Teorias e caminhos para o ensino de filosofia presentes em um livro didático para a educação de jovens e adultos/ Theories and paths for the teaching of philosophy present in a textbook for the education of youth and adults

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jaeliton Francisco da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nogueira, Crislaine Almeida Oliveira, Lima, Cléia da Silva, Santos, Herbert Nunes de Almeida, Silva, Manoel Santos da, Júnior, Valdeck Gomes de Oliveira, Santos, Anderson Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35598
Resumo: Pensar o ensino da Filosofia na Educação de Jovens e Adultos - EJA -, assim como o ensino dos demais componentes curriculares, é pensar um trabalho educativo que esteja diretamente relacionado com as reais necessidades e peculiaridades dos estudantes que frequentam essa modalidade de ensino. Diante disso, este trabalho teve como objetivo problematizar como os conhecimentos da Filosofia estão sendo abordados em um livro didático específico para a EJA do ensino médio, analisando as proposições metodológicas presentes nesse recurso didático e se as temáticas ali abordadas contemplam as reais necessidades dos estudantes da EJA. As metodologias utilizadas para atingir o objetivo proposto foram a pesquisa bibliográfica de caráter explicativo e de natureza qualitativa e uma pesquisa documental por meio da análise de um livro didático. A análise do livro didático “Tempo, espaço e cultura (Ciências Humanas): ensino médio” possibilitou apresentar aspectos positivos e negativos quanto à sua forma de organização, já que dispõe de uma proposta interdisciplinar fragmentada, informações mal elaboradas, proposta de trabalho fora do contexto social dos estudantes e pouco uso de textos de filósofos. Por outro lado, há sugestões de recursos didático que podem contribuir com as discussões das temáticas filosóficas e assim auxiliar professores e estudantes nas aulas de Filosofia.
id VERACRUZ-0_41ef7b892827a498749cd90689e873b2
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35598
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Teorias e caminhos para o ensino de filosofia presentes em um livro didático para a educação de jovens e adultos/ Theories and paths for the teaching of philosophy present in a textbook for the education of youth and adultsEnsino de FilosofiaEJALivro Didático.Pensar o ensino da Filosofia na Educação de Jovens e Adultos - EJA -, assim como o ensino dos demais componentes curriculares, é pensar um trabalho educativo que esteja diretamente relacionado com as reais necessidades e peculiaridades dos estudantes que frequentam essa modalidade de ensino. Diante disso, este trabalho teve como objetivo problematizar como os conhecimentos da Filosofia estão sendo abordados em um livro didático específico para a EJA do ensino médio, analisando as proposições metodológicas presentes nesse recurso didático e se as temáticas ali abordadas contemplam as reais necessidades dos estudantes da EJA. As metodologias utilizadas para atingir o objetivo proposto foram a pesquisa bibliográfica de caráter explicativo e de natureza qualitativa e uma pesquisa documental por meio da análise de um livro didático. A análise do livro didático “Tempo, espaço e cultura (Ciências Humanas): ensino médio” possibilitou apresentar aspectos positivos e negativos quanto à sua forma de organização, já que dispõe de uma proposta interdisciplinar fragmentada, informações mal elaboradas, proposta de trabalho fora do contexto social dos estudantes e pouco uso de textos de filósofos. Por outro lado, há sugestões de recursos didático que podem contribuir com as discussões das temáticas filosóficas e assim auxiliar professores e estudantes nas aulas de Filosofia.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3559810.34117/bjdv7n9-085Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 87545-87560Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 87545-87560Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 87545-875602525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35598/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jaeliton Francisco daNogueira, Crislaine Almeida OliveiraLima, Cléia da SilvaSantos, Herbert Nunes de AlmeidaSilva, Manoel Santos daJúnior, Valdeck Gomes de OliveiraSantos, Anderson Silva2022-06-02T12:31:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35598Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:31.963219Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Teorias e caminhos para o ensino de filosofia presentes em um livro didático para a educação de jovens e adultos/ Theories and paths for the teaching of philosophy present in a textbook for the education of youth and adults
title Teorias e caminhos para o ensino de filosofia presentes em um livro didático para a educação de jovens e adultos/ Theories and paths for the teaching of philosophy present in a textbook for the education of youth and adults
spellingShingle Teorias e caminhos para o ensino de filosofia presentes em um livro didático para a educação de jovens e adultos/ Theories and paths for the teaching of philosophy present in a textbook for the education of youth and adults
Silva, Jaeliton Francisco da
Ensino de Filosofia
EJA
Livro Didático.
