A atuação do professor crítico na educação do século XXI: considerações sobre o cenário político brasileiro à criticidade docente / The action of the critical teacher in the education of the XXI century: considerations on the Brazilian political scenario to the criticality of teachers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7548 |
Resumo: | A educação está no cerne de toda a sociedade que almeja o desenvolvimento humano, pois é através dela que se torna possível adquirir, produzir, formar e (re) formar o conhecimento que é tão caro ao homem. Nesse interim, assume papel fundante o professor, tendo em vista ser o sujeito que carrega em suas mãos o ofício do ensinar com o fito de promover o aprender. Contudo, a atividade docente exige atributos essenciais para o bem ensinar, destacando-se a criticidade. Nosso Objetivo é discutir a criticidade como característica nata da docência, bem como qual o panorama político brasileiro para o seu exercício. Metodologicamente, empregou-se o método dedutivo, pesquisa bibliográfica e documental, com abordagens qualitativas dos resultados. Ao final, chegou-se à conclusão que a criticidade deve estar presente na atividade docente para que ocorre o processo de ensino-aprendizagem, contudo, o cenário brasileiro atual é desfavorável à postura crítica dos docentes, o que configura uma verdadeira cruzada anticriticidade na educação do país por parte da gestão política do Executivo Federal. |
id |
VERACRUZ-0_407347e6a054f3ace1236059ddab3631 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7548 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A atuação do professor crítico na educação do século XXI: considerações sobre o cenário político brasileiro à criticidade docente / The action of the critical teacher in the education of the XXI century: considerations on the Brazilian political scenario to the criticality of teachersDocênciaEnsino CríticoEntraves PolíticosResistênciaA educação está no cerne de toda a sociedade que almeja o desenvolvimento humano, pois é através dela que se torna possível adquirir, produzir, formar e (re) formar o conhecimento que é tão caro ao homem. Nesse interim, assume papel fundante o professor, tendo em vista ser o sujeito que carrega em suas mãos o ofício do ensinar com o fito de promover o aprender. Contudo, a atividade docente exige atributos essenciais para o bem ensinar, destacando-se a criticidade. Nosso Objetivo é discutir a criticidade como característica nata da docência, bem como qual o panorama político brasileiro para o seu exercício. Metodologicamente, empregou-se o método dedutivo, pesquisa bibliográfica e documental, com abordagens qualitativas dos resultados. Ao final, chegou-se à conclusão que a criticidade deve estar presente na atividade docente para que ocorre o processo de ensino-aprendizagem, contudo, o cenário brasileiro atual é desfavorável à postura crítica dos docentes, o que configura uma verdadeira cruzada anticriticidade na educação do país por parte da gestão política do Executivo Federal.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/754810.34117/bjdv6n3-144Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 11684-11702Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 11684-11702Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 11684-117022525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7548/6571Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ortiz Coelho daSilva, Janaína Guimarães da Fonseca eCusati, Iracema Campos2020-05-27T17:55:16Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7548Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:25.779895Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A atuação do professor crítico na educação do século XXI: considerações sobre o cenário político brasileiro à criticidade docente / The action of the critical teacher in the education of the XXI century: considerations on the Brazilian political scenario to the criticality of teachers |
title |
A atuação do professor crítico na educação do século XXI: considerações sobre o cenário político brasileiro à criticidade docente / The action of the critical teacher in the education of the XXI century: considerations on the Brazilian political scenario to the criticality of teachers |
spellingShingle |
A atuação do professor crítico na educação do século XXI: considerações sobre o cenário político brasileiro à criticidade docente / The action of the critical teacher in the education of the XXI century: considerations on the Brazilian political scenario to the criticality of teachers Silva, Ortiz Coelho da Docência Ensino Crítico Entraves Políticos Resistência |
title_short |
A atuação do professor crítico na educação do século XXI: considerações sobre o cenário político brasileiro à criticidade docente / The action of the critical teacher in the education of the XXI century: considerations on the Brazilian political scenario to the criticality of teachers |
title_full |
A atuação do professor crítico na educação do século XXI: considerações sobre o cenário político brasileiro à criticidade docente / The action of the critical teacher in the education of the XXI century: considerations on the Brazilian political scenario to the criticality of teachers |
title_fullStr |
A atuação do professor crítico na educação do século XXI: considerações sobre o cenário político brasileiro à criticidade docente / The action of the critical teacher in the education of the XXI century: considerations on the Brazilian political scenario to the criticality of teachers |
title_full_unstemmed |
A atuação do professor crítico na educação do século XXI: considerações sobre o cenário político brasileiro à criticidade docente / The action of the critical teacher in the education of the XXI century: considerations on the Brazilian political scenario to the criticality of teachers |
title_sort |
A atuação do professor crítico na educação do século XXI: considerações sobre o cenário político brasileiro à criticidade docente / The action of the critical teacher in the education of the XXI century: considerations on the Brazilian political scenario to the criticality of teachers |
author |
Silva, Ortiz Coelho da |
author_facet |
Silva, Ortiz Coelho da Silva, Janaína Guimarães da Fonseca e Cusati, Iracema Campos |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Janaína Guimarães da Fonseca e Cusati, Iracema Campos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ortiz Coelho da Silva, Janaína Guimarães da Fonseca e Cusati, Iracema Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Ensino Crítico Entraves Políticos Resistência |
topic |
Docência Ensino Crítico Entraves Políticos Resistência |
description |
A educação está no cerne de toda a sociedade que almeja o desenvolvimento humano, pois é através dela que se torna possível adquirir, produzir, formar e (re) formar o conhecimento que é tão caro ao homem. Nesse interim, assume papel fundante o professor, tendo em vista ser o sujeito que carrega em suas mãos o ofício do ensinar com o fito de promover o aprender. Contudo, a atividade docente exige atributos essenciais para o bem ensinar, destacando-se a criticidade. Nosso Objetivo é discutir a criticidade como característica nata da docência, bem como qual o panorama político brasileiro para o seu exercício. Metodologicamente, empregou-se o método dedutivo, pesquisa bibliográfica e documental, com abordagens qualitativas dos resultados. Ao final, chegou-se à conclusão que a criticidade deve estar presente na atividade docente para que ocorre o processo de ensino-aprendizagem, contudo, o cenário brasileiro atual é desfavorável à postura crítica dos docentes, o que configura uma verdadeira cruzada anticriticidade na educação do país por parte da gestão política do Executivo Federal. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7548 10.34117/bjdv6n3-144 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7548 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n3-144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7548/6571 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 11684-11702 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 11684-11702 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 11684-11702 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645442351628288 |