensionista voltada para a docência, com o intuito de questionar em que medida o deslocamento do discente de administração do papel de estudante para o papel de docente influencia em seu percurso acadêmico. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa descritiva, e a coleta de dados se deu através de entrevista com 9 alunos do curso de administração que participaram da 3ª edição do PET Capacita que ocorreu em 2021 por meio do Programa de Educação Tutorial – PET – Gestão Social da Universidade Federal Rural do Semi-árido – UFERSA, na cidade de Mossoró-RN. Os resultados do estudo evidenciaram que a experiência da docência produziu um conhecimento novo para os petianos. Além disso, as atividades do programa permitiram a geração de benefícios mútuos para a universidade, família e escola. A atuação no programa despertou o senso crítico dos petianos e apresentou novas possibilidades de atuação do administrador e contribuiu para a compreensão sobre o papel do docente. |
id |
UFER_0ebb55719199ebb943fdc1354ef0681c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9573 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Extensão em administração: a experiência do PET Gestão Social com a capacitação de alunos do ensino médioCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOExtensãoAdministraçãoDocênciaEducação tutorialExtensionAdministrationTeachingTutorial educationEste estudo tem seu foco na dimensão da extensão universitária. Os programas de extensão estabelecem uma relação entre a universidade e o público externo, proporcionando assim o contato do estudante com seu campo de atuação, como forma de vivenciar a realidade do ambiente e seus obstáculos. O objetivo dos programas de extensão é aprimorar os conhecimentos acadêmicos dos alunos e adquirir novas perspectivas e habilidades para o desenvolvimento profissional por meio de um diálogo com a comunidade. O curso de administração, por sua vez, possui um vasto leque de opções em áreas de atuação em seus programas extensivos, assim, esse estudo visa analisar o impacto de uma atividade extensionista voltada para a docência, com o intuito de questionar em que medida o deslocamento do discente de administração do papel de estudante para o papel de docente influencia em seu percurso acadêmico. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa descritiva, e a coleta de dados se deu através de entrevista com 9 alunos do curso de administração que participaram da 3ª edição do PET Capacita que ocorreu em 2021 por meio do Programa de Educação Tutorial – PET – Gestão Social da Universidade Federal Rural do Semi-árido – UFERSA, na cidade de Mossoró-RN. Os resultados do estudo evidenciaram que a experiência da docência produziu um conhecimento novo para os petianos. Além disso, as atividades do programa permitiram a geração de benefícios mútuos para a universidade, família e escola. A atuação no programa despertou o senso crítico dos petianos e apresentou novas possibilidades de atuação do administrador e contribuiu para a compreensão sobre o papel do docente.39 f.BrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSiqueira, Elisabete StradiottoSiqueira, Elisabete StradiottoNepomuceno, Luciana HolandaSiqueira Filho, ValdemarSilva, Clara Liz da Rocha2023-11-09T15:59:33Z2023-11-09T15:59:33Z2023-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfSILVA, Clara Liz da Rocha. Extensão em administração: a experiência do PET Gestão Social com a capacitação de alunos do ensino médio. 2023. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 12 maio 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9573MossoróAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-13T03:02:07Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9573Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-13T03:02:07Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Extensão em administração: a experiência do PET Gestão Social com a capacitação de alunos do ensino médio |
title |
Extensão em administração: a experiência do PET Gestão Social com a capacitação de alunos do ensino médio |
spellingShingle |
Extensão em administração: a experiência do PET Gestão Social com a capacitação de alunos do ensino médio Silva, Clara Liz da Rocha CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Extensão Administração Docência Educação tutorial Extension Administration Teaching Tutorial education |
title_short |
Extensão em administração: a experiência do PET Gestão Social com a capacitação de alunos do ensino médio |
title_full |
Extensão em administração: a experiência do PET Gestão Social com a capacitação de alunos do ensino médio |
title_fullStr |
Extensão em administração: a experiência do PET Gestão Social com a capacitação de alunos do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Extensão em administração: a experiência do PET Gestão Social com a capacitação de alunos do ensino médio |
title_sort |
Extensão em administração: a experiência do PET Gestão Social com a capacitação de alunos do ensino médio |
author |
Silva, Clara Liz da Rocha |
author_facet |
Silva, Clara Liz da Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Siqueira, Elisabete Stradiotto Siqueira, Elisabete Stradiotto Nepomuceno, Luciana Holanda Siqueira Filho, Valdemar |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Clara Liz da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Extensão Administração Docência Educação tutorial Extension Administration Teaching Tutorial education |
topic |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Extensão Administração Docência Educação tutorial Extension Administration Teaching Tutorial education |
description |
Este estudo tem seu foco na dimensão da extensão universitária. Os programas de extensão estabelecem uma relação entre a universidade e o público externo, proporcionando assim o contato do estudante com seu campo de atuação, como forma de vivenciar a realidade do ambiente e seus obstáculos. O objetivo dos programas de extensão é aprimorar os conhecimentos acadêmicos dos alunos e adquirir novas perspectivas e habilidades para o desenvolvimento profissional por meio de um diálogo com a comunidade. O curso de administração, por sua vez, possui um vasto leque de opções em áreas de atuação em seus programas extensivos, assim, esse estudo visa analisar o impacto de uma atividade extensionista voltada para a docência, com o intuito de questionar em que medida o deslocamento do discente de administração do papel de estudante para o papel de docente influencia em seu percurso acadêmico. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa descritiva, e a coleta de dados se deu através de entrevista com 9 alunos do curso de administração que participaram da 3ª edição do PET Capacita que ocorreu em 2021 por meio do Programa de Educação Tutorial – PET – Gestão Social da Universidade Federal Rural do Semi-árido – UFERSA, na cidade de Mossoró-RN. Os resultados do estudo evidenciaram que a experiência da docência produziu um conhecimento novo para os petianos. Além disso, as atividades do programa permitiram a geração de benefícios mútuos para a universidade, família e escola. A atuação no programa despertou o senso crítico dos petianos e apresentou novas possibilidades de atuação do administrador e contribuiu para a compreensão sobre o papel do docente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-09T15:59:33Z 2023-11-09T15:59:33Z 2023-05-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Clara Liz da Rocha. Extensão em administração: a experiência do PET Gestão Social com a capacitação de alunos do ensino médio. 2023. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 12 maio 2023. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9573 |
identifier_str_mv |
SILVA, Clara Liz da Rocha. Extensão em administração: a experiência do PET Gestão Social com a capacitação de alunos do ensino médio. 2023. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 12 maio 2023. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9573 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747482752581632 |