title_short Teorias e caminhos para o ensino de filosofia presentes em um livro didático para a educação de jovens e adultos/ Theories and paths for the teaching of philosophy present in a textbook for the education of youth and adults
title_full Teorias e caminhos para o ensino de filosofia presentes em um livro didático para a educação de jovens e adultos/ Theories and paths for the teaching of philosophy present in a textbook for the education of youth and adults
title_fullStr Teorias e caminhos para o ensino de filosofia presentes em um livro didático para a educação de jovens e adultos/ Theories and paths for the teaching of philosophy present in a textbook for the education of youth and adults
title_full_unstemmed Teorias e caminhos para o ensino de filosofia presentes em um livro didático para a educação de jovens e adultos/ Theories and paths for the teaching of philosophy present in a textbook for the education of youth and adults
title_sort Teorias e caminhos para o ensino de filosofia presentes em um livro didático para a educação de jovens e adultos/ Theories and paths for the teaching of philosophy present in a textbook for the education of youth and adults
author Silva, Jaeliton Francisco da
author_facet Silva, Jaeliton Francisco da
Nogueira, Crislaine Almeida Oliveira
Lima, Cléia da Silva
Santos, Herbert Nunes de Almeida
Silva, Manoel Santos da
Júnior, Valdeck Gomes de Oliveira
Santos, Anderson Silva
author_role author
author2 Nogueira, Crislaine Almeida Oliveira
Lima, Cléia da Silva
Santos, Herbert Nunes de Almeida
Silva, Manoel Santos da
Júnior, Valdeck Gomes de Oliveira
Santos, Anderson Silva
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jaeliton Francisco da
Nogueira, Crislaine Almeida Oliveira
Lima, Cléia da Silva
Santos, Herbert Nunes de Almeida
Silva, Manoel Santos da
Júnior, Valdeck Gomes de Oliveira
Santos, Anderson Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Filosofia
EJA
Livro Didático.
topic Ensino de Filosofia
EJA
Livro Didático.
description Pensar o ensino da Filosofia na Educação de Jovens e Adultos - EJA -, assim como o ensino dos demais componentes curriculares, é pensar um trabalho educativo que esteja diretamente relacionado com as reais necessidades e peculiaridades dos estudantes que frequentam essa modalidade de ensino. Diante disso, este trabalho teve como objetivo problematizar como os conhecimentos da Filosofia estão sendo abordados em um livro didático específico para a EJA do ensino médio, analisando as proposições metodológicas presentes nesse recurso didático e se as temáticas ali abordadas contemplam as reais necessidades dos estudantes da EJA. As metodologias utilizadas para atingir o objetivo proposto foram a pesquisa bibliográfica de caráter explicativo e de natureza qualitativa e uma pesquisa documental por meio da análise de um livro didático. A análise do livro didático “Tempo, espaço e cultura (Ciências Humanas): ensino médio” possibilitou apresentar aspectos positivos e negativos quanto à sua forma de organização, já que dispõe de uma proposta interdisciplinar fragmentada, informações mal elaboradas, proposta de trabalho fora do contexto social dos estudantes e pouco uso de textos de filósofos. Por outro lado, há sugestões de recursos didático que podem contribuir com as discussões das temáticas filosóficas e assim auxiliar professores e estudantes nas aulas de Filosofia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35598
10.34117/bjdv7n9-085
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35598
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n9-085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35598/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 87545-87560
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 87545-87560
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 87545-87560
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645555984760832