Metodologia blended para o ensino de pós-graduação em modalidade semipresencial / Blended methodology for postgraduate teaching in semi-presential mode
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22393 |
Resumo: | Este artigo apresenta o relato de uma experiência inovadora na oferta de cursos de pós-graduação híbridos e flexíveis, onde as metodologias de ensino e aprendizagem envolvem a combinação de aulas online e aulas presenciais, bem como, a possibilidade de que o aluno flexibilize/personalize sua matriz curricular. É apresentado um referencial teórico que sustenta um modelo pedagógico híbrido flexível, demonstrando-se o seu funcionamento e algumas das principais características. Em se tratando de um modelo de ensino e aprendizagem já implantados e em funcionamento, análises preliminares podem ser feitas, remetendo-se à necessidade de uma discussão a respeitos dos paradigmas vigentes no ensino de pós-graduação híbrido, onde o melhor de dois mundos e/ou modalidades se encontram, para gerar uma nova oportunidade de formação continuada. |
id |
VERACRUZ-0_42b9df9dd8255434e2395327a9397387 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22393 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologia blended para o ensino de pós-graduação em modalidade semipresencial / Blended methodology for postgraduate teaching in semi-presential modemodalidades híbridas de educaçãoinovação disruptivatecnologias educacionaisensino semipresencialeducação superior.Este artigo apresenta o relato de uma experiência inovadora na oferta de cursos de pós-graduação híbridos e flexíveis, onde as metodologias de ensino e aprendizagem envolvem a combinação de aulas online e aulas presenciais, bem como, a possibilidade de que o aluno flexibilize/personalize sua matriz curricular. É apresentado um referencial teórico que sustenta um modelo pedagógico híbrido flexível, demonstrando-se o seu funcionamento e algumas das principais características. Em se tratando de um modelo de ensino e aprendizagem já implantados e em funcionamento, análises preliminares podem ser feitas, remetendo-se à necessidade de uma discussão a respeitos dos paradigmas vigentes no ensino de pós-graduação híbrido, onde o melhor de dois mundos e/ou modalidades se encontram, para gerar uma nova oportunidade de formação continuada.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2239310.34117/bjdv6n12-758Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 103750-103760Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 103750-103760Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 103750-1037602525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22393/17923Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchneider, Alice Braun Schneiderde Medeiros, Luciano FrontinoSchneider, Elton IvanJunior, Armando KolbeMoser, Alvino2021-06-07T20:46:36Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22393Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:24.597510Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia blended para o ensino de pós-graduação em modalidade semipresencial / Blended methodology for postgraduate teaching in semi-presential mode |
title |
Metodologia blended para o ensino de pós-graduação em modalidade semipresencial / Blended methodology for postgraduate teaching in semi-presential mode |
spellingShingle |
Metodologia blended para o ensino de pós-graduação em modalidade semipresencial / Blended methodology for postgraduate teaching in semi-presential mode Schneider, Alice Braun Schneider modalidades híbridas de educação inovação disruptiva tecnologias educacionais ensino semipresencial educação superior. |
title_short |
Metodologia blended para o ensino de pós-graduação em modalidade semipresencial / Blended methodology for postgraduate teaching in semi-presential mode |
title_full |
Metodologia blended para o ensino de pós-graduação em modalidade semipresencial / Blended methodology for postgraduate teaching in semi-presential mode |
title_fullStr |
Metodologia blended para o ensino de pós-graduação em modalidade semipresencial / Blended methodology for postgraduate teaching in semi-presential mode |
title_full_unstemmed |
Metodologia blended para o ensino de pós-graduação em modalidade semipresencial / Blended methodology for postgraduate teaching in semi-presential mode |
title_sort |
Metodologia blended para o ensino de pós-graduação em modalidade semipresencial / Blended methodology for postgraduate teaching in semi-presential mode |
author |
Schneider, Alice Braun Schneider |
author_facet |
Schneider, Alice Braun Schneider de Medeiros, Luciano Frontino Schneider, Elton Ivan Junior, Armando Kolbe Moser, Alvino |
author_role |
author |
author2 |
de Medeiros, Luciano Frontino Schneider, Elton Ivan Junior, Armando Kolbe Moser, Alvino |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schneider, Alice Braun Schneider de Medeiros, Luciano Frontino Schneider, Elton Ivan Junior, Armando Kolbe Moser, Alvino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
modalidades híbridas de educação inovação disruptiva tecnologias educacionais ensino semipresencial educação superior. |
topic |
modalidades híbridas de educação inovação disruptiva tecnologias educacionais ensino semipresencial educação superior. |
description |
Este artigo apresenta o relato de uma experiência inovadora na oferta de cursos de pós-graduação híbridos e flexíveis, onde as metodologias de ensino e aprendizagem envolvem a combinação de aulas online e aulas presenciais, bem como, a possibilidade de que o aluno flexibilize/personalize sua matriz curricular. É apresentado um referencial teórico que sustenta um modelo pedagógico híbrido flexível, demonstrando-se o seu funcionamento e algumas das principais características. Em se tratando de um modelo de ensino e aprendizagem já implantados e em funcionamento, análises preliminares podem ser feitas, remetendo-se à necessidade de uma discussão a respeitos dos paradigmas vigentes no ensino de pós-graduação híbrido, onde o melhor de dois mundos e/ou modalidades se encontram, para gerar uma nova oportunidade de formação continuada. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22393 10.34117/bjdv6n12-758 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22393 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n12-758 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22393/17923 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 103750-103760 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 103750-103760 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 103750-103760 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645502406721536 |