Metodologias investigativas no ensino médio: um mapeamento das pesquisas em periódicos nacionais entre os anos de 2015 a 2019 / Research methodologies in higher education: a mapping of national periodic research from 2015 to 2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Maria da Conceição Baracho Vasconcelos de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Coutinho, Diógenes José Gusmão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5142
Resumo: O objetivo deste artigo foi verificar indicadores de metodologias de natureza investigativa na área de Ciências da Natureza no Ensino Médio, por meio de um mapeamento realizado na Plataforma Sucupira em periódicos nacionais, considerando o recorte temporal de 2015 a 2019. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e sistemática em 15 periódicos nacionais com Qualis A1, A2 e B1, resultando em 235 artigos selecionados, os quais foram submetidos a Análise de Conteúdo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que busca responder quais os indicadores de metodologias investigativas se encontram presentes nas publicações acadêmicas na área de Ciências da Natureza no Ensino Médio. O delineamento metodológico seguiu critérios de busca, seleção e sistematização das produções. Os resultados indicam que há diversas estratégias de abordagens investigativas, porém a utilização dessas metodologias no contexto escolar ainda é restrita. Reforça-se a importância de tal reflexão por contribuir com o Ensino de Ciências e direcionar outras pesquisas na área.
id VERACRUZ-0_455e5a16fd2b1f3ab95f46c6788edf51
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5142
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Metodologias investigativas no ensino médio: um mapeamento das pesquisas em periódicos nacionais entre os anos de 2015 a 2019 / Research methodologies in higher education: a mapping of national periodic research from 2015 to 2019Mapeamento. Metodologias investigativas. Ensino MédioO objetivo deste artigo foi verificar indicadores de metodologias de natureza investigativa na área de Ciências da Natureza no Ensino Médio, por meio de um mapeamento realizado na Plataforma Sucupira em periódicos nacionais, considerando o recorte temporal de 2015 a 2019. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e sistemática em 15 periódicos nacionais com Qualis A1, A2 e B1, resultando em 235 artigos selecionados, os quais foram submetidos a Análise de Conteúdo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que busca responder quais os indicadores de metodologias investigativas se encontram presentes nas publicações acadêmicas na área de Ciências da Natureza no Ensino Médio. O delineamento metodológico seguiu critérios de busca, seleção e sistematização das produções. Os resultados indicam que há diversas estratégias de abordagens investigativas, porém a utilização dessas metodologias no contexto escolar ainda é restrita. Reforça-se a importância de tal reflexão por contribuir com o Ensino de Ciências e direcionar outras pesquisas na área.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/514210.34117/bjdv5n12-041Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 28645-28661Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 28645-28661Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 28645-286612525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5142/4694Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessArruda, Maria da Conceição Baracho Vasconcelos deCoutinho, Diógenes José Gusmão2021-07-15T20:44:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5142Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:10.220277Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias investigativas no ensino médio: um mapeamento das pesquisas em periódicos nacionais entre os anos de 2015 a 2019 / Research methodologies in higher education: a mapping of national periodic research from 2015 to 2019
title Metodologias investigativas no ensino médio: um mapeamento das pesquisas em periódicos nacionais entre os anos de 2015 a 2019 / Research methodologies in higher education: a mapping of national periodic research from 2015 to 2019
spellingShingle Metodologias investigativas no ensino médio: um mapeamento das pesquisas em periódicos nacionais entre os anos de 2015 a 2019 / Research methodologies in higher education: a mapping of national periodic research from 2015 to 2019
Arruda, Maria da Conceição Baracho Vasconcelos de
Mapeamento. Metodologias investigativas. Ensino Médio
title_short Metodologias investigativas no ensino médio: um mapeamento das pesquisas em periódicos nacionais entre os anos de 2015 a 2019 / Research methodologies in higher education: a mapping of national periodic research from 2015 to 2019
title_full Metodologias investigativas no ensino médio: um mapeamento das pesquisas em periódicos nacionais entre os anos de 2015 a 2019 / Research methodologies in higher education: a mapping of national periodic research from 2015 to 2019
title_fullStr Metodologias investigativas no ensino médio: um mapeamento das pesquisas em periódicos nacionais entre os anos de 2015 a 2019 / Research methodologies in higher education: a mapping of national periodic research from 2015 to 2019
title_full_unstemmed Metodologias investigativas no ensino médio: um mapeamento das pesquisas em periódicos nacionais entre os anos de 2015 a 2019 / Research methodologies in higher education: a mapping of national periodic research from 2015 to 2019
title_sort Metodologias investigativas no ensino médio: um mapeamento das pesquisas em periódicos nacionais entre os anos de 2015 a 2019 / Research methodologies in higher education: a mapping of national periodic research from 2015 to 2019
author Arruda, Maria da Conceição Baracho Vasconcelos de
author_facet Arruda, Maria da Conceição Baracho Vasconcelos de
Coutinho, Diógenes José Gusmão
author_role author
author2 Coutinho, Diógenes José Gusmão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Maria da Conceição Baracho Vasconcelos de
Coutinho, Diógenes José Gusmão
dc.subject.por.fl_str_mv Mapeamento. Metodologias investigativas. Ensino Médio
topic Mapeamento. Metodologias investigativas. Ensino Médio
description O objetivo deste artigo foi verificar indicadores de metodologias de natureza investigativa na área de Ciências da Natureza no Ensino Médio, por meio de um mapeamento realizado na Plataforma Sucupira em periódicos nacionais, considerando o recorte temporal de 2015 a 2019. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e sistemática em 15 periódicos nacionais com Qualis A1, A2 e B1, resultando em 235 artigos selecionados, os quais foram submetidos a Análise de Conteúdo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que busca responder quais os indicadores de metodologias investigativas se encontram presentes nas publicações acadêmicas na área de Ciências da Natureza no Ensino Médio. O delineamento metodológico seguiu critérios de busca, seleção e sistematização das produções. Os resultados indicam que há diversas estratégias de abordagens investigativas, porém a utilização dessas metodologias no contexto escolar ainda é restrita. Reforça-se a importância de tal reflexão por contribuir com o Ensino de Ciências e direcionar outras pesquisas na área.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5142
10.34117/bjdv5n12-041
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5142
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n12-041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5142/4694
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 28645-28661
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 28645-28661
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 28645-28661
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645431900471296