Teorias e caminhos para o ensino de filosofia presentes em um livro didático para a educação de jovens e adultos/ Theories and paths for the teaching of philosophy present in a textbook for the education of youth and adults
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35598 |
Resumo: | Pensar o ensino da Filosofia na Educação de Jovens e Adultos - EJA -, assim como o ensino dos demais componentes curriculares, é pensar um trabalho educativo que esteja diretamente relacionado com as reais necessidades e peculiaridades dos estudantes que frequentam essa modalidade de ensino. Diante disso, este trabalho teve como objetivo problematizar como os conhecimentos da Filosofia estão sendo abordados em um livro didático específico para a EJA do ensino médio, analisando as proposições metodológicas presentes nesse recurso didático e se as temáticas ali abordadas contemplam as reais necessidades dos estudantes da EJA. As metodologias utilizadas para atingir o objetivo proposto foram a pesquisa bibliográfica de caráter explicativo e de natureza qualitativa e uma pesquisa documental por meio da análise de um livro didático. A análise do livro didático “Tempo, espaço e cultura (Ciências Humanas): ensino médio” possibilitou apresentar aspectos positivos e negativos quanto à sua forma de organização, já que dispõe de uma proposta interdisciplinar fragmentada, informações mal elaboradas, proposta de trabalho fora do contexto social dos estudantes e pouco uso de textos de filósofos. Por outro lado, há sugestões de recursos didático que podem contribuir com as discussões das temáticas filosóficas e assim auxiliar professores e estudantes nas aulas de Filosofia. |
id |
VERACRUZ-0_41ef7b892827a498749cd90689e873b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35598 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Teorias e caminhos para o ensino de filosofia presentes em um livro didático para a educação de jovens e adultos/ Theories and paths for the teaching of philosophy present in a textbook for the education of youth and adultsEnsino de FilosofiaEJALivro Didático.Pensar o ensino da Filosofia na Educação de Jovens e Adultos - EJA -, assim como o ensino dos demais componentes curriculares, é pensar um trabalho educativo que esteja diretamente relacionado com as reais necessidades e peculiaridades dos estudantes que frequentam essa modalidade de ensino. Diante disso, este trabalho teve como objetivo problematizar como os conhecimentos da Filosofia estão sendo abordados em um livro didático específico para a EJA do ensino médio, analisando as proposições metodológicas presentes nesse recurso didático e se as temáticas ali abordadas contemplam as reais necessidades dos estudantes da EJA. As metodologias utilizadas para atingir o objetivo proposto foram a pesquisa bibliográfica de caráter explicativo e de natureza qualitativa e uma pesquisa documental por meio da análise de um livro didático. A análise do livro didático “Tempo, espaço e cultura (Ciências Humanas): ensino médio” possibilitou apresentar aspectos positivos e negativos quanto à sua forma de organização, já que dispõe de uma proposta interdisciplinar fragmentada, informações mal elaboradas, proposta de trabalho fora do contexto social dos estudantes e pouco uso de textos de filósofos. Por outro lado, há sugestões de recursos didático que podem contribuir com as discussões das temáticas filosóficas e assim auxiliar professores e estudantes nas aulas de Filosofia.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3559810.34117/bjdv7n9-085Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 87545-87560Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 87545-87560Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 87545-875602525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35598/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jaeliton Francisco daNogueira, Crislaine Almeida OliveiraLima, Cléia da SilvaSantos, Herbert Nunes de AlmeidaSilva, Manoel Santos daJúnior, Valdeck Gomes de OliveiraSantos, Anderson Silva2022-06-02T12:31:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35598Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:31.963219Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teorias e caminhos para o ensino de filosofia presentes em um livro didático para a educação de jovens e adultos/ Theories and paths for the teaching of philosophy present in a textbook for the education of youth and adults |
title |
