Saberes docentes e avaliação de alunos surdos / Teaching knowledge and evaluation of deaf students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Adriana Moreira de Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Egle Katarinne Souza da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7521
Resumo: O ato de avaliar o aluno é considerado um desafio docente, tendo em vista as inúmeras percepções pedagógicas inerentes a esse processo, e quando este remete à avaliação de pessoas com deficiência na escola regular, os desafios pedagógicos e sociais são mais acentuados. Compreendemos que para avaliar o aluno surdo, o professor necessita além da formação acadêmica direcionada para uso e apropriação da Língua Brasileira de Sinais-Libras, ter uma percepção construída a partir da vivência na coletividade e, suas expectativas desenvolvidas sobre a surdez para delineação de suas ações educacionais. Diante dessa perspectiva, nos questionamos: quais os saberes que devem ser desenvolvidos pelo docente para avaliar o surdo? Para responder a tal indagação, desenvolvemos esta pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa com o objetivo de compreender os saberes, presentes na literatura, que favorecem o uso de práticas diferenciadas de avaliação de surdos. Identificamos que os diferentes saberes (experienciais, sociais e pragmáticos) e várias fontes de saberes (do conteúdo disciplinar, dos recursos e materiais, da educação formal e da prática) precisam ser consideradas na formação inicial e continuada do docente, de modo que ele possa selecionar recursos que favoreçam a avaliação do surdo de maneira mais equânime.
id VERACRUZ-0_46a653f5e41c78698682e4477164b6d7
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7521
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Saberes docentes e avaliação de alunos surdos / Teaching knowledge and evaluation of deaf studentsAvaliação de SurdosLibrasSaberes docentes.O ato de avaliar o aluno é considerado um desafio docente, tendo em vista as inúmeras percepções pedagógicas inerentes a esse processo, e quando este remete à avaliação de pessoas com deficiência na escola regular, os desafios pedagógicos e sociais são mais acentuados. Compreendemos que para avaliar o aluno surdo, o professor necessita além da formação acadêmica direcionada para uso e apropriação da Língua Brasileira de Sinais-Libras, ter uma percepção construída a partir da vivência na coletividade e, suas expectativas desenvolvidas sobre a surdez para delineação de suas ações educacionais. Diante dessa perspectiva, nos questionamos: quais os saberes que devem ser desenvolvidos pelo docente para avaliar o surdo? Para responder a tal indagação, desenvolvemos esta pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa com o objetivo de compreender os saberes, presentes na literatura, que favorecem o uso de práticas diferenciadas de avaliação de surdos. Identificamos que os diferentes saberes (experienciais, sociais e pragmáticos) e várias fontes de saberes (do conteúdo disciplinar, dos recursos e materiais, da educação formal e da prática) precisam ser consideradas na formação inicial e continuada do docente, de modo que ele possa selecionar recursos que favoreçam a avaliação do surdo de maneira mais equânime.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/752110.34117/bjdv6n3-129Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 11444-11457Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 11444-11457Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 11444-114572525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7521/6548Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Adriana Moreira de SouzaSilva, Egle Katarinne Souza da2020-05-27T17:55:16Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7521Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:24.846326Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes docentes e avaliação de alunos surdos / Teaching knowledge and evaluation of deaf students
title Saberes docentes e avaliação de alunos surdos / Teaching knowledge and evaluation of deaf students
spellingShingle Saberes docentes e avaliação de alunos surdos / Teaching knowledge and evaluation of deaf students
Corrêa, Adriana Moreira de Souza
Avaliação de Surdos
Libras
Saberes docentes.
title_short Saberes docentes e avaliação de alunos surdos / Teaching knowledge and evaluation of deaf students
title_full Saberes docentes e avaliação de alunos surdos / Teaching knowledge and evaluation of deaf students
title_fullStr Saberes docentes e avaliação de alunos surdos / Teaching knowledge and evaluation of deaf students
title_full_unstemmed Saberes docentes e avaliação de alunos surdos / Teaching knowledge and evaluation of deaf students
title_sort Saberes docentes e avaliação de alunos surdos / Teaching knowledge and evaluation of deaf students
author Corrêa, Adriana Moreira de Souza
author_facet Corrêa, Adriana Moreira de Souza
Silva, Egle Katarinne Souza da
author_role author
author2 Silva, Egle Katarinne Souza da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Adriana Moreira de Souza
Silva, Egle Katarinne Souza da
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de Surdos
Libras
Saberes docentes.
topic Avaliação de Surdos
Libras
Saberes docentes.
description O ato de avaliar o aluno é considerado um desafio docente, tendo em vista as inúmeras percepções pedagógicas inerentes a esse processo, e quando este remete à avaliação de pessoas com deficiência na escola regular, os desafios pedagógicos e sociais são mais acentuados. Compreendemos que para avaliar o aluno surdo, o professor necessita além da formação acadêmica direcionada para uso e apropriação da Língua Brasileira de Sinais-Libras, ter uma percepção construída a partir da vivência na coletividade e, suas expectativas desenvolvidas sobre a surdez para delineação de suas ações educacionais. Diante dessa perspectiva, nos questionamos: quais os saberes que devem ser desenvolvidos pelo docente para avaliar o surdo? Para responder a tal indagação, desenvolvemos esta pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa com o objetivo de compreender os saberes, presentes na literatura, que favorecem o uso de práticas diferenciadas de avaliação de surdos. Identificamos que os diferentes saberes (experienciais, sociais e pragmáticos) e várias fontes de saberes (do conteúdo disciplinar, dos recursos e materiais, da educação formal e da prática) precisam ser consideradas na formação inicial e continuada do docente, de modo que ele possa selecionar recursos que favoreçam a avaliação do surdo de maneira mais equânime.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7521
10.34117/bjdv6n3-129
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7521
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n3-129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7521/6548
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 11444-11457
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 11444-11457
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 11444-11457
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645442320171008