Relato de experiência: acompanhamento de um aluno com deficiência auditiva nas disciplinas de ciências exatas e da terra durante o estágio não obrigatório: Experience report: tutoring a hearing-impaired student in exact and earth sciences subjects during a non-mandatory internship
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52720 |
Resumo: | Este trabalho relata a experiência de dois licenciandos em química que acompanharam um aluno com deficiência auditiva entre seu 9o ano e 2a série do ensino médio como profissionais de apoio durante o estágio curricular não obrigatório. O objetivo do texto é discorrer a respeito das experiências vividas na inclusão escolar de um estudante com deficiência auditiva. Para o embasamento teórico e estudo da dada situação foram usadas referências literárias que tratam da definição e legislação sobre inclusão, assim como sobre os meios de superar as principais dificuldades encontradas em seu processo de ensino-aprendizagem no contexto das disciplinas de Ciências Exatas e da Terra. Como discussão, traz a necessidade da interpretação das dificuldades, facilidades e restrições do aluno com deficiência auditiva e do seu acompanhamento para sua total participação nos conteúdos trabalhados. |
id |
VERACRUZ-0_3f7ee4c4002a790ed82a076056f9cc17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52720 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Relato de experiência: acompanhamento de um aluno com deficiência auditiva nas disciplinas de ciências exatas e da terra durante o estágio não obrigatório: Experience report: tutoring a hearing-impaired student in exact and earth sciences subjects during a non-mandatory internshipaluno com deficiênciaensino de ciênciasinclusãoEste trabalho relata a experiência de dois licenciandos em química que acompanharam um aluno com deficiência auditiva entre seu 9o ano e 2a série do ensino médio como profissionais de apoio durante o estágio curricular não obrigatório. O objetivo do texto é discorrer a respeito das experiências vividas na inclusão escolar de um estudante com deficiência auditiva. Para o embasamento teórico e estudo da dada situação foram usadas referências literárias que tratam da definição e legislação sobre inclusão, assim como sobre os meios de superar as principais dificuldades encontradas em seu processo de ensino-aprendizagem no contexto das disciplinas de Ciências Exatas e da Terra. Como discussão, traz a necessidade da interpretação das dificuldades, facilidades e restrições do aluno com deficiência auditiva e do seu acompanhamento para sua total participação nos conteúdos trabalhados.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5272010.34117/bjdv8n10-028Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 65360-65366Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 65360-65366Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 65360-653662525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52720/39330Copyright (c) 2022 Érica Rost, Marlene Ribeiro da Silva Graciano, Tatiana Aparecida Rosa da Silva, Matheus Teles de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessRost, ÉricaGraciano, Marlene Ribeiro da Silvada Silva, Tatiana Aparecida Rosade Souza, Matheus Teles2022-10-28T17:59:57Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52720Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:52.234525Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relato de experiência: acompanhamento de um aluno com deficiência auditiva nas disciplinas de ciências exatas e da terra durante o estágio não obrigatório: Experience report: tutoring a hearing-impaired student in exact and earth sciences subjects during a non-mandatory internship |
title |
Relato de experiência: acompanhamento de um aluno com deficiência auditiva nas disciplinas de ciências exatas e da terra durante o estágio não obrigatório: Experience report: tutoring a hearing-impaired student in exact and earth sciences subjects during a non-mandatory internship |
spellingShingle |
Relato de experiência: acompanhamento de um aluno com deficiência auditiva nas disciplinas de ciências exatas e da terra durante o estágio não obrigatório: Experience report: tutoring a hearing-impaired student in exact and earth sciences subjects during a non-mandatory internship Rost, Érica aluno com deficiência ensino de ciências inclusão |
title_short |
Relato de experiência: acompanhamento de um aluno com deficiência auditiva nas disciplinas de ciências exatas e da terra durante o estágio não obrigatório: Experience report: tutoring a hearing-impaired student in exact and earth sciences subjects during a non-mandatory internship |
title_full |
Relato de experiência: acompanhamento de um aluno com deficiência auditiva nas disciplinas de ciências exatas e da terra durante o estágio não obrigatório: Experience report: tutoring a hearing-impaired student in exact and earth sciences subjects during a non-mandatory internship |
title_fullStr |
Relato de experiência: acompanhamento de um aluno com deficiência auditiva nas disciplinas de ciências exatas e da terra durante o estágio não obrigatório: Experience report: tutoring a hearing-impaired student in exact and earth sciences subjects during a non-mandatory internship |
title_full_unstemmed |
Relato de experiência: acompanhamento de um aluno com deficiência auditiva nas disciplinas de ciências exatas e da terra durante o estágio não obrigatório: Experience report: tutoring a hearing-impaired student in exact and earth sciences subjects during a non-mandatory internship |
title_sort |
Relato de experiência: acompanhamento de um aluno com deficiência auditiva nas disciplinas de ciências exatas e da terra durante o estágio não obrigatório: Experience report: tutoring a hearing-impaired student in exact and earth sciences subjects during a non-mandatory internship |
author |
Rost, Érica |
author_facet |
Rost, Érica Graciano, Marlene Ribeiro da Silva da Silva, Tatiana Aparecida Rosa de Souza, Matheus Teles |
author_role |
author |
author2 |
Graciano, Marlene Ribeiro da Silva da Silva, Tatiana Aparecida Rosa de Souza, Matheus Teles |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rost, Érica Graciano, Marlene Ribeiro da Silva da Silva, Tatiana Aparecida Rosa de Souza, Matheus Teles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aluno com deficiência ensino de ciências inclusão |
topic |
aluno com deficiência ensino de ciências inclusão |
description |
Este trabalho relata a experiência de dois licenciandos em química que acompanharam um aluno com deficiência auditiva entre seu 9o ano e 2a série do ensino médio como profissionais de apoio durante o estágio curricular não obrigatório. O objetivo do texto é discorrer a respeito das experiências vividas na inclusão escolar de um estudante com deficiência auditiva. Para o embasamento teórico e estudo da dada situação foram usadas referências literárias que tratam da definição e legislação sobre inclusão, assim como sobre os meios de superar as principais dificuldades encontradas em seu processo de ensino-aprendizagem no contexto das disciplinas de Ciências Exatas e da Terra. Como discussão, traz a necessidade da interpretação das dificuldades, facilidades e restrições do aluno com deficiência auditiva e do seu acompanhamento para sua total participação nos conteúdos trabalhados. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52720 10.34117/bjdv8n10-028 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52720 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n10-028 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52720/39330 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 65360-65366 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 65360-65366 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 65360-65366 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645613767589888 |