Relato de experiência: acompanhamento de um aluno com deficiência auditiva nas disciplinas de ciências exatas e da terra durante o estágio não obrigatório: Experience report: tutoring a hearing-impaired student in exact and earth sciences subjects during a non-mandatory internship

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rost, Érica
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Graciano, Marlene Ribeiro da Silva, da Silva, Tatiana Aparecida Rosa, de Souza, Matheus Teles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52720
Resumo: Este trabalho relata a experiência de dois licenciandos em química que acompanharam um aluno com deficiência auditiva entre seu 9o ano e 2a série do ensino médio como profissionais de apoio durante o estágio curricular não obrigatório. O objetivo do texto é discorrer a respeito das experiências vividas na inclusão escolar de um estudante com deficiência auditiva. Para o embasamento teórico e estudo da dada situação foram usadas referências literárias que tratam da definição e legislação sobre inclusão, assim como sobre os meios de superar as principais dificuldades encontradas em seu processo de ensino-aprendizagem no contexto das disciplinas de Ciências Exatas e da Terra. Como discussão, traz a necessidade da interpretação das dificuldades, facilidades e restrições do aluno com deficiência auditiva e do seu acompanhamento para sua total participação nos conteúdos trabalhados.
id VERACRUZ-0_3f7ee4c4002a790ed82a076056f9cc17
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52720
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Relato de experiência: acompanhamento de um aluno com deficiência auditiva nas disciplinas de ciências exatas e da terra durante o estágio não obrigatório: Experience report: tutoring a hearing-impaired student in exact and earth sciences subjects during a non-mandatory internshipaluno com deficiênciaensino de ciênciasinclusãoEste trabalho relata a experiência de dois licenciandos em química que acompanharam um aluno com deficiência auditiva entre seu 9o ano e 2a série do ensino médio como profissionais de apoio durante o estágio curricular não obrigatório. O objetivo do texto é discorrer a respeito das experiências vividas na inclusão escolar de um estudante com deficiência auditiva. Para o embasamento teórico e estudo da dada situação foram usadas referências literárias que tratam da definição e legislação sobre inclusão, assim como sobre os meios de superar as principais dificuldades encontradas em seu processo de ensino-aprendizagem no contexto das disciplinas de Ciências Exatas e da Terra. Como discussão, traz a necessidade da interpretação das dificuldades, facilidades e restrições do aluno com deficiência auditiva e do seu acompanhamento para sua total participação nos conteúdos trabalhados.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5272010.34117/bjdv8n10-028Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 65360-65366Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 65360-65366Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 65360-653662525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52720/39330Copyright (c) 2022 Érica Rost, Marlene Ribeiro da Silva Graciano, Tatiana Aparecida Rosa da Silva, Matheus Teles de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessRost, ÉricaGraciano, Marlene Ribeiro da Silvada Silva, Tatiana Aparecida Rosade Souza, Matheus Teles2022-10-28T17:59:57Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52720Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:52.234525Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Relato de experiência: acompanhamento de um aluno com deficiência auditiva nas disciplinas de ciências exatas e da terra durante o estágio não obrigatório: Experience report: tutoring a hearing-impaired student in exact and earth sciences subjects during a non-mandatory internship
title Relato de experiência: acompanhamento de um aluno com deficiência auditiva nas disciplinas de ciências exatas e da terra durante o estágio não obrigatório: Experience report: tutoring a hearing-impaired student in exact and earth sciences subjects during a non-mandatory internship
spellingShingle Relato de experiência: acompanhamento de um aluno com deficiência auditiva nas disciplinas de ciências exatas e da terra durante o estágio não obrigatório: Experience report: tutoring a hearing-impaired student in exact and earth sciences subjects during a non-mandatory internship
Rost, Érica
aluno com deficiência
ensino de ciências
inclusão
title_short Relato de experiência: acompanhamento de um aluno com deficiência auditiva nas disciplinas de ciências exatas e da terra durante o estágio não obrigatório: Experience report: tutoring a hearing-impaired student in exact and earth sciences subjects during a non-mandatory internship
title_full Relato de experiência: acompanhamento de um aluno com deficiência auditiva nas disciplinas de ciências exatas e da terra durante o estágio não obrigatório: Experience report: tutoring a hearing-impaired student in exact and earth sciences subjects during a non-mandatory internship
title_fullStr Relato de experiência: acompanhamento de um aluno com deficiência auditiva nas disciplinas de ciências exatas e da terra durante o estágio não obrigatório: Experience report: tutoring a hearing-impaired student in exact and earth sciences subjects during a non-mandatory internship
title_full_unstemmed Relato de experiência: acompanhamento de um aluno com deficiência auditiva nas disciplinas de ciências exatas e da terra durante o estágio não obrigatório: Experience report: tutoring a hearing-impaired student in exact and earth sciences subjects during a non-mandatory internship
title_sort Relato de experiência: acompanhamento de um aluno com deficiência auditiva nas disciplinas de ciências exatas e da terra durante o estágio não obrigatório: Experience report: tutoring a hearing-impaired student in exact and earth sciences subjects during a non-mandatory internship
author Rost, Érica
author_facet Rost, Érica
Graciano, Marlene Ribeiro da Silva
da Silva, Tatiana Aparecida Rosa
de Souza, Matheus Teles
author_role author
author2 Graciano, Marlene Ribeiro da Silva
da Silva, Tatiana Aparecida Rosa
de Souza, Matheus Teles
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rost, Érica
Graciano, Marlene Ribeiro da Silva
da Silva, Tatiana Aparecida Rosa
de Souza, Matheus Teles
dc.subject.por.fl_str_mv aluno com deficiência
ensino de ciências
inclusão
topic aluno com deficiência
ensino de ciências
inclusão
description Este trabalho relata a experiência de dois licenciandos em química que acompanharam um aluno com deficiência auditiva entre seu 9o ano e 2a série do ensino médio como profissionais de apoio durante o estágio curricular não obrigatório. O objetivo do texto é discorrer a respeito das experiências vividas na inclusão escolar de um estudante com deficiência auditiva. Para o embasamento teórico e estudo da dada situação foram usadas referências literárias que tratam da definição e legislação sobre inclusão, assim como sobre os meios de superar as principais dificuldades encontradas em seu processo de ensino-aprendizagem no contexto das disciplinas de Ciências Exatas e da Terra. Como discussão, traz a necessidade da interpretação das dificuldades, facilidades e restrições do aluno com deficiência auditiva e do seu acompanhamento para sua total participação nos conteúdos trabalhados.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52720
10.34117/bjdv8n10-028
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52720
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n10-028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52720/39330
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 65360-65366
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 65360-65366
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 65360-65366
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645613767589888