O Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR: um espaço para a profissionalização docente / The National Plan for Teacher Training - PARFOR: a space for teacher professionalization
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39870 |
Resumo: | Este artigo objetiva discorrer sobre a importância do Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR como um espaço para a profissionalização docente. Os movimentos ocorridos no percurso educacional apresentam mudanças significativas ligadas à formação inicial e continuada do professor. As discussões se incorporam em forma de leis, projetos que legitimam a qualificação e o aperfeiçoamento da ação docente. Seguindo essa linha discursiva surge o PARFOR para viabilizar, organizar e reorganizar a atuação dos atores desse cenário, o professor. A pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico teve como base referencial os estudos de Brzerzinski (2000), LDBEN (BRASIL, 1996), Freire (1980), Saviani (2009) entre outros. Adotou-se a metodologia prescrita na abordagem qualitativa descritiva a partir de análise teórica, buscando discorrer criticamente sobre o processo de formação do PARFOR. Por fim, vale ressaltar que o PARFOR se tornou a garantia de formação dos profissionais da docência e que estejam em pleno exercício na rede pública de educação básica adquirissem a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (BRASIL, 1996). Portanto, percebe-se que o programa trouxe a regulamentação de muitos professores, além de dá uma guinada no que tange a qualidade do ensino brasileiro. |
id |
VERACRUZ-0_367c8cc786add1b326167619838259fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39870 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR: um espaço para a profissionalização docente / The National Plan for Teacher Training - PARFOR: a space for teacher professionalizationFormação de ProfessoresProfissionalização docentePARFOR.Este artigo objetiva discorrer sobre a importância do Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR como um espaço para a profissionalização docente. Os movimentos ocorridos no percurso educacional apresentam mudanças significativas ligadas à formação inicial e continuada do professor. As discussões se incorporam em forma de leis, projetos que legitimam a qualificação e o aperfeiçoamento da ação docente. Seguindo essa linha discursiva surge o PARFOR para viabilizar, organizar e reorganizar a atuação dos atores desse cenário, o professor. A pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico teve como base referencial os estudos de Brzerzinski (2000), LDBEN (BRASIL, 1996), Freire (1980), Saviani (2009) entre outros. Adotou-se a metodologia prescrita na abordagem qualitativa descritiva a partir de análise teórica, buscando discorrer criticamente sobre o processo de formação do PARFOR. Por fim, vale ressaltar que o PARFOR se tornou a garantia de formação dos profissionais da docência e que estejam em pleno exercício na rede pública de educação básica adquirissem a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (BRASIL, 1996). Portanto, percebe-se que o programa trouxe a regulamentação de muitos professores, além de dá uma guinada no que tange a qualidade do ensino brasileiro. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3987010.34117/bjdv7n11-338Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 106531-106542Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 106531-106542Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 106531-1065422525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39870/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Gleidi Van dosLeal, Débora Araújo2021-12-01T11:17:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39870Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:49.437812Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR: um espaço para a profissionalização docente / The National Plan for Teacher Training - PARFOR: a space for teacher professionalization |
title |
O Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR: um espaço para a profissionalização docente / The National Plan for Teacher Training - PARFOR: a space for teacher professionalization |
spellingShingle |
O Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR: um espaço para a profissionalização docente / The National Plan for Teacher Training - PARFOR: a space for teacher professionalization Santos, Gleidi Van dos Formação de Professores Profissionalização docente PARFOR. |
title_short |
O Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR: um espaço para a profissionalização docente / The National Plan for Teacher Training - PARFOR: a space for teacher professionalization |
title_full |
O Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR: um espaço para a profissionalização docente / The National Plan for Teacher Training - PARFOR: a space for teacher professionalization |
title_fullStr |
O Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR: um espaço para a profissionalização docente / The National Plan for Teacher Training - PARFOR: a space for teacher professionalization |
title_full_unstemmed |
O Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR: um espaço para a profissionalização docente / The National Plan for Teacher Training - PARFOR: a space for teacher professionalization |
title_sort |
O Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR: um espaço para a profissionalização docente / The National Plan for Teacher Training - PARFOR: a space for teacher professionalization |
author |
Santos, Gleidi Van dos |
author_facet |
Santos, Gleidi Van dos Leal, Débora Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Leal, Débora Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Gleidi Van dos Leal, Débora Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Profissionalização docente PARFOR. |
topic |
Formação de Professores Profissionalização docente PARFOR. |
description |
Este artigo objetiva discorrer sobre a importância do Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR como um espaço para a profissionalização docente. Os movimentos ocorridos no percurso educacional apresentam mudanças significativas ligadas à formação inicial e continuada do professor. As discussões se incorporam em forma de leis, projetos que legitimam a qualificação e o aperfeiçoamento da ação docente. Seguindo essa linha discursiva surge o PARFOR para viabilizar, organizar e reorganizar a atuação dos atores desse cenário, o professor. A pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico teve como base referencial os estudos de Brzerzinski (2000), LDBEN (BRASIL, 1996), Freire (1980), Saviani (2009) entre outros. Adotou-se a metodologia prescrita na abordagem qualitativa descritiva a partir de análise teórica, buscando discorrer criticamente sobre o processo de formação do PARFOR. Por fim, vale ressaltar que o PARFOR se tornou a garantia de formação dos profissionais da docência e que estejam em pleno exercício na rede pública de educação básica adquirissem a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (BRASIL, 1996). Portanto, percebe-se que o programa trouxe a regulamentação de muitos professores, além de dá uma guinada no que tange a qualidade do ensino brasileiro. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39870 10.34117/bjdv7n11-338 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39870 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n11-338 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39870/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 106531-106542 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 106531-106542 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 106531-106542 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645567340838912 |