Teorias e caminhos para o ensino de filosofia presentes em um livro didático para a educação de jovens e adultos/ Theories and paths for the teaching of philosophy present in a textbook for the education of youth and adults |
spellingShingle |
Teorias e caminhos para o ensino de filosofia presentes em um livro didático para a educação de jovens e adultos/ Theories and paths for the teaching of philosophy present in a textbook for the education of youth and adults Silva, Jaeliton Francisco da Ensino de Filosofia EJA Livro Didático. |
title_short |
Teorias e caminhos para o ensino de filosofia presentes em um livro didático para a educação de jovens e adultos/ Theories and paths for the teaching of philosophy present in a textbook for the education of youth and adults |
title_full |
Teorias e caminhos para o ensino de filosofia presentes em um livro didático para a educação de jovens e adultos/ Theories and paths for the teaching of philosophy present in a textbook for the education of youth and adults |
title_fullStr |
Teorias e caminhos para o ensino de filosofia presentes em um livro didático para a educação de jovens e adultos/ Theories and paths for the teaching of philosophy present in a textbook for the education of youth and adults |
title_full_unstemmed |
Teorias e caminhos para o ensino de filosofia presentes em um livro didático para a educação de jovens e adultos/ Theories and paths for the teaching of philosophy present in a textbook for the education of youth and adults |
title_sort |
Teorias e caminhos para o ensino de filosofia presentes em um livro didático para a educação de jovens e adultos/ Theories and paths for the teaching of philosophy present in a textbook for the education of youth and adults |
author |
Silva, Jaeliton Francisco da |
author_facet |
Silva, Jaeliton Francisco da Nogueira, Crislaine Almeida Oliveira Lima, Cléia da Silva Santos, Herbert Nunes de Almeida Silva, Manoel Santos da Júnior, Valdeck Gomes de Oliveira Santos, Anderson Silva |
author_role |
author |
author2 |
Nogueira, Crislaine Almeida Oliveira Lima, Cléia da Silva Santos, Herbert Nunes de Almeida Silva, Manoel Santos da Júnior, Valdeck Gomes de Oliveira Santos, Anderson Silva |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jaeliton Francisco da Nogueira, Crislaine Almeida Oliveira Lima, Cléia da Silva Santos, Herbert Nunes de Almeida Silva, Manoel Santos da Júnior, Valdeck Gomes de Oliveira Santos, Anderson Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Filosofia EJA Livro Didático. |
topic |
Ensino de Filosofia EJA Livro Didático. |
description |
Pensar o ensino da Filosofia na Educação de Jovens e Adultos - EJA -, assim como o ensino dos demais componentes curriculares, é pensar um trabalho educativo que esteja diretamente relacionado com as reais necessidades e peculiaridades dos estudantes que frequentam essa modalidade de ensino. Diante disso, este trabalho teve como objetivo problematizar como os conhecimentos da Filosofia estão sendo abordados em um livro didático específico para a EJA do ensino médio, analisando as proposições metodológicas presentes nesse recurso didático e se as temáticas ali abordadas contemplam as reais necessidades dos estudantes da EJA. As metodologias utilizadas para atingir o objetivo proposto foram a pesquisa bibliográfica de caráter explicativo e de natureza qualitativa e uma pesquisa documental por meio da análise de um livro didático. A análise do livro didático “Tempo, espaço e cultura (Ciências Humanas): ensino médio” possibilitou apresentar aspectos positivos e negativos quanto à sua forma de organização, já que dispõe de uma proposta interdisciplinar fragmentada, informações mal elaboradas, proposta de trabalho fora do contexto social dos estudantes e pouco uso de textos de filósofos. Por outro lado, há sugestões de recursos didático que podem contribuir com as discussões das temáticas filosóficas e assim auxiliar professores e estudantes nas aulas de Filosofia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35598 10.34117/bjdv7n9-085 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35598 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n9-085 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35598/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 87545-87560 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 87545-87560 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 87545-87560 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645555984760832 |