Covid-19 e artigo de opinião: uma proposta de sequência didática / Covid-19 and opinion article: a proposal for teaching sequence

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Euzebio, Umberto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Paulino, Henrique Monteiro, Conceição, João Paulo Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv7n1-168
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22818
Resumo: Neste trabalho discutimos os principais aspectos da sequência didática, como apresentado por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), como sua função, estrutura, objetivos e sua base teórica. Em seguida, abordamos possíveis adaptações à proposição original e examinamos intervenções que não desviaram dos moldes iniciais. Também tratamos de conceitos intrinsecamente ligados à sequência didática, como por exemplo, as capacidades linguísticas, e abordamos outras definições para o termo. Subsequentemente, discutimos os atributos principais do Artigo de opinião, gênero textual focal de nossa sequência. Por fim, explicitamos uma proposta de sequência didática, estruturada ao redor do Artigo de opinião, onde também serão debatidos os aspectos biológicos do vírus SARS-CoV-2. 
id VERACRUZ-0_430a7bc76523e24b652da74179d87633
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22818
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Covid-19 e artigo de opinião: uma proposta de sequência didática / Covid-19 and opinion article: a proposal for teaching sequenceCOVID-19sequência didáticaartigo de opiniãofake news.Neste trabalho discutimos os principais aspectos da sequência didática, como apresentado por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), como sua função, estrutura, objetivos e sua base teórica. Em seguida, abordamos possíveis adaptações à proposição original e examinamos intervenções que não desviaram dos moldes iniciais. Também tratamos de conceitos intrinsecamente ligados à sequência didática, como por exemplo, as capacidades linguísticas, e abordamos outras definições para o termo. Subsequentemente, discutimos os atributos principais do Artigo de opinião, gênero textual focal de nossa sequência. Por fim, explicitamos uma proposta de sequência didática, estruturada ao redor do Artigo de opinião, onde também serão debatidos os aspectos biológicos do vírus SARS-CoV-2. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2281810.34117/bjdv7n1-168Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 2462-2483Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 2462-2483Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 2462-24832525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22818/18298Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessEuzebio, UmbertoPaulino, Henrique MonteiroConceição, João Paulo Araújo2021-09-21T10:44:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22818Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:37.015077Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Covid-19 e artigo de opinião: uma proposta de sequência didática / Covid-19 and opinion article: a proposal for teaching sequence
title Covid-19 e artigo de opinião: uma proposta de sequência didática / Covid-19 and opinion article: a proposal for teaching sequence
spellingShingle Covid-19 e artigo de opinião: uma proposta de sequência didática / Covid-19 and opinion article: a proposal for teaching sequence
Covid-19 e artigo de opinião: uma proposta de sequência didática / Covid-19 and opinion article: a proposal for teaching sequence
Euzebio, Umberto
COVID-19
sequência didática
artigo de opinião
fake news.
Euzebio, Umberto
COVID-19
sequência didática
artigo de opinião
fake news.
title_short Covid-19 e artigo de opinião: uma proposta de sequência didática / Covid-19 and opinion article: a proposal for teaching sequence
title_full Covid-19 e artigo de opinião: uma proposta de sequência didática / Covid-19 and opinion article: a proposal for teaching sequence
title_fullStr Covid-19 e artigo de opinião: uma proposta de sequência didática / Covid-19 and opinion article: a proposal for teaching sequence
Covid-19 e artigo de opinião: uma proposta de sequência didática / Covid-19 and opinion article: a proposal for teaching sequence
title_full_unstemmed Covid-19 e artigo de opinião: uma proposta de sequência didática / Covid-19 and opinion article: a proposal for teaching sequence
Covid-19 e artigo de opinião: uma proposta de sequência didática / Covid-19 and opinion article: a proposal for teaching sequence
title_sort Covid-19 e artigo de opinião: uma proposta de sequência didática / Covid-19 and opinion article: a proposal for teaching sequence
author Euzebio, Umberto
author_facet Euzebio, Umberto
Euzebio, Umberto
Paulino, Henrique Monteiro
Conceição, João Paulo Araújo
Paulino, Henrique Monteiro
Conceição, João Paulo Araújo
author_role author
author2 Paulino, Henrique Monteiro
Conceição, João Paulo Araújo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Euzebio, Umberto
Paulino, Henrique Monteiro
Conceição, João Paulo Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv COVID-19
sequência didática
artigo de opinião
fake news.
topic COVID-19
sequência didática
artigo de opinião
fake news.
description Neste trabalho discutimos os principais aspectos da sequência didática, como apresentado por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), como sua função, estrutura, objetivos e sua base teórica. Em seguida, abordamos possíveis adaptações à proposição original e examinamos intervenções que não desviaram dos moldes iniciais. Também tratamos de conceitos intrinsecamente ligados à sequência didática, como por exemplo, as capacidades linguísticas, e abordamos outras definições para o termo. Subsequentemente, discutimos os atributos principais do Artigo de opinião, gênero textual focal de nossa sequência. Por fim, explicitamos uma proposta de sequência didática, estruturada ao redor do Artigo de opinião, onde também serão debatidos os aspectos biológicos do vírus SARS-CoV-2. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22818
10.34117/bjdv7n1-168
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22818
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n1-168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22818/18298
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 2462-2483
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 2462-2483
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 2462-2483
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183771261108224
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv7n1-168