Metodologia blended para o ensino de pós-graduação em modalidade semipresencial / Blended methodology for postgraduate teaching in semi-presential mode

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Alice Braun Schneider
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Medeiros, Luciano Frontino, Schneider, Elton Ivan, Junior, Armando Kolbe, Moser, Alvino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22393
Resumo: Este artigo apresenta o relato de uma experiência inovadora na oferta de cursos de pós-graduação híbridos e flexíveis, onde as metodologias de ensino e aprendizagem envolvem a combinação de aulas online e aulas presenciais, bem como, a possibilidade de que o aluno flexibilize/personalize sua matriz curricular. É apresentado um referencial teórico que sustenta um modelo pedagógico híbrido flexível, demonstrando-se o seu funcionamento e algumas das principais características. Em se tratando de um modelo de ensino e aprendizagem já implantados e em funcionamento, análises preliminares podem ser feitas, remetendo-se à necessidade de uma discussão a respeitos dos paradigmas vigentes no ensino de pós-graduação híbrido, onde o melhor de dois mundos e/ou modalidades se encontram, para gerar uma nova oportunidade de formação continuada.
id VERACRUZ-0_42b9df9dd8255434e2395327a9397387
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22393
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Metodologia blended para o ensino de pós-graduação em modalidade semipresencial / Blended methodology for postgraduate teaching in semi-presential modemodalidades híbridas de educaçãoinovação disruptivatecnologias educacionaisensino semipresencialeducação superior.Este artigo apresenta o relato de uma experiência inovadora na oferta de cursos de pós-graduação híbridos e flexíveis, onde as metodologias de ensino e aprendizagem envolvem a combinação de aulas online e aulas presenciais, bem como, a possibilidade de que o aluno flexibilize/personalize sua matriz curricular. É apresentado um referencial teórico que sustenta um modelo pedagógico híbrido flexível, demonstrando-se o seu funcionamento e algumas das principais características. Em se tratando de um modelo de ensino e aprendizagem já implantados e em funcionamento, análises preliminares podem ser feitas, remetendo-se à necessidade de uma discussão a respeitos dos paradigmas vigentes no ensino de pós-graduação híbrido, onde o melhor de dois mundos e/ou modalidades se encontram, para gerar uma nova oportunidade de formação continuada.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2239310.34117/bjdv6n12-758Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 103750-103760Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 103750-103760Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 103750-1037602525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22393/17923Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchneider, Alice Braun Schneiderde Medeiros, Luciano FrontinoSchneider, Elton IvanJunior, Armando KolbeMoser, Alvino2021-06-07T20:46:36Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22393Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:24.597510Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia blended para o ensino de pós-graduação em modalidade semipresencial / Blended methodology for postgraduate teaching in semi-presential mode
title Metodologia blended para o ensino de pós-graduação em modalidade semipresencial / Blended methodology for postgraduate teaching in semi-presential mode
spellingShingle Metodologia blended para o ensino de pós-graduação em modalidade semipresencial / Blended methodology for postgraduate teaching in semi-presential mode
Schneider, Alice Braun Schneider
modalidades híbridas de educação
inovação disruptiva
tecnologias educacionais
ensino semipresencial
educação superior.
title_short Metodologia blended para o ensino de pós-graduação em modalidade semipresencial / Blended methodology for postgraduate teaching in semi-presential mode
title_full Metodologia blended para o ensino de pós-graduação em modalidade semipresencial / Blended methodology for postgraduate teaching in semi-presential mode
title_fullStr Metodologia blended para o ensino de pós-graduação em modalidade semipresencial / Blended methodology for postgraduate teaching in semi-presential mode
title_full_unstemmed Metodologia blended para o ensino de pós-graduação em modalidade semipresencial / Blended methodology for postgraduate teaching in semi-presential mode
title_sort Metodologia blended para o ensino de pós-graduação em modalidade semipresencial / Blended methodology for postgraduate teaching in semi-presential mode
author Schneider, Alice Braun Schneider
author_facet Schneider, Alice Braun Schneider
de Medeiros, Luciano Frontino
Schneider, Elton Ivan
Junior, Armando Kolbe
Moser, Alvino
author_role author
author2 de Medeiros, Luciano Frontino
Schneider, Elton Ivan
Junior, Armando Kolbe
Moser, Alvino
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider, Alice Braun Schneider
de Medeiros, Luciano Frontino
Schneider, Elton Ivan
Junior, Armando Kolbe
Moser, Alvino
dc.subject.por.fl_str_mv modalidades híbridas de educação
inovação disruptiva
tecnologias educacionais
ensino semipresencial
educação superior.
topic modalidades híbridas de educação
inovação disruptiva
tecnologias educacionais
ensino semipresencial
educação superior.
description Este artigo apresenta o relato de uma experiência inovadora na oferta de cursos de pós-graduação híbridos e flexíveis, onde as metodologias de ensino e aprendizagem envolvem a combinação de aulas online e aulas presenciais, bem como, a possibilidade de que o aluno flexibilize/personalize sua matriz curricular. É apresentado um referencial teórico que sustenta um modelo pedagógico híbrido flexível, demonstrando-se o seu funcionamento e algumas das principais características. Em se tratando de um modelo de ensino e aprendizagem já implantados e em funcionamento, análises preliminares podem ser feitas, remetendo-se à necessidade de uma discussão a respeitos dos paradigmas vigentes no ensino de pós-graduação híbrido, onde o melhor de dois mundos e/ou modalidades se encontram, para gerar uma nova oportunidade de formação continuada.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22393
10.34117/bjdv6n12-758
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22393
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n12-758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22393/17923
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 103750-103760
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 103750-103760
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 103750-103760
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645502406721536