(DES)profissionalização docente: efeitos burocratizantes no desenvolvimento profissional / (DES)professionalization of teachers: bureaucratizing effects on professional development
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44474 |
Resumo: | Apresentamos aqui o recorte de uma pesquisa, que teve como objetivo investigar quais são as condições de produção do desenvolvimento profissional docente dos anos iniciais (1º ao 5º ano) de escolas públicas. Nossas reflexões se apoiam nos conceitos de identidade, formação e profissionalidade, para então, definirmos o que constitui o desenvolvimento profissional. Durante o desenrolar da pesquisa, foram entrevistados dez professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental I através de questionários semiestruturados. O referencial teórico-metodológico ampara-se na Análise de Discurso de matriz francesa pecheuxtiana e nas Ciências da Educação. As análises apontam que, muitas vezes, há no cotidiano escolar uma reprodução mecânica e padronizadora de ideais neoliberais que vai influenciando acriticamente os professores, transformando sua prática em mera burocracia. Com isso, temos a descaracterização do processo educativo, uma vez que, a educação pressupõe transformação e que algo do professor ressoe no aluno, este algo é o saber crítico historicizado transformado, o que é impossível em um fazer enquanto ferramenta, instrumento, já que ele não se transforma, apenas se desgasta. |
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(DES)profissionalização docente: efeitos burocratizantes no desenvolvimento profissional / (DES)professionalization of teachers: bureaucratizing effects on professional developmentdesenvolvimento profissionalprofissionalizaçãoidentidade docente.Apresentamos aqui o recorte de uma pesquisa, que teve como objetivo investigar quais são as condições de produção do desenvolvimento profissional docente dos anos iniciais (1º ao 5º ano) de escolas públicas. Nossas reflexões se apoiam nos conceitos de identidade, formação e profissionalidade, para então, definirmos o que constitui o desenvolvimento profissional. Durante o desenrolar da pesquisa, foram entrevistados dez professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental I através de questionários semiestruturados. O referencial teórico-metodológico ampara-se na Análise de Discurso de matriz francesa pecheuxtiana e nas Ciências da Educação. As análises apontam que, muitas vezes, há no cotidiano escolar uma reprodução mecânica e padronizadora de ideais neoliberais que vai influenciando acriticamente os professores, transformando sua prática em mera burocracia. Com isso, temos a descaracterização do processo educativo, uma vez que, a educação pressupõe transformação e que algo do professor ressoe no aluno, este algo é o saber crítico historicizado transformado, o que é impossível em um fazer enquanto ferramenta, instrumento, já que ele não se transforma, apenas se desgasta.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4447410.34117/bjdv8n2-372Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 14123-14134Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 14123-14134Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 14123-141342525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44474/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBocchio, Maria Julia CamargoEsposto, Letícia MoraesAssolini, Filomena Elaine Paiva2022-03-02T14:26:00Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44474Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:44.357358Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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