O Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR: um espaço para a profissionalização docente / The National Plan for Teacher Training - PARFOR: a space for teacher professionalization

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gleidi Van dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Leal, Débora Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39870
Resumo: Este artigo objetiva discorrer sobre a importância do Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR como um espaço para a profissionalização docente. Os movimentos ocorridos no percurso educacional apresentam mudanças significativas ligadas à formação inicial e continuada do professor. As discussões se incorporam em forma de leis, projetos que legitimam a qualificação e o aperfeiçoamento da ação docente. Seguindo essa linha discursiva surge o PARFOR para viabilizar, organizar e reorganizar a atuação dos atores desse cenário, o professor. A pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico teve como base referencial os estudos de Brzerzinski (2000), LDBEN (BRASIL, 1996), Freire (1980), Saviani (2009) entre outros. Adotou-se a metodologia prescrita na abordagem qualitativa descritiva a partir de análise teórica, buscando discorrer criticamente sobre o processo de formação do PARFOR. Por fim, vale ressaltar que o PARFOR se tornou a garantia de formação dos profissionais da docência e que estejam em pleno exercício na rede pública de educação básica adquirissem a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (BRASIL, 1996). Portanto, percebe-se que o programa trouxe a regulamentação de muitos professores, além de dá uma guinada no que tange a qualidade do ensino brasileiro.  
id VERACRUZ-0_367c8cc786add1b326167619838259fa
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39870
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR: um espaço para a profissionalização docente / The National Plan for Teacher Training - PARFOR: a space for teacher professionalizationFormação de ProfessoresProfissionalização docentePARFOR.Este artigo objetiva discorrer sobre a importância do Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR como um espaço para a profissionalização docente. Os movimentos ocorridos no percurso educacional apresentam mudanças significativas ligadas à formação inicial e continuada do professor. As discussões se incorporam em forma de leis, projetos que legitimam a qualificação e o aperfeiçoamento da ação docente. Seguindo essa linha discursiva surge o PARFOR para viabilizar, organizar e reorganizar a atuação dos atores desse cenário, o professor. A pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico teve como base referencial os estudos de Brzerzinski (2000), LDBEN (BRASIL, 1996), Freire (1980), Saviani (2009) entre outros. Adotou-se a metodologia prescrita na abordagem qualitativa descritiva a partir de análise teórica, buscando discorrer criticamente sobre o processo de formação do PARFOR. Por fim, vale ressaltar que o PARFOR se tornou a garantia de formação dos profissionais da docência e que estejam em pleno exercício na rede pública de educação básica adquirissem a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (BRASIL, 1996). Portanto, percebe-se que o programa trouxe a regulamentação de muitos professores, além de dá uma guinada no que tange a qualidade do ensino brasileiro.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3987010.34117/bjdv7n11-338Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 106531-106542Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 106531-106542Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 106531-1065422525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39870/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Gleidi Van dosLeal, Débora Araújo2021-12-01T11:17:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39870Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:49.437812Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR: um espaço para a profissionalização docente / The National Plan for Teacher Training - PARFOR: a space for teacher professionalization
title O Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR: um espaço para a profissionalização docente / The National Plan for Teacher Training - PARFOR: a space for teacher professionalization
spellingShingle O Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR: um espaço para a profissionalização docente / The National Plan for Teacher Training - PARFOR: a space for teacher professionalization
Santos, Gleidi Van dos
Formação de Professores
Profissionalização docente
PARFOR.
title_short O Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR: um espaço para a profissionalização docente / The National Plan for Teacher Training - PARFOR: a space for teacher professionalization
title_full O Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR: um espaço para a profissionalização docente / The National Plan for Teacher Training - PARFOR: a space for teacher professionalization
title_fullStr O Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR: um espaço para a profissionalização docente / The National Plan for Teacher Training - PARFOR: a space for teacher professionalization
title_full_unstemmed O Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR: um espaço para a profissionalização docente / The National Plan for Teacher Training - PARFOR: a space for teacher professionalization
title_sort O Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR: um espaço para a profissionalização docente / The National Plan for Teacher Training - PARFOR: a space for teacher professionalization
author Santos, Gleidi Van dos
author_facet Santos, Gleidi Van dos
Leal, Débora Araújo
author_role author
author2 Leal, Débora Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Gleidi Van dos
Leal, Débora Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Profissionalização docente
PARFOR.
topic Formação de Professores
Profissionalização docente
PARFOR.
description Este artigo objetiva discorrer sobre a importância do Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR como um espaço para a profissionalização docente. Os movimentos ocorridos no percurso educacional apresentam mudanças significativas ligadas à formação inicial e continuada do professor. As discussões se incorporam em forma de leis, projetos que legitimam a qualificação e o aperfeiçoamento da ação docente. Seguindo essa linha discursiva surge o PARFOR para viabilizar, organizar e reorganizar a atuação dos atores desse cenário, o professor. A pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico teve como base referencial os estudos de Brzerzinski (2000), LDBEN (BRASIL, 1996), Freire (1980), Saviani (2009) entre outros. Adotou-se a metodologia prescrita na abordagem qualitativa descritiva a partir de análise teórica, buscando discorrer criticamente sobre o processo de formação do PARFOR. Por fim, vale ressaltar que o PARFOR se tornou a garantia de formação dos profissionais da docência e que estejam em pleno exercício na rede pública de educação básica adquirissem a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (BRASIL, 1996). Portanto, percebe-se que o programa trouxe a regulamentação de muitos professores, além de dá uma guinada no que tange a qualidade do ensino brasileiro.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39870
10.34117/bjdv7n11-338
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39870
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n11-338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39870/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 106531-106542
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 106531-106542
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 106531-106542
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645567340838912