Saberes docentes e avaliação de alunos surdos / Teaching knowledge and evaluation of deaf students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7521 |
Resumo: | O ato de avaliar o aluno é considerado um desafio docente, tendo em vista as inúmeras percepções pedagógicas inerentes a esse processo, e quando este remete à avaliação de pessoas com deficiência na escola regular, os desafios pedagógicos e sociais são mais acentuados. Compreendemos que para avaliar o aluno surdo, o professor necessita além da formação acadêmica direcionada para uso e apropriação da Língua Brasileira de Sinais-Libras, ter uma percepção construída a partir da vivência na coletividade e, suas expectativas desenvolvidas sobre a surdez para delineação de suas ações educacionais. Diante dessa perspectiva, nos questionamos: quais os saberes que devem ser desenvolvidos pelo docente para avaliar o surdo? Para responder a tal indagação, desenvolvemos esta pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa com o objetivo de compreender os saberes, presentes na literatura, que favorecem o uso de práticas diferenciadas de avaliação de surdos. Identificamos que os diferentes saberes (experienciais, sociais e pragmáticos) e várias fontes de saberes (do conteúdo disciplinar, dos recursos e materiais, da educação formal e da prática) precisam ser consideradas na formação inicial e continuada do docente, de modo que ele possa selecionar recursos que favoreçam a avaliação do surdo de maneira mais equânime. |
id |
VERACRUZ-0_46a653f5e41c78698682e4477164b6d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7521 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes docentes e avaliação de alunos surdos / Teaching knowledge and evaluation of deaf studentsAvaliação de SurdosLibrasSaberes docentes.O ato de avaliar o aluno é considerado um desafio docente, tendo em vista as inúmeras percepções pedagógicas inerentes a esse processo, e quando este remete à avaliação de pessoas com deficiência na escola regular, os desafios pedagógicos e sociais são mais acentuados. Compreendemos que para avaliar o aluno surdo, o professor necessita além da formação acadêmica direcionada para uso e apropriação da Língua Brasileira de Sinais-Libras, ter uma percepção construída a partir da vivência na coletividade e, suas expectativas desenvolvidas sobre a surdez para delineação de suas ações educacionais. Diante dessa perspectiva, nos questionamos: quais os saberes que devem ser desenvolvidos pelo docente para avaliar o surdo? Para responder a tal indagação, desenvolvemos esta pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa com o objetivo de compreender os saberes, presentes na literatura, que favorecem o uso de práticas diferenciadas de avaliação de surdos. Identificamos que os diferentes saberes (experienciais, sociais e pragmáticos) e várias fontes de saberes (do conteúdo disciplinar, dos recursos e materiais, da educação formal e da prática) precisam ser consideradas na formação inicial e continuada do docente, de modo que ele possa selecionar recursos que favoreçam a avaliação do surdo de maneira mais equânime.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/752110.34117/bjdv6n3-129Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 11444-11457Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 11444-11457Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 11444-114572525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7521/6548Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Adriana Moreira de SouzaSilva, Egle Katarinne Souza da2020-05-27T17:55:16Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7521Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:24.846326Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes docentes e avaliação de alunos surdos / Teaching knowledge and evaluation of deaf students |
title |
Saberes docentes e avaliação de alunos surdos / Teaching knowledge and evaluation of deaf students |
spellingShingle |
Saberes docentes e avaliação de alunos surdos / Teaching knowledge and evaluation of deaf students Corrêa, Adriana Moreira de Souza Avaliação de Surdos Libras Saberes docentes. |
title_short |
Saberes docentes e avaliação de alunos surdos / Teaching knowledge and evaluation of deaf students |
title_full |
Saberes docentes e avaliação de alunos surdos / Teaching knowledge and evaluation of deaf students |
title_fullStr |
Saberes docentes e avaliação de alunos surdos / Teaching knowledge and evaluation of deaf students |
title_full_unstemmed |
Saberes docentes e avaliação de alunos surdos / Teaching knowledge and evaluation of deaf students |
title_sort |
Saberes docentes e avaliação de alunos surdos / Teaching knowledge and evaluation of deaf students |
author |
Corrêa, Adriana Moreira de Souza |
author_facet |
Corrêa, Adriana Moreira de Souza Silva, Egle Katarinne Souza da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Egle Katarinne Souza da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Adriana Moreira de Souza Silva, Egle Katarinne Souza da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação de Surdos Libras Saberes docentes. |
topic |
Avaliação de Surdos Libras Saberes docentes. |
description |
O ato de avaliar o aluno é considerado um desafio docente, tendo em vista as inúmeras percepções pedagógicas inerentes a esse processo, e quando este remete à avaliação de pessoas com deficiência na escola regular, os desafios pedagógicos e sociais são mais acentuados. Compreendemos que para avaliar o aluno surdo, o professor necessita além da formação acadêmica direcionada para uso e apropriação da Língua Brasileira de Sinais-Libras, ter uma percepção construída a partir da vivência na coletividade e, suas expectativas desenvolvidas sobre a surdez para delineação de suas ações educacionais. Diante dessa perspectiva, nos questionamos: quais os saberes que devem ser desenvolvidos pelo docente para avaliar o surdo? Para responder a tal indagação, desenvolvemos esta pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa com o objetivo de compreender os saberes, presentes na literatura, que favorecem o uso de práticas diferenciadas de avaliação de surdos. Identificamos que os diferentes saberes (experienciais, sociais e pragmáticos) e várias fontes de saberes (do conteúdo disciplinar, dos recursos e materiais, da educação formal e da prática) precisam ser consideradas na formação inicial e continuada do docente, de modo que ele possa selecionar recursos que favoreçam a avaliação do surdo de maneira mais equânime. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7521 10.34117/bjdv6n3-129 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7521 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n3-129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7521/6548 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 11444-11457 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 11444-11457 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 11444-11457 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645442320171008 |